17 Cursos gratuitos online sobre Marketing Digital que a nossa equipe recomenda (em Português)

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como o Marketing Digital ainda é um universo inexplorado por muitos, percebemos que centenas de empreendedores procuram cursos gratuitos online sobre o tema.

Até aí tudo ótimo, mas notamos que a maioria tem dúvidas sobre qual vale a pena ou não. Pensando nisso,  resolvemos listar cursos que a própria equipe leadlovers recomenda. 

O resultado? Esse compilado de 17 cursos totalmente grátis, tanto para quem está começando como para quem quer se aperfeiçoar mais no assunto. E detalhe: A maioria oferece certificado.

E aí, vamos conferir cada um deles?

10 Cursos gratuitos online sobre Marketing Digital que a nossa equipe recomenda (em Português)
17 Cursos gratuitos online sobre Marketing Digital que a nossa equipe recomenda (em Português)

17 Cursos Gratuitos Online sobre Marketing Digital

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Lembrando que para acessar cada um dos cursos gratuitos online apresentados aqui, basta clicar no nome deles.

Esperamos que você faça bom proveito e que aprenda muito.

Preparado para melhorar seus conhecimentos em Marketing Digital? Então, é só continuar a leitura.

1. Marketing Digital para o Empreendedor  – Endeavor

Cursos gratuitos online: Marketing Digital para o Empreendedor  - Endeavor
Marketing Digital para o Empreendedor  – Endeavor

O primeiro curso da nossa lista é o curso da Endeavor em parceria com o Sebrae. Com o nome de ‘Marketing Digital para o Empreendedor’, o curso é constituído de 7 aulas, totalizando 2 horas de duração.

Apesar de não oferecer certificado, o curso é interessante para empreendedores que precisam de um start e aplicar o Marketing Digital no seu negócio. O curso se inicia bem introdutório, mas traz cases reais como exemplo e dá um bom norte sobre como você pode montar o seu próprio time de Marketing Digital.

Outro ponto a favor é que ministrado pelo Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, que já ministra aulas para milhares de alunos há alguns anos.

2. Marketing de Conteúdo – Rock Content

 Cursos gratuitos online: Marketing de Conteúdo - Rock Content
Marketing de Conteúdo – Rock Content

Como o próprio nome já diz, esse curso da Rock Content fala sobre Marketing de Conteúdo. E, assim como o anterior, é ministrado pelo Vitor Peçanha, co-fundador da Rock.

As aulas englobam vários temas fundamentais para quem quer aprender a utilizar a estratégia. Em 3 horas totais divididas em 10 aulas, você passará desde a introdução ao Marketing de Conteúdo, definição de personas e funil de vendas até Automação de Marketing e métricas.

Outro ponto interessante é que o curso oferece certificação. Mas para conseguir é necessário realizar uma prova bem completinha que analisa os conhecimentos adquiridos.  Portanto, você terá que acertar no mínimo 75% das perguntas, ok?  

3. Produção de Conteúdo para web – Rock Content

 Cursos gratuitos online: Produção de Conteúdo para web - Rock Content
Produção de Conteúdo para web – Rock Content

O terceiro curso escolhido é o de ‘Produção de Conteúdo para web’, também da Rock Content. Mas dessa vez quem ministra as aulas é a Luiza Drubscky, que é Gerente de Comunidade na Rock.

Como você deve ter imaginado, o curso é voltado para quem quer se aperfeiçoar em escrever para web, seja para o seu negócio ou ainda para trabalhar como freelancer.  Por isso, você aprenderá técnicas de planejamento de conteúdo, redação e revisão para web.

A exemplo do curso de ‘Marketing de Conteúdo, o de ‘Produção de Conteúdo para web’ oferece certificação após você passar pela prova e acertar 75% das perguntas.

4. Websérie Negócios Digitais – leadlovers

Cursos gratuitos online: Websérie Negócios Digitais - leadlovers
Websérie Negócios Digitais – leadlovers

Falando em cursos, o CVO e co-fundador da leadlovers, Diego Carmona, criou uma webserie de 8 episódios com foco em descomplicar o Marketing Digital para empreendedores.

O objetivo das aulas é auxiliar aqueles que querem abrir um negócio digital ou então expandir o seu negócio offline para o online.  Apesar de não ser bem um curso e por isso não oferecer certificação, as aulas trazem vários conteúdos que te irão te ajudar a começar do jeito certo.

Dá só uma olhada nos títulos das aulas que interessantes: ‘Como começar um negócio digital’; ‘Como planejar um negócio digital’; ‘Público-alvo’, ‘As principais estratégias – Parte 1’, ‘As principais estratégias – Parte 2’, ‘Plataforma, mensuração e logística’, ‘Branding: Como fortalecer sua marca’, ‘ Mídias sociais, produção de conteúdo e ações de marketing’.

 5. Curso de Inbound Marketing – HubSpot

Cursos gratuitos online: Curso de Inbound Marketing - HubSpot
Curso de Inbound Marketing – HubSpot

O ‘Curso de Inbound Marketing’ da HubSpot aborda os 4 estágios da metodologia Inbound.  Foi desenvolvido para pessoas que tem empresas ou trabalham com marketing e querem se atualizar, visto que tem validade de um pouco mais de 1 ano.

São 4 horas e meia distribuída em 12 aulas que ensinam os fundamentos de inbound e do blog, mídias sociais, landing pages, CTA (Call to Action), e-mail marketing, smarketing, vendas e até mesmo os pilares do encantamento.

Apesar do curso ser em inglês, há legendas em português que fazem com que qualquer pessoa consiga acompanhar os conteúdos. Também oferece certificado, basta passar na prova após concluir as aulas ao acertar no mínimo 45 das 60 perguntas.

O mais interessante do curso da HubSpot é que ele é reconhecido por várias empresas como pré-requisito para contratação. Ou seja, é muito bom mesmo.

 6. Curso de SEO – Conversion

Cursos gratuitos online: Curso de SEO - Conversion
Curso de SEO – Conversion

O ‘Curso de SEO’ da Conversion é o mais antigo da nossa lista, mas o seu conteúdo continua sendo excelente até hoje. Contudo, é muito bom e vale a pena para quem quer aprender mesmo sobre o assunto.

São 10 aulas bem completas com o autor do curso Diego Ivo, que se dedica a SEO há muitos anos e tem uma bagagem grande para passar para as pessoas. A própria apresentação do curso já chama a atenção:

“Você talvez se pergunte: ‘Mais um curso de SEO?’. A resposta é que se fosse apenas mais um curso de SEO não valeria a pena para mim e não valeria para você. Não é mais um Curso de SEO. Este é feito para ser “o” Curso de SEO, que irá habilitar qualquer pessoa a aprender SEO e desenvolver estratégias avançadas de Otimização de Sites. Embora gratuito, ele é feito para ser o melhor curso de formação em search engine optimization. Não estamos aqui para pouca coisa.

A grande sacada do curso está em ir além dos outros sobre o tema, fazendo os alunos refletirem acerca de SEO. Na verdade, o curso faz parte do Projeto #OpenSEO, uma comunidade que busca unir conhecimentos e experiências sobre SEO.

O curso não oferece certificado. Mas, sem dúvida, mudará a sua maneira de pensar em SEO.

7. Blog do Zero – Viver de blog

Cursos gratuitos online: Blog do Zero - Viver de blog
Blog do Zero – Viver de blog

Resolvemos adicionar esse curso na lista principalmente porque a proposta dele é bem diferente dos outros que citamos aqui. O ‘Blog do Zero’ tem o objetivo de ensinar você a criar o seu blog desde o início até o lançamento.

O professor é o próprio Henrique Carvalho, fundador da ‘Viver de Blog’. Para explicar o assunto, ele ministra 7 aulas distribuídas em 15 vídeos falando sobre nicho de mercado, público-alvo, nome do blog, servidor, hospedagem, WordPress, tema e lançamento,

Infelizmente, o curso não oferece certificação. Mas se você ainda não tem um blog, com certeza será de muita utilidade.

 8. Partners Academy | University – Google

Cursos gratuitos online: Partners Academy | University - Google
Partners Academy | University – Google

Não poderíamos deixar de citar o ‘Partners Academy – University’ da Google. O portal disponibiliza vídeos e materiais de apoio para preparar você de modo a se tornar um profissional certificado pelo Google.

Até o momento os conteúdos existentes estão focados em Google Ads. Mas, sem dúvida, esse é somente o início de um projeto de vários cursos para ajudar pessoas a obter certificados da Google.

Por enquanto, há 6 aulas em vídeo bem objetivas e produzidas em parceria com o pessoal da Goobec. Acho que nem precisamos dizer da importância desse conhecimento para empreendedores, né?

9. Facebook blueprint – Facebook

Cursos gratuitos online: Facebook blueprint - Facebook
Facebook blueprint – Facebook

O ‘Facebook blueprint’ é um programa educacional para capacitar pessoas que querem ter uma das certificações que o Facebook oferece. O objetivo é fazer com que os anunciantes aprendam sobre todas as possibilidades que o Facebook e o Instagram oferecem.

Isso significa que não se trata de um só curso e sim de vários para diferentes objetivos. Um complementa o outro e te deixa mais preparado para a prova. Afinal, nada melhor do que aprender com o próprio Facebook para se certificar, não é mesmo?

Como o próprio Face diz, o mais interessante da certificação é que ela mostra para seus parceiros, clientes e equipe de trabalho que você é um especialista no assunto.

 10. Hotmart Academy – Hotmart

Cursos gratuitos online: Hotmart Academy - Hotmart
Hotmart Academy – Hotmart

O ‘Hotmart Academy’ curso criado para facilitar o trabalho de quem cria, vende e distribui produtos digitais.

No momento o ‘Hotmart Academy’ possui 2 temporadas e mais de 80 aulas que realmente cumprem o que prometem.

A primeira temporada foca nos conhecimentos que você precisa ter para começar a construir o seu negócio digital, seja como Afiliado ou Produtor Digital. Enquanto que a segunda temporada foi criada para quem já começou e precisa evoluir o negócio digital.

A proposta da Hotmart é bem convidativa:

“Aprenda tudo que precisa para começar em menos de uma semana. Com apenas uma hora de estudo por dia, você consegue terminar a primeira temporada e já tem o conhecimento necessário para dar os primeiros passos como Afiliado ou Produtor.”

As aulas são ministradas pelos próprios colaboradores da Hotmart, que é a maior empresa de divulgação e venda de produtos digitais da  América Latina. Ou seja, você será ensinado por um time especialista.

Outro ponto bem bacana do Hotmart Academy é que oferece certificado.

11. Academy for Ads (Academia para Anúncios) – Google

Como 11º opção temos o curso para entender e aprender a estruturar anúncios de sucesso dentro das plataformas e rede do Google.

O Academy for Ads, tem opção em inglês e em português. Você configura assim que entra na plataforma. Ele fornece insights e um passo a passo de como mexer e criar anúncios dentro da plataforma do Ads. As campanhas englobam a rede de busca do Google, Display e propagandas nos vídeos do Youtube.

A intenção deles é profissionalizar os usuários da plataforma, e torná-los independentes para poder criar e utilizar o Google Ads da forma como acharem melhor. Ensinam o básico da plataforma até a elaboração de campanhas e estratégias que melhor se encaixam em seu negócio digital.

E o melhor, você é livre para escolher quando fazer as provas e estudar. Um curso dinâmico e que fornece certificados, após a realização dos testes do Google. Mas para receber o certificado é necessário acertar pelo menos 80% das avaliações. 

12 – Curso Estratégia Digital de Conteúdo – ESPM

12 - Curso Estratégia Digital de Conteúdo - ESPM
12 – Curso Estratégia Digital de Conteúdo – ESPM

A ESPM (Escola Paulista de Publicidade e Marketing) é uma das maiores faculdades do país. Além de vários cursos pagos excelentes online, também oferecem algumas versões pockets gratuitos.

Separamos os 3 que achamos mais interessantes para empreendedores digitais.

O primeiro deles é o curso “Estratégia Digital de Conteúdo“. Em 2 horas você aprende como construir uma estratégia de conteúdo por meio dos 7 Cs do Marketing de Conteúdo.

Com certeza é uma excelente escolha para quem está começando a se aventurar no Marketing de Conteúdo ou quer se atualizar.

13 – Estratégias para construção de réguas de relacionamento com o cliente no digital – ESPM

13 - Estratégias para construção de réguas de relacionamento com o cliente no digital - ESPM
13 – Estratégias para construção de réguas de relacionamento com o cliente no digital – ESPM

O segundo curso gratuito e online da ESPM que escolhemos para a nossa seleção é o  “Estratégias para construção de réguas de relacionamento com o cliente no digital“.

Assim como os outros da instituição, possui duração de 2 horas. E tem o objetivo de explicar um pouco estratégias de Inbound Marketing que funcionam para construir relacionamento com clientes.

É um curso bastante interessante e temos certeza que será muito útil para você. Inscreva-se e faça bom proveito.

14 – Técnicas de persuasão e argumentação que funciona – ESPM

14 - Técnicas de persuasão e argumentação que funciona - ESPM
14 – Técnicas de persuasão e argumentação que funciona – ESPM

Agora chegou a hora do terceiro e último curso gratuito que selecionamos entre os vários oferecidos pela ESPM.

O nome do curso já diz tudo: “Técnicas de persuasão e argumentação que funciona“.

Esse tema é muito interessante para quem trabalha com e-mail marketing, por exemplo. Já que a parte o objetivo de uma boa copy é a conversão.

Em 2 horas você irá aprender 6 técnicas de persuasão e um conjunto de argumentações poderosas para ter ainda mais resultados.

Assista e depois vem contar pra gente o que achou.

15 – Curso Marketing Digital para Iniciantes – MIRAGO

Se você pra gente escolher um para você que está iniciando, com certeza optaríamos por esse.

A Mirago oferece dezenas de cursos. E entre eles, encontramos essa maravilha gratuita.

O “Curso Marketing Digital para Iniciantes” oferece 8 horas de conteúdo distribuídos em 19 vídeos-aulas.

O objetivo principal desse curso é que o aluno desenvolva uma visão geral do Marketing Digital. Mas engana-se quem pensa que é um conteúdo raso e superficial, dá para aprender muita cosia nele.

Para você ter uma ideia, o curso ministrado por Ludy Amano já tem quase 800 avaliações positivas. Inscreva-se e se surpreenda.

16 –  Desafio Primeira Venda – Hotmart

Não importa se você é infoprodutor ou afiliado, a Hotmart tem vários conteúdos para esses dois tipos de profissionais. Afinal, esses são os dois públicos-alvo da empresa.

Entre esses conteúdos, há um curso com uma proposta bastante diferente: Ajudar a realizar a primeira venda. Que, cá entre nós, costuma ser mais a mais difícil.

O nome do curso é “Desafio Primeira Venda“. E é ministrado por Alexandro Abramo, especialista no mercado de produtos digitais e outros colaboradores da Hotmart.

São 4 aulas práticas com menos de 15 minutos.  Nesse mini-curso, você vai aprender o essencial sobre nichos, anúncios e métodos de vendas.

Portanto, se você quer sair do ponto inicial, talvez esse seja o pontapé que você precisava.

17 – Curso Inbound Marketing – Rock Content

17 - Curso Inbound Marketing - Rock Content
17 – Curso Inbound Marketing – Rock Content

Para fechar a nossa lista, escolhemos mais um curso da Rock Content. Trata-se do “Curso de Inbound Marketing” que tem 5 horas de duração e é ministrado pelo Fabiano Cancela, co-fundador da Rock.

Como os outros cursos da Rock, há uma prova final para obter a certificação. O que é bem legal para você testar seu aprendizado e ver se há assuntos que precisa melhorar.

É um curso bem interessante e é complementar ao segundo curso da nossa lista. Unindo os conhecimentos que você irá adquirir em ambos, temos certeza que você sairá do ponto que está e atingirá outro patamar dentro do Marketing Digital.

Conclusão

Cursos gratuitos online: Conclusão
Conclusão

Para crescer dentro do Marketing Digital, assim como em qualquer outra área, nós precisamos de conhecimento. Graças à tecnologia temos acesso a uma infinidade de conteúdo na palma de nossas mãos.

Mas, ao mesmo tempo, sabemos que quantidade nunca foi qualidade. Por esse motivo, reunimos 17 cursos gratuitos online que nossa equipe checou e recomenda. Assim, você pode ter um norte na hora de aprender.

Enfim, conta aí pra gente se você gostou das recomendações. Conclua pelo menos um e volte para dizer pra a gente o que achou, combinado?

Ah se você conhece outro curso grátis que vale a pena compartilhar, escreva nos comentários. Nós vamos adorar saber. Afinal, conhecimento nunca é demais, né?

E fique ligado: Logos faremos um artigo sobre cursos pagos que tenho certeza que você também vai curtir. Até lá.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers