Landing page: o que é e por que ter uma?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você utiliza estratégias de marketing digital, provavelmente já ouviu falar em inbound marketing (usado para atração de público qualificado, captação desse em leads, para convertê-los em venda). Este artigo vai explicar o que é landing page e qual a importância dela neste processo.

A fórmula básica e genérica do marketing digital é muito simples: quanto mais tráfego você atrai para as suas páginas, maior será a quantidade de oportunidades que você terá. No entanto, quando analisamos mais profundamente, vemos que é necessário mais do que apenas visitas para manter um negócio. É preciso que essas pessoas se tornem clientes e gerem receita. Esse processo começa quando você consegue capturar uma parte desses visitantes, tornando-os leads.

Os leads são pessoas que, de alguma maneira, cadastram seu e-mail para receber atualizações e materiais interessantes da empresa. Quando um usuário deixa seu contato, passa a fazer parte da base de leads. Dessa forma, é possível analisar melhor seu comportamento, verificar quais assuntos ele tem mais interesse e oferecer material relevante, favorecendo a conversão dele em potencial cliente. E para que a chamada jornada de vendas seja possível, é indispensável a existência de landing pages.

Como aumentar as suas conversões
Descubra os benefícios de uma landing page

O que é uma landing page?

Também conhecidas como página de destino, elas têm por objetivo receber às visitas e destiná-las a conversão (seguidores, prospects, clientes e / ou vendas). Trata-se de uma página  construída não apenas para facilitar essa conversão, mas também para ajudar a convencer o seu visitante a realizar tal ação.

Quando se trata de converter  visitas em leads e / ou vendas, a quantidade de recursos e conteúdo pode acabar ofuscando a conversão. Se queremos resultados, devemos encarar os fatos: vivemos na “Era da Informação”! Isso significa que todas as pessoas são inundadas diariamente por informação. Tal sobrecarga de conteúdo gera certa cegueira e desorientação. E é esse o “grande x” da questão que torna a existência de uma landing page fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

Por que ter uma landing page?

O objetivo real de qualquer empresa que invista em marketing é atrair mais clientes e aumentar a sua receita. Além disso, o marketing ajuda a gerar valor e reputação para a marca, fazendo com que a sua empresa se torne autoridade em seu setor.

No marketing digital, a maneira mais acertada de conquistar esses objetivos é seguindo um funil de vendas. O passo fundamental para o marketing digital gerar vendas é converter o visitante em lead. E essa conversão é feita na landing page.

O mais importante em uma página de destino é mantê-la simples, de maneira que conduza o visitante à conversão. Fizemos uma lista dos principais motivos para a criação de Landing Pages. Confira!

Crie páginas interativas
Lading pages não devem distrair a atenção do lead

1. Landing Pages evitam distrações

Uma das principais características de uma Landing Page é a ausência de distrações para manter o usuário focado na conversão (compra, download, preenchimento do formulário). Isso significa que não há outros links. O conteúdo é totalmente focado e um único objetivo.

A remoção de distrações retira quaisquer razões que existam para que o usuário saia da landing page, o que acarretaria na perda da conversão.

2. Landing Pages possibilitam aos clientes clareza e coesão

Há uma razão para as páginas de destino serem curtas. Se você quer levar o usuário a tomar uma ação (conversão), você não pode querer que ele tenha de pesquisar a venda, analisar o produto ou ainda parar para ler algum conteúdo extenso.

Você tem cerca de oito segundos, ou menos, para capturar a atenção do público-alvo. Por isso, separamos algumas boas maneiras para ajudá-lo. Veja:

  • Sua landing page deve conter apenas uma ação que você deseja que o usuário faça, como o download de um ebook, por exemplo.
  • Use título e subtítulo claros e que vão direto ao ponto. Na maioria das vezes, o título e o subtítulo serão as únicas coisas que o visitante lerá.
  • Concentre a sua linguagem não no que o produto ou serviços fazem, mas no que que eles farão para o cliente. Por exemplo: economizar tempo, resolver um problema, gerar uma competência e aprendizado, criar oportunidades, entre outros.
  • Faça com que as suas landing pages criem vínculo emocional. Pessoas que criam algum tipo de reconhecimento emocional são mais propensas a tomar decisões.
  • As landing pages devem ter uma Call-To-Action (CTA), também conhecidas como chamada à ação. A CTA deve ser a ação que você quer que a pessoa faça na página de entrada. “Baixe agora esse livro”, “experimente gratuitamente o software”, “comece agora a aprender um novo idioma”, são bons exemplos de CTA.
  • Use um botão grande, com uma cor bem contrastante, para chamar a atenção do visitante.
  • No formulário use apenas os campos realmente necessários. Pedir informações como CPF e endereço, por exemplo, pode inibir a conversão.
Ajude o seu lead
Qual é a melhor escolha?

3. Landing Pages forçam as pessoas a tomarem decisões

Na verdade, fazer o usuário tomar uma decisão é o propósito da landing page. Aliás, vimos isso bem claramente nos tópicos anteriores. Ela facilita a conversão por reduzir as distrações com uma mensagem clara e uma chamada a ação (CTA).

Confira algumas dicas para aumentar a conversão:

  • Faça uma oferta irresistível.
  • Aumente a sua credibilidade usando depoimentos, logomarcas de clientes, certificações e/ou prêmios.
  • Seja objetivo. Corte tudo que for desnecessário em sua landing page.
  • Mostre ao seu potencial cliente como a sua empresa resolverá o problema  e tornará a vida dele melhor
  • Reduza a ansiedade do usuário, assegurando-lhe que você vai manter a sua privacidade e não vai enviar spam (não usar a palavra “spam”).

4. Landing Pages podem ser testadas e otimizadas

Como todas ferramentas de marketing, as landing pages precisam ser testadas. No mercado, há inúmeros mecanismos para criar a página de destino ideal e testar a sua eficiência.

Agora você já sabe o que é e o porquê é necessário ter uma landing page. É importante estar sempre atento ao marketing digital para não ser deixado para trás na corrida pelo sucesso. Portanto, existem recursos que são essenciais para qualquer negócio e a landing page é um deles.

O que você achou desse artigo? Foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers