Se você utiliza estratégias de marketing digital, provavelmente já ouviu falar em inbound marketing (usado para atração de público qualificado, captação desse em leads, para convertê-los em venda). Este artigo vai explicar o que é landing page e qual a importância dela neste processo.
A fórmula básica e genérica do marketing digital é muito simples: quanto mais tráfego você atrai para as suas páginas, maior será a quantidade de oportunidades que você terá. No entanto, quando analisamos mais profundamente, vemos que é necessário mais do que apenas visitas para manter um negócio. É preciso que essas pessoas se tornem clientes e gerem receita. Esse processo começa quando você consegue capturar uma parte desses visitantes, tornando-os leads.
Os leads são pessoas que, de alguma maneira, cadastram seu e-mail para receber atualizações e materiais interessantes da empresa. Quando um usuário deixa seu contato, passa a fazer parte da base de leads. Dessa forma, é possível analisar melhor seu comportamento, verificar quais assuntos ele tem mais interesse e oferecer material relevante, favorecendo a conversão dele em potencial cliente. E para que a chamada jornada de vendas seja possível, é indispensável a existência de landing pages.
O que é uma landing page?
Também conhecidas como página de destino, elas têm por objetivo receber às visitas e destiná-las a conversão (seguidores, prospects, clientes e / ou vendas). Trata-se de uma página construída não apenas para facilitar essa conversão, mas também para ajudar a convencer o seu visitante a realizar tal ação.
Quando se trata de converter visitas em leads e / ou vendas, a quantidade de recursos e conteúdo pode acabar ofuscando a conversão. Se queremos resultados, devemos encarar os fatos: vivemos na “Era da Informação”! Isso significa que todas as pessoas são inundadas diariamente por informação. Tal sobrecarga de conteúdo gera certa cegueira e desorientação. E é esse o “grande x” da questão que torna a existência de uma landing page fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.
Por que ter uma landing page?
O objetivo real de qualquer empresa que invista em marketing é atrair mais clientes e aumentar a sua receita. Além disso, o marketing ajuda a gerar valor e reputação para a marca, fazendo com que a sua empresa se torne autoridade em seu setor.
No marketing digital, a maneira mais acertada de conquistar esses objetivos é seguindo um funil de vendas. O passo fundamental para o marketing digital gerar vendas é converter o visitante em lead. E essa conversão é feita na landing page.
O mais importante em uma página de destino é mantê-la simples, de maneira que conduza o visitante à conversão. Fizemos uma lista dos principais motivos para a criação de Landing Pages. Confira!
1. Landing Pages evitam distrações
Uma das principais características de uma Landing Page é a ausência de distrações para manter o usuário focado na conversão (compra, download, preenchimento do formulário). Isso significa que não há outros links. O conteúdo é totalmente focado e um único objetivo.
A remoção de distrações retira quaisquer razões que existam para que o usuário saia da landing page, o que acarretaria na perda da conversão.
2. Landing Pages possibilitam aos clientes clareza e coesão
Há uma razão para as páginas de destino serem curtas. Se você quer levar o usuário a tomar uma ação (conversão), você não pode querer que ele tenha de pesquisar a venda, analisar o produto ou ainda parar para ler algum conteúdo extenso.
Você tem cerca de oito segundos, ou menos, para capturar a atenção do público-alvo. Por isso, separamos algumas boas maneiras para ajudá-lo. Veja:
- Sua landing page deve conter apenas uma ação que você deseja que o usuário faça, como o download de um ebook, por exemplo.
- Use título e subtítulo claros e que vão direto ao ponto. Na maioria das vezes, o título e o subtítulo serão as únicas coisas que o visitante lerá.
- Concentre a sua linguagem não no que o produto ou serviços fazem, mas no que que eles farão para o cliente. Por exemplo: economizar tempo, resolver um problema, gerar uma competência e aprendizado, criar oportunidades, entre outros.
- Faça com que as suas landing pages criem vínculo emocional. Pessoas que criam algum tipo de reconhecimento emocional são mais propensas a tomar decisões.
- As landing pages devem ter uma Call-To-Action (CTA), também conhecidas como chamada à ação. A CTA deve ser a ação que você quer que a pessoa faça na página de entrada. “Baixe agora esse livro”, “experimente gratuitamente o software”, “comece agora a aprender um novo idioma”, são bons exemplos de CTA.
- Use um botão grande, com uma cor bem contrastante, para chamar a atenção do visitante.
- No formulário use apenas os campos realmente necessários. Pedir informações como CPF e endereço, por exemplo, pode inibir a conversão.
3. Landing Pages forçam as pessoas a tomarem decisões
Na verdade, fazer o usuário tomar uma decisão é o propósito da landing page. Aliás, vimos isso bem claramente nos tópicos anteriores. Ela facilita a conversão por reduzir as distrações com uma mensagem clara e uma chamada a ação (CTA).
Confira algumas dicas para aumentar a conversão:
- Faça uma oferta irresistível.
- Aumente a sua credibilidade usando depoimentos, logomarcas de clientes, certificações e/ou prêmios.
- Seja objetivo. Corte tudo que for desnecessário em sua landing page.
- Mostre ao seu potencial cliente como a sua empresa resolverá o problema e tornará a vida dele melhor
- Reduza a ansiedade do usuário, assegurando-lhe que você vai manter a sua privacidade e não vai enviar spam (não usar a palavra “spam”).
4. Landing Pages podem ser testadas e otimizadas
Como todas ferramentas de marketing, as landing pages precisam ser testadas. No mercado, há inúmeros mecanismos para criar a página de destino ideal e testar a sua eficiência.
Agora você já sabe o que é e o porquê é necessário ter uma landing page. É importante estar sempre atento ao marketing digital para não ser deixado para trás na corrida pelo sucesso. Portanto, existem recursos que são essenciais para qualquer negócio e a landing page é um deles.
O que você achou desse artigo? Foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]