Enquetes para Instagram: Como usar essa funcionalidade a favor do seu Infoproduto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Relativamente recentes na plataforma, as enquetes para Instagram têm sido muito usadas por quem quer crescer.

E não por acaso: além de estreitar os laços com o público, elas fazem com que você seja mais visto.

Sim, meu caro amigo: as enquetes podem ajudar no seu engajamento. E o engajamento pode representar vendas e crescimento para você.

Isso acontece porque, quando alguém vê seu conteúdo nos stories, o Instagram registra uma impressão.  Quando essa pessoa, além disso, participa de uma enquete ou similar, o Instagram registra outra impressão.

Isso é importante porque diz ao Instagram que o seu público está ativo e consumindo seu conteúdo.  O que faz com que o algoritmo passe a entregar o seu conteúdo para mais pessoas.

Quanto mais pessoas receberem o seu conteúdo e interagirem com ele, mais ele será levado ao mundo. E a ideia é exatamente essa, visto que isso aumenta a sua notoriedade, alcance e relevância na web.

O que são as Enquetes para Instagram?

O que são as Enquetes para Instagram?
O que são as Enquetes para Instagram?

Na verdade, as enquetes para Instagram correspondem a uma opção disponível dentro dos Stories. Mais adiante no artigo, iremos ensinar o Passo a Passo para você inserir uma enquete.

Por enquanto atente-se ao principal:  Trata-se de uma função mais interessante para quem tem um perfil de criador de conteúdo ou comercial. 

Por quê? Já vamos explicar sobre isso, além de dar dicas para que as suas enquetes no Instagram tenham sucesso.

Por que fazer Enquetes no Instagram para Infoprodutos? 

Por que fazer Enquetes no Instagram para Infoprodutos? 
Por que fazer Enquetes no Instagram para Infoprodutos?

Como já comentamos, as enquetes são uma forma de aumentar o seu engajamento. Isso já seria motivo o suficiente para utilizá-las, não é verdade?

O bom é que, além disso, as enquetes podem servir como parte da sua estratégia de marketing digital.

Através delas, você pode não apenas coletar informações sobre o que os usuários acham da sua marca, mas instigá-los. 

Você pode lançar, por exemplo, um pequeno vídeo sobre um produto e, então, perguntar aos usuários se:

  • eles gostaram daquilo (sim ou não);
  • se estão interessados em tal assunto (sim ou não);
  • se preferem produtos sobre (opção um) ou (opção dois).

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades de diálogo feitas pelas enquetes. 

A partir do que for respondido, você pode medir a recepção aos seus produtos. E não só: você verifica também aquilo que não está funcionando bem.

Como assim? Existe, além da enquete padrão (sim ou não), uma enquete de intensidade. Após publicar um conteúdo, você coloca um sticker de barra e permite ao usuário que selecione o quanto ele gostou do que viu.

Durante a preparação para o lançamento de um produto, especificamente, as enquetes podem aumentar a expectativa. Você pode publicar pequenas informações sobre o material e, então, gerar debate ou abrir para dúvidas.

As dúvidas podem ser melhor respondidas em uma caixa de perguntas. A caixa de perguntas, nesse caso, é a “dupla dinâmica” da enquete. A pessoa responde algo simples, de sim ou não, e depois desenvolve um raciocínio maior.

O que você faz a partir daí? Utiliza aquele feedback para crescer ou como base para fazer outros materiais interessantes no seu feed. 

De quebra, você cria mais conteúdo espontâneo: para tal, basta responder, através dos stories, aos questionamentos relevantes da audiência. Só vantagens!

Como inserir uma enquete no Stories 

Como inserir uma enquete no Stories 
Como inserir uma enquete no Stories

1 – Crie um novo “Story”

Para começar, crie um novo Story. Uma das maneiras é clicando no sinal de “+” que fica no canto superior direito do seu perfil. Como mostra a imagem abaixo:

Crie um novo Story

Depois disso, você terá algumas opções para escolher…

Nesse caso, basta clicar na opção “Story“, como vemos a seguir:

Crie um novo Story

2 – Clique no botão dos “Stickers”

Após escolher um fundo ou imagem de sua preferência.  Clique no botão dos stickers, no topo da página.

O botão dos stickers é, literalmente, um adesivo com um sorrisinho. Igual mostramos no print:

Clique no botão dos stickers

3 – Clique no botão “Enquete”

Feito isso, clique sobre o botão “Enquete”. Repare que, ao lado dele, há também a opção da “barra de intensidade”, que mais adiante comentaremos sobre:

clique no botão enquete

 

4 – Teste outras Possibilidades

Existem, convém lembrar, outras possibilidades de interação com o usuário, como os “testes”, que você pode ver na imagem abaixo. 

Nesse caso, é possível fazer quizzes sobre a sua marca, pedir opiniões, fazer jogos de “prefere isso ou aquilo”… A imaginação é o limite, desde que ela dialogue com o seu objetivo, é claro. 

Após clicar sobre o botão da enquete ou a barra de intensidade, você deve personalizá-los:

Teste outras possibilidades
Teste outras possibilidades

10 Dicas para que os seguidores respondam às suas enquetes

10 Dicas para que os seguidores respondam às suas enquetes
10 Dicas para que os seguidores respondam às suas enquetes

Agora que você já sabe como criar enquetes no Instagram, vem a parte mais trabalhosa. Como fazer com que os seus seguidores interajam com o seu conteúdo? Vamos por partes.

1 – Conheça o seu público muito bem

Esse é o primeiro ponto. De nada adianta fazer enquetes apenas para “seguir a moda” do Instagram. Exatamente porque as pessoas estão sendo submetidas a muito conteúdo é que você precisa inovar. 

Do contrário, há uma chance de que elas não dialoguem com você e que passem a ignorar seus stories. Isso, como se pode imaginar, fará com que o seu engajamento despenque, o que é contraproducente.

Se você quer divulgar o seu produto de uma forma que agregue à sua audiência, deve saber como chegar até ela. Para tal, tenha na ponta da língua a sua persona: ao criar algo que chame a atenção dela, você aumenta as suas chances de sucesso.

Em tempo: parece absurdo se basear na persona até para fazer enquetes? Acredite, não é. As pessoas com mais sucesso em seus nichos nunca esquecem de com quem estão falando. Pense nisso.

2 – Tenha uma linguagem direta (e use call to action!)

Os stories são uma mídia rápida, que dura apenas 15 segundos. A maior parte das pessoas não assiste a uma dezena de stories seguidos, a menos que esteja realmente muito interessada naquele conteúdo.

No caso das enquetes, a ideia é ser rápido e direto na sua comunicação. Coloque um teaser, uma foto interessante ou algo sobre o seu produto e, então, publique a enquete.

Não se esqueça do CTA, o famoso call to action. Seja enxuto e respeitoso, mas não deixe de conduzir o usuário para a ação. Isso aumenta, sim, a chance de receber interações.

3 – Faça enquetes sequenciais

Você já deve ter visto isso em perfis de criadores de conteúdo. As enquetes sequenciais podem trazer batalha de infoprodutos, curiosidades (você sabia que…) e similares. O ideal é que você faça cerca de quatro ou cinco stories seguidos, com enquetes que dialogam ou que falam sobre aquele assunto, produto ou lançamento.

4 – Tenha constância

Além de publicar um número de perguntas em sequência, como já comentamos no tópico anterior, você deve ter constância. 

Uma série de perguntas por semana é o suficiente para não deixar a sua audiência cansada. Sim, isso deve ser uma preocupação. Afinal, você não quer ser monotemático, nem submeter as pessoas a uma sensação de cobrança.

Transforme o seu Instagram em um gerador automático de leads e vendas!

Clique no botão abaixo e veja como gerar LEADS de forma automática 24hrs por dia!

Começar agora!

5 – Diversifique os assuntos

Mesmo que você esteja preparando o terreno para o lançamento de um produto novo, diversifique. A questão de ser monotemático, reforçamos, não é bem-vinda. Ela é tediosa, faz com que o usuário associe a sua imagem a apenas uma coisa e, às vezes, podem gerar alguns unfollows.

Os criadores de conteúdo com mais seguidores sabem explorar o seu nicho sem repetição. Exige bastante criatividade e esforço, é verdade, mas os resultados compensam.

Não se esqueça que, em 2021, o Brasil se tornou o terceiro país com mais usuários ativos no Instagram. Sabe o que isso significa? São cerca de 99 milhões de brasileiros utilizando a plataforma todos os dias.

Os brasileiros representam 9,9% dos usuários do Instagram e ficam atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. 

Perder essa possibilidade de alcançar o seu público e de ganhar autoridade e visibilidade na internet, portanto, não é uma opção.

6 – Saiba analisar os resultados

Como saber se as suas enquetes estão funcionando? Primeiro, analise a quantidade de impressões que os seus stories estão gerando. As impressões representam a quantidade de vezes que aquele conteúdo foi visto. Ou seja, se alguém viu aquele conteúdo duas vezes, são duas impressões.

O alcance, por sua vez, está ligado ao número de contas que visualizaram aquele conteúdo.

Com o passar dos dias e o aumento da interação dos usuários, a tendência é um aumento em ambos os números. Se eles estão caindo, você tem que verificar se a sua conta não está perdendo relevância.

Nesse caso, vale olhar todo o conteúdo postado no Instagram nas últimas semanas e comparar. As curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários diminuíram ou aumentaram? O que os insights do Instagram te dizem?

Trata-se, como se pode ver, de um trabalho conjunto. Analise semanalmente o desempenho dos seus stories, mas não esqueça “do todo”. O Instagram exige que os seus usuários tenham uma visão ampla de cada detalhe da plataforma.

7 – Estética importa muito

O Instagram surgiu como uma plataforma de fotos. Isso significa que, desde a sua criação, está voltado para a observação e a apreciação estética. 

Não quer dizer, é claro, que o seu conteúdo tenha que ser bonito e só. Com o passar do tempo, os usuários se tornaram cada vez mais exigentes em relação ao que consomem.

Tente sempre unir o útil ao agradável na hora de criar os seus conteúdos, no feed ou nos stories. Mesmo quando você quer “apenas” fazer enquetes no Instagram, pense no que vai postar ou abordar.

Se você vai falar um infoproduto: como estão as suas fotos de divulgação? Como anda o seu design? Você tem uma identidade visual bonita, feita por um especialista? 

Pense em tudo isso, já que você, mesmo que discretamente, está vendendo a sua marca. E você, por consequência.

8 – Quando possível, ofereça recompensas

Que tal oferecer cupons de desconto para quem finalizar uma enquete? Acredite, tem gente fazendo isso, e tem dado certo.

Para garantir que o usuário respondeu tudo, você pode pedir prints das telas por direct message. Ao enviar, o usuário terá acesso a um cupom de descontos. O valor pode variar, claro, mas tem que ser atrativo. 

Não adianta, por exemplo, dar 2% de desconto. Além de não ser algo pelo qual geralmente vale a pena lutar, pode fazer com que você seja mal visto pela sua audiência.

Não acha possível oferecer desconto? Ofereça outra vantagem, como um ebook, que pode ser disponibilizado em outra plataforma, mediante preenchimento de e-mail. Isso, como se pode ver, também dá mais corpo à sua estratégia de marketing digital.

9 – Se possível, use templates prontos (e disponibilize-os!)

Você já deve ter visto templates prontos para enquetes em algumas páginas de criadores de conteúdo. Trata-se de uma ótima possibilidade de engajamento. Especialmente, salientamos, quando falamos sobre assuntos mais amplos e de autoconhecimento.

Se você puder criar um template para a sua marca ou infoprodutores, teste-o. Além disso, disponibilize-o para os seus seguidores e peça para que, caso o utilizem, marquem a sua página oficial.

Isso pode trazer mais pessoas para você, mas também faz com que você receba mais menções. Quanto mais menções, comentários e afins, mais o algoritmo vai gostar de você.

10 – Mostre o seu rosto

Item polêmico, mas relevante. Os perfis que estão associados a uma ou mais pessoas tendem a ter mais interações.

Há algum tempo, tem havido uma modificação no perfil dos usuários do Instagram e nas suas predileções. Perfis que mostram pessoas reais, falando para a câmera e com comunicação gentil, mas direcionada, têm conseguido bons resultados.

As pessoas querem associar marcas a pessoas. Essa é uma tendência que está em alta e que não deve ir embora tão cedo.

Ao mostrar o rosto, você comunica duas coisas. A primeira, claro, é que existe alguém de verdade por trás daquela companhia. Isso gera empatia, aproximação, relações de confiança.

A segunda coisa dialoga com a primeira, na verdade. Ao mostrar o rosto, a mensagem que está sendo passada é: eu não tenho nada a esconder. Assim, a sua marca ganha em confiabilidade e carisma.

Quando um produto vem de uma fonte nebulosa, de um lugar sem rosto ou similar, alguns usuários podem ficar preocupados. E não por acaso, visto que existem dezenas de infoprodutores publicando conteúdos irrelevantes por aí.

Se você quer se destacar entre as opções que existem no mercado, deve saber vender a sua imagem e a da sua empresa. Em alguns casos, a sua pessoa pode atrair pessoas análogas, interessadas em fortalecer a sua presença na web.

Um exemplo? Empreendedoras ou mães-solo tendem a fortalecer a sua imagem quando falam sobre isso. É natural que outras mães venham ajudá-las, assim como simpatizantes da causa. E a rede vai crescendo, pouco a pouco.

Você já sabe tudo sobre as enquetes do Instagram. Que tal, agora, pensar em mais formas de fortalecer a sua marca e a sua comunicação? Isso deve ser feito não apenas nas redes sociais, mas em sites oficiais. Mãos à obra!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers