ListBoss: O que é? Como Usar essa Funcionalidade para Gerar Vendas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você deseja ter sucesso como infoprodutor, saber o que é e como funciona o ListBoss pode ser uma excelente forma de você comunicar-se de maneira mais assertiva com seus leads e, é claro, alavancar as vendas do seu produto digital. 

Além disso, vale ressaltar que, utilizando essa estratégia, você demonstrará maior autoridade da sua marca no mercado, ganhará mais confiança do público e mostrará que realmente se importa com os seus leads.

Ps: só para esclarecer, por “leads” entende-se que estamos falando do contato de possíveis consumidores que deixaram seus dados e/ou suas informações pessoais ou profissionais, como e-mail, nome e/ou telefone em troca de algo oferecido pela sua empresa. Esse “algo” pode ser o download de um e-book gratuito, a inscrição em algum webinar/live, a inscrição em sua newsletter, entre outros.

Mas enfim, voltando ao assunto principal desse artigo: hoje o nosso objetivo é te explicar o que é o ListBoss e te auxiliar a utilizar essa poderosa ferramenta para gerar mais vendas do seu infoproduto. Acompanhe! 

O que é o ListBoss?

Pois bem, de forma resumida, curta e direta, o ListBoss é a ferramenta criada e oferecida pela Hotmart para que o infoprodutor possa fazer uma boa organização dos seus leads. Ou seja, dos seus contatos e prospects.

Ao utilizar o ListBoss, o empreendedor digital pode integrar o seu serviço de e-mail marketing diretamente com a plataforma da Hotmart. Assim, ele tem todas as informações que precisa para criar segmentações específicas e que correspondam a ações variadas realizadas pelos leads. 

Isso permite que o infoprodutor mande o e-mail ideal para o lead ideal no momento adequado. Afinal, a mensagem será disparada conforme a ação tomada pelo possível comprador. 

Assim, caso o lead gere o boleto e/ou preencha a página de pagamento, por exemplo, é possível gerenciá-lo e movê-lo dentro do seu provedor de e-mail marketing, criando segmentações automáticas para cada produto.

Ou seja, o ListBoss permite que seja possível criar estratégias de e-mail marketing automatizadas e direcionadas para um grupo específico de pessoas que tomarem as mesmas ações. Deu para compreender?

– Você também pode se interessar por: Segmentação de Leads – A importância para os negócios

Por que utilizar o ListBoss? 

O primeiro e principal motivo para você começar a utilizar o ListBoss é que ele irá te ajudar a aumentar as suas vendas, isso mesmo! 

Mas, mais do que isso, ele mostrará para os seus leads e clientes que você se importa com eles. Afinal, você está se comunicando de forma personalizada e relevante de acordo com a ação tomada por cada pessoa.

Vamos dar um exemplo prático de como o ListBoss pode ser útil para alavancar seus resultados e concretizar vendas:

Um lead gerou um boleto mas, por algum motivo, não fez o pagamento dessa compra. O que você pode fazer para convencer a pessoa a voltar para o site e completar o pagamento? Pois bem: utilizando o ListBoss!

Como ele permite que você crie segmentações de acordo com as ações dos leads, você pode fazer uma lista específica apenas com aqueles contatos que geram os boletos e não os pagam. 

Essa lista será enviada para o seu provedor de e-mail e, de lá, você pode fazer um fluxo de e-mails que terão o objetivo de relembrar os leads a pagarem o boleto. Interessante, não é mesmo?

Porém, esse é só um exemplo de como o ListBoss pode ser útil para aumentar as suas vendas. Afinal, você pode criar conteúdos de e-mail e segmentações também para leads que abandonaram o carrinho, cancelaram a compra, tiveram a compra aprovada, e muito mais!

Vale lembrar que a funcionalidade do ListBoss é muito intuitiva e as segmentações são fáceis de usar. Basta apenas você aplicá-las de acordo com a sua estratégia e objetivo para cada caso. Legal, não é mesmo?

Passo a Passo de Como Começar a Usar o ListBoss 

Pois bem, chegamos no ponto alto do nosso artigo: o passo a passo para você realmente entender, na prática, como utilizar o ListBoss na sua estratégia. Confira os passos a seguir e já pense em como fará para aplicá-los na hora de aumentar as vendas do seu infoproduto!

Passo 01: configure o ListBoss ao seu produto

Antes de efetivamente começar a criar e a mexer nas suas segmentações e a planejar o fluxo de e-mails, é preciso configurar a funcionalidade ListBoss ao seu produto. 

Para isso, entre na sua conta na Hotmart e, no menu esquerdo, clique em ferramentas

Passo 1 -  configure o ListBoss ao seu produto
Configure o ListBoss ao seu produto

Passo 02: clique em ListBoss 

Ao clicar em “ferramentas”, como sugerimos no item anterior, irá abrir uma janela para você com diversos ícones e opções para você clicar. Dentre elas, aparecerá o ícone do ListBoss. Clique nele!

Passo 2 - clique em ListBoss
Clique em ListBoss 

Passo 03: escolha o infoproduto para criar o seu ListBoss

É possível que o mesmo produtor digital tenha diversos infoprodutos, certos? Assim sendo, para evitar que hajam confusões nas listas de segmentações, selecione qual é o produto que você deseja criar a sua segmentação e, então, clique em continuar. 

Passo 3 - escolha o infoproduto para criar o seu ListBoss
Escolha o infoproduto

Passo 04: crie uma segmentação do seu ListBoss

Se você seguiu os passos até aqui, significa que você já está com o ListBoss integrado ao seu produto digital. Prático, fácil e intuitivo, certo? Então, é hora de realmente botar a funcionalidade para funcionar de uma vez por todas e criar a sua segmentação desejada! 

Para isso, siga alguns dos passos que já ensinamos anteriormente, sendo eles:

1. Entrar na Hotmart;

2. Clicar em “ferramentas” no menu à esquerda;

3. Selecionar o ícone de “ListBoss”

4. Aqui vem o passo novo: clique em “+ Criar Segmentação”

Passo 04 - crie uma segmentação do seu ListBoss
Clique em criar segmentação

Passo 05: você estará na sua página de criação de segmentação! Então, crie um nome para ela

Se você chegou até aqui: parabéns! Agora você está na sua página de Criação de Segmentação. 

Então, é o momento de dar um nome para a sua segmentação e escolher qual será o provedor de e-mail marketing para você enviar as mensagens. 

Passo 5 - Dê um nome para sua segmentação
Dê um nome para sua segmentação

Dica extra para facilitar a sua vida para os próximos passos:

Quando você for salvar a sua segmentação, será necessário selecionar uma lista que já existe no seu provedor de e-mail marketing. 

Assim sendo, a nossa recomendação inicial é de que, antes mesmo de você criar a segmentação no ListBoss, você crie essa mesma lista no seu provedor de e-mail marketing e use o mesmo nome de lista em ambos os locais. Assim, você evitará confusões no futuro e terá a sua vida facilitada. Acredite no que estamos te falando!

Passo 06: selecione a ação do lead que você quer segmentar

Ao selecionar um dos eventos, você verá que irá aparecer um novo campo sinalizado com “Condições opcionais” que vão complementar o filtro estabelecido pelo evento. Por exemplo:

Se você selecionar o evento “Seu cliente avaliou o produto”, nas condições opcionais você poderá criar uma segmentação mais aprofundada apenas para as pessoas que avaliaram o seu infoproduto com as notas 4 e 5. Dessa forma, poderá criar uma campanha de e-mail marketing exclusiva para esse público que avaliou bem o seu produto!

Esse é apenas um exemplo dentre as opções de evento que você pode selecionar, segmentar e produzir campanhas de e-mail exclusivas.

Após selecionar o evento, você deverá escolher qual é a ação que deverá ser executada no provedor. Também, é o momento de acrescentar quais as informações que você deseja coletar dessa pessoa e, ainda, a lista onde a segmentação será adicionada. Feito isso, clique em “próximo” e prossiga para o passo a seguir.

Passo 6 - Selecione a ação do lead
Selecione a ação do lead

Passo 07: analise, revise e confira se está tudo certo!

Após seguir todas as orientações até aqui, é hora de parar um pouco para verificar se os passos feitos estão corretos. Se sim, salve a sua segmentação e prossiga adiante!

Passo 08: integre e ative o seu provedor de e-mail marketing

Ok, a sua segmentação foi criada, revisada e está tudo nos conformes. Agora, é hora de ativar o seu provedor de email. Nós recomendamos escolher a leadlovers, pois tem integração nativa com a hotmart e tem uma das melhores plataformas de envio de e-mail marketing.

Para fazer isso, basta seguir o tutorial abaixo:

Integração Hotmart + leadlovers

Não é cliente leadlovers? Contrate hoje mesmo a melhor plataforma de e-mail marketing!

Passo 09: pronto, você está preparado para utilizar o ListBoss na sua estratégia de vendas!

Se você seguiu corretamente todos os passos que orientamos até aqui, é para que esteja tudo certo com a sua conta. Assim, em alguns minutos, os dados começarão a ser enviados para o seu provedor de e-mail marketing e, então, você poderá usar essa segmentação na sua estratégia de comunicação e vendas com os seus leads.

E-mail Marketing, Construtor de páginas e ferramentas digitais para você vender mais

Clique no botão abaixo e veja como automatizar o envio de Newsletters usando a plataforma de leadlovers

Começar agora!

Boas práticas para começar a usar o ListBoss com sucesso o quanto antes 

Pois bem, agora você já sabe o que é o ListBoss e, é claro, aprendeu a ativar essa funcionalidade para melhorar os resultados com o seu infoproduto. 

Então, agora é hora de entender como você pode utilizar efetivamente essa ferramenta para alavancar as suas vendas e aproximar o seu relacionamento com o seu lead e/ou cliente. 

Confira nossas dicas para entender quando a segmentação de e-mails se torna uma poderosa aliada para o seu sucesso como empreendedor.

Segmentação de e-mails de acordo com a avaliação dos clientes

Os clientes sempre deverão ser o foco do seu negócio, seja ele qual for. Por isso, utilizar o ListBoss para fazer uma segmentação exclusiva para os clientes que avaliaram o seu infoproduto é uma maneira de colocar isso em prática.

Assim, que tal criar um fluxo de e-mail para aqueles que avaliaram o seu produto com nota positiva (4 e 5) e outro fluxo para aqueles que avaliaram de forma mediana/negativa (1, 2 ou 3)?

Com certeza, a forma a qual você irá se comunicar com essas pessoas será diferente. 

Para aqueles que aprovaram o seu material, você pode perguntar o que ela mais gostou no seu infoproduto e, também, se você pode citá-la entre os seus clientes satisfeitos.

Por outro lado, aqueles que não ofereceram uma avaliação positiva não devem ser deixados de lado. Aproveite para mandar um e-mail a eles e perguntar o que eles não gostaram e, é claro, deixar aberta a porta para que eles deem sugestões do que pode ser melhorado.

Essa é uma forma de utilizar o ListBoss não necessariamente para aumentar as suas vendas, mas sim para compreender o perfil e o gosto dos seus clientes. Também, é uma maneira de você entender o que foi positivo nesse seu produto digital e aquilo que não funcionou.

E-mail exclusivo para quem abandonou carrinho

Quem nunca entrou em uma loja virtual, encheu o carrinho e deixou ele lá? 

Muitas vezes as pessoas querem muito algum produto mas, por algum motivo, se distraem, deixam para comprar depois, apenas ficam com preguiça ou estão sem tempo para finalizar o processo de cadastro e de compra naquele momento.

Por isso você, como infoprodutor, deve pensar em formas de fazer com que essas pessoas voltem novamente até a sua página e finalizem a compra. 

E uma excelente maneira de fazer isso é criar uma segmentação para quem abandonou o carrinho cheio e mandar um e-mail com um lembrete para que eles concluam a ação.

O e-mail pode ter um assunto do tipo:

  • Seu carrinho [ou nome do produto] está te esperando!
  • Finalize a sua compra
  • Vimos que o seu carrinho está cheio, aconteceu alguma coisa?

Entre outras opções de assuntos chamativos. Também, ao enviar o e-mail lembrete, crie um senso de urgência no seu cliente. Explique as condições de pagamento, fale novamente dos benefícios do produto e/ou, se for o caso, deixe claro que o seu estoque está acabando ou, no caso de vender um curso online, por exemplo, ressalte que a pessoa está deixando de aprender/está perdendo dinheiro, entre outros.

Dica extra: seja você o cliente e veja o que acontece caso você abandone o carrinho cheio em alguma loja virtual!

Que tal fazer um teste e ver o que acontece? Entre em uma loja virtual que seja conhecida por prestar um bom atendimento ao cliente. Encha o carrinho e saia dela. 

É extremamente provável que, após um tempo, você receba um e-mail te lembrando sobre isso. Veja a forma a qual a empresa se comunica com você e aproveite para se inspirar na hora de criar esse fluxo de e-mails para a sua marca!

E-mail para quem emitiu o boleto e não pagou

Outra possível segmentação que você pode fazer no seu ListBoss é para aquelas pessoas que geraram o boleto mas não o pagaram.

Assim como acontece no item anterior – as pessoas encherem o carrinho e esquecerem-se de finalizar a compra, – também há a situação em que os leads chegam até um ponto mais próximo da compra: eles efetivamente geram o boleto da sua loja.

Entretanto, por algum motivo, eles não fazem o pagamento.

Dessa forma, você pode mandar um e-mail com assuntos que sejam algo como:

  • Finalize a sua compra!
  • Você tem até hoje para efetuar o pagamento do seu boleto
  • Aproveite até hoje para garantir o [nome do produto]
  • Esqueceu de terminar a compra?

Etc. São diversas as opções de assuntos que você pode colocar no título do seu e-mail para deixar claro ao seu lead sobre o que se trata a mensagem. 

E, assim como sugerimos no tópico anterior, você também pode fazer o teste de se colocar na posição do cliente. Ou seja, gerar o boleto e não pagar/demorar para pagar. Assim, poderá compreender como a marca que você está fazendo a compra se posiciona e reage a ação.

Pronto para usar o ListBoss na sua estratégia de vendas?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a compreender mais sobre o que é ListBoss e a sua importância na hora de:

  • Se comunicar com os seus leads;
  • Alavancar as suas vendas; 
  • “Recuperar” aquelas compras que estavam quase sendo deixadas de lado, como quando há o abandono de carrinho ou o não pagamento do boleto gerado;
  • Ouvir o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu produto, seja uma avaliação positiva ou negativa, entre outros. 

Lembre-se sempre que o consumidor deve ser o foco da sua estratégia e, utilizando uma forma de comunicação segmentada, você estará colocando essa ação em prática. 

Assim, se você ainda não habilitou o ListBoss na sua conta da Hotmart, talvez, esse seja o momento ideal para mudar isso! Ademais, se deseja ficar sempre por dentro de novidades sobre infoprodutos, lançamentos digitais, marketing, entre outros, continue acompanhando o nosso blog! Estamos sempre trazendo dicas, tendências e novidades que vão te ajudar a ter sucesso como produtor digital. 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers