Segmentação de leads: entenda a importância para os negócios

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Leads” é um termo que se tornou muito comum ao longo dos últimos anos, não só devido ao crescimento do marketing digital como um todo, mas pela importância de se trabalhar com o conceito e com a segmentação de leads em suas estratégias.

Você sabe o que são leads? Eles são os contatos qualificados que você precisará ter para obter sucesso nas suas vendas. São aquelas pessoas potencialmente interessadas no produto ou solução que você está vendendo, ou seja, contatos que devem ser mais estimulados a se aproximar da sua marca até que sintam-se decididos a efetuar a compra.

Segmentação de Leads
Entenda a Importância da Segmentação de Leads

Sabendo disso, você consegue supor o que é a segmentação? A definição é exatamente a que você imaginou: a segmentação é o simples ato de dividir um conjunto em uma ou mais seções, porções ou partes. Ou seja, a segmentação de leads consiste em dividi-los em grupos, de acordo com suas características e com o estágio em que se encontram no funil de vendas.

Agora que temos aqui uma base de entendimento dos termos, vamos aprender mais sobre a importância da adoção dessa estratégia de marketing para os negócios e como fazer a segmentação de leads. Confira!

Qual a importância da segmentação de leads

O processo de nutrição de leads é um tanto quanto abrangente, visto que isso envolve descobrir os melhores meios de oferecer bons conteúdos, técnicas que gerem um maior índice de abertura dos e-mails, implementar a ideia de lead scoring, entre outras práticas. A segmentação de leads, por sua vez, traz como benefício o aumento da produtividade dessas ações, preparando os contatos para a próxima etapa antes de chegar às vendas.

Mas como acontece o aumento da produtividade? Isso pode ser explicado pelo maior princípio dentro de qualquer estratégia de segmentação, que é o de tratar os potenciais clientes da forma mais personalizada possível. Sendo assim, a segmentação de leads promove a aproximação desses consumidores em potencial com a empresa: toda ação é voltada para um determinado perfil e propõe uma solução específica para o problema daquela persona.

Como fazer segmentação de leads
Comece a segmentar seus leads

Como fazer a segmentação

Na prática pode parecer difícil identificar o que é ou não de interesse dos leads, afinal, não podemos contar com uma bola de cristal para adivinhar. Por isso é preciso estabelecer algumas métricas e indicadores que nos levem a alguma conclusão.

O objetivo de entender os interesses dos leads é justamente poder encaminhar conteúdos relevantes a eles, através de uma sólida e bem elaborada campanha de e-mail marketing. Para agir de maneira correta — ou o mais próximo disso — é preciso tomar como base a interação real do usuário, ou seja, utilizar informações como o teor do conteúdo que leva à abertura dos e-mails e quais os links clicados por determinado lead.

Coletar dados

Coletar informações através de landing pages e históricos de compras é uma ótima prática para conseguir dados ricos para a segmentação. O tipo de produto que interessou ao lead, detalhes sobre as compras, dados sobre a localidade, sexo e idade são alguns exemplos desses dados.

Produzir conteúdos segmentados

Com esses dados privilegiados em mãos, basta que conteúdos relevantes e de qualidade voltados para campanhas segmentadas de e-mail sejam produzidos e encaminhados de forma automatizada. Isso, sem dúvidas, fará com que esses leads amadureçam consistentemente, potencializando as vendas em um espaço de tempo muito menor.

Segmentação de leads através de conteúdo
Produza conteúdo segmentado

A essa altura do texto você pode estar se perguntando: “como posso ter acesso a essas informações? Como mapear as ações de um lead?”. Sem a grande evolução da tecnologia no mundo digital, certamente não seria possível adotar a esse tipo de estratégia, por isso é importante conhecer as ferramentas disponíveis no mercado. Para isso, confira o próximo tópico!

Adotar ferramentas tecnológicas

Como vimos ao longo das explicações, o processo de segmentação consiste em uma série de etapas, como num passo a passo. Será necessário captar os leads, utilizar métodos para conhecê-los mais a fundo e produzir materiais ricos para abrir caminho para a venda.

A adoção de ferramentas é fundamental para alcançar o sucesso, e, diante disso, você poderá optar por uma ferramenta completa, desenvolvida com o intuito de otimizar os processos, ou trabalhar com um banco de dados a ser constantemente atualizado.

Plataformas “tudo-em-um”

Investir em ferramentas com todas as funções necessárias demanda alguns custos que, entretanto, podem ser quase insignificantes diante dos resultados que se pode alcançar com a automação das tarefas. A plataforma “tudo-em-um” da LeadLovers, por exemplo, oferece todo o suporte para que conhecimento técnico não seja um pré-requisito para as estratégias vingarem.

Ferramentas para a segmentação de leads
Utilize ferramentas tecnológicas para a segmentação de leads

Ferramentas integradas

Se a ideia é integrar a diversas ferramentas disponíveis no mercado junto a um banco de dados, o foco primordial deve ser dividido entre captar informações úteis para a sua empresa e alinhar as ferramentas para que todas as informações sejam gerenciadas corretamente.

Utilizar bons formulários, por exemplo, é fundamental para conquistar bons resultados. O que são bons formulários? São aqueles que, mesmo requisitando poucas informações, permitem que se tenha uma noção básica da persona em questão. Saber a empresa que ela trabalha e o segmento dela, que cargo ocupa, como chegou ao site, e-mail e telefone, entre outros dados. A partir daí é possível coletar algumas informações relevantes através da interação do lead com o site da sua empresa: origem do tráfego, páginas mais navegadas, produtos que tiveram valores consultados ou que quase foram comprados etc.

Estabeleça critérios, e, com auxílio de alguma ferramenta específica, dedique-se ao lead scoring para ampliar as oportunidades de segmentação. Dessa forma será possível analisar mais precisamente os leads e classificá-los da forma como falamos anteriormente: de acordo com o estágio de funil em que se encontra e o perfil em si.

Escolher uma boa ferramenta para e-mail marketing

Todo esse complexo trabalho só será recompensador com uma campanha de e-mail marketing eficiente — além do seu conteúdo, é claro. Portanto, quanto mais conhecimento for obtido, principalmente quanto às boas práticas ao lidar com e-mails, mais incríveis serão os resultados obtidos com a segmentação de leads.

Quer saber tudo o que precisa para fazer grandes campanhas de e-mail marketing? Aproveite o nosso Guia Completo do E-mail Marketing para criar as melhores estratégias!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers