Ferramenta de automação de WhatsApp: O que é, como funciona e qual a melhor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Muitas empresas que buscam aumentar as vendas de seus produtos ou serviços procuram uma ferramenta de automação de WhatsApp. Esse canal proporciona um contato direto, comodidade, confiança e rapidez na hora de negociar e se conectar com clientes.

O WhatsApp já faz parte da vida da maioria da população brasileira, de acordo com dados do Messenger People, mais de 56% utilizam o aplicativo diariamente. Além disso, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

Porém, você sabe o que é uma ferramenta de automação de WhatsApp e como ela funciona na prática? A Leadlovers vai te ajudar a entender tudo sobre essa automação, e sobre como funciona a nossa ferramenta!

O que é ferramenta de automação de WhatsApp?

A automação de WhatsApp é o nome dado ao processo que possui uma certa independência para executar algumas ações de forma automática. Basicamente, para usar o WhatsApp é necessário que duas pessoas estejam conectadas no aplicativo.

Ambos usuários precisam digitar as mensagens para serem enviadas, ou seja, para se chegar ao resultado é necessário diversas ações humanas, como abrir o aplicativo, ler a mensagem, digitar e enviar.

Quando existe um volume de mensagens muito alto, fica difícil e até inviável responder todo mundo. Para resolver esse problema, a automação de WhatsApp foi criada.

Em algumas configurações, é possível enviar mensagens automáticas sempre que um gatilho for acionado. Isso possibilita um aumento na escala em suas vendas, contribui para que você atraia novos clientes e fidelize aqueles que já compraram em sua empresa.

Resumindo, a automação WhatsApp é a criação de processos que permitem o envio de mensagens automáticas a partir de um determinado gatilho.

E a ferramenta de automação da Leadlovers é completa, dedicada e construída com toda a nossa expertise de mercado para ajudar o seu projeto a vender mais. 

Inclusive, temos uma parceria direta com o WhatsApp para usar a API oficial da Meta. Mas, o que é uma API oficial e como isso influência na escolha de uma boa ferramenta de automação de marketing no WhatsApp?

O que é a API do WhatsApp?

O WhatsApp Business API é um solução desenvolvida pelo Facebook para escalar o atendimento através do canal WhatsApp. O objetivo do serviço é facilitar a comunicação de médias e grandes empresas com seus clientes. Entretanto, os benefícios desta solução podem ser aproveitados por organizações de qualquer porte.

Com a liberação da API do WhatsApp, foi possível integrar o mensageiro à plataformas de Atendimento Digital. Isso possibilitou que uma empresa utilize diversos atendentes em um só número de telefone.

Sim. Isso mesmo! Após o lançamento da API, não é mais necessário ter vários números de WhatsApp e atendentes exclusivos para eles. Essa prática é prejudicial para a percepção da sua marca e favorece a ocorrência de diversos erros humanos.

Como funciona a automação do WhatsApp?

As automações para WhatsApp funcionam por meio da integração computacional do app de mensagens com ferramentas externas.

É possível configurar gatilhos que vão disparar mensagens automáticas para sua base de contatos.

Por exemplo, se a sua empresa usa uma ferramenta de disparos de e-mails, como a leadlovers, com certeza você já deve ter percebido que a taxa de abertura, geralmente, não passa de 30%.

Isso acontece por que a maioria das pessoas não abrem seus e-mails com frequência. No entanto, segundo dados apresentados no site Backlinko, cerca de 50% das pessoas que possuem o WhatsApp instalado em seus celulares abrem o app todos os dias.

Ao configurar um gatilho na leadlovers, por exemplo, dizendo que todas às vezes que você disparar um e-mail X, o seu WhatsApp deve disparar a mesma mensagem em formato resumido para sua base de leads, suas chances de ter mais resultados podem mais que dobrar.

Vantagens de usar uma ferramenta de automação de marketing e atendimento pelo WhatsApp

Fazer a automação de processos de marketing é uma estratégia eficaz para melhorar o fluxo de trabalho da equipe, de modo que ela ganha tempo para se dedicar a outras tarefas. Afinal, quando falamos de planejamento e produtividade, todo tempo extra é bem-vindo, certo? É aqui que a automação de marketing via WhatsApp se torna realmente vantajosa. Veja, a seguir, 3 grandes vantagens de investir na automação para WhatsApp:

  1. Autoatendimento rápido: ao criar fluxos de mensagens com menu inicial e opções diferentes de resposta automática, você permite que o próprio contato resolva pequenos problemas ou solucione dúvidas cotidianas com facilidade e rapidez.
  2. Qualificação de lead: um contato inicial feito pela automação de mensagens pode fornecer as informações necessárias para qualificar um lead antes de enviá-lo para o time comercial, importante para o fluxo do seu funil de vendas.
  3. Integração com outros sistemas: aproveitar a qualificação do lead, com a integração com outros sistemas como um CRM, é possível transferir essas informações para o contato armazenado na sua base de dados, para análises de cliques em CTAs e dúvidas recorrentes.

Vantagens em utilizar a ferramenta de automação de WhatsApp zaplovers

Com o zaplovers você transforma o seu WhatsApp em um gerador automático de vendas! Ele é uma poderosa ferramenta desenvolvida para trazer mais resultados para negócios como o seu. Facilite sua gestão de conversas, relacionamento e processos no WhatsApp e crie conexões únicas com seus contatos.

Alguns benefícios em utilizar o zaplovers:

  1. Automatize fluxos de comunicação de vendas, marketing e pós-vendas
  2. Agende lembretes, avisos de pagamento, alerta de boletos
  3. Capture contatos de forma inteligente com a segmentação automática
  4. Encaminhe videos, fotos, contatos e localização automaticamente
  5. Atribua atendentes e envie mensagens prontas através da caixa de entrada
  6. Gerencie seus contatos com uso de tags, lead scoring e gatilhos

Conheça a melhor ferramenta de automação de WhatsApp

Aperte no botão abaixo e veja como gerar VENDAS de maneira automática 24 horas por dia.

Começar agora!

Qual a melhor ferramenta de automação para WhatsApp?

Para automatizar esse fluxo de trabalho completamente, o ideal é contar com uma ferramenta mais robusta, que ofereça diversas opções de personalização dos gatilhos e respostas automáticas. Existem opções que integram CRM, email marketing e SMS, juntamente com o WhatsApp (Como é o caso da ferramenta da leadlovers) que podem ser conectadas ao WhatsApp Business por meio de uma API de integração, sendo possível criar formulários, relatórios e gatilhos.

Mais algumas ferramentas para automação de WhatsApp são:

Como fazer automação no WhatsApp?

Com o zaplovers, é super simples de criar a sua primeira automação de WhatsApp, ele possui uma parceria oficial com o Meta, e usa a API oficial do WhatsApp evitando qualquer tipo de bloqueio em seu número.

Após contratar a ferramenta de automação de WhatsApp da leadlovers, basta seguir o passo a passo:

  1. Na barra lateral esquerda, acessa a seção Máquinas;
  2. Clique no botão “Nova máquina
  3. Selecione a opção de “Máquina padrão
  4. Na lista de comunicações que se abre, basta selecionar “WhatsApp” e usar um dos modelos prontos de fluxos, ou iniciar o seu próprios do zero;
  5. Dê um nome para a sua máquina e pronto!

Agora você já pode se aprofundar e criar um fluxo de mensagens da maneira que possa suprir a necessidade do seu negócio, caso tenha alguma dúvida na hora de criar o fluxo, basta entrar em contato com o nosso suporte.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers