Inbound marketing: atraia clientes com conteúdos de valor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já deve ter ouvido falar que, para conseguir se relacionar com seu público, entregar ou divulgar conteúdos e conseguir boas vendas, ao final, é necessário utilizar o que chamamos de Inbound Marketing.

À primeira vista, pode parecer mais um termo inventado para dificultar a vida dos marketeiros ou, pior, daquelas pessoas que estão iniciando agora na captação e nutrição de contatos.

Porém, posso te garantir que as aparências enganam. Eu tenho certeza que você já colocou algumas estratégias do Inbound Marketing em prática no seu negócio e, provavelmente, nem sabe.

Afinal, o que é inbound marketing?

Se você for traduzir o termo “Inbound marketing” do inglês, a tradução literal será “marketing de entrada”.

E, na verdade, é bem isso, mesmo! Inbound Marketing significa “marketing de atração”, um conjunto de estratégias criadas para atrair e conquistar a atenção do consumidor espontaneamente, através da entrega de conteúdos de valor.

Na estratégia de Inbound, você pode investir menos em propagandas e praticar mais do marketing de permissão.

Basta entregar um material que agrega valor ao sanar uma dúvida ou dor latente da pessoa interessada, em troca da captura de informações de contato inseridas por ela, para receber notificações de outros conteúdos cada vez mais direcionados às suas necessidades.

Quais as vantagens de usar Inbound Marketing?

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, mas ainda não tem certeza sobre quais os benefícios em se usar essa estratégia, vou te mostrar quais são as vantagens de implementar ainda hoje o inbound no seu negócio:

  • Comunicação como via de mão dupla: A chave do inbound marketing é a interação. Quanto mais você gera conteúdos de valor ao seu público, mais ele ficará interessado em receber sua marca de braços abertos;
  • Aumento da confiança e autoridade: Conforme você disponibiliza conteúdo de qualidade, sua empresa se aproxima cada vez mais dos seus clientes e pessoas interessadas. Com o tempo, eles verão sua marca como autoridade no assunto e a confiança em comprar seus produtos ou serviços serão ainda maiores;
  • Aumento de alcance e persuasão: À medida que o tom de voz da sua empresa se torna natural e estimulante, maior será o engajamento do seu público, as visitas nas suas redes sociais e sites, e, consequentemente, maior será o poder de persuasão da sua marca.

No final das contas, hoje sabemos que a base para se realizar ótimas vendas é, de fato, o relacionamento.

Inbound Marketing: Como começar?

O inbound marketing, em si, é um assunto muito amplo e vários sites sempre dizem coisas diferentes, que podem gerar confusão e deixar que está começando ainda mais perdido.

Afinal, você quer trabalhar no Digital e precisa vender mais. Então… por onde começar?

Por isso, vou separar o inbound marketing em 4 etapas e te mostrar como trabalhar com cada uma delas.

1. Atração

Nessa etapa, você precisa investir em soluções que aumentem o nível de consciência do público em relação à sua marca.

A maioria das pessoas são desconhecidas e, por esse motivo, é necessário criar conteúdos que respondam às seguintes perguntas:

  • O que é o seu produto/serviço?
  • Para que ele serve?
  • Como ele vai ajudar no dia-a-dia do seu público?
  • Quais os diferenciais da sua marca, em relação às outras?
  • Qual é a missão e a proposta de valor da sua empresa?
  • Por que seu público precisa contratar o que você vende?

Ao responder esses questionamentos de forma clara e criativa, naturalmente mais pessoas serão atraídas pelas soluções oferecidas por você e irão procurar a sua marca nos mecanismos de busca.

Aqui, você pode iniciar da seguinte forma:

  1. Construa sites contendo as principais informações do seu produto ou serviços;
  2. Crie FAQs e blocos de perguntas frequentes sobre a sua solução;
  3. Monte um blog e escreva artigos e materiais que agregam valor ao público interessado;
  4. Coloque em prática técnicas de SEO. Isso faz com que sua marca seja vista e lembrada nos buscadores de pesquisa. Você pode aprender mais neste material aqui.
  5. Abuse das mídias sociais. Ainda mais agora que todo mundo está no Facebook, Instagram, Whatsapp e TikTok, fazer conteúdo para atrair a atenção do público dentro dessas redes é extremamente eficaz.

Realizando cada um dessas etapas, você vai transformar pessoas desconhecidas em visitantes, em interessados, uma vez que atraiu possíveis engajadores da sua marca.

2. Conversão

Pescou o interesse do seu público? Boa! Agora, é hora de convertê-los em leads qualificados.

Para converter visitantes em leads com Inbound Marketing, você pode criar:

  • Páginas de captura oferecendo alguma isca digital gratuita, como e-books, infográficos, aulas bônus, lives, comunidades e mentorias, por exemplo.
  • CTA (Call-to-action): são botões com chamada para ações, como “baixe seu e-book agora”, “faça parte da nossa comunidade”, “quero participar da aula” ou como o que colocamos ao final desse artigo. Esses comandos estimulam a interação e as chances de converter mais pessoas.
  • Ofertas irresistíveis: Que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a sorteios, simulações de desconto e convites para eventos gratuitos. Essas são só algumas das inúmeras possibilidades de convencer seu visitante a dar as informações de contato dele para futuras comunicações.

Alguns canais que você pode usar para elaborar esses conteúdos, podem ser:

  1. Automações de e-mail marketing promocional e newsletter;
  2. Fluxos de conversas pelo direct do Instagram;
  3. Comunicação via Whatsapp;
  4. Grupos no Telegram e/ou Facebook

Além disso, é aqui que você precisa trabalhar em textos, imagens e vídeos cada vez mais persuasivos.

Afinal, suas palavras tem poder (e vendem). Não é porque você conseguiu o contato do seu lead que não vai precisar enviar mais nenhum conteúdo até a venda.

Dica de ouro: Se você é uma daquelas pessoas que se sentem um zero à esquerda em escrita focada em venda, assista essa super aula que fizemos e transforme textos, vídeos e palestras em máquinas de vendas.

3. Venda

Ufa! Depois de gerar consciência sobre a sua marca, trabalhar na nutrição da sua lista de leads, chegou o momento tão esperado: a venda!

Na etapa de venda do Inbound Marketing, estão pessoas que (1) estão convencidas e já querem fechar a venda com você e/ou (2) querem o seu produto/serviço, mas ainda estão com alguma dúvida.

Essas pessoas são as suas oportunidades, seus potenciais clientes.

Acima de tudo, aqui é importante separar essa galera por níveis de consciência e interesse conversar com cada grupo de forma específica.

Então, é sempre válido:

  • Usar estratégias de leadscoring: Pontue cada contato de acordo com características que você julga importante, como interesse, prós, contras, nível de interação, etc. Assim, colocando uma pontuação específica com base nesses critérios, fica mais fácil visualizar quem está mais próximo de fechar a venda com a sua marca.
  • Usar CRM: são ferramentas que ajudam na gestão e relacionamento dos seus contatos. Pelo CRM, você define as etapas de vendas e como se comunicar com o lead em cada uma delas.
  • Enviar e-mails de ofertas personalizados, de acordo com a necessidade real do lead.
  • Quem sabe, faz ao vivo: Realize demonstrações, divulgue cases de sucesso e feedback de clientes que foram bem sucedidos com a sua solução.

4. Análise e monitoramento

E agora, faz o quê?

Muito diferente do que a maioria das pessoas acham, o processo de vendas não termina em seu fechamento.

Aqui, é muito importante trabalhar o que se segue:

  • Crie uma comunicação de pós-venda. Agora que seu lead virou cliente, o que ele deseja ouvir? Quais são as expectativas e desejos dele? Quais conteúdos são relevantes ao negócio dele? Construir uma jornada desse cliente, após a compra da sua solução é essencial para tirar insights de otimizações.
  • Colha feedbacks. Realize pesquisas de satisfação, pergunte se seu cliente indicaria sua empresa, monitore o nível de engajamento dele com a sua marca. Tudo isso ajuda muito na hora de traçar planos de ações com base no que seus clientes falam de você.
  • Realize testes A/B. Crie mais de uma versões de páginas, anúncios, e-mails e conteúdos com algum critério diferente e veja a performance de cada um, para saber qual versão teve melhor desempenho entre seu público. Se você não testa, a evolução será praticamente impossível.

E lembre-se: não existe perfeição. São nas tentativas e erros que se constroem grandes estratégias de vendas.

Por isso, preste atenção em cada métrica de Inbound Marketing colhida e não se satisfaça com o comodismo.

Pergunte-se, sempre que houver a chance, como a sua estratégia pode ficar ainda melhor? Como fazer diferente? Não tenha medo de pensar fora da caixa.

A pergunta que não quer calar
Afinal, o Inbound Marketing é para todos? Para descobrir se o Inbound Marketing serve para o seu negócio, é só clicar aqui.

Qual a melhor forma de aprender Inbound Marketing?

Antes de concluir esse artigo, já adianto que a resposta para essa pergunta é “depende”.

Tudo depende da forma como você se organiza melhor: por escrito, por tutorial em vídeo, por cursos, através de posts educativos, enfim…

A infinidade de conteúdo é o que não falta. O problema é que nem sempre encontramos cursos de boa qualidade por aí.

E as perguntas que ficam são: “qual o melhor curso de inbound marketing?” ou “Como fazer curso de inbound marketing online grátis?” e por aí vai…

Então, segura essa recomendação de milhões:

A Conexorama e leadlovers criaram um treinamento online, gratuito, completo e com certificação sobre a metodologia mais utilizada no Marketing Digital: o Inbound Marketing!

Veja alguns tópicos do que você vai aprender com esse curso:

  • Introdução ao Inbound Marketing
  • Planejamento | Personas e Jornada
  • Atrair | Audiência qualificada
  • Converter | Gerar mais Leads
  • Relacionar | Manter a atenção do Lead
  • Vender | Integração Marketing e Vendas
  • Encantar | Medindo resultados

Esse curso de 8 módulos vai te guiar por todos os conceitos fundamentais do Inbound Marketing, trazendo insights importantes de como usar as ferramentas em favor da sua estratégia.

Desenvolva ações estratégicas de Marketing e venda de forma mais consistente com Inbound Marketing.

Mergulhe de cabeça no universo do Inbound Marketing de forma online de totalmente de graça!

INICIAR CURSO AGORA!
Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers