E-mail marketing: 3 dicas essenciais para uma sequência lucrativa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje, o público-alvo de cada empresa e seu nicho de mercado pode ser alcançado por diversas plataformas digitais, seja nas redes sociais ou pelo e-mail marketing. O problema é encontrar soluções que façam os clientes a confiarem no produto.

Dicas para envio de e-mail marketing
E-mail marketing: 3 dicas essenciais para uma sequência lucrativa

Está cada vez mais recorrente valorizar a lista de e-mail. A causa é simples: no momento em que se utiliza uma rede social para disseminar vendas e conseguir consumidores, a empresa fica à mercê da plataforma utilizada.

A partir do momento em que ela torna isso ilegal (o que pode acontecer) ou fatura em cima disso, o lucro da empresa diminui, já que o montante final tem de ser dividido com a plataforma devido ao seu uso e acesso.

Por isso se uma empresa tiver acesso a assinaturas de e-mails, pode ser extremamente valioso se souberem chamar a atenção e persuadir o consumidor a confiar na marca e tornar-se um cliente fiel.

A própria utilização de e-mail é um mecanismo que possibilita a troca de informação rapidamente. É uma estratégia de marketing.

Importância do e-mail marketing

O e-mail marketing promove a consolidação da marca e do produto, alcançando seguidores reais que literalmente apoiarão a empresa.

A eficácia de utilizar apenas o e-mail marketing como ponte entre o consumidor e vendedor é maior. Por quê? O motivo é a personalização e o direcionamento.

Com o e-mail marketing é possível encaminhar o segmento para um público seleto, que é tratado com exclusividade, com mensagens e ofertas de acordo com as preferências e compras que eles realizaram em seu site ou loja.

O e-mail marketing prolonga as relações já existentes com os clientes assíduos, nutrindo as preferências de compras deles, além de impulsionar as vendas, confiando nessa lista de contatos.

Confira dicas de e-mail marketing
Dicas essenciais de e-mail marketing

Dicas essenciais de e-mail marketing

Para que essa plataforma faça sucesso, angariando lucros para o nome da empresa e consequentemente status, é necessário que uma estratégia seja definida antes que seja enviado o e-mail. Pensar no público-alvo, no conteúdo e no que é esperado são algumas perguntas que terão de ser respondidas.

Procure ser consistente nas palavras e nas diferentes mídias de exposição, como propagandas, folhetos, e-mails. A landing page tem de ser pensada também para que o consumidor se sinta atraído para continuar a navegação.

  • Estrutura

Um dos itens mais difíceis de se tornarem padrão é o modo como se escreve e a precisão do assunto.

Pela rapidez com que as informações são trocadas atualmente, o cliente quer algo chamativo que o impulsione a clicar.

Então, primeiramente, procure não mesclar textos e imagens, já que hoje é comum o bloqueio desse tipo de mensagem.

Neste caso, o contato pode ficar desmotivado e desinteressado em clicar no botão ‘visualizar o e-mail com imagens’.

Venda o e-mail na linha de assunto. Esta é a primeira coisa que as pessoas veem, por isso é importante chamar atenção logo de início.

Faça-o curto e encontre um meio de destacá-lo em uma caixa de entrada lotada, oferecendo algo de valor e usando palavras de poder que incitam a curiosidade e a emoção.

Você precisa ter certeza de que seu e-mail é otimizado para dispositivos móveis. Desta forma, seus assinantes podem ler seu e-mail no caminho do trabalho ou durante o almoço.

O e-mail, além de denotar a importância desse consumidor, tem de deixar claro que é apenas um convite, dando a opção para sair da lista a qualquer momento.

Utilizando CTA no e-mail marketing
Utilize CTA no seu e-mail marketing
  • Call-to-action

A principal meta é o mecanismo de “call-to-action” isto é, convencer o leitor para o seu objetivo, que é vender, comprar ou divulgar novidades.

É interessante dividir essa lista de contatos conforme a preferência ou o nicho de cada consumidor. Assim, mensagens personalizadas e impactantes podem impulsionar os cliques e as vendas.

Saber escrever o e-mail marketing e utilizá-lo da melhor forma possível o torna uma ferramenta imprescindível para que os clientes sejam ativos em campanhas publicitárias, por exemplo, ou sejam os primeiros a serem notificados de promoções e descontos progressivos. Confiança e lealdade conquistadas.

Seus inscritos escolheram estar em sua lista de newsletter porque querem saber sobre seu negócio, produtos ou novidade. Convide-os para uma ação e saiba que a resposta é geralmente bastante positiva.

Aproveite e inclua botões das redes sociais. Ao permitir que seus assinantes compartilhem seu e-mail no Twitter e Facebook você pode capitalizar sobre novos negócios em potencial e inscrever novos assinantes.

  • Resultados

E por último, mas não menos importante, vamos abordar as medições de resultados. O fato do e-mail marketing ser mais ativo do que as redes sociais é a forma de controle para gerenciar os resultados obtidos com os envios de e-mails.

Assim, é possível saber a quantidade de cliques, quantas pessoas abriram e quais foram até a landing page da propaganda.

Análise os resultados dos envios de e-mail marketing
Análise os resultados dos envios de e-mail marketing

Monitorando esses aspectos pode-se mudar as estratégias de marketing para ampliar e melhorar os frutos da empresa no futuro.

Atentar-se para o que o cliente busca e personalizar as suas preferências com mensagens únicas, pode assim, alcançar mais consumidores, já que a marca mantém esse tipo de relacionamento, provocando o leitor a “falar bem” da empresa com amigos e familiares.

Maneiras de se comunicar há várias, mas poucas são eficientes. Outro motivo pelo qual o e-mail marketing é mais efetivo é a valorização do cliente, pois se sente importante e lembrado em diversas ocasiões.

As campanhas de e-mail marketing são elementos essenciais de qualquer estratégia. Eles se comunicam e criam relacionamentos com clientes potenciais, coletam dados importantes e ajudam a impulsionar o ROI de marketing.

Tão importante quanto essas campanhas são para os comerciantes, por outro lado muitos perdem o momento e continuam a ficar aquém do retorno da campanha.

Para criar, executar e manter eficazes campanhas de marketing por e-mail, você deve prestar muita atenção ao seu público-alvo, à mensagem e evitar a armadilha comum de simplesmente explodir mensagens autopromocionais.

Isso só leva os destinatários a clicarem muito mais no botão de exclusão do que abrir a mensagem.

Pois é, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa do inbound marketing, marketing de entrada, porque tem como objetivo atrair o público-alvo.

E você, o que acha do e-mail marketing?

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers