WhatsApp para empresas já é realidade e nós te explicamos como

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Obviamente você percebeu o crescimento gigantesco do WhatsApp nos últimos anos. Em maio de 2017 a empresa já contava com 1,2 bilhão de usuários no mundo, sendo 120 milhões só no Brasil.

E é claro que empresas dos mais diferentes tamanhos e segmentos visualizaram no app mais uma oportunidade de se relacionar com os seus clientes. Entretanto, acabavam encontrando dificuldades na hora da comunicação em escala no app, que foi criado pensando em pessoas, não em negócios.

WhatsApp para empresas já é realidade
WhatsApp para empresas já é realidade

Porém, agora você pode comemorar, isso está prestes a mudar. No dia 5 de setembro o WhatsApp anunciou a sua versão para empresas. O comunicado no blog do WhatsApp diz que embora as conexões aconteçam todos os dias por lá se dão de maneira muito rudimentar.

Sim, é verdade que isso já era esperado desde quando o WhatsApp mudou sua política de privacidade em meados de 2016, buscando fazer testes de uma versão para o mundo corporativo. Mas agora, sim, é oficial.

Mas como vai funcionar?

Ao que tudo indica a versão para negócios será similar ao Messenger do Facebook. Ou seja, os usuários precisam fornecer o seu número para as empresas primeiro para só depois receberem mensagens delas. Isso evita listas ‘frias’, por exemplo.

Aliás, a novidade será bem útil para os usuários, que até então acabavam por ter dúvidas quanto a veracidade das empresas dentro da ferramenta. Isso porque com a versão nova os perfis das empresas que aderirem terão um selo de verificação ao lado do nome.  

WhatsApp para empresas - WhatsApp Business: Como vai funcionar?
WhatsApp Business: Como vai funcionar?

As empresas também terão uma espécie de perfil com informações relevantes, como nome, descrição, endereço, horários de atendimento e outros dados. Entretanto, o mais relevante é que terão acesso a recursos e funcionalidades para gerenciar as conversas de maneira mais prática e profissional.

Outro dado interessante é que as empresas cujos números não estiverem salvos no seu celular não aparecerão como números, igual acontece com usuários. No lugar do número do telefone, o nome que a empresa registrar ficará em destaque.

Tem quem ache que isso indica que o recurso pode servir para que, posteriormente, as pessoas busquem e encontrem com facilidade os contatos das empresas.

Todas as empresas poderão aderir?

Bem, o COO do WhatsApp, Matt Idema, disse ao Wall Street Journal que o intuito é mesmo cobrar das empresas no futuro, mas não deu detalhes de como isso acontecerá.

WhatsApp para empresa: Todas as empresas podem aderir?
Todas as empresas podem aderir?

Apesar disso, o objetivo é atender todos os tipos de empresas, pequenas e grandes, como o artigo do blog do Whatsapp salienta: “Estamos desenvolvendo e testando novas ferramentas através do aplicativo gratuito WhatsApp Business. Ele será voltado para pequenos negócios e também funcionará como solução empresarial para companhias maiores – operando em grande escala e com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos.”

Quando estará disponível?

Por enquanto ainda não existe uma data exata para o lançamento no país. Mas o aplicativo está em fase de teste com algumas empresas escolhidas. No Brasil, o banco Itaú já está testando a versão.

Segundo o Itaú, de início, isso acontecerá com os clientes Personnalité Digital, onde os clientes poderão contatar os gerentes de suas contas. Mais adiante, o banco vai estender o serviço para os outros usuários e também incluirá mais recursos.

WhatsApp para empresas: Como vai funcionar?
Quando estará disponível

Segundo o próprio blog do WhatsApp: “Ouviremos cuidadosamente os comentários durante a fase de teste e enviaremos atualizações à medida que disponibilizaremos estas ferramentas mais amplamente. É importante que realizemos os passos adequados e que sejamos atenciosos a respeito das novas experiências que proporcionaremos a empresas e aos nossos usuários.

Ao que tudo indica não vai demorar muito para que os negócios possam usufruir da nova versão do WhatsApp: “Nossa abordagem é simples – queremos aplicar o que aprendemos ajudando pessoas a se conectarem umas às outras ao cenário onde ajudaremos pessoas a se conectarem a empresas que lhes sejam importantes.”

Nos resta aguardar os próximos meses e torcer para que a espera seja breve. E você, o que achou da novidade? Conte para gente nos comentários e compartilhe com seus amigos que já utilizam o WhatsApp para fazer negócios. Com certeza, eles vão adorar a notícia 🙂

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers