107 termos do marketing digital que você precisa conhecer

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você pode ser desde o mestre Yoda do Marketing Digital, ou até um Padawan aprendiz de cavaleiro Jedi em automação de vendas: haverá um momento em que determinados termos lhe serão estranhos.

Afinal, por ser uma área em constante evolução, este segmento vira e mexe nos solta novos termos, ou alguns que apesar de “antigos”, ainda não marcam presença em nosso vocabulário.

Acredito que você aí do outro lado da telinha pode até perguntar mentalmente: “Mas, por qual motivo eu deveria conhecer x termos do Marketing Digital?”.

Pense na seguinte situação: você está em uma reunião com seus clientes, e de repente um deles solta uma expressão totalmente incomum para o seu conhecimento.

Por ser uma situação considerada do tipo constrangedora, é bem natural que você reaja apenas concordando com a cabeça, fazendo “uhum” e segue o jogo, não é verdade?

Para te ajudar nessas e em outras situações, e claro, para contribuir com o seu avanço na área de automação de vendas, o intuito do material a seguir é servir como uma rica fonte de consulta, sendo uma espécie de dicionário de Marketing Digital.

Salve em seus favoritos e tenha sempre à mão, beleza?

Confira a seguir, os termos do marketing digital que você precisa conhecer para se dar bem neste mercado que já é mais do que promissor, é a realidade!

 

Significa automatizar tarefas diversificadas no segmento de Marketing Digital.

Isso inclui desde o envio de e-mail marketing pré-programados, até a categorização dos leads, por exemplo.

Há plataformas que auxiliam neste processo, de uma forma bem mais ampla, como a leadlovers, entre outras.

 

Sigla para Atenção – Interesse – Desejo – Ação. Termo concebido lá no século dezenove por Elias St. Elmo Lewis e extremamente atual na automação de vendas.

Se trata de um modelo de etapas para a geração de novos clientes.

Bastante usado no Inbound Marketing por meio dos funis de vendas.

AdRank

Se refere a posição ocupada (uma espécie de nota) por determinado anúncio no SERP do Google, ou seja, nos resultados obtidos na busca. O cálculo da posição se baseia em fatores como valor por clique e Quality Score (qualidade do anúncio).

 

Feramenta do Google com foco em publicidade que monetiza sites, blogs e portais em decorrência da exibição de anúncios aos usuários.

 

  • Alcance (impressões)

Define-se como alcance em Marketing de Conteúdo, o número de usuários que visualizaram uma publicação online.

Em relação ao Facebook, por exemplo, a quantidade tem variação de acordo com o Edge Rank- um algoritmo da rede social.

O alcance pode ser desde orgânico, quando não é impulsionado via promoção de post, ou, ao contrário, pago- através de campanhas via Facebook Ads.

 

  • Algoritmo

Utilizado para definir qual tipo de conteúdo será entregue aos usuários das redes sociais.  

Eles facilitam a automatização por meio de um conjunto de regras capazes de solucionar diferentes questões.

Simplificando, é semelhante a uma receita de bolo, onde através da sequência de instruções, a máquina realize tarefas para nós.

 

  • Alternative text (alt text)

Também conhecido como “alt text”, se trata do espaço de texto que se vincula às imagens inseridas em um site.

Para ter efetividade nos motores de busca, o “alt text” deve conter as palavras-chave do conteúdo específico da imagem, e uma breve descrição.

 

  • Amostra

Em Marketing Digital, amostra é um termo que se refere a um número representativo de determinada população, em menor escala.

É considerada um recorte da população total, pois extrai dados apenas de uma parte do todo.

 

  • API

Application Programming Interface (API) é a Interface de Programação de Aplicativos. Através desta interface, reúnem-se diferentes padrões de programação.

Com isso, é possível integrar e importar dados entre diferentes plataformas, efetuando a conexão de programas de terceiros.

É o caso do Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google Analytics, Google Ads, etc.

 

  • Artigo

Consiste na produção de um texto que transmita tanto mais conhecimento, quanto soluções para as dores/problemas do público específico ao tema abordado.

 

  • Audiência

No Marketing Digital, chama-se audiência o conjunto de pessoas que acompanham os conteúdos postados por determinada marca/empresa/negócio. Estes conteúdos são publicados em redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube, bem como em blog, diversas plataformas de vídeos, e-mail marketing, etc.

 

  • Autoresponder

Sistema de respostas automáticas que pode ocorrer tanto via e-mail quanto em chats. Via de regra, ocorre quando um cliente em potencial visita determinado site e preenche um formulário de contato.

 

  • Autoridade

Quando um canal de conteúdo obtém destaque e se torna referência em determinados assuntos, cativando uma audiência assídua e fiel, se fala que ele é uma autoridade naquele tema.

É uma característica tida em elevada consideração pelo Google, no que se refere aos resultados de busca.

 

  • Back-end

Código capaz de garantir a estrutura de sistemas, softwares, games, aplicativos etc.

 

  • Backlink

É quando um site é referenciado em sites de terceiros por meio de links. Quando por exemplo, seu blog é citado em outro de autoridade e reputação elevada, por meio de um backlink, ele apresenta mais condições de alcançar posições de destaque na busca do Google.

 

  • Benchmark

Estratégia de análise de concorrência que leva em conta um conjunto de métricas como tráfego e engajamento, além de fatores como canais digitais, palavras-chave, dentre outros aspectos.

 

  • Big data

Termo que se refere a quantidade astronômica de dados gerados no âmbito digital. É definido pelos chamados 5V’s: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor dos dados que são capturados.

 

Série de técnicas e de práticas tidas como ilegais e desonestas para ludibriar os fatores de ranqueamento no Google. Como tais práticas violam as diretrizes para webmaster do Google, ao se identificar o black-hat o site sofre punições do buscador.

 

  • Black-list

Em Marketing Digital, o termo está relacionado especialmente ao fator confiabilidade dos endereços de e-mail, IPs e domínios. Ao ser marcado como SPAM, determinado e-mail entra na black-list e é considerado não confiável.

 

  • Brand Persona

A humanização da marca, criada com o objetivo de criar valor e identificação com ela. A ideia da Brand Persona é facilitar a comunicação com o usuário e criar um relação emocional com ele e com a marca.

 

  • Bot

Abreviação de “robot”. Em automação de vendas, o bot é uma eficaz ferramenta capaz de executar tarefas cotidianas, como por exemplo obter dados de uma página ou site, relacionar informações, etc.

 

  • Bounce

É uma métrica capaz de medir o índice de rejeição no recebimento em e-mails. Indica o número de leads que desistem da execução de uma determinada ação de marketing.

O Bounce pode ser de dois tipos:

  • Soft bounce:  ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada;
  • Hard bounce: quando o endereço está inativo e já não pode mais receber e-mails.

 

  • Bounce Rate

Métrica de taxa de usuários que acessam determinado site, mas que saem rapidamente, sem explorar o conteúdo. Uma taxa baixa de Bounce Rate sinaliza ao Google que o conteúdo publicado não é de boa qualidade.

Buzz marketing

Implica em criar uma estratégia que gere a discussão positiva em relação a determinada marca ou produto, similar ao que ocorre com o efeito viral, porém, com um tempo de duração mais relevante que o viral.

 

  • CAC

Se trata de uma sigla: Custo de Aquisição de Clientes. É uma métrica importante que segue a seguinte fórmula: (Investimento em vendas + investimento em marketing) /total de clientes no período.

 

  • Call to Action

Também conhecido como CTA, se trata de uma chamada para ação. É um recurso essencial para ajudar na conversão de campanhas, afinal, indicam qual o próximo passo a seguir na jornada do lead.

Alguns exemplos são: “Acesse agora o link e ganhe 10% de desconto”, ou “Baixe agora mesmo o seu e-book”, entre outros.

 

  • Checkout

Em Marketing Digital, o checkout se refere a pagamento. Ele se trata exatamente da página de pagamento daquele produto, item ou objeto que o cliente está comprando.

 

  • Conversão

Métrica para avaliar a quantidade de vendas obtidas. Também é capaz de mensurar ações bem-sucedidas em relação ao cadastro em um newsletter, ao download de e-books e materiais ricos, etc.

 

  • Copywriting

Textos produzidos com o objetivo de influenciar a audiência e vender, com estratégias capazes de sensibilizar e influenciar personas específicas.  

 

  • CRM

Do inglês Customer Relationship Management, o termo pode ser traduzido por Gerenciamento de Relacionamento com Clientes.

Diz respeito exatamente ao modo como o cliente é atendido e abordado. Também é um termo relacionado a diferentes tipos de softwares que, ao ter uma base de contatos, otimiza a gestão destas informações.

 

  • CRO

Termo em inglês, CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Taxa de Conversão.

 

  • Disparador de e-mail

Contribui com campanhas de e-mail marketing, disparando uma sequência de e-mails a diferentes contatos de maneira simultânea.

 

  • DNS

São os populares servidores de internet. É por meio do DNS que se direciona assertivamente os visitantes até o site respectivo.

 

  • Domínio

Se trata do endereço de um site, ou seja, o que será digitado para que o site seja encontrado. Por exemplo, o nosso aqui é  www.leadlovers.blog.

 

  • E-book

Termo se refere a versão digital do livro. É um tipo de material considerado rico e relevante no Marketing de Conteúdo.

 

  • E-commerce

É o comércio eletrônico. Por meio de uma loja virtual, é possível vender para o público e estabelecer um relacionamento mais próximo com a audiência, com estratégias de Marketing Digital.

 

  • Edge-rank

É um algoritmo específico do Facebook capaz de definir qual será o alcance das publicações de uma determinada página no feed de notícias dos usuários da rede social.

 

  • Email Marketing

Uma ferramenta poderosa do Marketing Digital que visa estabelecer um vínculo mais próximo com potenciais clientes, bem como a nutrição dos leads. Além disso, divulga campanhas de marketing direto por meio de newsletter, possibilitando gerar mais vendas, atrair tráfego para blog e sites, entre outros fatores.

 

  • Engajamento

Reflete as interações entre a audiência o conteúdo disponibilizado por um site. Se trata de uma valiosa métrica de envolvimento e relacionamento do público com determinada marca na web.

A métrica de engajamento pode ser mensurada a partir de curtidas, compartilhamentos, comentários, assinaturas de newsletter, etc.

 

  • FAQ

Frequently Asked Questions ou FAQ é um termo inglês que pode ser traduzido como “perguntas mais frequentes”.

É o local onde o usuário tira suas dúvidas com respostas acerca dos serviços e produtos oferecidos pela empresa vinculada ao site.  

 

  • Formulário de Conversão

Tipo de formulário que busca a conversão dos leads. Para tanto, usa como estratégia o oferecimento de um brinde, via de regra, um material rico e relevante como um e-book, por exemplo. Para adquirir o material, o usuário deixa em troca, dados e informações.

 

  • Funil de Vendas

De forma bem básica, podemos definir o funil de vendas como uma metodologia bem elaborada de marketing que implica na produção de conteúdo específico, de acordo com os “estágios” do potencial cliente.

O funil de vendas se divide em topo do funil -onde se apresenta ao potencial cliente, uma dor, problema ou questão, meio do funil- onde o potencial cliente começa a identificar necessidades, e fundo do funil – quando ele já considera fechar negócio e finaliza o processo comprando a solução para o problema.

 

  • Google Adsense

Termo que se refere a uma ferramenta do Google que monetiza sites e blogs por meio da exibição de anúncios, conforme o número de cliques que ele recebe.

 

  • Google Adwords

Instrumento do Google para a criação de campanhas publicitárias vinculadas aos resultados de busca.

 

  • Google Analytics

Serviço do Google que atua como uma ferramenta de análise em relação ao tráfego de um site.

 

  • Google Trends

Disponível de maneira gratuita, permite acompanhar a evolução de buscas, tanto em relação a palavras-chave quanto por tópico e assuntos do momento. Eficaz para fornecer ideias de conteúdo e identificar tendências.

 

  • Growth Hacking

Em linhas gerais, este termo refere-se a um tipo de marketing voltado a experimentações e experiências. Sean Ellis, o nome por trás do termo, define como marketing orientado a experimentos.

 

  • Guest Post

Quando o autor do site A, convida o autor do site B para trocarem um artigo. Ou seja, o autor do site A vai escrever um post para o site B, e o autor do site B vai escrever um post para o site A. Dessa forma eles trocam publicações e conseguem redirecionar o público para as respectivas plataformas.

 

  • Hashtag

O uso de palavras-chave em redes sociais sendo antecedidas pelo símbolo # ou como é mais conhecido, jogo da velha. Ajudam na busca de conteúdos e na categorização dos mesmos.

 

  • Header

É como se chama o “cabeçalho” de uma página na web. Quando se remete a HTML, insere importantes informações como por exemplo o título, a descrição e scripts.

 

  • Header tags (H1, H2, H3, etc.)

São recursos usados na programação de HTML que destacam os títulos e subtítulos de uma referida página e/ou texto. Eles auxiliam no SEO do site se completados com as palavras-chaves que estão sendo ranqueadas.

 

  • Hiperlink

O termo é de autoria de Ted Nelson e foi criado nos anos 60. Se trata de uma ligação de páginas através de links que se conectam por assuntos relacionados. Ajuda aos robôs do Google a analisarem as páginas, rastreá-las, contribuindo assim com o SEO.

 

  • Home

Chama-se home a principal página de um site. No geral, é a primeira página do site, onde temos a apresentação institucional e principais destaques e novidades sobre a empresa, seus produtos e serviços.

 

  • Hospedagem

A hospedagem nada mais é do que um serviço de armazenamento de um site. É graças a hospedagem do site que ele se mantém disponível na internet, podendo ser acessado 24h por dia em todo o mundo.

 

  • HTML

Linguagem concebida na década de 90 por Tim Berners Lee que ajuda na construção do desenvolvimento de Websites.  Se trata de uma sigla para “Hypertext Markup Language”, que em português tema a tradução de Linguagem de Marcação de Hipertexto.

 

  • HTTP

Aqui temos uma sigla para o termo “Hypertext Transfer Protocol”, ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto” em português.

 

  • Iframe

Tipo de documento HTML que, por sua vez, está inserido dentro de outro documento HTML. Tem o objetivo de incorporar e agregar em uma página, conteúdos de fontes externas. É o que ocorre com a incorporação de vídeos do YouTube ou Vimeo, por exemplo.

 

  • Inbound Marketing

Termo em inglês, o Inbound Marketing promove estratégias de marketing capazes de despertar a atração do público. Dentre as estratégias de maior ênfase no Inbound Marketing, podemos destacar o SEO e Marketing de Conteúdo.

Por meio de conteúdo considerado relevante, compartilhado em diferentes canais que vão desde uma rede social até um blog ou canais de vídeo, o Inbound Marketing, chamado por muitos como Marketing de Atração, ao invés de interromper o cliente em potencial vendendo diretamente um produto ou serviço, primeiramente atrai e estabelece um relacionamento com este público.

 

  • Infográfico

São gráficos e ilustrações com dados e informações sobre variados tipos de assuntos, geralmente abordando pesquisas, preferências, etc.

 

  • Infoproduto

Se refere aos produtos digitais, ou seja, cursos, -books, aulas em vídeo, dentre outros que são oferecidos online.

 

  • Isca digital

Se refere ao fato de “pescar” o potencial cliente, oferecendo a ele um brinde ou presente, geralmente um Infoproduto. Em troca, ele deve assinar uma lista de e-mail, por exemplo.

 

  • Java

Termo que se refere a uma linguagem de programação que é capaz de criar aplicações variadas para dispositivos digitais.

 

  • Keyword (palavra-chave)

É a palavra-chave usada em um determinado conteúdo.

 

  • KPI

“Key Performance Indicator” ou somente KPI é uma métrica que mensura o desempenho das estratégias adotadas pela empresa. O KPI ou Indicador-chave de Desempenho ajuda a tecer uma análise dos resultados obtidos e pode ser usado para se obter melhorias constantes durante os processos.

 

  • Landing Page

Também conhecida como “páginas de destino”, ou ainda “páginas de aterrissagem”, a Landing Page reúne dados e informações que a audiência busca em relação a determinado serviço, tema ou produto.

O intuito é converter o visitante do site em lead e transformar o lead em um cliente, com o uso de estratégias como oferecimento de uma isca digital e uso de CTA (Call to Action).

 

  • Lead

É como se chama o potencial cliente, ou seja, alguém que já está inclinado a adquirir o que uma empresa comercializa ou oferece. Fazer com que um lead avance no funil de vendas é essencial para alavancar as vendas, por isso é importante nutri-lo com conteúdos específicos, de acordo com a etapa de vendas que este lead esteja inserido.

 

  • Link building

Termo que indica técnicas capazes de otimizar o posicionamento de uma página/site no Google e demais buscadores. O uso desta estratégia implica na construção de links externos que direcionam para um site, permitindo assim a elevação de seu tráfego.

 

  • Long Tail (cauda longa)

Termo em inglês para “Cauda Longa. Está relacionado com o número de palavras-chave digitadas quando se realiza uma pesquisa no Google, por exemplo. Tem a capacidade de espelhar o nível de interesse do público pois se trata de um tipo de pesquisar mais específica.

 

  • Mailing

Em Marketing Digital, o termo se refere ao agrupamento de dados de potenciais clientes que se inscreveram em uma lista de e-mail. No geral, o Mailing é formado de dados como o e-mail e o nome de quem se interessou pelo conteúdo, isca digital, e-books, newsletter, etc.

 

  • Marketing De Conteúdo

Estratégia de marketing que visa criar conteúdo de alta qualidade e relevância em relação a determinado assunto, atraindo potenciais clientes.

Ao disponibilizar ao público-alvo, soluções e informações capazes de entregar valor, a marca naturalmente se torna referência para os potenciais clientes, o que consequentemente facilitará a conversão dos mesmos em consumidores da marca.

 

  • Meta description

Breve descrição de um site ou artigo, de fundamental importância para o tráfego de um site.

 

  • Métricas

Tem como objetivo, mensurar resultados das estratégias adotadas.

 

  • MRR

Sigla para o termo em inglês “Monthly Recurring Revenue”, em português “Receita Recorrente Mensal”. Se refere ao valor que uma marca recebe de um cliente mensalmente.

 

  • Newsletter

Ferramenta de comunicação com os clientes, é um tipo de mensagem informativa que via de regra, é enviada por e-mail.

 

  • Nicho

É um segmento específico que demonstra interesse sobre determinado mercado/assunto.

 

  • Nutrição de leads

É um sistema que visa “alimentar” os leads, sobretudo através da automação de marketing, com o envio de conteúdos capazes de fazer com que o lead avance no funil de vendas.

 

  • On Page SEO

Conjunto de estratégias para otimização de sites e blogs, englobando desde indexação, até pesquisa de palavras-chave, meta tags, entre outros aspectos.

 

  • Opt-in

Quando o potencial cliente confirma seu cadastro em uma lista/mailing.

 

  • Opt-out

Quanto há a confirmação de descadastramento do mailing.

 

  • Otimização

É a busca pela excelência no que se refere a aumentar visitas, gerar lead e vendas, obter inscrições, etc.

 

  • Page Rank

Termo que remete a um determinado site, uma nota em relação ao tamanho de sua importância, variando de 0 a 10.

 

  • Pageview

Refere-se às “Visualizações de Página”, medindo o número de visitas obtidas.

 

  • Palavra-chave

Termo principal para descrever qual o tema/assunto abordado em um artigo ou conteúdo em geral.

 

  • Pay-per-click (PPC)

Método de cobrança de anúncios, que consiste em cobrar o anunciante a cada clique dado pelas pessoas que foram impactadas pelo anúncio.

 

  • Página de Captura

Criada com o objetivo de capturar e-mails de pessoas possivelmente interessadas em um tema. Via de regra, a Página de Captura é composta de um formulário para inscrição.

 

  • Persona

Espécie de representação do cliente ideal. Para sua criação, leva-se em conta fatores como objetivos, motivações, comportamento, dados demográficos, entre outros.

A Persona é fundamental para as estratégias de Marketing Digital, pois determinada por exemplo, o tipo de conteúdo que deve ser produzido e enviado para atender as demandas exatas destas pessoas.

 

  • Plugin

Recurso que permite turbinar um site com recursos extras. Os Plugins tem ampla importância, no sentido de otimizar e automatizar inúmeras tarefas.

 

  • Post

Publicações em plataformas digitais, redes sociais, blogs, com mensagens variadas, sendo desde notícias até reviews de produtos e artigos.

 

  • Prova social

Depoimentos verídicos de clientes em relação aos serviços e produtos de determinada marca, capaz de atuar como um gatilho mental de autoridade e referência.

 

  • Quality Score

Em plataformas de anúncios, o termo Quality Score é uma métrica de qualidade, capaz de avaliar a relevância dos anúncios e das Landing Pages, respetivamente.

 

  • Remarketing

Conjunto de medidas estratégias com o intuito de gerar maior impacto na audiência, fazendo com que elas retornem ao e-commerce, blog, site, Landing Page, etc.

O Remarketing costuma ser feito em plataformas de anúncios, e-mail marketing e até mesmo offline por meio da mala direta.

 

  • ROI

O termo se trata de uma sigla para “Return on Investiment”. “Retorno sobre o investimento”, em português, o ROI é uma métrica capaz de avaliar o valor obtido pela empresa em comparação ao que ela investiu em marketing.

Este índice pode ser obtido pela fórmula: Lucro do investimento – custo do investimento/custo do investimento. Ele mostra se a empresa está ganhando dinheiro ou perdendo.

 

  • Segmentação

Ação que leva em conta determinados critérios que possam segmentar em grupos específicos, determinados tipos de consumidores.

A segmentação contribui com a execução de campanhas e ofertas mais assertivas.

 

  • SEO

É uma sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization”. Traduzindo em português, significa “Otimização nos Sites de Pesquisa”. Se trata de uma série de medidas e técnicas que é capaz de aumentar o número de acessos de um site, de maneira orgânica. Dessa forma, o site consegue se posicionar melhor no Google e mecanismos de busca.

 

  • SERP

“Search Engine Results Page” ou em português “Página de Resultados no Site de Pesquisa” é exatamente as páginas exibidas ao se efetuar uma determinada busca na internet.

 

  • Tag

Etiquetas com o intuito de organizar as informações disponibilizadas em um sie, blog, e até mesmo leads.

 

  • Taxa de conversão

Métrica para análise dos resultados obtidos pelas estratégias de marketing adotadas e campanhas em geral.

 

  • Teste A/B

Super comum em lançamento de protótipos e ações de marketing digital, como o próprio nome já diz, o termo se refere a um tipo de teste que avalia qual ação trará resultados assertivos. Para tanto, cria-se 2 versões de uma mesma página, e-mail, anúncio, etc.

Após o período de testes, avalia-se qual foi aquela que apresentou melhor retorno e então, decide-se por aquela versão que causou resultados mais positivos (maior engajamento).

 

  • Tráfego

Volume de visitas/acessos, que um website recebe. O tráfego pode ser orgânico ou pago.

 

  • Upsell

No Marketing Digital, Upsell é uma estratégia de vendas. É a ação de oferecer ao comprador, uma determinada solução/produto, assim que ele realiza uma compra.

 

  • URL

Sigla para “Uniform Resource Locator”, que em português significa “Localizador Uniforme de Recursos”. Geralmente chamado também de domínio, segue uma estrutura que engloba, dentre outros fatores:  protocolo, domínio, porta, caminho, recurso.

 

  • UX (user experience)

Tradução literal de ‘Experiência do Usuário’. É uma das vertentes de Design que engloba toda a usabilidade do usuário em um site ou aplicativo por exemplo. Ele foi um termo que surgiu do design, mas hoje já pode ser expandido para o mindset de toda uma organização.

 

  • UI (user interface)

‘Interface do usuário’, representa tudo aquilo que o usuário visualiza na página, não sendo diretamente conectado com a experiência em si. Também surgiu a partir de uma vertente do design.

 

  • Visualização de página

No Google Analytics, a visualização de página nada mais é do que uma métrica que contabiliza quantas vezes determinada página/conteúdo foi visualizada/acessada.

 

  • Webinar

Geralmente apresentado ao vivo, o webinar é uma conferência online transmitida para abordar determinados temas relevantes à audiência, com o intuito de impulsionar eventos, lançamento de produtos e de gerar engajamento e conversões.

 

  • Web Analytics

Sistema capaz de efetuar relatórios de dados de interação e navegação, com o intuito de compreender o comportamento do usuário de assim, adotar estratégias de otimização do uso páginas.

 

  • White hat

O oposto de black hat. Implica em técnicas de Marketing Digital que respeitam as condutas éticas definidas pelos buscadores.

 

  • Wireframe

Termo que se refere ao “boneco” ou “esqueleto” de um website em construção.

 

  • ZMOT (momento zero)

De acordo com o Google:

“No Google, chamamos o momento da tomada de decisão on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth) ou ZMOT”. Se trata do instante em que o usuário busca as informações sobre um determinado produto ou serviço na internet.

O termo foi inspirado por um comercial da empresa Procter and Gamble em 2005.

Você já conhecia todos estes termos? Está com dúvidas sobre alguns deles? Não fique tímido (a), entre em contato e me conte mais sobre suas dúvidas.

 

Que tal aproveitar e compartilhar este material com seus contatos?

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers