Como melhorar seu CTA e aumentar a taxa de cliques

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje, você vai entender a importância do CTA para conquistar uma taxa de cliques satisfatória

Mais do que apenas ver, o seu público deve agir, efetuar uma ação: clicar. 

Os números que nos ajudam a enxergar como uma campanha está sendo recebida são muitos, mas um dos mais importantes, para se ter uma noção melhor da sua receptividade, é a taxa de cliques.

Se você dispara e-mails, tem uma landing page com boas palavras-chave e publica nas redes sociais, já é uma das formas de “fisgar” todos esses leads que estão na vitrine digital. 

Porém, deve haver um esforço para que os usuários realizem uma ação junto à imagem da sua marca. 

Essa ação pode ser ofertar mais opções de ações para expandir o universo de possibilidades do seu público.

Mas que perguntas fazer? Como escolher as palavras mais instigantes para gerar um clique? Ser genérico ou ser específico? Quais opções estou oferecendo para meu público?

Entenda como melhorar seu CTA

O QUE É CTA

O botão call-to-action (CTA), no inglês “chamada para a ação”, é aquele quadradinho com texto em que você clica e é redirecionado para alguma página. Portanto, existem infinitas possibilidades de CTAs, mas por que isso é tão relevante?

Dentro de áreas de estudo de neuromarketing, a linguagem é um grande tema. 

Por isso, escolher melhor as palavras é algo que definitivamente pode mudar o rumo de cada uma das jornadas de cada usuário. 

A cor, a plástica, a harmonia dos elementos também são evidentemente importantes em leituras semióticas, mas a linguagem, formada por códigos que emitem uma mensagem complexa, é um dos grandes segredos de um bom CTA. 

Isto porque as palavras trazem laços de identificação, remontam memórias e reativam emoções.

E pode ser muito problemático entrar na discussão do significado das palavras e sua carga cultural, afinal, cada um de nós temos conosco nosso repertório individual, mas também coletivo. 

E as convenções linguísticas podem variar em cada cidade, país, tribo urbana, nichos, etc. 

É um assunto muito extenso, mas podemos nos atentar à algumas coisas que ajudam a fazer um CTA ser mais assertivo.

5 DICAS PARA MELHORAR SEU CTA

1º – TEXTO

No botão que você quer que seus leads cliquem, o texto deve ser muito bem pensado. 

É aconselhável evitar as expressões usuais, como “inscrever email”, “enviar”, “próximo”, pois são muito genéricas e robóticas. 

Para quebrar essa artificialidade, utilizar verbos fortes e objetos descritivos podem fazer a diferença.

 Escolha palavras específicas e de impacto. Um caminho pode ser tentar pensar no que a pessoa vai ganhar ao efetuar o clique, mesmo que seja algo abstrato. 

Por exemplo, “quero melhorar minha empresa” ao invés de “baixar pdf”, ou  “vou aprender de verdade” ao invés de “efetuar matrícula”. 

Deixar claro a recompensa que o usuário terá ao clicar é o mais importante. 

A objetividade deve prevalecer, mas também há espaço para a criatividade. 

Escolha bem as palavras dos hiperlinks nos textos do e-mail marketing ou landing page, também. Surpreenda seu público com diversas possibilidades de caminhos digitais.

2º – DESIGN

Quase tão importante quando a mensagem em si, é o aspecto visual do seu CTA. 

É primordial fazer escolhas profissionais de cores, posicionamentos, fontes, e todas outras decisões gráficas da aparência do seu email ou site. 

Além de respeitar as Teorias de Design e consultar a Psicologia das Cores, busque também uma harmonia dos CTAs com a paleta de cores dos outros itens da página. 

É interessante usar cores vibrantes para as ações positivas (que você quer que o usuário clique), ao mesmo tempo que usar cores opacas ou de baixa saturação para os botões negativos.

Bordas arredondadas ou retas, sombras internas ou externas, preenchimento ou contorno, e toda a infinidade de possibilidades de Design deve ser concebida considerando a identidade visual da sua marca.

O visual do CTA também afeta a taxa de cliques

3º – TESTES 

Outra forma de aumentar números, como a taxa de cliques, é fazer experimentações para acertar melhor o que funciona com o seu público.

Isso é bem simples, basta fazer mais de uma versão do mesmo email que você irá disparar e depois comparar os resultados.

Também é importante realizar Testes A/B pode ser uma luz para enxergar o que dá certo ou não com o seu público. 

Após algumas testagens você terá definido quais opções funcionam melhor e em que situações você deve aplicar mais ou menos veemência em seus botões CTA.

4º – COMPARTILHAMENTO

Algo elementar para qualquer conteúdo que você envie ou publique são os botões de compartilhamento. 

Você deve sempre oferecer a opção de compartilhar o conteúdo pelas redes sociais, de forma visível e fácil.

Escolha os botões das redes mais utilizadas pelo seu público, explorando seu nicho de mercado. Adapte os símbolos à identidade visual da página, para mesclar as marcas à sua.

5º – BOTÃO NEGATIVO

Quase tão importante quanto o convite à ação, o botão que você não quer que o usuário clique é precioso. 

Além do aspecto apagado no design, o texto deve também ser claro, enfatizando no que irá ser perdido caso não cliquem no seu CTA.

Se o botão positivo tiver uma mensagem como “quero ficar por dentro de tudo”, o botão negativo pode ser “não, obrigado, prefiro ficar de fora”. Sempre havendo uma coerência entre os dois botões, em questão de número de caracteres e também de cores.

O CTA E A TAXA DE CLIQUES

Ao melhorar os seus CTAs, consequentemente, a sua taxa de cliques irá aumentar. 

Essa métrica é muito importante para monitorar a receptibilidade do seu conteúdo, a aderência do público ao que está sendo oferecido.

A taxa de cliques é um bom indicador da eficiência dos esforços da sua equipe de marketing, entendendo que ela exprime diretamente as ações tomadas pelo seu público, como efetuar compras, inscrever-se, baixar conteúdos, etc.

Do inglês, o índice Click Through Rate (CTR) é calculado considerando o número de pessoas que visualizaram o CTA e o número dos que clicaram no link. 

A partir desta porcentagem é possível analisar se as estratégias de marketing aplicadas estão sendo efetivas.

O CTA está ligado a taxa de cliques

Entendendo toda complexidade que envolve o processo de comunicação, vale ressaltar a relevância de se realizar as reuniões de briefings, brainstormings e análises dos relatórios de campanhas periodicamente. 

Uma equipe afinada e em harmonia com a identidade da sua empresa é o elemento principal da eficiência dos seus esforços nos negócios digitais.

Pensando nisso, o leadlovers oferece ferramentas que ajudam a melhorar a relevância do seu CTA e permitem o acompanhamento da sua taxa de cliques.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers