Conteúdo para Instagram: Guia com Ideias e Dicas Para Criar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Estar sempre presente nas redes sociais é fundamental para quem deseja solidificar a sua imagem na internet. Produzir conteúdo para Instagram, especialmente conteúdo relevante, no entanto, não é uma tarefa fácil.

Acredite: Enquanto você lê esse texto, dezenas de milhares de fotos e vídeos entram na plataforma.

Na prática, isso significa que você precisa de algo muito fora da curva para chamar a atenção do seu possível cliente ou seguidor.

Como fazer isso, em uma plataforma abarrotada de pessoas e informações novas a cada segundo? 

Primeiro, com bastante planejamento. É preciso ter conhecimento do público que você deseja atingir.

Além disso, precisamos entender que será impossível não dedicar algumas horas à produção de conteúdo.

Conforme você aprende a trabalhar com as ferramentas que têm à sua disposição, o trabalho cotidiano se torna um pouco mais veloz.

Abaixo, daremos dicas para que você consiga criar um ótimo conteúdo para Instagram. Confira!

Conteúdo para Instagram: Por onde Começar?

Conteúdo para Instagram: Por onde Começar?
Conteúdo para Instagram: Por onde Começar?

A audiência deve estar em contato com aquilo que a satisfaz! 

Assim como em outras estratégias de marketing digital, o que você posta no Instagram tem um alvo bem definido.

Se você não sabe ao certo o que agrada ao seu público, é hora de trabalhar nisso. Confira os seus insights, verifique o perfil de quem te segue e anote tudo. Feito isso, analise todos os materiais que você já possui sobre o seu cliente ou possível cliente.

De onde ele vem? O que costuma consumir? Qual é a sua profissão, para onde ele vai quando precisa descansar, quais são seus hobbies? O mais importante: qual é a sua dor e o que você pode fazer por ela?

Esses dados podem ser conquistados através de uma avaliação de clientes já existentes. Caso você não tenha um portfólio do gênero, não se preocupe… É possível ter acesso a esses dados a partir da condução de pesquisas na web e até através do próprio Instagram.

Os conteúdos voltados para interação com usuários, geralmente colocados nos stories, são bons para isso.

Um exemplo? As enquetes do Instagram. A funcionalidade, mais ou menos recente, é útil para saber o que os seus seguidores pensam sobre alguns assuntos pertinentes. Elas podem servir também para criar suspense sobre um lançamento ou para verificar se um produto seria bem recebido.

Uma vez que é possível criar enquetes com frequência, você sempre pode renovar os seus conhecimentos sobre o seu público. E a cada novidade da sua marca, pode receber feedback quase que em tempo real. Só vantagens!

Conteúdo para Instagram: Dicas e Ideias de Como Criar

Conteúdo para Instagram: Dicas e Ideias de Como Criar
Conteúdo para Instagram: Dicas e Ideias de Como Criar

Antes de tudo, um reforço: os conteúdos postados devem estar alinhados à sua estratégia de marketing! A ordem de cada postagem e o tipo variam de acordo com o que você deseja que o seu público faça

Tendo isso bem definido, você pode ousar bastante no que publica. Algumas opções de sucesso incluem:

1 – Criação de Promoções

Você já deve ter ouvido alguém dizer que os sorteios são a melhor forma de ganhar seguidores. Pode ser verdade por um lado, já que alguns sorteios realmente turbinam os números.

Porém, existe algo que precisa ser pensado. Os seguidores que apareceram são qualificados? Ou seja: existe chance de que venham a consumir o seu produto ou engajar?

Pensemos: quando alguém chega em um perfil profissional para participar de um sorteio genérico, ele está interessado no prêmio. 

Caso não venha a ganhar, duas coisas podem acontecer: a primeira é deixar de seguir o perfil. A segunda é esquecer de fazer isso, mas nunca mais comentar, curtir ou compartilhar nada.

Na prática, você tem um seguidor que não colabora para o seu sucesso ou autoridade. E pior: pode, na verdade, fazer com que o seu alcance despenque.

Transforme o seu Instagram em um gerador automático de leads e vendas!

Clique no botão abaixo e veja como gerar LEADS de forma automática 24hrs por dia!

Começar agora!

Nunca caia na tentação de entrar em sorteios que não dialogam com o seu nicho. O resultado é bonito à primeira vista, mas efetivamente não tem vantagens.

Assim, para criar sorteios e promoções efetivos, sempre ofereça prêmios que dialoguem com os seus serviços ou persona

Quem chegar, mesmo que seja um número menor do que você gostaria, é o público selecionado. E isso faz toda a diferença!

2 – Criação de Tutoriais

O que você pode ensinar ao seu público? Pense sobre isso com carinho e, sem dar de graça aquilo que você cobra para entregar, crie pequenos tutoriais. Não precisa dar todo o caminho das pedras, mas ensine algo legal.

A forma de passar esse conteúdo pode variar. Designers podem, por exemplo, ensinar a tirar o fundo de uma imagem em 30 segundos. Trata-se de um conteúdo relativamente simples, mas que faz muita diferença para o usuário não-especializado.

Por falar em conteúdo de trinta segundos…

3 – Aposte nos Reels

Você deve ter percebido que o Instagram está sempre em busca de novas funcionalidades. 

Quando o Snapchat estava em alta, a rede de Zuckerberg criou os stories – que vieram a “matar” o concorrente. Essa prática de “fagocitar” as demais redes sociais é polêmica, mas é parte da identidade do Instagram. 

A ferramenta mais interessante para engajamento, hoje, é o reels. E sim, como você pode imaginar, ele veio para bater de frente com o TikTok, outro gigante das redes sociais.

Exatamente porque o Instagram não quer perder espaço, ele está privilegiando quem opta pelo reels. Hoje, essa funcionalidade aumenta a sua chance de aparecer na aba “Explorar”.

Por que isso é importante? Porque o “Explorar” é uma forma de atrair pessoas organicamente. E não aleatoriamente: você tem chance de aparecer gratuitamente para quem, segundo o algoritmo, pode se interessar por você.

Portanto, já sabe: se puder colocar tutoriais e conteúdos do gênero no reels, faça isso. Para tal, filme ou edite vídeos na vertical, use músicas da moda e compacte as informações. O ideal são até 30 segundos, mas os vídeos de 15 segundos tendem a ser muito populares. Experimente!

4 – Faça um Boletim de Atualizações

Quando você trabalha em uma área que está em constante movimento, as novidades não param de chegar. Fazer boletins de atualizações sobre o seu setor é interessante porque engaja e tem potencial viral.

Digamos que você trabalhe vendendo mentorias para intercâmbios. Sim, é bastante específico, mas esse é um nicho que dá muito retorno para quem resolve investir.

Você pode, mensalmente, fazer um post caprichado no seu blog sobre as oportunidades abertas para quem quer estudar fora.

Na hora de divulgar esse conteúdo no Instagram, as informações podem vir em um carrossel. Quem se interessar pelo que você postou na rede social certamente irá até o seu site. E aí, a magia acontece.

5 – Mostre o Dia a dia

Posts bem feitos, vídeos e afins engajam bastante, mas o cotidiano tem o seu charme. Quem cria conteúdo para Instagram já deve ter notado que, em fotos pessoais ou de equipe, o número de comentários pode misteriosamente subir.

Dizemos “misteriosamente” como uma brincadeira, claro. A verdade é que, apesar de ser muito exigente, o usuário, hoje, quer ver vida. Mais do que isso: ele quer realidade.

Quando você posta vídeos ou fotos de bastidores, brinca com o que está “por trás das câmeras” e mostra algo que não foi retocado ou recriado, isso gera aproximação. E mais do que isso: gera confiança!

Sabe a história do “gente como a gente”? Pois é. O público gosta, o público quer.

Em tempo: tudo com bom senso e elegância, como sempre. 

6 – Compartilhe Depoimentos de Clientes e Parceiros

Isso dialoga um pouco com o tópico anterior. O seu cliente quer saber que outras pessoas, como ele, se sentiram realizadas ao comprar com você ou aderir a algo que você criou.

Quando você publica depoimentos, em vídeo ou com fotos, você desperta curiosidade. 

Há uma grande chance de que as pessoas assistam àquele conteúdo para saber o que outros têm a dizer sobre você. Se aquele que fala no vídeo for alguém famoso ou importante no seu nicho, melhor ainda.

Pessoas que são autoridades também geram autoridade para a sua página. A ideia é que, se alguém que é referência no setor acredita em você, você é confiável. 

Uma dica: você fortalece essa autoridade diariamente, por meio dos seus conteúdos.

7 – Divulgue dados

Fez o lançamento de um produto e, no primeiro dia, vendeu para setecentas pessoas diferentes? Isso merece um post!

Não se trata de criar uma narrativa arrogante, porque isso afasta os clientes, mas de reforçar que o seu produto é uma solução viável, inteligente e que tem apoio.

Além de possivelmente conseguir algumas vendas a mais, você mais uma vez fortalecerá sua autoridade.

Lembre-se sempre de ser transparente. Se você não vendeu um número tão alto, não diga que “chegou lá”. Mentiras não caem bem nas redes sociais e podem vir a desmascará-lo no futuro. E se isso acontecer, acredite: acabou.

Quando o público perde a fé em alguma pessoa ou marca, a tendência é que ele vá embora. Embora haja relatos de pessoas que se recuperaram de grandes tombos, é sempre melhor não arriscar, certo?

8 – Faça perguntas

Quando alguém pergunta alguma coisa, você tem o instinto de responder. É natural do ser humano. Isso é ainda mais evidente quando alguém com quem você simpatiza lhe pergunta algo.

Não queremos deixar ninguém “no vácuo”, certo? Pois é. Então, quando você publica algum conteúdo que dialoga com a dor do cliente e finaliza a frase com uma pergunta, você o convida a falar sobre si mesmo.

E acredite: a maioria das pessoas adora falar sobre si. Quando esse espaço é oferecido, há uma grande chance de que elas aceitem a oportunidade.

9 – Não se esqueça dos stories

Os stories ajudam no engajamento geral e são uma boa maneira de fortalecer relações. Já falamos sobre as enquetes, que são fundamentais, mas essa não é a única forma de criar interação.

Dizemos que aquilo que vai para os stories é espontâneo. Ou seja: boa parte do seu dia pode ir para lá.

Se você vai para uma reunião de negócios importante, faça um story antes e outro depois. Caso o seu cliente seja popular na internet ou se sinta confortável com essa exposição, poste um story com ele. 

Na saída, se você for para um evento pertinente ao seu nicho, poste. Se comeu alguma coisa, pode clicar uma foto do seu prato, ao lado do seu crachá de produtor de conteúdo.

São exemplos que parecem banais, mas que geram duas coisas – sobre as quais já falamos. Esses conteúdos diários mostram que você vive aquilo que posta e isso, por si só, já é interessante.

Além disso, participar de eventos, conversar com expoentes do seu nicho e mostrar-se ativo na sua área de atuação também geram fortalecimento de imagem e marca. Voltamos para a questão da autoridade.

10 – Promova Lives com Influencers do seu Nicho

Aproveitando a última dica: lembre-se de que as lives são uma boa opção para o período pandêmico!

Embora muitos estejam cansados do formato, ele ainda pode ser bem utilizado. Para tal, você precisa de uma proposta interessante e convidados que sejam atrativos.

Quem é novo no seu setor pode ter um pouco de dificuldade para chegar aos gigantes do mercado. Se esse é o seu caso, não desanime. Tente enviar alguns e-mail, mandar mensagens e convites, e veja o que pode vir a partir daí.

Como tornar o seu Conteúdo para Instagram mais Atrativo

Como tornar o seu Conteúdo para Instagram mais Atrativo
Como tornar o seu Conteúdo para Instagram mais Atrativo

Você já tem algumas ideias do que publicar. Como fazer com que essas postagens se tornem ainda mais relevantes para seus seguidores? Vem com a gente:

O design importa

Você já ouviu que, no Instagram, o conteúdo é o que mais importa. Isso é verdade. Já se foi o tempo em que a rede era apenas para postar fotos bonitas ou do prato.

O que temos hoje é uma demanda por realidade, como já enfatizamos. Isso não quer dizer que chegou a hora de deixar a estética para lá.

Apesar de querer algo a mais, o usuário também quer ser visualmente agraciado.

Para dar a César o que é de César, a melhor opção é ter um designer na sua equipe. Se isso não for possível por enquanto, existem opções que podem ajudá-lo a criar algo atraente aos olhos.

Aposte em aplicativos

Pegando o gancho do tópico anterior, lá vamos nós.

O aplicativo mais conhecido para criar imagens para o Instagram é o Canva, que oferece dezenas de milhares de templates e opções para personalizar os seus posts. Nele, é possível também fazer pequenos vídeos.

Se você tem dificuldade para mexer no Canva, boas notícias. A própria plataforma criou um artigo com dicas para criar posts lindos. Aventure-se!

Outras opções para criar imagens poderosas incluem:

  • Enlight Videolap: disponível apenas para iOS, permite edições simples e mais rebuscadas. Com ele, é possível aplicar filtros, mudar cores, fazer cortes, utilizar efeitos, etc;
  • Inshot: opção para quem tem Android também, ajuda em uma série de edições e, de quebra, permite inserir legendas ou dublagem;
  • Be Funky: uma espécie de Photoshop online, mas com funções mais simples e fáceis de utilizar. 

Use Hashtags de Nicho

Algumas pessoas acreditam que o tempo das hashtags já passou, mas isso não é verdade. Embora não tão eficazes quanto o Explorar para atrair novas pessoas, elas ainda têm potencial de revelar o seu perfil para seguidores interessados.

A escolha das hashtags deve dialogar com o seu nicho e com o post no qual elas estão. Não vá pelo lugar comum; procure sites que possam ajudá-lo a selecionar as hashtags.

Na hora de postar, não se empolgue. Utilize, no máximo, seis hashtags – e evite aquelas que têm muitas postagens ao mesmo tempo.

Por quê? Porque o seu post vai sumir do topo muito rápido. A ideia é que você possa aparecer nos primeiros resultados por pelo menos alguns minutos ou horas, mas que não fique dias por lá.

Quando você fica dias na primeira linha de resultados de hashtags… é porque ninguém usa aquela hashtag. Então a chance de você ser encontrado, como podemos imaginar, é bem menor.

Outras dicas para não errar na hora de utilizar hashtags:

  • Nunca se esqueça de começar com #;
  • Não separe palavras. Se você vai utilizar uma hashtag como “eu amo meu cachorro”, ela será #euamomeucachorro, bem juntinho;
  • Não utilize caracteres especiais. Há algumas hashtags que utilizam acentos, mas não é recomendado.

Para aprender sobre hashtags, leia o nosso conteúdo “Como Escolher as Melhores Hashtags para o seu Perfil”.

Conclusão

Conclusão
Conclusão

Como se pode ver, existem muitas opções para manter a sua página do Instagram atualizada e interessante para os seus seguidores.

É importante que, no processo de criar postagens, você avalie o retorno dos seus seguidores ao que você tem publicado. 

Quantos comentários, salvamentos, compartilhamentos e likes as suas postagens geraram? Você recebeu mensagens diretas, e-mails ou teve alguma mudança no número de seguidores nas últimas semanas?

Tudo o que você faz deve ser observado e analisado. 

Se você não tem gerado os resultados desejados, talvez seja necessário mudar o seu cronograma. 

Veja quais foram os assuntos que funcionaram e aqueles que passaram batido. Da mesma forma, veja quais formatos trouxeram mais interações e engajamento.

Não tenha medo de mudar! Isso também faz parte das estratégias de marketing, que nem sempre chegam ao local desejado na primeira tentativa. 

Quem persevera e sempre busca maneiras de aprimorar o seu conteúdo para Instagram tende a ir mais longe. Esse é você?

Ah e já que você chegou até aqui, recomendo que você leia um conteúdo para te ajudar ainda mais na tarefa de criar conteúdo para Instagram: “Copywriting para Instagram: Venda Utilizando as Palavras Certas“.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers