Veja como começar a gerar leads com blog posts

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para a sua marca se destacar no ambiente digital. No entanto, não basta apenas produzir conteúdo em série para gerar negócios, é preciso ter um objetivo. Essa meta pode ser assinar a newsletter, solicitar um orçamento, comprar um produto ou gerar leads.

Gerar leads por blog posts
Veja como começar a gerar leads com blog posts

Mas por que gerar leads é tão importante para a sua empresa? Os leads são potenciais clientes que têm interesse no seu negócio. Ou seja, gerar leads significa captar o contato dessas pessoas que têm mais probabilidade de adquirir os seus produtos e serviços.

A geração de leads permite identificar os consumidores que realmente apresentam potencial para se tornarem clientes. E, sobretudo, possibilita a qualificação dessas pessoas — por meio de conteúdo — que ainda não estão prontas para o consumo. Isso aumenta as chances de gerar vendas em longo prazo.

Agora que você já sabe que gerar leads é fundamental para o sucesso na captação de clientes, veja a seguir como iniciar a sua estratégia com blog posts:

Produza um conteúdo inesquecível

O ponto de partida para atrair o interesse do seu público é o conteúdo. Para criar um conteúdo memorável é preciso identificar claramente o que a sua persona espera. Algumas empresas se esquecem de considerar o que o seu cliente ideal precisa e fracassam.

Por esse motivo, saiba todos os detalhes sobre o perfil do seu comprador ideal. Entrevistas com os principais clientes, por exemplo, oferecem muitos insights valiosos para a construção desse conteúdo. Outra ação possível é buscar referências na internet.

A ferramenta Buzzsumo apresenta, mediante a palavra-chave digitada, as publicações que fizeram mais sucesso nas redes sociais. Assim, é possível retirar boas ideias para criar um texto original e irresistível!

Como gerar leads através de visitantes
Atraia visitantes qualificados para o seu blog

Atraia visitantes qualificados para o seu blog

Antes de qualquer estratégia para gerar leads, é preciso que o seu blog aumente o número de visitantes. Afinal, como será possível captar os contatos do seu público sem audiência? Por isso, invista nas famosas táticas de SEO para que a sua página esteja bem posicionada no Google. Observe as principais palavras-chave do seu mercado para otimizar títulos, subtítulos, descrição, URLs e imagens do seu blog.

Além disso, as redes sociais são canais fantásticos para divulgar o seu conteúdo e atrair tráfego para a sua página. Divulgue os seus artigos para que a persona permaneça mais tempo no blog e, consequentemente, seja convertida em um lead.

Na maioria das vezes, sem o investimento em mídia os resultados podem demorar muito a aparecer. Sendo assim, invista em anúncios nas principais redes sociais para que o volume de visitantes qualificados aumente consideravelmente em pouco tempo. O Google AdWords também é uma ótima solução de publicidade online. Os anúncios podem ser utilizados como estratégia de atração de tráfego e conversões.

Mas lembre-se: mais importante do que a quantidade de visitantes é a qualidade deles. Concentrar-se apenas no volume é um dos maiores erros cometidos pelas marcas. Se você atrair uma quantidade enorme de pessoas que não tem interesse pelo seu negócio, a geração de leads será um fracasso.

Call to Actions para geração de leads
Utilize Call to Actions poderosos para gerar leads

Utilize Call to Actions poderosos

O convite irresistível para alguma ação específica é chamado de call to action. Para que o seu blog seja uma fonte de leads é preciso criar chamadas — principalmente, ao final dos artigos. Você pode concentrar a estratégia em um e-book, webinar, infográfico, dentre outros formatos. O importante é fazer com que o potencial cliente dê mais um passo dentro da jornada do consumidor.

Inserir banners na lateral do blog também é uma ótima tática para chamar a atenção do consumidor. Utilize cores contrastantes para atrair a persona e potencializar a geração de leads dentro da sua página.

Desse modo, o lead será educado pelo seu negócio até o momento da decisão de compra. Isso quer dizer que o marketing vai qualificar o potencial cliente para o time comercial entrar em contato, quando for o momento. Com essa estratégia, a possibilidade de aumentar as vendas cresce cada vez mais! Afinal, o lead será abordado somente quando sinalizar maior propensão ao consumo.

Crie landing pages eficientes para gerar leads

Ao clicar no call to action, o lead deve ser direcionado para a famosa página de captura. Muitas empresas cometem erros terríveis ao criar landing pages com formulários muito extensos ou com uma comunicação confusa. Certamente isso resulta em uma queda drástica na geração de leads. Afinal, as pessoas querem gastar apenas alguns instantes para finalizar esse processo.

Para evitar que o cliente potencial desista e abandone a sua landing page rapidamente, é essencial criar uma página clara e objetiva. Nela, é preciso conter as principais informações sobre a recompensa que a persona receberá ao preencher os seus dados.

Inicialmente, coloque poucos campos. Apenas nome e e-mail serão suficientes para começar a gerar leads.

Página de obrigado
Não se esqueça da página de “obrigado”

Não se esqueça da página de “obrigado”

Muitas pessoas negligenciam a importância dessa fase na geração de leads. Após a conversão, o potencial cliente deve ser orientado sobre os próximos passos. Isto é, se a pessoa baixou um e-book você deve informar que dentro de instantes ela receberá um e-mail contendo o material ou o link para download, por exemplo.

Outra vantagem de criar essa página é continuar conduzindo a persona ao longo do funil. Ou seja, você pode sugerir textos ou vídeos que complementem o material acessado. Consequentemente, o lead permanece mais tempo em contato com a sua marca. Assim, ele avança cada vez mais no funil rumo à decisão de compra.

Avalie os resultados

Para medir a eficácia da sua estratégia utilize o teste A/B e compare as taxas de conversão. Aplicar call to actions diferentes pode indicar qual chamada converte mais, por exemplo. Outros elementos podem ser testados de preferência, um por vez, como: cores, texto, posição das informações, campos de preenchimento, dentre outros. O importante é conseguir identificar os ajustes necessários para gerar cada vez mais leads!

Começar um blog é uma tarefa fácil principalmente com o acesso às ferramentas certas — qualquer um pode criar o seu. Entretanto, formar uma autoridade no mercado de atuação para gerar negócios, não é tão simples assim. É preciso ter um planejamento bem estruturado para conquistar resultados positivos no mundo online. Afinal, o processo de gerar leads é apenas uma parte da metodologia proposta pelo Inbound Marketing.

Pronto para dividir conhecimento com os seus amigos? Então compartilhe o nosso texto nas suas redes sociais!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers