4 erros e-mail marketing que você pode estar cometendo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto utilizada para melhorar e aumentar o relacionamento e a comunicação entre o público e a empresa. Contudo, por sua simplicidade de execução e baixo custo, há uma série de erros que são cometidos e podem estar prejudicando os resultados de suas campanhas. Entenda quais são os principais no post de hoje!

Os erros de e-mail marketing
4 erros e-mail marketing que você pode estar cometendo

O e-mail marketing

Quando a sua mensagem chega à caixa de entrada de e-mail de seu cliente, esse recorda que a sua empresa existe, pois a sua marca está em meio a um mercado super concorrido e, desse modo, e-mails são uma ótima maneira para ficar mais próximo ao público. A partir disso, é possível obter um melhor retorno de análises e relatórios, ao elaborar campanhas ou anúncios mais aperfeiçoados.

O e-mail marketing oferece uma maneira simples de se conectar e não permite somente enviar mensagens, mas também obter respostas com rapidez e atingir os resultados instantaneamente. A empresa que adere a esse tipo de ferramenta adquire diversos benefícios como:

  • Interatividade – O público interage instantaneamente;
  • Personalização – A mensagem pode ser totalmente personalizada com os dados do cliente;
  • Proatividade – A empresa pode identificar o seu público em vez de esperar o interesse espontâneo;
  • Segmentação – É capaz de direcionar a mensagem por cidade, faixa etária, sexo etc.;
  • Mensuração – O retorno da ação efetuada é acompanhado em tempo real;

A estratégia de e-mail marketing, para a maioria das pessoas, é compreendida como possuindo somente um propósito: vender, mas na realidade, possui diversos tipos de comunicação que podem ser dadas ao público e algumas não são relacionadas a vendas. Inclusive, podem auxiliar no objetivo principal do público, aplicando outros caminhos assim como nos seguintes casos:

Aprenda com os erros de e-mail marketing
Formatos de e-mails marketing

Comerciais

O tipo deste e-mail é normalmente voltado para o comércio eletrônico, possui mensagens objetivas e visuais fazendo com que o público identifique rapidamente sobre do que se trata. Essa é uma maneira mais rápida de fazer com que as suas ofertas ganhem destaque e cheguem até o público-alvo. É muito importante e interessante preparar um layout para que o cliente seja impactado com as ofertas em destaque prendendo a atenção e atingindo o interesse do público.

Newsletters

São e-mails informativos que possuem o objetivo de se aproximar de seus clientes a uma marca ou empresa e criar um bom relacionamento entre eles. Esse tipo de e-mail tem que oferecer as informações mais importantes para o seu público-alvo, precisa trazer conteúdos com boa qualidade que chamem a atenção, fazendo com que o cliente clique em seu anúncio e seja levado até o site.

Transacional ou de serviço

Diferentemente do e-mail comercial, o transacional não é criado da maneira massificada, possui uma comunicação exclusiva, criada para cada um dos contatos de uma empresa. O e-mail de serviço é enviado automaticamente e acelera os processos e o atendimento ao público. Esse tipo de e-mail é muito utilizado em sites de e-commerce e confirma as ações que os clientes produziram diretamente no site e transmite a segurança e o respeito que a marca tem perante  o público.

Erros de e-mail marketing que causam spam
Qual a diferença de e-mail marketing e spam?

Qual a diferença de e-mail marketing e spam?

Há uma diferença entre eles; lembre-se de que é fundamental que o seu e-mail marketing tenha o consentimento de seu cliente, ou seja, quando aceita receber as mensagens, chamamos de opt-in. Um e-mail marketing possibilita que o cliente cancele o cadastro a qualquer momento da lista, chamamos isso de opt-out.

Diversas empresas contratam agências que possuem várias listas que contêm e-mail de terceiros, fazendo com que os clientes recebam inúmeros e-mails indesejados, a maioria das vezes com a desculpa de que se o cliente não está satisfeito com esses e-mails, basta remover-se, mas isso caracteriza um e-mail de spam.

Além do spam, há diversos outros tipos de erros que são cometidos quando se trata de e-mail marketing, listamos abaixo quais são e como você os deve evitar, se ainda não os cometeu:

E-mails excessivos ou escassos

A frequência de envio de e-mail é o erro mais cometido quando o assunto é e-mail de marketing, pois isso atrapalha muito a eficiência de seu anúncio e também os clientes.

Se os clientes se sentem incomodados, há uma grande chance de acontecer o cancelamento da assinatura. Não pense em diminuir totalmente os envios, saiba que quando o cliente recebe poucos e-mails de anúncios da sua empresa diminui o relacionamento com o público e a empresa acaba sendo esquecida pelos mesmos.

Para que isso seja resolvido, basta enviar e-mails na frequência certa, estude sobre o dia a dia dos seus clientes, analise os horários e dias que há picos de acessos, fique atento quanto à quantidade dos cancelamentos, pois isso indicará se há algum erro de frequência. Também é ideal fazer com que o cliente defina quando ele deseja receber os e-mails.

Os erros de e-mail marketing
Analisar os resultados é essencial para evitar erros de e-mail marketing

Não analisar e observar os resultados

Um anúncio não é finalizado quando o e-mail de marketing é enviado. Se você não avaliar os resultados e procurar saber sobre quantos e-mails foram recebidos, visualizados e os links foram visitados é impossível saber se a campanha foi positiva ou negativa.

É muito importante analisar as métricas, pois é a única alternativa para melhoras as próximas campanhas, conheça melhor o comportamento de seu público-alvo e entenda quando as ações geram bons resultados.

Envio de imagens como conteúdo

A maioria dos serviços de e-mail bloqueia as imagens das mensagens e isso faz com que o cliente passe para mais uma etapa somente para visualizar aquela imagem, lembrando que quando uma imagem é bloqueada, não é apresentada antes uma prévia para se saber qual é o assunto que está sendo transmitido pela imagem, então use as imagens se realmente sejam necessárias. Para exibir todo o material em tela, você deve utilizar código HTML.

Os erros de e-mail marketing
Não permitir ou oferecer interatividade

Não permitir ou oferecer interatividade

A interatividade é o ponto principal do e-mail marketing e isso vai além de inserir links e enquetes que levam o cliente diretamente ao site, se o indivíduo não tem a certeza de que sua opinião será importante, a interação acaba ai, esse é um dos maiores erros de e-mail marketing. O ideal é que ocorra uma comunicação entre o público e a empresa, uma interação que flui naturalmente como em uma conversa. Mas, como fazer isso?

Basta permitir que o cliente possa responder à mensagem que foi recebida, convide-o para comentar algum tópico, responda os seus comentários, isso faz com que o cliente fique satisfeito e saiba que está participando de uma discussão com uma pessoa física. Outro modo de interação é de inserir um chat em tempo real em seu site ou que ele obtenha através do e-mail um contato por telefone de um profissional.

Os erros de e-mail de marketing são cometidos diversas vezes, mas após a leitura desse artigo agora você sabe alguns erros e poderá evitá-los em seu negócio. Gostou? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers