Telegram: como funcionam os grupos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os aplicativos de mensagens são a melhor forma de se conversar com as pessoas, pois se conectam rapidamente enviando texto, fotos, áudio e vídeos.

São aplicativos tão práticos que caíram no gosto até das empresas e, dentre todos, um está se destacando no mundo dos negócios, que é o Telegram.

Em um mundo onde as informações das pessoas estão sendo vazadas, as empresas estão buscando ferramentas mais seguras para se comunicarem.

O Telegram possui um foco em segurança que o destaca dos demais concorrentes.

Um dos recursos mais usados pelas empresas, para se comunicarem entre suas equipes, e com seus fornecedores e clientes, são os Grupos no Telegram.

Se você ainda não conhece esse aplicativo e o que ele pode fazer pelo seu negócio, segue com a gente que vamos explicar como funcionam os Grupos no Telegram.

Entenda como funcionam os grupos do Telegram

O Telegram

Vamos explicar rapidamente o que é esse aplicativo para o caso de você ainda não conhecer essa ferramenta.

O Telegram é um aplicativo para mensagens instantâneas, assim como o Whatsapp, que é seu maior rival no mercado.

O que mais destaca esse aplicativo é o foco na segurança e privacidade das mensagens, o que chamou a atenção de muitas empresas.

Isso porque já que passamos por momentos em que informações de pessoas estão sendo vazadas pela internet.

Ele possui recursos que são muito úteis para a comunicação, como senha que abre o aplicativo e chats secretos que possibilitam autodestruir as mensagens com tempo programado.

Outra vantagem desse aplicativo é a possibilidade de enviar qualquer tipo de arquivo com até 1,5Gb de tamanho cada.

Isso é possível por ser baseado em nuvem, podendo ser acessado em qualquer dispositivo porque suas mensagens ficam sincronizadas.

Porém, um dos recursos mais usados pelas empresas é a criação de Grupos, com uma enorme capacidade para cadastrar pessoas, além de possui canais que possibilitam transmissão de conteúdos exclusivos.

O Telegram é, sem dúvida, uma grande ferramenta que ajuda sua empresa a se manter conectada, entre seus colaboradores e com seus clientes.

Grupos no Telegram

O recurso de Grupos no Telegram é uma poderosa ferramenta que pode auxiliar você em sua estratégia de vendas e também na melhoria do fluxo de trabalho entre as equipes da sua empresa.

Você pode criar grupos com até 200 mil participantes, o que ganha de longe de seu principal concorrente, o Whatsapp, que tem o limite de 256 pessoas por grupo.

Esta já é uma enorme vantagem, já que você pode alcançar essa grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo, usando apenas um aplicativo de mensagens.

Os Grupos no Telegram podem ter vários administradores ao mesmo tempo, o que melhora o fluxo das mensagens já que há um controle maior do que é postado pelos usuários.

Os administradores dos grupos no Telegram têm permissão para editar e apagar mensagens em massa, mesmo após o envio, além de controlar a entrada de usuários.

Além disso, eles também podem fixar as mensagens que são mais importantes no topo das conversas. 

Assim todos os participantes receberão notificações e poderão visualizar essas mensagens.

Curiosidade

Outro recurso interessante dos Grupos no Telegram é o fato de ser possível criar restrições, ou seja, os administradores podem usar de permissões de postagens para que os usuários publiquem somente conteúdos relevantes para aquele determinado grupo.

Essas permissões podem restringir totalmente o envio de mensagens pelos usuários enquanto os administradores conversam entre si.

Os grupos no Telegram podem ser públicos, porém há um recurso que permite a restrição de visualização de todo o histórico de mensagens para novos usuários, o que facilita o gerenciamento das conversas pelos administradores.

Você pode enviar qualquer tipo de arquivo dentro dos Grupos no Telegram, com um limite de 1,5 Gb cada.

Isto se torna um recurso estratégico porque permite o envio de conteúdos maiores para seus clientes, como vídeos institucionais ou campanhas de marketing.

O uso das Hashtags

Como em qualquer aplicativo de mídia social, como o Instagram e o Twitter, o uso da hashtag, aquele do símbolo “#”, do jogo da velha, é uma das formas de se comunicar, e isto também é possível dentro dos Grupos no Telegram.

Ao se colocar a hashtag antes das palavras que pretende usar na mensagem, permite que o usuário encontre todas aquelas mensagens marcadas, com um clique. 

Isto melhora a eficiência das buscas dentro dos grupos, ajudando na fluidez das conversas.

Outro recurso interessante são as menções, onde os usuários mencionam um ou mais pessoas, dentro do grupo.

O Telegram possibilita que a pessoa seja avisada somente quando for mencionada em algum grupo, evitando a perda de tempo de ficar acessando várias vezes o que foi postado em algum grupo.

Também é possível responder a uma mensagem, de forma individual, quando for mencionado na conversa, selecionando o conteúdo e clicando no botão de responder. 

Use os grupos to Telegram na sua estratégia

O uso de Bots

Os Grupos no Telegram têm um recurso que é extremamente válido para sua empresa poder se comunicar com seus clientes de forma automatizada.

Os Bots, como são chamados os robôs de automação do Telegram, são programas que atuam de forma programada para realizar determinada tarefa, sem a necessidade do usuário acessar o aplicativo.

O Telegram já possui uma gama de Bots programados em sua plataforma, mas os administradores dos grupos também podem criar Bots específicos.

Assim eles conseguem programá-los para realizar funções específicas, que atendam às necessidades da sua equipe.

As funções dos Bots permitem criar enquetes para os clientes responderem, pesquisas no Google, acompanhamento de emails, customização de mensagens automáticas para perguntas mais frequentes dos seus clientes e até informativo de taxas de câmbio.

Se for estratégico para seu negócio, os Bots também permitem fazer buscas dentro do Youtube, baixar os vídeos de até 1,5Gb e compartilhá-los dentro dos grupos.

Áudio no Telegram

Este recurso não é novidade nos aplicativos de conversas, mas os Grupos no Telegram possuem um recurso que pode ser muito eficiente para seu dia a dia corrido.

Além de permitir que você grave áudios quando não tem a possibilidade de digitar, o Telegram possibilita ouvir áudios das mensagens em velocidade acelerada, em até 2x. 

Basta clicar em reproduzir e depois clicar em “2x”, no botão na parte superior da tela.

Os Chats secretos

Está é uma função exclusiva que o Telegram disponibiliza para seus usuários de grupos, e que destrói as mensagens depois de algum tempo, não guardando nenhuma informação após ser apagado o registro.

As empresas gostaram muito deste recurso porque permite que conversas possam ser feitas de forma sigilosa, entres os membros das equipes. 

Isso permite a troca de informações críticas que não podem ser compartilhadas com mais ninguém, além dos que estão envolvidos no chat secreto.

A vantagem do chat secreto dos Grupos no Telegram é que usam criptografia de ponta a ponta, proibindo a leitura das mensagens por terceiros, e impossibilitando de serem decifradas.

Não há como as mensagens desses chats serem encaminhadas para outras conversas, o que traz mais segurança para suas equipes.

Além dos administradores poderem configurar a autodestruição das mensagens, programando um tempo após serem lidas.

Independente do formato que foi enviada a mensagem, seu conteúdo será apagado, garantindo que as informações não serão vazadas para terceiros.

Entenda as vantagens dos grupos do Telegram

Grupos ou Canais?

Há duas formas de se comunicar com uma grande quantidade de pessoas pelo Telegram, que funcionam de formas diferentes, mas podem ser confundidas, que são os Grupos e os Canais.

Nos Grupos há a possibilidade de criar comunidades de até 200 mil pessoas, enquanto nos Canais não há limite para inscritos.

Os canais podem ser públicos onde qualquer usuário pode encontrar e entrar, e os privados, onde só entra através de convites. 

Nos Grupos também há a possibilidade de ser público, mas com ferramentas de restrições de mensagens usadas pelos administradores.

A vantagem dos Grupos para as empresas, é permitir que as equipes possam criar seus próprios grupos, envolvendo apenas aquelas pessoas de determinado projeto, mantendo as informações restritas.

Os Canais servem para a transmissão de conteúdo para um número ilimitado de pessoas, sem restrições, o que se enquadra em outra estratégia de negócios.

Conclusão

O Telegram é um aplicativo para troca de mensagens,mas o que o diferencia dos outros é seu foco na segurança das informações transmitidas dentro da plataforma.

Desta forma, as empresas estão migrando para o aplicativo, usando um de seus melhores recursos para a interação entre as equipes, criando grupos no Telegram.

Ele é um canal estratégico para o contato com seus clientes, enviando conteúdos exclusivos, em todos os formatos, com a possibilidade de enviar arquivos bem grandes.

Portanto, se você ainda não pensou em incluir o Telegram em sua estratégia de Marketing Digital, é melhor repensar porque este aplicativo está se destacando entre as empresas.

Para ficar por dentro do que está acontecendo no mundo do Marketing Digital, siga nosso blog.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers