O que é webinar? Saiba tudo sobre o assunto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Webinar é uma abreviação de web-based seminar (seminário baseado em rede). É um evento ao vivo realizado por meio da internet, permitindo que várias pessoas se conectem simultaneamente para participar de uma aula interativa, uma oficina, uma conferência — enfim, o que a criatividade permitir.

O que é webinar? Saiba tudo sobre o assunto
O que é webinar? Saiba tudo sobre o assunto

Graças à internet, o webinar combina em uma única experiência a vantagem do uso doméstico com a eficácia e a interatividade típicas de um evento presencial. Da mesma forma que em uma aula “real”, o encontro virtual acontece em horário programado e todos os participantes têm a oportunidade de intervir ativamente no evento, podendo fazer perguntas e compartilhar ideias.

Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre o webinar e como ele pode ser usado de maneira efetiva no seu negócio e nas suas estratégias de marketing. Confira!

Como surgiu o webinar?

Embora tenham se tornado bastante conhecidas nos últimos anos, as conferências via web são bem mais antigas do que a maioria das pessoas imagina. Já no início dos anos 90, embora rústica, a web já permitia conversas por meio de vídeo.

No entanto, somente em 1998 o termo WEBinar foi usado pela primeira vez, sendo registrado no órgão de marcas e patentes americano por Eric Korb.Em 2008, o termo entrou para a lista de “palavras banidas” da Lake Superior State University, de Michigan/EUA. Porém, logo em seguida, foi dicionarizada e incluída no vocabulário da Merriam-Webster.

Curiosidades à parte, o importante é que o termo pegou, tornando-se tão comum que hoje é utilizado em praticamente qualquer idioma. Para além do conceito, o fato é que o webinar se tornou ferramenta estratégica para muitas empresas e empreendedores presentes na rede.

Como usar o webinar no marketing?
Como usar o webinar no marketing?

Como usar o webinar no marketing?

Numa estratégia de marketing, o webinar pode ser usado em diversos contextos:

  • Formação, aula virtual e consultoria de grupo
  • Reunião online colaborativa
  • Videoconferência e seminário online
  • Promoção, venda e marca pessoal

Este último item representa uma das aplicações mais difundidas e importantes do webinar como ferramenta dentro do inbound marketing.

Muitos empreendedores já entendem o poder de usar o webinar para promover e vender seus produtos e serviços, numa tática que inclui apresentar uma conferência informativa e com conteúdo enriquecedor.

Ele tem as vantagens de ser relativamente simples de aplicar e de trazer  resultados imediatos, principalmente no que diz respeito ao aumento da geração de leads e conversões.

Uma estratégia de mão dupla

O webinar pode se mover em duas direções dentro do contexto de marketing: o webinar para o marketing e o marketing para o webinar.

No primeiro caso, ele é usado como um instrumento de marketing — para vender ou promover um produto, por exemplo —, enquanto no último ele é que se torna o produto — outra estratégia é usada para promover e vender uma aula via webinar.

Como definir a estrutura e a sequência de um webinar?
Como definir a estrutura e a sequência de um webinar?

Como definir a estrutura e a sequência de um webinar?

Assim como qualquer ferramenta de marketing, o webinar também exige um roteiro a ser seguido, com estrutura e sequência bem definidas para melhor aproveitamento da estratégia.

Eis algumas dicas para você começar imediatamente a planejar seu próximo (ou primeiro) seminário online:

Estrutura clássica

A sequência básica desta estrutura é excelente para quem está iniciando e não quer correr o risco de errar. Ela é fundamentada em quatro partes:

  1. Por que: explique por que você está apresentando o webinar e por que as pessoas deveriam dar ouvidos a você.
  2. O que: exponha os conteúdos principais do seminário.
  3. Como: indique como as pessoas podem aplicar a sua proposta em suas vidas pessoal e profissional.
  4. O que vem a seguir: esclareça quais são os próximos passos aconselhados para os participantes.

Perceba que, nesta estrutura tradicional, há forte apelo a uma chamada para ação. É neste ponto que você pode oferecer seu produto ou serviço, seja você um produtor, um afiliado ou qual for o seu negócio.

Esta estrutura funciona muito bem para webinar geral ou de treinamento, cujo componente de persuasão está ligado à adoção de novo comportamento e à escolha por parte dos participantes de adotar novo procedimento ou novo sistema.

Outras estruturas de webinar
Outras estruturas de webinar

Outras estruturas

Além da estrutura tradicional de um webinar, há outras sequências interessantes que podem ser empregadas num evento online ao vivo:

  • Sequência temporal: nesta estrutura, enfatizam-se bastante a mudança e a necessidade de modificar determinados comportamentos. Ela é bastante simples e aborda as diferenças e semelhanças entre o passado e o futuro, dando menos ênfase no problema e sua solução. É, portanto, mais adequada a um webinar educativo, e menos a promoções e vendas.
  • Problema, causa, efeitos, custos, soluções e ganhos: típica estrutura de um webinar promocional. Colocamos o participante diante de um ou mais problemas, explicamos como eles surgem e quais efeitos os produzem; então propomos uma solução concreta por meio do uso dos nossos serviços ou produtos. É uma estrutura bastante eficaz, pois permite compartilhar com os participantes uma situação muito comum, enfatizar os custos e propor uma solução capaz de trazer vantagens evidentes, resolvendo o problema.

Podemos, ainda, manipular esses elementos básicos e combiná-los como quisermos, criando novas estruturas bastante eficazes. Uma delas é a da “exploração, interação e solução”, em que se apresenta um problema ou situação, explorando-o em todos os aspectos e iniciando um trabalho colaborativo entre os participantes.

Outra boa combinação é a do ”problema, confronto e solução”, em que se apresenta um problema, confrontam-se as diversas respostas adotadas no passado e propõem-se novas soluções.

Adotar uma dessas estruturas permite que você desenvolva um webinar bastante eficaz e seguramente bem-sucedido.

Como promover um webinar?
Como promover um webinar?

Como promover um webinar?

Você escolheu uma estrutura e planejou todo o seu webinar. Chegou a hora de atingir o seu público-alvo. Afinal, você pode ter elaborado o melhor seminário online do mundo, mas ele não vai servir para nada se não houver quem o assista.

Três pilares para promover um webinar

Para ter participantes no seu evento, são necessários três elementos simples:

  1. Um banco de contatos: qualquer que seja o seu negócio, se você decidiu fazer um webinar significa que também tem em mente a quem recorrer. É fundamental partir de um banco de contatos mínimo, como uma lista de e-mails, mesmo que seja pequena.
  2. Uma landing page: você também vai precisar de uma página em que seus potenciais participantes possam encontrar informações sobre o webinar e um local para inserir nome e e-mail para se inscrever no evento.
  3. Um canal de comunicação: pode ser o próprio e-mail, uma página no Facebook, no LinkedIn, ou qualquer outro canal em que esteja presente a maior parte do seu público. O importante é conseguir se comunicar com as pessoas e convidá-las a se inscrever no seu webinar.

O caminho é simples: fazer a sua base de contatos chegar à landing page por meio de um canal de comunicação. Bastam poucos cliques e, uma comunicação correta e eficaz, você consegue rapidamente seus primeiros participantes.

Como colocar um webinar no ar?
Como colocar um webinar no ar?

Promovendo seu webinar pelas mídias sociais

As mídias sociais são as suas principais aliadas na busca por novos participantes no seminário.

O LinkedIn é uma boa opção caso seu mundo seja mais corporativo. Mas, sem dúvidas, o Facebook é uma das redes mais estratégicas e eficientes. Isto porque:

  • É a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo, englobando todas as classes sociais e pessoas de qualquer ambiente demográfico.
  • A publicidade pelo Facebook Ads é bastante eficaz e está sempre sendo aperfeiçoada. Além do mais, o investimento em anúncio pode ser relativamente baixo e, se feito corretamente, bem acurado.

Como colocar um webinar no ar?

Por fim, outro fator importante a ser considerado é sobre a plataforma a ser usada para que seu seminário online vá ao ar.

Existem diversas opções de plataformas — a maioria paga, como a GoToWebinar e a WebinarJam. Também há opções gratuitas, como o YouTube Live (novidade que descontinuou o Google Hangouts) e o Facebook Live. Cada plataforma possui seus pontos fortes e fracos, sendo necessária uma análise mais aprofundada de cada uma para ver qual é mais adequada ao seu negócio.

Uma coisa é certa: o webinar, se bem planejado e realizado corretamente, é uma das ferramentas de marketing mais eficientes da atualidade no que se refere a conversões e vendas. Portanto, vá em frente e planeje o seu seminário online agora mesmo!

E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber muitas dicas e novidades do marketing digital em primeira mão direto na sua caixa de entrada.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers