Twitter Ads: Motivos para usar agora mesmo e os tipos de campanhas disponíveis

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando se fala em anúncios na web a grande maioria dos publicitários e empresários em geral logo pensam em Facebook Ads e Google AdWords. Não era para menos, afinal de contas as duas plataformas juntas somam mais de 100 milhões de anúncios e são as principais do mercado – atualmente.

Mas o que muitos ainda ignoram – e justamente por isso pode ser uma boa opção para você que quer fazer diferente é outra rede social – é o Twitter Ads. Sim, estamos falando daquela rede social com um número um pouco mais singelo de usuários e limitada a algumas dezenas de caracteres.

A plataforma de anúncios no Twitter, apesar de pouco difundida entre os empresários que atuam no mundo digital, tem despertado bastante interesse de vários profissionais do Marketing Digital.

Principalmente aqueles que já possuem mais experiência e estão acostumados a identificar novas oportunidades quando elas surgem no horizonte.

Pensando nisso, nós resolvemos criar este artigo explicando os motivos para você começar a usar hoje mesmo o Twitter Ads. E, de quebra, te ajudar a identificar qual o melhor modelo de anúncio para o seu negócio.

Entretanto, se você ainda não possui uma conta business para a sua empresa por lá (e nem imagina como o Twitter pode trabalhar a favor do seu negócio), dá uma conferida nessa conteúdo que criamos com dicas de marketing de conteúdo para Twitter.

Twitter Ads: motivos para usar agora mesmo e os tipos de campanhas disponíveis
Twitter Ads: motivos para usar agora mesmo e os tipos de campanhas disponíveis

3 motivos para você anunciar HOJE no Twitter Ads!

Se você ainda é cético com o poder publicitário do Twitter, dê uma atenção a mais para algumas informações que passam despercebidas da grande maioria e podem tornar a sua empresa uma pioneira.

Quais informações? As que vamos citar agora, saca só:

1 – Posicionamento

Twitter Ads - Posicionamento
Posicionamento

Sabe quando a gente fala do ibope dos canais de televisão? Pois é, sempre temos o primeiro e segundo lugar bem definidos com emissoras como a Rede Globo e o SBT. Enquanto a terceira colocada sempre habita ali entre a Record e a Bandeirantes, por exemplo.

Nas redes sociais é praticamente a mesma coisa. O primeiro lugar está muito bem definido com o Facebook e o Instagram. Porém o terceiro lugar também é bastante fixo em sua posição e vem ganhando cada vez mais notoriedade.

Como você já deve imaginar, este terceiro colocado é o Twitter. Ganhando posições (e corações), o Twitter se tornou um queridinho no Brasil e os usuários brazucas costumam destacar internacionalmente a sua opinião através da rede.

Praticamente todo dia os brasileiros colocam uma de suas hashtags como a mais comentada mundialmente no Twitter. E, ao contrário do que possa parecer, nem sempre elas tratam de zoeiras e vídeos engraçados, como no Facebook.

Para se ter uma ideia, recentemente um programa de entrevistas que está realizando uma série de encontros com os pré-candidatos à presidência da república. O que tem a ver? Bem, o canal emplacou todos os seus episódios como hashtag mundialmente mais comentada.

Se você assiste um pouco de TV aberta – principalmente os programas de talk show – irá notar que eles fazem questão de se dirigir ao Twitter ao longo de sua transmissão. E – quase sempre – conseguem que os brasileiros levem o nome do convidado ou do show em si para os destaques internacionais.

“Ah, mas para a Globo é fácil!” – É aí que a gente se engana, os brasileiros no Twitter conseguem colocar em evidência internacional programas esquecidos de emissoras, como a TV Cultura por exemplo.

Agora, só por um momento, vamos nos concentrar em todo esse potencial de engajamento e divulgação. Tudo sendo utilizado em prol da sua marca através de uma campanha viral publicada com o timing e conteúdo certo.

É ou não é incrível?!

Isso acontece porque, diferentemente do Facebook, o Twitter possui um painel com os temas mais comentados em determinadas regiões e no mundo como um todo.

Este painel está sempre em evidência e a grande maioria dos usuários costumam publicar conteúdo de acordo com os assuntos mais relevantes no momento.

Enquanto no Facebook você consome o que já programou para consumir ao curtir determinadas páginas e interagir com determinados posts, no Twitter você consome sempre o que está em alta.  Por isso, estar em alta no Twitter é ser consumido por praticamente todos os centenas de milhões de usuários brasileiros e mais de 335 milhões de usuários ao redor do mudo.

Isso, por si só, já seria um excelente motivo para marqueteiro nenhum ignorar o Twitter. Porém, ainda tem mais!

2 – Persona

Twitter Ads - Persona
Persona

Outra grande vantagem em utilizar o Twitter Ads é que o público ativo do Twitter quase que certamente vai se enquadrar dentro da persona do seu público-alvo.

Duvida? Olha só que bacana:

  • A média de idade entre os usuários do Twitter é de 18 a 29 anos, ou seja, trata-se de pessoas que já estão no mercado de trabalho e com suas rendas bem definidas. Quer dizer, em sua grande maioria, são jovens com poder aquisitivo de médio para alto.

Estes dados se tornam ainda mais interessantes quando olhamos para a questão social. Pois a rede é a mais popular entre pessoas de classe média e alta.

Que, no geral, tem mais acesso a educação de qualidade, além, é claro, do poder aquisitivo superior.

Concluindo: Pode-se dizer que, ao anunciar no Twitter, você estará divulgando seu negócio para quem tem conhecimento e dinheiro para entender o seu negócio e desfrutar de todos os aspectos da sua empresa.

E o mais interessante disso tudo é que esse público prefere ver anúncios no Twitter do que em outras plataformas, como o Facebook Ads – por exemplo.

Uma pesquisa feita pelo próprio Twitter apontou que mais da metade dos usuários brasileiros preferem os tweets patrocinados do que os anúncios em vídeo do Facebook ou dos banners que são anunciados pela rede de display do Google AdWords.

Ou seja, você vai anunciar para quem pode ter interesse no seu negócio e justamente no local onde ele quer que você esteja anunciando.

Em poucas palavras, você entrega o que o seu público precisa aonde ele quer.

3 – Engajamento

Twitter Ads - Engajamento
Engajamento

E por último, mas não menos importante, o terceiro motivo para você começar a usar o Twitter Ads ainda hoje é: As chances do seu público seguir e interagir através do Twitter é muito alta.

Mais de 80% dos usuários brasileiros do Twitter costumam seguir, pelo menos, uma marca na rede social. E mesmo elevando esse número – para 10 ou mais marcas – ainda contam cerca de 1/3 dos usuários brazucas.

Ou seja, anunciando no Twitter, a chance de você conseguir reunir um bom número de seguidores é muito grande. Mas o mais interessante é que estes seguidores são mestres em engajamento.

Dentre todas as redes sociais da atualidade, o Twitter se destaca pelo número de interações dos usuários com suas marcas favoritas. Seja curtindo, compartilhando (re-tweetando) ou respondendo as publicações.

Outro dado bacana que se enquadra perfeitamente aqui é o de que mais da metade dos usuários do Twitter estão lá para ficar por dentro das novidades antes de todo mundo. Além de receber conteúdo exclusivo, ou seja, que não são vistos em outros locais.

Quer dizer, mais uma grande oportunidade de receber um bom número de interessados em seus lançamentos. Sem contar poder angariar uma lista generosa de leads interessados em receber notícias e informações em primeira mão, através de páginas de capturas, por exemplo.

Mas, isso é assunto para os tipos de anúncios que você vai poder fazer por lá, agora que certamente já viu e reconheceu todo o potencial do Twitter para o seu negócio.

E, olha só que coincidência, é justamente sobre isso que iremos falar agora!

Tipos de campanhas para fazer no Twitter Ads

Atualmente o Twitter trabalha com três tipos específicos de anúncios. Cada um deles serve para um fim diferente e a união dos três é a escolha perfeita para quem deseja garantir estar no topo da rede.

Abaixo, nós listamos estes três tipos de anúncios que você pode criar no Twitter Ads e qual o objetivo que cada um deles vai lhe ajudar a alcançar.

Vamos lá?!

1 – Tweets Promovidos

Twitter Ads - Tweets Promovidos
Tweets Promovidos

O primeiro e mais utilizado método de campanha é o Tweet Promovido. Como o nome sugere, ele é parecido com a publicação promovida que vemos no Facebook.

Basicamente, você criará um tweet com o conteúdo que desejar e irá impulsioná-lo. Para que seja exibido no público que melhor lhe atender dentro da rede social.

Esse tipo de anúncio é interessante para quem quer:

  •         Conseguir mais seguidores;
  •         Divulgar um produto e;
  •         Captar leads.

Isso porque, através do tweet promovido, você pode tanto publicar um conteúdo bacana que faça com que os usuários queiram lhe seguir para consumir mais conteúdo quanto publicar um link para um produto ou uma página de captura.

Em poucas palavras, é um anúncio normal onde você irá dizer “Olá, estou aqui e forneço isso”.

Pode parecer simples falando assim, porém é o método mais tradicional de propaganda e até hoje gera muito resultado, em qualquer lugar – tanto na internet quanto na vida offline.

Além disso, o Twitter também está trabalhando em um novo tipo de anúncio dentro deste modelo de campanha, que se chama “gerar cadastros”.

Com este tipo de anúncio você poderá criar um formulário de captura dentro do próprio Twitter e gerar a sua lista sem a necessidade de uma página de captura (landing page).

E o melhor, você ainda pode integrar os dados obtidos com o seu sistema de automação dentro da leadlovers.

2 – Conta promovida

Twitter Ads - Conta promovida
Conta promovida

Esta segunda opção de campanha no Twitter Ads tem o objetivo de promover sua conta. Basicamente, vai ajudar a conseguir novos seguidores e iniciar um trabalho de posicionamento de mercado.

Todavia, empresas gigantes – como a Coca Cola, por exemplo – usam este tipo de anúncio juntamente com o anterior e o próximo da nossa lista. Para garantir sempre o melhor resultado possível.

Ao anunciar neste modelo, você irá permitir que o Twitter coloque o seu perfil em determinados espaços lá dentro. O intuito é sugerir para que o usuário venha a seguir.

Dependendo do nicho do seu negócio e da fama da sua empresa, isso pode ser muito útil.

Se você vai abrir uma loja física, por exemplo, pode ser interessante para os usuários saber que você existe através desta indicação de perfil.

Ou então, se você já é uma marca popular em outras redes e deseja que as pessoas vejam que você está no Twitter agora.

Por outro lado, se você não está dentro destes padrões, utilizar esta função – apesar de dar algum resultado – pode ser perda de dinheiro.

Por quê? Porque seria mais fácil conseguir seguidores impulsionando um tweet com conteúdo interessante do que aparecendo como sugestão patrocinada de perfil.

Mas cada negócio é um negócio. E – como bem vimos neste incrível artigo sobre teste A/B – vale a pena testar tudo, antes de escolher um caminho para seguir dentro do Marketing Digital.

3 – Assuntos Promovidos

Twitter Ads - Assuntos Promovidos
Assuntos Promovidos

Lembra que, lá no começo do artigo, nós conversamos sobre as hashtags mais comentadas regional e internacionalmente? Pois bem, o Twitter Ads também permite que você “burle” essa parte do “mais comentada” e simplesmente coloque a sua hashtag lá junto com as mais populares.

Ou seja, é uma chance de você realmente aparecer para o maior número de pessoas possível e virar o centro das atenções de praticamente todos os usuários do seu público durante algum tempo.

Com isso, você vai:

  •         Conseguir mais seguidores;
  •         Divulgar um produto;
  •         Gerar buzz e;
  •         Colocar sua marca em evidência.

Sim, é um método de campanha que você não consegue mensurar diretamente quantos acessos e vendas lhe rendeu. Contudo, vai ser um grande boca-a-boca digital com milhares de usuários comentando sobre sua marca ou seu produto, levantando o interesse de muitas pessoas.

Todavia, é preciso usar com cautela este poder todo. Afinal de contas, colocar um produto com defeito ou que já tenha uma certa insatisfação confirmada ali só fará com que pessoas que não estão satisfeitas lembrem-se de sua situação. O que pode facilitar ataques, desta vez em grupo e para todo mundo ver.

Portanto, sempre que decidir lançar uma hashtag para ser comentada pelo público do Twitter, lembre-se de fazê-lo com cautela e inteligência. Sem deixar margem para que as pessoas possam atacar a sua empresa ao invés de gerar comentários positivos que aumentem suas vendas.

Um exemplo disso foi uma ação que a Tim promoveu há alguns meses atrás sobre seu novo plano de internet. Com tantos usuários insatisfeitos com os serviços, a hashtag que deveria ser para promover a empresa beneficamente, acabou tornando-se a hashtag para os clientes insatisfeitos reclamarem do produto.

O que era para ser um clube de elogios, acabou se tornando um reduto de pesadas críticas e contraindicações.

Então, saiba que colocar uma hashtag nos mais comentados é ótimo. Mas se realizado sem preparo, pode ser um grande tiro no pé.

Conclusão

Twitter Ads - Conclusão
Conclusão

Como vimos até aqui, anunciar no Twitter Ads é uma excelente opção para praticamente todos os empresários. E melhor: Se bem planejada, uma campanha por lá, pode trazer reconhecimento nacional e internacional da sua marca.

Então, não perca mais tempo e comece a anunciar agora mesmo no Twitter. São milhões de usuários e 280 caracteres esperando por você!

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers