Programa de Afiliados – Manual para aprender a ganhar dinheiro na internet!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A internet é um vasto mundo de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro: sites, blogs, redes sociais, entre outras plataformas, tornam-se veículos de publicidade para quem quer ganhar visibilidade e aumentar os ganhos, principalmente como afiliado.

Existem vários tipos de programas de afiliados nos quais você pode entrar e começar a gerar uma renda extra pela internet. Há até quem troque o emprego formal pelos benefícios do programa de afiliados, como flexibilidade de horários e ser o próprio patrão.

Mas o que é um programa de afiliados e como você pode se beneficiar dessa atividade para ganhar dinheiro na internet? Confira no post!

Saiba mais sobre programa de afiliados
O que é um programa de afiliados?

O que é um programa de afiliados?

Afiliar-se é juntar-se, fazer parte de grupo ou entidade. Sendo assim, um programa de afiliados é uma parceria feita entre uma empresa que pretende aumentar sua visibilidade e seus ganhos e uma pessoa física, que também quer aumentar a renda.

A pessoa em questão, que vamos chamar de empreendedor ou afiliado, cria uma estrutura para divulgar os produtos e serviços da empresa ou aproveita uma estrutura que já tenha, como um blog, por exemplo. O intuito é rentabilizar essa plataforma por meio da venda de espaços publicitários, os quais têm sempre um objetivo de conversão, como um clique, uma subscrição ou uma venda, entre outros.

A cada conversão obtida, o afiliado ganha uma comissão que, ao final do mês, pode representar ganhos maiores do que o salário médio da população. Para atingir o sucesso, tudo o que você precisa é de empenho e de uma boa estratégia de marketing digital para atrair uma grande audiência.

De onde surgiu o marketing de afiliado

O marketing de afiliados nasceu por iniciativa da Amazon. Vendo o potencial que o público da internet tinha para divulgar seus produtos, a companhia passou a formar essas parcerias para que os internautas divulgassem sua marca, atraindo mais vendas. O modelo deu tão certo que hoje existem vários tipos de programas de afiliados, como veremos mais adiante.

Para que você tenha uma ideia do tamanho desse mercado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados, no Brasil existem mais e 75 mil afiliados ganhando dinheiro na internet e movimentando negócios online, o que representa aproximadamente 5% das vendas pela internet. Nos Estados Unidos, esse número é de 23%, ou seja, existe um amplo espaço para que você também aumente sua renda como afiliado.

Tipos de programa de afiliados
Tipos de programas de afiliados

Tipos de programas de afiliados

Para escolher o melhor programa de afiliados para o seu modelo de negócios, é preciso pesquisar antes o funcionamento de cada um, sistema de remuneração, exigências, entre outras características que favoreçam o seu empreendimento — e os seus ganhos. Neste tópico falaremos sobre os mais representativos no mercado, mas nada impede de você encontrar outros que estejam mais adequados ao que você procura.

Custo por clique

Este é o tipo de programa de afiliados mais comum que vemos na internet. A cada anúncio clicado por um visitante do seu site ou blog, você ganha uma comissão. Normalmente esse tipo de anúncio encaminha o visitante para uma landing page ou para o site do anunciante, a fim de captar os dados do internauta para que a empresa dê continuidade ao relacionamento por meio de uma estratégia de e-mail marketing ou motivar uma compra direta. Também é possível que o anúncio tenha a intenção de conceder um cupom ou bônus para quem clicar, com vistas a obter uma venda um pouco mais à frente.

Custo por mil impressões

Neste tipo de programa de afiliados, você recebe um valor fixo a cada mil impressões (exibições) de um anúncio. É bastante utilizado para banners de anúncios e têm como finalidade divulgar a marca e fazer lançamento de produtos ou serviços. Este modelo requer que você tenha muitas visitas em seu site, pois a cada pageview de um visitante, é computada uma impressão do anúncio.

Custo por lead gerado

Outra opção de remuneração para você que deseja ser afiliado é a comissão por lead gerado, ou seja, por internauta que deixa seus dados de contato para que a empresa comerciante possa se aproximar e iniciar um relacionamento. Neste caso, você é remunerado sempre que um internauta preencher um formulário, que pode estar disponível na sua página ou ainda em uma landing page do comerciante.

Custo por venda

Neste formato, você ganha uma comissão por venda originada no seu site. O internauta que chega e clica no anúncio é direcionado para uma página de vendas e, ao concretizar a compra, você é automaticamente remunerado por isso. Plataformas como Lomadee e Hotmart funcionam neste modelo.

Custo por ação

Neste caso, o comerciante estabelece uma ação específica que o visitante deve concluir para que você seja remunerado. Pode ser o download de um material, a subscrição em uma newsletter, o preenchimento de um formulário, entre outras.

Dentre as plataformas de programas de afiliados mais utilizadas, podemos citar o Google Adsense, Lomadee, Zomax, Cursos 24 horas e Hotmart. Mas nada impede que uma empresa crie seu próprio programa de afiliados, como o Magazine Luiza fez.

Forma de programa de afiliados
Benefícios do programa de afiliados

Benefícios do programa de afiliados para o comerciante

Na internet, vender e comprar são coisas muito fáceis de fazer. É só você ver a quantidade de grupos formados nas redes sociais para promover pequenos negócios. É por essa razão que vários empreendedores apostam na comercialização de produtos por meio do marketing de afiliados, afinal, a web está cheia de gente pronta para comprar. Veja os benefícios que esses comerciantes têm ao investir nessa ideia:

Visibilidade para a marca

Construir uma boa reputação no mercado e conquistar uma audiência fiel leva tempo. Mas com aliados que estejam dispostos a divulgar produtos e serviços por meio do marketing de afiliados, fica bem mais fácil. Conforme cresce o número de afiliados divulgando a empresa, os produtos e serviços, cresce também a visibilidade da marca do comerciante, o que pode atrair novos negócios.

Quando a marca é conhecida, as recomendações são mais frequentes, o fluxo de clientes é maior e as vendas acontecem com maior rapidez, encurtando o ciclo de vendas do empreendedor.

Ampla rede de divulgadores

Já pensou em ter que contratar 100 vendedores para comercializar produtos e serviços em larga escala? Seria impossível para a maioria das empresas, não é? Mas com os tipos de programas de afiliados que apresentamos anteriormente, é possível ter um time enorme e escalável de vendedores, cada um esforçando-se para atrair mais clientes para o comerciante à sua maneira.

Não existe um limite de afiliados por produto ou solução. O comerciante pode agregar quantos parceiros de negócio quiser e puder para dar alcance aos seus produtos e serviços e vender mais. Ponto para os afiliados, como você, que podem diversificar os negócios também e lucrar ainda mais.

Otimização do orçamento de marketing

Por mais que anunciar na internet esteja cada vez mais fácil, a tendência é de que os meios tradicionais de publicidade paga, como os links patrocinados, se tornem mais caros devido à concorrência.

Aderindo a um programa de afiliados o comerciante dilui seus investimentos em marketing, já que cada afiliado é responsável por fazer o marketing do seu blog ou site para atrair audiência e fomentar os negócios. Caso o afiliado não invista adequadamente em marketing, ele sai perdendo, o que obviamente, ninguém quer.

Baixo investimento inicial

O comerciante não precisa de grandes investimentos para iniciar um programa de marketing de afiliados: ele só precisa captar pessoas interessadas em representar seus produtos ou serviços.

Até mesmo um produtor de conteúdo independente, um profissional autônomo, pode iniciar no mercado de afiliados comercializando seu conhecimento. Basta preparar um infoproduto de qualidade e disponibilizá-lo para que os afiliados possam fazer seu trabalho de divulgação.

Geração de leads qualificados

Captar leads qualificados é um dos maiores desafios das empresas na internet. Mas com a ajuda dos afiliados, o comerciante atrai um volume muito maior de leads para o seu funil de vendas, podendo educá-los e informá-los sobre seu segmento de mercado até que eles estejam prontos para uma compra.

Nesse quesito, é importante que o afiliado entenda o propósito do produto, o perfil do público-alvo e divulgue-o corretamente, para que ambos tenham bons ganhos no final.

Comissões só para quem traz resultados

Outra das facilidades do marketing de afiliados é que o comerciante só remunera quando há uma conversão ou quando seu objetivo é alcançado. Nada de pagar por um banner por tempo de exibição sem que ele traga nenhum resultado; nada de comprar publicidade em canais que não trazem retorno. Se o seu produto ou serviço é bom e os seus afiliados estão fazendo o trabalho direito, todos saem ganhando.

As vantagens do programa de afiliados
Vantagens do programa de afiliados

Vantagens do programa de afiliados para o vendedor

Agora que você já sabe o que é um programa de afiliados e os benefícios para o comerciante, vamos às vantagens desse modelo de negócios para quem não tem um produto ou serviço próprio, mas tem tino para as vendas.

Investimento inicial atrativo

Se você já tem um blog, site ou aplicativo mobile e já construiu uma boa audiência, o investimento inicial em marketing de afiliados consiste em escolher bons produtos e marcas para representar e colocá-los em sua plataforma, divulgando-os.

Quem ainda não possui um site ou blog pode começar a divulgar nas redes sociais, que são ótimas para atrair visibilidade e ampliar a audiência. Mas não deixe de ter uma plataforma com conteúdo de qualidade para atrair mais pessoas, afinal, o que os internautas mais buscam na internet é conhecimento de valor.

Sem necessidade de infraestrutura

Para abrir um e-commerce, por exemplo, você teria que ter uma infraestrutura mínima, como um local para estoque, embalagens para envios, processos estruturados, etc. Providenciar esse tipo de recursos custa dinheiro e exige que você tenha um local apropriado, o que nem sempre é possível.

Sendo afiliado, você não precisa de nada disso. Pode montar uma loja virtual com produtos de qualidade, de marcas reconhecidas no mercado, e apenas atrair tráfego para que as pessoas comprem dessas empresas.

Renda extra ou renda única

Um dos maiores benefícios do programa de afiliados é que você não precisa se dedicar full time a ele. É possível manter seu emprego formal e começar a gerar uma renda extra por meio da venda de produtos e serviços de terceiros dedicando apenas algumas horas do seu dia para isso.

Os anúncios ficam lá na sua plataforma 24 horas, o que você tem que fazer é dar visibilidade ao seu negócio, isto é, investir em marketing digital para conquistar uma audiência fiel. Quando as coisas engrenarem, você pode até pensar em se dedicar 100% aos programas de afiliados, como muita gente faz.

Flexibilidade de horários

No marketing de afiliados você não precisa cumprir horário como em um emprego formal. Você mesmo organiza seu dia, estipula quantas horas quer se dedicar a essa atividade e quanto deseja ganhar com ela.

Você pode inclusive usar o seu sábado para planejar todas as ações da próxima semana e se preocupar apenas em ver os ganhos no seu dashboard de controle.

Risco zero para o seu negócio

Uma das barreiras que impedem mais pessoas de abrirem um negócio próprio é o risco de verem todo o investimento ir por água abaixo, sem gerar retorno. No marketing de afiliados isso não ocorre, pois o investimento é mínimo e, se você fizer um bom trabalho de divulgação, o retorno é certo.

Possibilidade de trabalhar com mais de um programa de afiliados

Você não precisa se prender a este ou aquele programa de afiliados. Você pode diversificar seus negócios, promover produtos e serviços de várias empresas, criar um, dois, três blogs de nicho e rentabilizar seus esforços em diversas frentes.

Pensando estrategicamente, você garantirá renda de um lado ou de outro, equilibrando os ganhos e fazendo seu negócio crescer continuamente.

Desenvolva o programa de afiliados
Como são desenvolvidos os programas de afiliados?

Como são desenvolvidos os programas de afiliados?

Um programa de afiliados é pensado para que todos os envolvidos saiam ganhando: comerciante, vendedor e, quando é o caso, a plataforma que oferece esse encontro, como o Google Adsense ou Hotmart, por exemplo.

A plataforma de afiliados tem duas grandes frentes: captar comerciantes que paguem para terem seus produtos e serviços divulgados e captar pessoas interessadas em afiliar-se para realizar essa divulgação.

O afiliado não paga nada para manter seu cadastro e representar os produtos que estão disponíveis na plataforma. Já o comerciante paga um valor determinado para ter seus produtos dispostos lá. Esse valor obedece aos tipos de programas de afiliados que mencionamos anteriormente (por clique, por mil impressões, por conversão, etc).

Dessa maneira, temos uma cadeia de valor que oferece benefícios para todos: o comerciante tem uma ampla gama de vendedores a um custo bastante atrativo, a plataforma é remunerada por proporcionar aos comerciantes encontrar esses vendedores e os afiliados ganham a remuneração de acordo com os resultados que produzem.

Além de conectar comerciantes e afiliados, as plataformas também oferecem uma infraestrutura de gestão para ambos, com relatórios e painéis analíticos para acompanhamento das atividades. Dessa forma, é possível saber quem está gerando resultados, quem não está, quais são os produtos mais vendidos, as fontes de tráfego, entre outras informações que permitem otimizar a atuação de afiliados e comerciantes e, assim, aumentar os lucros.

Quando não há a plataforma como intermediadora dessa relação, a empresa comerciante é quem estabelece os critérios e normas para a remuneração dos afiliados, fornecendo toda a infraestrutura para controle das conversões.

Faça parte do programa de afiliados
Como se organizar para fazer parte de um programa de afiliados

Como se organizar para fazer parte de um programa de afiliados

Tenha um objetivo

O primeiro passo é ter um objetivo estabelecido: por que você quer ser afiliado? Somente para gerar uma renda extra ou para ter uma atividade profissional com alto potencial de retorno?

Prepare sua infraestrutura

Ter um blog ou site para gerar conteúdo e atrair audiência para os produtos que você vai vender como afiliado é vital para o sucesso do seu negócio. Com ferramentas como o WordPress, você pode criar um blog em poucas horas.

A produção de conteúdo e o marketing em torno da sua própria marca para atrair audiência e fazer com que os produtos que você representa apareçam também devem ser pensados com cautela. Você mesmo vai produzir o conteúdo e fazer o marketing ou precisa de ajuda profissional. No segundo caso, qual é seu orçamento para investir?

Planeje o marketing do seu negócio

O marketing é a alma de um programa de afiliados, pois é por meio dele que você atrai, converte e fideliza internautas. Com base nos produtos que você pretende vender e no perfil do público que deseja atingir, selecione as estratégias a serem utilizadas, como redes sociais, marketing de conteúdo, links patrocinados, e-mail marketing, etc.

Crie um mix de marketing poderoso para captar leads de todos os lugares na internet. Lembre-se de segmentar suas campanhas e focar sua mensagem naquilo que é mais importante: gerar valor para a audiência. As vendas são consequência disso.

Crie um plano de ação

Quanto tempo você vai dedicar ao programa de afiliados para ganhar dinheiro na internet? Quais ações de marketing digital vai utilizar para divulgar sua marca, seus produtos e seu blog? Em quanto tempo você vai colocar todas essas ações em andamento?

Crie um cronograma de execução para as tarefas, com prazos e metas estabelecidos para que você tenha um maior controle sobre os resultados. Empenhe-se em fazer o melhor para que seus parceiros de negócio também saiam ganhando com essa relação.

Monitore seu desempenho

Como afiliado, você precisa aprender a monitorar os resultados para aprimorar ainda mais suas estratégias. Por exemplo, se você está comercializando um webinar sobre gestão de negócios e ninguém está se interessando, pergunte-se “por quê?”.

Autocrítica é fundamental para que você tenha sucesso como no marketing de afiliados. Será que seu produto é realmente atrativo? Será que o público-alvo foi segmentado da forma correta? Avalie seus passos, realize testes A/B para validar suas hipóteses.

Monitore o tráfego do site, o número de conversões, a eficácia das suas estratégias de marketing digital e se o produto que você representa está de acordo com o público-alvo do seu blog ou site. A conexão só acontece se você conhecer a fundo o mercado e souber como oferecer valor à sua audiência.

Programa de afiliados no Brasil
Dica extra sobre programa de afiliados

Dica extra: seja um afiliado autoridade!

No mercado de afiliados, existe uma grande quantidade de empreendedores que contratam ferramentas para atrair a automatizar tráfego para seus sites e blogs mas que não geram valor real para a audiência que estão tentando captar. Isto é, pensam somente nos ganhos imediatos sem olhar um pouco mais à frente para vislumbrarem outras oportunidades, como tornar-se um verdadeiro produtor de conteúdo, por exemplo.

Em contrapartida, existem aqueles que veem no marketing de afiliados a oportunidade de aliar esforços para transformar a vida da audiência que estão atraindo e, ao mesmo tempo, tornarem-se referência no mercado, recomendando somente aquelas marcas, produtos e serviços em que realmente confiam.

Esses últimos são os afiliados autoridade, pessoas que encontram produtos e serviços que têm a ver com seus conhecimentos e experiências e agregam valor por meio da troca de conhecimento. Esse é o caso de um consultor de empresas que cria um blog para compartilhar conhecimento e recomenda cursos de gestão para seus seguidores ou de um especialista em marketing digital que ensina sua audiência a utilizar ferramentas e recomenda modelos de documentos para melhorar a capacidade de planejamento da sua audiência.

Ao se tornar um afiliado autoridade, você não está apenas aumentando sua renda, está criando uma reputação para você mesmo, transformando-se em alguém admirado pelos internautas e ampliando suas oportunidades de negócios. Muitos afiliados autoridade são chamados para dar palestras, escrever guest posts em outros blogs, gravar podcasts e entrevistas para portais de grande visibilidade. Quer dizer, tornam-se profissionais respeitados no mercado, não somente vendedores.

Animado para ser um afiliado e aproveitar todos os benefícios do programa de afiliados? Pois saiba que, depois que os negócios engrenarem, você vai precisar uma ajudinha para manter o relacionamento com os leads gerados. Pois é só com um relacionamento de qualidade que os leads passam a amar você.

E como nós adoramos ver seus negócios dando certo, eis aqui uma sugestão para manter esse relacionamento em dia: automação de marketing. Conheça essa ferramenta e tudo o que ela pode fazer para transformar seu programa de afiliados em um verdadeiro sucesso!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Ficou interessado em ser um afiliado ou já é um e quer melhorar seu rendimento? Então corre se inscrever para participar do nosso ‘Mês dos Afiliados 2017‘, o mês de maio inteiro recheado de aulas e palestras online para você saber TUDO sobre como empreender como um afiliado. Clica no botão ‘Quero Participar’ e garanta já o seu acesso.
 



Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers