Como ampliar a conversão de formulários no seu blog

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mesmo quem ainda não entende muito sobre marketing digital já deve saber que o blog é uma das ferramentas mais importantes de qualquer estratégia voltada para fidelização de público-alvo e até para a conversão de formulários de geração de leads.

Conversão e geração de leads
Como ampliar a conversão de formulários no seu blog

Um estudo divulgado pela agência Grumft revelou que os blogs no Brasil possuem o maior engajamento online da América Latina e, além disso, os usuários brasileiros consideram essa plataforma a fonte mais completa de conteúdo, criatividade, confiabilidade e também a forma menos intrusiva de publicidade. Por isso, mais do que poderosos meio de relacionamento, os blogs também podem trabalhar a favor do seu fluxo de vendas. Mas, antes de criar um blog, colocar conteúdo nele aleatoriamente e esperar que ele traga potenciais clientes para você, é preciso ter um planejamento bem elaborado e saber como atrair seu target de maneira natural.

E neste post você vai descobrir como ampliar a conversão de formulários no seu blog e transformar essa ferramenta em uma máquina eficaz de geração de leads para o seu negócio:

Crie um formulário enxuto

Vamos começar pelo básico: antes de pensar na sua estratégia de conteúdo você precisa criar um bom formulário de captura de leads. E, nesse caso, lembre-se sempre que menos é mais. Quanto mais objetivo for o seu formulário maiores serão as chances de conversão. Assim, solicite apenas informações básica, como nome e e-mail, e deixe claro para o seu leitor que ele ganhará algo em troca ao fornecer seus dados pessoais.

Aumente a conversão de leads
Deixe o seu formulário visível para conversão

Deixe o seu formulário visível

O posicionamento do formulário é um fator que tem grande influência para a conversão. Ele precisa estar claro e visível em diferentes áreas de uma mesma página para que seja notado pelo leitor. Hoje em dia é muito comum entrarmos em blogs que utilizam o pop-up para apresentar seu formulário. Contudo, é preciso cautela na hora de adotar essa ferramenta, pois ela pode ser considerada irritante e até aumentar a sua taxa de rejeição. O melhor mesmo é apostar em boxes posicionados no meio ou ao final do conteúdo, para ser menos invasivo.

Forneça material rico exclusivo

No que diz respeito ao conteúdo, além de investir em postagens frequentes e textos de qualidade, que atendam às dúvidas e necessidades do seu público, uma boa estratégia para a conversão de formulários em blog é criar e disponibilizar material rico. E-books, white papers, webinars são exemplos de conteúdos densos que geram grande interesse e induzem o cliente a preencher os formulários para poder consumir o material.

Call to action para conversão
Aposte em calls-to-action

Aposte em calls-to-action

Não importa o tempo que passe, os CTA’s nunca perdem a força. Convide os leitores do seu blog para uma ação, mas de uma maneira que fique natural no meio ou no final de cada texto. Ao colocar uma isca para o seu formulário, você explica ação para o seu cliente e aumenta as chances de conversão.

Teste e otimize constantemente

Por fim, testar deve ser sempre a palavra-chave do seu negócio! Você pode fazer testes com diferentes cores, botões e designs que atraiam mais a atenção do seu público. Avalie as métricas fornecidas pelo G.A., faça testes A/B e busque sempre mudanças para agradar aos seus clientes. É testando que você vai aprender cada vez mais sobre o seu público e otimizar as suas estratégias.

Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre marketing digital, continue acompanhando nosso blog e conheça a plataforma do leadlovers!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers