Públicos semelhantes – Lookalike: Como criar públicos que convertem mais?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um dos principais artifícios utilizados, por quem anuncia no Facebook Ads e quer otimizar seu alcance no âmbito digital, é o método Lookalike. Ele auxilia de forma relevante a cada vez mais, converter seus leads em vendas, especialmente quando falamos em mídias sociais.

Públicos Lookalike: Como criar públicos que convertem mais?
Públicos Lookalike: Como criar públicos que convertem mais?

O Lookalike, também conhecido como “Públicos Semelhantes”, permite que você crie anúncios direcionados às pessoas que, de fato, tenham interesse em seu produto e/ou serviço. Ele funciona através de uma estratégia que, tem cada dia mais, impactado de forma positiva as vendas de empresas e especialmente de infoprodutores e empreendedores digitais.

Se você, por exemplo, possui um curso online ou determinado tipo de produto digital, e quer usar o Facebook, como uma máquina de vendas, conhecer, mesmo que de maneira genérica as técnicas e artimanhas do método Lookalike, pode te ajudar a conquistar um público bem mais propenso a se interessar pelo seu produto.

Ai você me pergunta…

“Tá, mas e aí? Como criar públicos que convertem mais? E o que é esse tal de Lookalike?”

Respire fundo, segure a ansiedade e confira agora, o que você precisa saber para mandar bem nos seus anúncios e usar o Facebook para catapultar de vez as suas vendas. Me acompanhe!

Otimize os anúncios com Públicos Semelhantes

Otimize seus anúncios com públicos semelhantes
Otimize seus anúncios com públicos semelhantes

Pense na seguinte situação: você criou uma campanha no Facebook Ads e tem identificado que aquele seu curso online, ou e-book, começou a gerar alguma conversão.

Mas você sabe que aquele material tem potencial e que pode, de fato, alavancar mais as vendas, caso encontre mais pessoas com aquele perfil semelhante ao daqueles clientes já convertidos.

O que é possível fazer? Acender uma vela? Pedir inspiração divina? Ler o horóscopo do dia e ver se ele te dá uma luz? Como diria Amy Winehouse: NO, NO, NO!

Você até pode fazer estas coisas que mencionei acima, mas há uma funcionalidade no Facebook que cai feito uma luva, para que você obtenha mais resultados com seus anúncios na rede social do Zuckerberg.

Sabe como? Exatamente! Criando campanhas e anúncios, a partir dos visitantes do seu site ou de pessoas que já tiveram algum tipo de interação ou engajamento com sua página no Facebook. Um público personalizado. Aquelas pessoinhas especiais que deram um “joinha” na sua Fã Page ou no seu post. Essas pessoas são no mínimo, um pouco mais propensas a se interessar pelo seu conteúdo, certo?

Agora pense em multiplicar esse alcance por meio do método Lookalike!

Alcance mais pessoas com Público lookalike
Alcance mais pessoas com Público lookalike

O método Lookalike consiste basicamente em impactar pessoas que tenham aspectos semelhantes ao público que já curtiu sua página, ou já interagiu com os anúncios veiculados por você na rede social.

Esse público personalizado é gerado, graças ao algoritmo do Facebook, que é capaz de criar uma lista de indivíduos potencialmente identificados com o seu infoproduto, por exemplo.

É uma ótima estratégia para direcionar seus anúncios para o público certo, ampliando assim o alcance de sua marca, empresa, produto, otimizando as conversões e obtendo melhores resultados.

Vamos a um exemplo prático de como a ferramenta funciona?

Partimos do princípio que, você tem sua lojinha de e-books no Facebook. São materiais relevantes, que tratam sobre um tema que atrai multidões: dietas! (só um exemplo, poderia ser sobre receitas veganas, etc.).

Você já está vendendo legal, mas sabe que pode melhorar. Com o Lookalike, o Facebook Ads vai, não só buscar perfis semelhantes de pessoas que já são seus clientes, como também, ampliar o alcance dos seus anúncios de e-books para essas outras pessoas.

É um público consumidor em potencial, haja vista que nutrem os mesmos anseios dos seus clientes.

Aqui no blog a gente já falou e explicou sobre isso, no texto que aborda o Público Personalizado de Envolvimento. É só se informar melhor sobre essa ferramenta que via te auxiliar bastante na missão de gerar mais conversões.

Benefícios de utilizar o método Lookalike

Quando você souber quais os benefícios de se adotar o método Lookalike, eu tenho certeza que você irá se perguntar: “Como eu não fiz isso antes?”. Não se preocupe, nunca é tarde para descobrir novas estratégias para automatizar suas vendas!

Agora, só para termos uma noção mais clara e exata das vantagens e benefícios que

essa estratégia promove, confira nossa lista a seguir:

  • Possibilidade de encontrar novos prospects e impactá-los com seus anúncios, baseando-se nos seus clientes atuais;
  • Potencializar de forma elevada as oportunidades de ampliar as vendas do seu infoproduto;
  • Otimizar lucro e faturamento do seu negócio;
  • Intensificar as interações do público com os seus anúncios;
  • Campanhas com mais conversões;
  • Maior flexibilidade para o planejamento do seu negócio, em relação as campanhas de mídia, entre outros benefícios.

Lookalike: como fazer?

Como fazer Públicos Lookalike
Como fazer Públicos Lookalike?

Com tantas vantagens, é claro que você está pensando: “Poxa, quero fazer isso agora! Mas, como?”

Como aqui na leadlovers seu pedido é uma honra pra gente, vamos te contar os procedimentos básicos para você começar a veicular seus anúncios por meio desse método que se mostra tão eficaz!

Primeiramente, você vai ter que pensar e responder o seguinte: Qual é o seu público mais relevante, ou seja, mais significativo?

Por exemplo, são as pessoas que dão um click no seu banner, assinam a newsletter, ou são os indivíduos que convertem e/ou acessam a landing page?

Quando você tiver essa resposta, o passo seguinte é identificar as características, hábitos e comportamentos dessas pessoas. Do que elas gostam? Que tipo de informações e produtos consomem? Quais dados demográficos? Isso pode ser identificado por meio de pesquisas online, tanto qualitativas quanto quantitativas, por exemplo.

Assim que você tiver este arsenal de informações em mãos, é hora de agir e direcionar um anúncio no Facebook Ads feito exatamente para essas pessoas, das quais você já identificou as características.

Depois é só monitorar, avaliar o andamento, mensurar os resultados e caso seja necessário, proceder com os devidos ajustes para otimizar o retorno com os anúncios por meio do método Lookalike.

E então, preparados para vender mais? Dúvidas? É só falar com a gente! Estamos te esperando para trocarmos mais ideias sobre o tema! Que tal compartilhar este artigo com seus amigos infoprodutores e ajudá-los também?

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers