Como Enviar Mensagem em Massa no WhatsApp? Veja suas vantagens, quando e como enviar para ter o melhor engajamento!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em dúvida sobre como enviar mensagem em massa no Whatsapp? Veja aqui as formas de fazer isso no WhatsApp Business e na versão WhatsApp convencional sem ter a conta bloqueada.

Como enviar mensagens em massa no WhatsApp?

Se você precisa divulgar produtos e serviços para muitos clientes ou deseja mandar o mesmo conteúdo para várias pessoas, enviar mensagens em massa pelo WhatsApp é uma boa ideia. A plataforma disponibiliza esse recurso na versão voltada para negócios.

A vantagem de usar essa função está em economizar tempo, além de diminuir as chances de encaminhar conteúdo com erros de digitação. Assim, é possível mandar para diversos contatos informações sobre descontos, recomendar novos produtos, confirmar entrega, lembrar consultas e mais ou simplesmente convidar vários amigos para uma festa.

Contudo, é importante ter cuidado, pois o mau uso dessa ferramenta pode fazer com que sua conta seja suspensa. Portanto, este artigo explicará para você como enviar mensagem em massa no WhatsApp Business sem correr o risco de ser penalizado. Confira!

Sobre o WhatsApp Business

Quais os benefícios de enviar mensagem em massa pelo WhatsApp Business? Sua empresa pode ser punida por isso? Confira a seguir as respostas para essas e outras dúvidas para você realizar essa prática da forma certa.

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp convencional voltada para empresas gerenciarem as mensagens trocadas com os seus clientes com maior profissionalismo. Também consiste em um aplicativo para download gratuito, pelo qual é possível divulgar produtos, promoções, alertar sobre preços, lembrar compras esquecidas em carrinho, etc.

Entre as principais funções do WhatsApp Business está também a possibilidade de enviar em massa diferentes conteúdos. Além disso, os consumidores têm a opção de consultar várias informações sobre seu empreendimento, como descrição, endereço, horário de funcionamento, site, redes sociais, entre outros elementos.

Como surgiu o WhatsApp Business?

Em 2014, o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook e logo em 2017, apareceram os primeiros anúncios do WhatsApp Business. Ele foi desenvolvido com o intuito de gerar facilitar a interação entre empresas e seus consumidores com melhor qualidade empresarial, eliminando informalidades.

Por essas razões, o WhatsApp Business oferece diversos recursos que a versão padrão não possui, mas que contribuem para o desenvolvimento de um negócio. Por exemplo, a opção de enviar mensagens em massa com a inclusão de muito mais campos de informação. Também possui mensagens automáticas de saudações, desculpas, agradecimento, etc.

Quem pode abrir o WhatsApp Business?

Qualquer pessoa que tenha um smartphone Android ou iOS pode baixar gratuitamente o WhatsApp Business nas lojas de aplicativo em seu celular. No entanto, como se trata de uma ferramenta pensada para quem administra um negócio ter contato mais fácil com clientes, não há necessidade de os usuários comuns fazerem a instalação.

Os benefícios dessa plataforma como o envio de mensagens em massa podem ser aproveitados por grandes e pequenas negócios. O único requisito para abrir uma conta nessa versão é apenas ter um smartphone com compatibilidade com o sistema operacional e um número diferente do WhatsApp tradicional.

Quais são as vantagens do WhatsApp Business

Além de enviar mensagens em massa e criar um perfil empresarial, no WhatsApp Business você consegue organizar e segmentar contatos por meio de marcadores. Também é possível adicionar o logotipo como foto de perfil e manter um plano de fundo com imagens e textos que melhorem a visibilidade da sua empresa.

Mensagens automatizadas para boas-vindas, ausência e até mesmo respostas pré-gravadas para perguntas frequentes podem ser programadas nessa plataforma. Ainda estão disponíveis variedades de conteúdo, links, fotos, vídeos, PDFs, etc. E não faltam estatísticas com número de mensagens respondidas, cliques em links e o tipo de conteúdo.

É possível enviar mensagens em massa no WhatsApp Business?

No WhatsApp Business, você pode mandar conteúdo em massa por meio de uma lista de transmissão. Nesse processo, basicamente uma mensagem particular é enviada para vários contatos simultaneamente. Esse recurso é útil para lançar um produto ou oferta para um segmento de seus clientes, por exemplo.

Contudo, é preciso ter cuidado ao utilizar essa função, pois se não usá-la da maneira correta será penalizado por spam. Por esse método, até 256 contatos podem receber essa mensagem, mas eles não visualizam os dados e nem as respostas dos outros usuários. Então, se você quiser que eles se comuniquem entre si, crie um grupo de transmissão.

Quais as vantagens de envio de mensagem em massa no WhatsApp Business?

Imagine o quão trabalhoso seria encaminhar mais de 50 mensagens por dia manualmente. Por isso fazer uso dessa função do WhatsApp Business traz mais praticidade. Além do mais, é possível enviar conteúdo variado, como notícias, promoções e outras informações conforme o interesse do seu público-alvo.

Aliás, esse é outro benefício para seu negócio, segmentar o tipo de mensagem para um grupo de contatos com base nos gostos, preferências ou necessidades. O uso dessa ferramenta de maneira adequada também permite realizar campanhas para manter os clientes fiéis a sua marca.

Quais são as desvantagens de envio de mensagem em massa no WhatsApp Business?

No WhatsApp Business, a comunicação entre a empresa e um grande número de clientes fica limitada a um único smartphone. Isso é um problema principalmente quando há uma quantidade excessiva de mensagens para responder individualmente. Outra questão é que caso você envie conteúdo para mais de 256 contatos, o número é bloqueado por spam.

Ainda que o WhatsApp Business ofereça esse recurso, isso não significa que você pode abusar e acioná-lo a toda hora. Realizar marketing invasivo, como os Spams, está proibido na plataforma e, até mesmo, o consumidor consegue denunciar esse tipo de ação. Portanto, essa estratégia tem de ser usada com responsabilidade. Além de que é necessário o contato ter salvo o seu número para poder receber mensagens em massa.

Conheça a melhor ferramenta de automação de WhatsApp

Aperte no botão abaixo e veja como gerar VENDAS de maneira automática 24 horas por dia.

Começar agora!

Em que momento é bom enviar mensagens em massa no WhatsApp Business?

É aconselhável mandar mensagens em massa ao realizar campanhas promocionais de um produto, serviço ou divulgar qualquer coisa que sirva para atrair ou reter clientes. Também se trata de uma funcionalidade útil em grandes empresas quando precisam enviar uma mensagem interna.

Assim sendo, o melhor momento para se comunicar com seu público-alvo é quando possui algo relevante a dizer. A única ressalva é que não faça isso, em finais de semanas, feriados e muito menos fora do horário comercial. Além de não conseguir um resultado positivo, corre o risco de o cliente desenvolver uma má impressão sobre sua marca.

É legal enviar mensagens em massa no WhatsApp Business?

Desde que o usuário respeite as regras, é permitido por lei enviar mensagens em massa pela plataforma do WhatsApp Business. Essas normas se referem a usar essa função de maneira correta, sem SPAM ou publicidade agressiva, por exemplo. Em outras palavras, se você encaminhar conteúdo dentro do bom senso, não terá nenhum problema.

Uma vez que o consumidor passa o número de contato dele para sua empresa e você manda material relevante com uma frequência moderada, isso é aceito. O que não pode é tentar vender um produto ou serviço a qualquer custo para várias pessoas sem que elas tenham dado nenhum consentimento.

Como enviar mensagens em massa no WhatsApp pelo iPhone e celular Android?

Não importa se o seu celular funciona com sistema operacional iPhone ou Android, em ambos dispositivos você consegue baixar gratuitamente o WhatsApp Business. Além disso, utilizar o recurso não dá trabalho. Então, para envio de mensagens em massa no Android proceda do seguinte modo:

  • Abra o aplicativo do WhatsApp Business.
  • Logo, na primeira tela você deve clicar no botão com três pontos para abrir as configurações de mensagens, que fica no canto superior direito da página.
  • No menu que será aberto, clique na opção Nova transmissão para aparecer sua lista de contatos.
  • A partir daí, basta tocar nos nomes que deseja incluir e tocar no botão verde para salvar.
  • Pronto, depois disso você já pode mandar qualquer conteúdo para esses clientes sempre que selecionar a lista.

No seu iPhone, a maneira de proceder é um pouco diferente, já que a versão iOS do WhatsApp Business possui uma interface diferente. De qualquer maneira, o processo para enviar mensagens em massa do mesmo modo é simples, conforme você pode ver abaixo:

  • No aplicativo a opção Listas de transmissão fica visível na parte superior, portanto, basta clicar nela e escolher a opção para criar uma nova.
  • Você verá uma tela onde aparecerá sua lista de contatos.
  • Selecione todos os contatos que deseja que recebam sua mensagem e clique no botão  com símbolo de visto ✓.
  • Logo após, surgirá uma página no formato de grupo, mas as pessoas receberão uma mensagem individual, como se você tivesse escrito somente para elas.
  • Por fim, você só precisa escrever a mensagem e enviá-la. Depois, será exibido ícone de megafone à direita do texto que indica que o encaminhamento foi por transmissão e não chat.

Como você viu, o procedimento é rápido, você só necessita ter um bom smartphone para contar com essa vantagem. Aliás, para ter mais facilidade de enviar mensagens em massa você pode usar um aparelho como os 10 melhores iPhones para comprar em 2022 ou os 16 melhores celulares Android de 2022.

É possível ser banido ou bloqueado no WhatsApp por enviar mensagens em massa? Como evitar isso?

O WhatsApp costuma suspender sem aviso prévio contas de usuários que incorreram em falhas e uma dessas faltas é o envio de mensagens em massa no formato de spam. Para evitar esse problema, se você tem uma empresa, a primeira coisa que deve fazer é criar uma estratégia de marketing para que clientes cadastrem seu número de celular.

Basta criar uma campanha, por exemplo, nas redes sociais em que pede o telefone e uma autorização para contatá-lo depois. A partir daí, crie conteúdo personalizado e relevante para seu público-alvo. Além disso, mande as mensagens em momentos diferenciados, sem incomodar o seu cliente.

Como mandar mensagem no WhatsApp para várias pessoas ao mesmo tempo?

Existem diferentes maneiras de enviar mensagem em massa no WhatsApp, além da versão comercial. Então, continue lendo e descubra mais possibilidades para realizar esse procedimento.

Use a lista de transmissão do WhatsApp

Do mesmo modo que ocorre com WhatsApp Business você pode enviar mensagem em massa pelo WhatsApp tradicional por meio de uma lista de transmissão. O conteúdo mandado não tem aspecto profissional como ocorre na versão para empresas. No entanto, oferece ótima prática para enviar texto, foto, vídeo ou arquivo para vários amigos.

Para fazer isso no Android, basta acessar WhatsApp>Menu>Nova transmissão e criar uma lista com contatos selecionados. No iOS, essa opção aparece na parte superior, então basta clicar para incluir uma nova lista de transmissão. Assim você pode encaminhar um convite para festa, por exemplo, para várias pessoas sem perder tempo ou ter muito trabalho.

Tenha grupos para um determinado assunto

Se você enviar a mesma mensagem em massa para todos os seus contatos, estará cometendo um grande erro. O ideal é separar os clientes de forma personalizada, através de grupos ou etiquetas. Isso proporciona melhor organização e evitará que você mande conteúdo inadequado para pessoas.

Por exemplo, se você começar a passar informações sobre planos para um possível cliente, ele pode se sentir pressionado e desistir da compra. Portanto, é aconselhável criar essa divisão, você pode usar as etiquetas do WhatsApp Business para classificar os diferentes tipos de consumidores que tem em sua lista.

Use apps que auxiliam no envio de mensagens em massa no WhatsApp

Um dos maiores benefícios de enviar mensagens em massa no WhatsApp está na possibilidade de cometer menos erros ortográficos ao encaminhar um conteúdo. No entanto, usar um aplicativo que ajude com a correção nunca é demais, isso evita que por alguma distração a qualidade do que for enviado seja afetada.

Além dos textos, outro formato de conteúdo que é sempre bem-recebido na plataforma são vídeos e imagens. Assim sendo, baixar ferramentas de edição de material corresponde a uma boa ideia, pois permitem que você melhore a qualidade do que encaminha. Também use um app para salvar em nuvem tudo que é feito.

O uso de mensagens em massa com o WhatsApp Oficial (API)

O WhatsApp Oficial (API) consiste em outra versão dessa rede social, porém é paga e direcionada para quem quer uma versão mais profissional, escalando melhor os resultados, e automatizando melhor os processos e sem ter nenhum risco de ter o número bloqueado.

Ela tem a vantagem de funcionar em vários números, e você nem precisa mais do aparelho para enviar mensagem, consegue utilizar direto a ferramenta contratada, portanto diversos funcionários podem efetuar atendimento ao cliente e ainda há a integração com chatbot.

Quanto ao envio de mensagem em massa, dependendo do plano contratado, suporta o disparo de altos volumes. A menor quantidade fica em mil mensagens e a maior em 100 mil, no entanto, tudo que for mandado deve ter qualidade da mesma forma que acontece com o WhatsApp Business.

Use as dicas de como enviar mensagens em massa no WhatsApp!

Enviar mensagem em massa no WhatsApp tanto na versão business como na versão com a API oficial é fácil e se você tem um negócio pode se beneficiar bastante ao usar esse recurso. Além de ajudar na captura de novos clientes, também serve para reter o interesse de quem comprou seus produtos ou serviços, mas qual é a melhor versão para se utilizar? Veja abaixo:

como enviar mensagem em massa no whatsapp, melhor versão para o seu negócio
Escolha a melhor versão para o seu negócio

Contudo, lembre-se de utilizá-la com bom senso, o mau uso com envio de spam pode fazer com o Facebook suspenda sua conta e isso ainda causará uma impressão ruim no consumidor sobre seu negócio. Assim sendo, procure ser cuidadoso para se beneficiar de todas as utilidades que o envio em massa tem para sua empresa e vida pessoal.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers