Essencial para a sua estratégia de inbound marketing, a criação de um ebook pode parecer algo difícil e complexo, porém, seguindo alguns simples passos, você será capaz de criar um excelente material. Nós separamos algumas dicas com tudo que deve ter nas páginas do seu ebook para que, além de capturar leads, a ferramenta consiga agregar valor ao seu futuro cliente e se posicionar como referência no assunto.

Escolha do assunto
Parece uma questão óbvia, mas a escolha do assunto errado pode fazer com que toda a sua estratégia vá por água abaixo. Primeiramente, você precisa conhecer muito bem seu público-alvo. Só assim, será possível entender a “dor” deles, ou seja, qual o maior problema que enfrentam. O segundo passo é transformá-la em uma pergunta. O assunto será, basicamente, a resposta para o seu ebook.
Defina a estrutura do seu ebook
Depois de encontrar qual será o assunto tratado, enumere todos os tópicos necessários para conseguir trabalhar bem o assunto. Cada um desses itens que você separou será um capítulo. Sempre que necessário, divida essas unidades de informação em outras menores, que serão seus subtítulos, e por aí em diante. Não existe um número máximo ou mínimo de capítulos em um ebook, apenas o necessário para conseguir trabalhar o assunto escolhido.
Transforme artigos em capítulos
Muito do que será tratado no seu ebook já foi publicado em seu blog. Sendo assim, você conseguirá encontrar capítulos completos em formato de posts. Esse conteúdo poderá e deverá ser usado por você. Porém, não se esqueça de fazer todas as adaptações e atualizações necessárias para que o item seja atual, relevante e essencial para expandir o assunto tratado.
Introdução
A introdução é o primeiro contato que você terá com o seu possível cliente, por isso, ela deve apresentar o assunto de forma interessante, incitando-o a ler todo o material publicado. Além disso, o conteúdo deve explicar o que será tratado no restante da obra de forma clara e objetiva. Sempre execute essa etapa após terminar todos os capítulos do seu ebook. Ao finalizar o trabalho, é comum perceber que precisa fazer ajustes na estrutura, excluindo, unindo ou adicionando capítulos. Muitas vezes, essas adaptações farão com que seja necessário reescrever a sua introdução, ocasionando retrabalho.
Escrevendo o ebook
A linguagem deve ser compatível com o seu público-alvo. Questões como a escolha dos termos empregados e nível de formalidade/informalidade do texto, são essenciais para o sucesso. Você terá que, literalmente, falar a língua dos seus potenciais clientes. Além disso, é imprescindível que você escreva sempre de forma direta e clara. Durante a revisão, corte tudo que julgar desnecessário ou cuja importância não seja essencial para passar a informação. O material precisa ser o mais enxuto e informativo possível.
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]