O guia definitivo Instagram 2019

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Instagram e o Facebook são as duas redes sociais que mais crescem no Brasil atualmente. Os números não mentem, e embora o Instagram esteja em quarto lugar em quantidade de usuários, a taxa de engajamento da rede supera a do Facebook. 

O aplicativo, que foi inicialmente criado para compartilhamento de imagens, tendo como público principal os amantes da fotografia, aos poucos foi ganhando espaço. Caiu no gosto da população mundial e hoje o Instagram conta com mais de 1.000.000.000 de usuários no mundo todo.

instagram-popularizou-guia-2019
Guia definitivio Instagram 2019

E claro, no Brasil, não seria diferente. É certo que o brasileiro ama redes sociais. Um estudo indica que só perdemos para as Filipinas quando o assunto é tempo de permanência nas redes. Considerado ainda um oásis em relação à concorrência no Facebook, o Instagram também favorece que utiliza a rede para fazer negócios.

Se você empreendedor, quer ter mais visibilidade para o seu produto ou serviço, o Instagram é a chave. Porém, não basta criar um perfil e fazer posts aleatórios. Para alcançar a audiência certa e ter retorno, você precisa desenvolver uma estratégia de marketing eficaz.

É assim que empresas e grandes players do mercado vêm faturando muito no Instagram.

Até aqui parece bom? Vai ficar ainda melhor, a partir do momento que você aprender a usar o Instagram de forma profissional e lucrativa. É o que eu vou ensinar nesse artigo.

Veja o que você vai aprender neste guia definitivo:

PARTE 1 – Instagram de A a Z

  • O que é o Instagram
  • Como o Instagram surgiu
  • Quais as principais funcionalidades do Instagram
  • Como aumentar o seu número de seguidores no Instagram

PARTE 2 – Para empreendedores: como transformar seu Instagram em uma máquina de fechar negócios

PARTE 1 – Instagram 2019 de A a Z

O que é o Instagram

guia-difinitivo-instagram-2019
O que é o Instagram

Como citado na introdução, podemos definir o Instagram como uma rede social de compartilhamento de imagens.

Com grande foco no visual, nele os usuários podem compartilhar suas fotos e vídeos, diretamente do celular. O aplicativo apresenta uma integração nativa com a câmera dos aparelhos e filtros de edição, o que permite ainda mais praticidade na hora de realizar os seus posts.

O fato de ter sido criado totalmente voltado para o mobile pode ter sido o grande diferencial do Instagram e o motivo de sua rápida popularização.

O Instagram foi desenvolvido inicialmente para iPhones (iOS) e depois para celulares com sistema operacional Android.

Hoje o Instagram tem versões para Windows e MacOS, podendo ser utilizado em desktops e notebooks. No entanto, a maior gama de recursos e funcionalidades você só encontra no app mobile.

Falando da evolução do Instagram, vamos aproveitar para saber um pouco mais sobre a história do app. Afinal, é uma história inspiradora para todo empreendedor que deseja ter mais e mais sucesso.

Como o Instagram surgiu

fundadores-instagram
Fundadores Instagram

Muita gente não sabe, mas o Instagram foi desenvolvido por um brasileiro. Isso mesmo!!!

O aplicativo foi criado e lançado em 2010 pelo paulistano Michel Krieger – mais conhecido como Mike – e seu sócio Kevyn Systrom, ambos engenheiros de software do Vale do Silício.

Mike saiu do Brasil em 2004 para cursar o ensino superior na Universidade de Stanford, local onde conheceu o amigo e futuro sócio, Kevin.

Já formados e sempre atuando em startups, desenvolveram o Instagram, um raro caso de “fazer o certo de primeira”.

Diferente da maioria das histórias de empreendedores que conhecemos, o Instagram já teve sucesso no dia de seu lançamento da Apple, se tornando o aplicativo mais baixado, em poucas horas. Seguiu com um sucesso estrondoso e ao final do mesmo ano, bateu a marca de um milhão de usuários.

O ano de 2012 marcou a história do Instagram por dois grandes feitos. Primeiramente, o lançamento de sua versão para Android, o que causou um pico ainda maior no número de usuários.

No mesmo ano também foi concretizada a negociação com o Facebook, que comprou o aplicativo pela irrisória quantia de 1 bilhão de dólares. Uma verdadeira pechincha, não é mesmo?

A impressionante história da criação até a venda do Instagram você encontra no livro “O clique de 1 bilhão de dólares” do autor Filipe Vilicic. Recomendo a leitura!

Agora que você já sabe como surgiu o Instagram, vamos explorar as funcionalidades desse aplicativo e entender o porquê dele fazer tanto sucesso no mundo todo.

Quais as principais funcionalidades do Instagram 2019

funcionalidades-instagram-2019
Funcionalidades Instagram

Segundo seu criador, Mike, o Instagram é uma rede social baseada em três pilares muito presentes na vida do fundador: arte, comunicação e tecnologia.

Sem dúvidas, um dos aplicativos mais dinâmicos e atuais que já foram inventados. Passa por atualizações frequentes e a incorporação de novas funcionalidades deixa o seu público cada vez mais apaixonado e fiel.

Aqui, você encontra uma lista com a descrição das principais funcionalidades de app. E na parte 2, você terá ideias práticas de como usar o Instagram da melhor forma, se o seu objetivo é ganhar visibilidade e vender mais.

Antes de tudo: Seguir, curtir, comentar e compartilhar

Essas são as funcionalidades básicas do Instagram. Ou seja, são ações que todo usuário da rede social pode realizar. Ao seguir outros perfis, você terá acesso às suas fotos e vídeos e poderá interagir como conteúdo. 

Além disso, a partir do botão de compartilhamento, é possível enviar o conteúdo para seus amigos dentro da rede.

E recentemente, em julho de 2019, o Instagram ocultou o número de curtidas nos posts. Mas os usuários ainda conseguem ver quem curtiu suas publicações. No entanto, essa informação não aparece para os demais.

1 – Posts de imagens

Assim nasceu o app Instagram, com a finalidade de compartilhamento de fotos. Essa é a funcionalidade básica do aplicativo e todo o uso é intuitivo.

É possível ao usuário postar tanto suas fotos da galeria do celular, como tirar fotos a partir da câmera integrada.

Lembrando que a construção de um feed que converse com o Público é tão importante quanto uma foto impecável.

O Feed é a porta de entrada do usuário para a filosofia da marca.

2 – Post de vídeos curtos e carrossel de imagens

Uma das funcionalidades mais aguardadas pelos usuários foi o post de vídeos no próprio feed. Desde 2016 a rede permite postagens em vídeos de até um minuto.

Em fevereiro de 2017, foi adicionada a funcionalidade de carrossel de imagens. Desde então, em vez de uma única foto, o usuário pode postar até 10 imagens em um mesmo post.

3 – Stories

Em agosto de 2016 foi implementado o recurso stories ou histórias do Instagram, Com o novo recurso, abriu-se a possibilidade de o usuário postar fotos e vídeos curtos, além de aplicar filtros divertidos.

Não podemos deixar de dizer que estes recursos foram implementados após a aparição do Snapchat, que vinha angariando milhões de usuários, principalmente os mais jovens.

No entanto, a inovação implementada pelos desenvolvedores do Instagram, com o uso de gifs animados, textos, stickers de enquetes, localização e muito mais, tornaram os stories do Instagram incomparável. Um detalhe: os stories desaparecem após 24 horas (exceto se o usuário optar pode deixá-lo salvo nos destaques do perfil).

4 – Transmissões ao vivo (Lives)

As lives são uma tendência mundial. Ao dar a usuário a possibilidade de compartilhar ao vivo e interagir com seus seguidores, o Instagram ganhou ainda mais popularidade.

As lives são ferramentas que conectam as pessoas a seus ídolos, aos amigos, familiares e portanto, têm bastante engajamento entre públicos de todas as idades e perfis.

Assim como os stories, as lives desaparecem após 24 horas no ar.

5 – Direct Messenger

Atendendo ao pilar de comunicação do Instagram, o app tem sua própria ferramenta de envio de mensagens, as Direct Messengers.

Com elas, é possível enviar textos, áudios e vídeos para outros usuários, além de realizar chamadas em vídeo. É ou não é uma ferramenta completa?

6 – IGTV

Talvez o mais novo dentre os recursos do Instagram, o IGTV é, como o próprio nome indica, a TV do Instagram. Muito voltada para criadores de conteúdo, no IGTV é possível publicar vídeos maiores, com duração de até 10 minutos.

Contas com mais seguidores têm recursos adicionais e o limite de tempo pode chegar a 60 minutos.

Outra grande novidade é que o IGTV é um aplicativo que pode ser baixado e utilizado à parte. No entanto, ele mantém as mesma integração de outros recursos, podendo ser acessado pelo app do Instagram.

7 – Grupos e Melhores Amigos

Assim como em outras redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp, é possível criar grupos de interação no Instagram. Mas no Instagram 2019, ainda é possível usar o recurso Melhores Amigos, uma espécie de lista para a qual você pode enviar conteúdos que não serão vistos pelos demais usuários e seguidores.

Nem preciso dizer que o gatilho da curiosidade grita forte aí, e já tem empreendedores monetizando a lista de melhores amigos. Mas, isso é assunto para outro tópico. Afinal, agora que você já conhece as funcionalidades do Instagram, precisa saber como aumentar a sua audiência. Vamos em frente?

Como aumentar o seu número de seguidores no Instagram?

aumentar-numero-de-seguidores-instagram
Como aumentar número de seguidores

O Instagram é uma rede social baseada em interação. Portanto, até a data de hoje, um dos maiores diferenciais do Instagram é o seu alcance orgânico. Embora tenha caído substancialmente com o passar do tempo (devido ao crescimento da rede e às estratégias de marketing realizadas pelo Facebook), ainda é possível conquistar novos seguidores por meio de recurso do próprio Instagram.

E você pode estar se perguntando por que você precisa ter mais seguidores?

Embora muitos profissionais afirmam que números de seguidores são “métricas de vaidade” e que seguidores não significam vendas – o que na prática é verdade, isso não quer dizer que você não deva se preocupar com os números.

Afinal, quanto maior o engajamento dos usuários com a sua marca, mais chances você terá de realizar vendas, direta ou indiretamente. Números não mentem. Se o Instagram limita o alcance de publicações, ou mesmo se o usuário segue muitas pessoas e não chega a seus posts, você precisará ter mais pessoas interagindo com o seu conteúdo para aumentar o seu alcance.

É claro que somente um grande número de seguidores, sem estratégias para conversão, é o mesmo que nada. O que se deve fazer é aliar as duas vertentes, marketing e crescimento. Então, sabendo da importância de aumentar o engajamento e seguidores, veja as duas maneiras possíveis para se fazer isso.

[rock-convert-cta id=”14421″]

Organicamente

Você pode aumentar o número de seguidores organicamente, sem investir nada além de seu tempo. O Instagram tem recursos nativos que permitem a seus posts ganharem visibilidade. Alguns desses recursos são:

Hashtags

São palavras-chave que podem ser adicionadas à legenda do post. Como o Instagram agrupa as publicações em uma hashtag, os usuários que seguem aquela hashtag irão ver os seus posts. #ficaadica

Marcação de amigos

Marcar amigos e seguidores em uma publicação é uma boa estratégia para ganhar seguidores novos. Só não abuse desse recurso marcando pessoas que não têm nenhum relacionamento com você ou sua marca, pois pode caracterizar spam e as pessoas podem denunciar e bloquear seu perfil.

Localização

Assim como as hashtags, é possível ao usuário ver e interagir com os posts feitos em uma localização, seja uma cidade, ponto turístico ou uma empresa marcada no mapa.

Aba descobertas (pesquisar): o app apresenta uma aba com as publicações recomendadas a partir dos gostos de cada usuário. Ali, ele encontra posts similares aos que geralmente se interessa e pode descobrir novas contas para seguir.

tag de nome: ferramenta similar a um QR code, que permite que outros usuários tenham acesso ao seu Instagram, apenas lendo o código com a câmera do celular.

Instagram Ads

Dentro da plataforma, é possível impulsionar suas publicações por meio de anúncio. Essa opção só está disponível para contas comerciais e portanto, que tenham uma página do Facebook e conta de anúncios vinculadas. Essa não é uma estratégia gratuita, mas pode trazer muitos resultados, principalmente para quem já tem um negócio estabelecido.

Você pode calcular o ROI (return on investiment) dos anúncios e destinar um valor mensal para aumentar sua visibilidade com campanhas no Instagram.

Automação

Essa é outra forma não orgânica de conquistar seguidores. Com o uso de aplicativos e sistemas, é possível realizar ações como seguir, curtir, comentar, enviar mensagens para outros usuários. Pela mágica – ou gatilho mental – da reciprocidade, alguns desses usuários podem se interessar pelo seu perfil e passar a segui-lo de volta.

Porém, cabe alertar que até o momento não existem ferramentas de automação do próprio Instagram. Recentemente foi liberado o agendamento de posts e de IGTV, direto pelo Gerenciador do Facebook.

Portanto, saiba que as ferramentas que existem no mercado são desenvolvidas por terceiros e o uso pode acarretar a perda de sua conta, segundo as normas da rede.

PARTE 2 – Para empreendedores: como transformar seu Instagram em uma máquina de fechar negócios

funil-de-vendas-instagram
Máquina de vendas

Essa parte é para você que já descobriu que as redes sociais, além de fonte de entretenimento, são verdadeiras máquinas de vendas. Isso, claro, se utilizadas da forma correta, com foco nos resultados e consistência.

Nos próximos parágrafos você vai descobrir como usar o seu perfil no Instagram para aumentar suas vendas.

Não vamos nos ater aos princípios básicos de criação de conta no Instagram. Se você não sabe ainda como criar sua conta comercial no Instagram, recomendo que leia nosso artigo sobre Perfil Comercial.

Preparado para lucrar com a rede que mais cresce no Brasil?

[rock-convert-cta id=”14421″]

Como empreendedores de sucesso utilizam o Instagram

Várias empresas, grandes marcas e empreendedores de sucesso, tem grande parte de sua renda vindo de estratégias realizadas no Instagram. Se você ainda não usa o Instagram para vender, ou se os seus resultados estão abaixo do esperado, o momento é agora. Veja algumas que podem se aplicar ao seu negócio e comece já!

Link do Instagram

O Instagram app não permite links em suas legendas (eles só podem ser abertos do computador). No entanto, possibilita que cada usuário tenha em sua descrição (bio) um link único.

Para quem entende de estratégias , esse único link pode ser utilizado para gerar muitas vendas. Veja alguns exemplos do que fazer com o link do Instagram:

  • direcionar para seu site ou landing page e gerar leads
  • direcionar para a página de vendas do seu produto
  • direcionar para outras redes sociais que você deseje divulgar, como podcasts e Youtube
  • criar um link para seu WhatsApp empresarial e fechar negócios por lá.

Botões de Contato, Como Chegar, Ligar e Enviar E-mail

Esses recursos estão disponíveis somente para contas comerciais. Para usuários que chegam ao seu perfil, logo após a descrição, aparecem os botões para contato, que você pode personalizar de acordo com o objetivo do seu negócio. Se for uma loja física, faz bastante sentido colocar as instruções de como chegar até ela.

Já um serviço que atende encomendas online, talvez o enviar e-mail seja mais útil. Vale adaptar ao seu negócio.

Botões de chamada para ação

Da mesma maneira que os botões de contato, o Instagram disponibiliza botões de chamada para ação. Nesse caso, é possível ao cliente realizar ações diretas, como:

  • Iniciar pedido: pedir comida através de uma seleção de restaurantes.
  • Agendar: agendar uma consulta ou um horário de profissional.
  • Reservar: fazer reserva de um produto.

Analytics do Instagram

A ferramenta de Analytics, que está na aba Informações dos perfis comerciais, dão uma ampla gama de métricas, estas sim, muito valiosas, para o empreendedor.

A partir dessas informações, você pode conhecer o perfil de seu público. Dados demográficos com localização, faixa etária, gênero.

Também é fornecido o acesso a dados comportamentais, como dias e horários de maior atividade, número de visitas ao perfil, alcance, impressões e desempenho das publicações, tanto no feed quanto stories e IGTV.

Loja do Instagram ou Instagram Shop

O recurso loja é uma das maravilhas para quem vende produtos físicos (até onde sabemos, não se pode vender produtos digitais, no sentido de não é possível disponibilizar aulas e materiais mais extensos dentro da plataforma, além do IGTV, que não é pago).

Com esse recurso o lojista pode explorar a maior característica do Instagram, que é o visual, para criar links de seus posts direto para sua loja virtual.

Ou seja, o cliente clica em uma imagem e é direcionado para a loja, tudo isso sem sair do Instagram.

Lives de Conteúdo

Uma das melhores formas de engajar seus seguidores, além de construir autoridade é por meio de webinars, ou seja, palestras online feitas pela internet.

O recurso de Lives do Instagram vem sendo amplamente utilizado por empreendedores com a finalidade de atrair, engajar, construir autoridade e converter novos clientes. Tudo de forma rápida, fácil e bastante divertida também. Basta preparar um conteúdo de valor e compartilhar com sua audiência. Ao final, você ainda tem a opção de fazer o download da live para seu aparelho. Esse conteúdo pode ser enviado para sua lista de e-mails para gerar ainda mais valor.

Lives de venda

Assim como na estratégia dos webinars de conteúdo, você pode realizar lives de venda dos seus produtos e serviços.

O mais importante nesse caso, é preparar um conteúdo e uma boa copy de vendas, que direcione os presentes na live para um link com sua oferta. É sucesso garantido.

Sessões de perguntas e respostas – Q&A

Esse é um recurso bem recente do Instagram. E também pode ser utilizado pelos empreendedores para vender mais. Neste recurso, você entra ao vivo para responder às perguntas, enviadas anteriormente pelos usuários. Nesse caso, é necessário que você tenha feito stories com stickers de perguntas.

Responder às dúvidas dos usuários ao vivo é uma excelente forma de demonstrar comprometimento e principalmente, eliminar objeções dos futuros clientes.

Interações de boas vindas

O Instagram é uma das redes de maior liberdade para os usuários. Eles podem optar por seguir ou deixar de seguir a qualquer momento. E marcas devem manter seu perfil público, sempre, facilitando esse acesso.

Que tal aproveitar a oportunidade de apresentar a sua marca, seu serviço ou ambos, logo que um novo usuário chega ao seu perfil?

Você pode fazer isso, enviando uma Direct Messenger de boas vindas para o usuário, assim que ele passa a te seguir. Elabore um pequeno texto, áudio, vídeo ou imagem que cumpra essa finalidade. Como esse é um primeiro contato, busque ser breve e menos invasivo na mensagem.

Dependendo do fluxo de seguidores do seu Instagram, será necessário utilizar uma ferramenta de automação para esse recurso.

Melhores Amigos do Instagram

Já pensou em enviar um conteúdo diretamente para a sua audiência mais próxima? Alguns empreendedores já tiveram essa ideias e você também pode usá-la para gerar vendas no seu Instagram.

Com o recurso melhores amigos, você pode criar listas, conforme citei no início do artigo. Mas, o que importa é como monetizar essas listas. As possibilidades são muitas, como por exemplo:

  • envio de conteúdo exclusivo gratuito para aquecimento de prospects;
  • envio de bônus e aulas exclusivas, links promocionais com descontos e outras ações estratégicas;
  • criação de um programa por assinatura de aulas inéditas.

Parcerias estratégicas de negócios

No Instagram você tem acesso mais “direto” a profissionais que atuam no mesmo nicho que você, ou com públicos semelhantes. Use essa facilidade para desenvolver parcerias estratégicas que ampliem o seu alcance e favoreça novos negócios.

Por exemplo, você pode encontrar influencers de seu nicho ou de sua região e contratá-los para divulgar seus produtos.

Do mesmo modo, você pode desenvolver parceiros em outras áreas complementares. Se você tem uma loja de calçados, que tal organizar uma ação conjunta com lojas de roupas da sua região?

Nesse tipo de parceria, o legal é que todos saem ganhando com o aumento de engajamento dos perfis e a transferência de autoridade.

Falando em parcerias, espero que esse guia leve o seu Instagram ao próximo nível e fortaleça ainda mais a nossa parceria de sucesso.

 

Até a próxima!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers