Como implementar o vendarketing em sua empresa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assim como o nome sugere, vendarketing é um termo que une vendas e marketing. Esse conceito define uma estratégia que permite alinhar as equipes desses dois setores para melhorar os resultados da empresa, bem como, ter mais produtividade.

Na tentativa de acompanhar as necessidades do mercado e do público consumidor, muitos empreendedores buscam aprimorar as técnicas e campanhas aplicadas. Mas a falta de conhecimento correto pode, até mesmo, prejudicar o negócio.

Por isso, a empresa precisa manter o setor de pesquisas e informações atualizado. É fundamental permanecer conectado com os estudos e os conceitos publicitários para garantir o bom uso dos métodos de marketing.

Entender como um conceito de marketing funciona, permite aplicá-lo de forma eficiente na organização e administração de uma empresa, direcionando os investimentos e esforços adequadamente.

Estude sobre vendarketing

O que é vendarketing?

Mas afinal, o que é vendarketing? Esse é um conceito dentro do marketing que reúne algumas estratégias e permite que as áreas de vendas e de marketing trabalhem juntas. Esse princípio não é novidade e já vem sendo usado em outros países.

No inglês é chamado de Smarketing. Ou seja Sales (vendas) e marketing. Na prática, a intenção é a mesma em qualquer lugar que esse conceito for aplicado: melhorar o resultado financeiro e aumentar a receita da empresa.

Como funciona o vendarketing

O vendarketing é a união das palavras “venda” e “marketing” porque alinha as ações desses dois setores fundamentais para a empresa. 

Esses dois times têm papéis muito importantes para o desenvolvimento do trabalho do outro setor, sendo, muitas vezes, interdependentes.

É fácil entender que a equipe de vendas precisa vender o produto da empresa. Mas o setor de marketing também tem esse mesmo objetivo, embora desenvolva vários meios para isso em sua rotina de trabalho. 

A equipe de marketing lida com alguns tipos de ações direcionadas para o público, por exemplo:

  • Divulgar a marca;
  • Criar conteúdo;
  • Cuidar da comunicação;
  • Desenvolver publicidade.

Ter os dois setores alinhados permite que a equipe de marketing seja capaz de abrir caminho e gerar oportunidades para o time de vendas atuar de forma eficaz. Além disso, impacta diretamente no resultado da empresa porque aumenta as vendas e o lucro.

Por qual motivo o vendarketing é importante?

As técnicas do vendarketing que unem esses dois setores da empresa são muito importantes para os resultados. 

Esse procedimento traz alguns benefícios para o estabelecimento, então, é preciso conhecê-los para poder usufruir deles ao máximo.

Experiência positiva para o lead

Lead é aquela pessoa que começa a demonstrar interesse na empresa, na marca e no conteúdo que esse site oferece. É um usuário que sente vontade em consumir o material apresentado e se tornou uma visita frequente.

Quando os setores de vendas e marketing trabalham juntos, esse usuário tem uma experiência positiva, porque consegue perceber a conexão entre os funcionários da empresa. 

Ou seja, é possível perceber que se trata da mesma instituição por trás do nome da marca. Então, adotar critérios e ações distintas da equipe que conversou com o usuário até aquele momento pode afastá-lo

Ao unir os setores em um alinhamento comum, o cliente entende que todos os departamentos daquela empresa seguem os mesmos princípios. Isso passa confiança e credibilidade. 

Dessa forma, é possível estabelecer um relacionamento duradouro com esse consumidor a partir do vínculo de confiança que essa experiência positiva proporciona. Isso forma um cliente ativo que passa a frequentar o site e consumir o conteúdo da marca.

A alteração contratual de empresa, por exemplo é um processo muito delicado e é preciso ter confiança entre as partes envolvidas.

Mantenha um bom relacionamento em equipe

Relacionamento entre as equipes

Unir e alinhar os setores também melhora a comunicação e o relacionamento entre essas equipes. Quando os times trabalham mais próximos e sabem o que o outro precisa fazer, fica mais fácil identificar os pontos de melhoria e o que realmente foi falha de cada um.

Isso evita culpar o outro setor por um erro próprio ou deixar de cumprir uma etapa esperando que outra pessoa faça isso. 

Além disso, com os times alinhados, a campanha flui de forma mais eficiente e o lead percorre os passos de compra mais rápido.

Oportunidades

Outro benefício de ter os setores de vendas e marketing trabalhando junto é a capacidade da empresa identificar oportunidades e poder aproveitá-las. Embora seja comum pensar que a quantidade de vendas significa sucesso, isso pode ser um erro grave.

A qualidade do atendimento e das informações coletadas para manter os leads ativos é mais importante do que atuar a todo momento gerando grandes quantidades de vendas.

Quem presta serviços de contabilidade para abertura de empresa vai ter mais sucesso se tiver cooperação entre as equipes dos setores, bem como, se contar com um banco de dados dos seus leads para atender suas necessidades, por exemplo.

Ser realista

Ter duas equipes da empresa trabalhando juntas permite criar metas realistas. Ou seja, definir objetivos, parâmetros e resultados a partir da capacidade de cada time. Por isso, é importante alinhar os dois setores e fazer com que sejam mais próximos.

Uma empresa que trabalha com projeto de instalações elétricas, por exemplo, consegue identificar quantos projetos é capaz de entregar, qual o prazo pode apresentar para seu cliente e quais são as reais dificuldades. Isso só é possível se integrar as equipes.

Ações previsíveis

Prever as ações futuras é uma vantagem que ajuda muito a organizar a administração de uma empresa e evita prejuízo. Quando um setor conhece e entende as limitações do outro, pode atuar de forma preventiva para otimizar os gastos.

Isso significa investir apenas o necessário para uma produção eficaz, além de exigir um resultado possível e cobrar a equipe de acordo com a capacidade desses times. 

Quando a empresa sabe com antecedência o que pode prejudicar seus resultados, é possível adotar medidas para evitar isso e contornar a situação da melhor forma. O que permite conquistar o potencial que cada setor é capaz de desenvolver.

Como utilizar o vendarketing na empresa

Para alinhar os setores de vendas e marketing é preciso seguir alguns passos que garantem o entendimento e cooperação entre as equipes. Isso é fundamental para fazer os dois times trabalharem unidos e melhorarem os resultados da empresa.

Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é definir algumas diretrizes específicas para cada um dos setores. Lembrando que é importante ambos conhecerem as regras dos dois departamentos, principalmente, para entender a dinâmica de trabalho que vão seguir.

Depois é preciso realizar reuniões regulares para rever os direcionamentos. É importante atualizar as orientações sempre que a supervisão achar pertinente. Além disso, os integrantes da equipe podem apontar questões relevantes nessas reuniões.

Por fim, os encontros periódicos também servem para estabelecer métricas coerentes para ambas as equipes. É nesse momento que os times vão expor sua real situação e quantificar sua capacidade de produção.

Dessa forma é possível trabalhar alinhado com os mesmos critérios e alcançar os mesmos objetivos. Isso permite um retorno positivo para a empresa e um desenvolvimento muito mais eficiente para os dois setores.

Se uma empresa trabalha com o desenvolvimento de software para comercio varejista, por exemplo, unir os departamentos de venda e marketing com um plano de ação completo – que envolve reuniões e alinhamentos – vai melhorar a atuação no mercado.

Isso permite criar campanhas eficientes e direcionar os investimentos para o público consumidor, pensando em seus hábitos de comportamento.

Considerações finais 

Quando o vendarketing é utilizado da forma correta, permite alinhar os setores de venda e de marketing da empresa. Como o setor de marketing cria os caminhos e as possibilidades para as vendas acontecerem, é importante existir essa união das equipes.

Isso traz muitos benefícios para o estabelecimento. Entre eles, permite mostrar para o cliente que ele está conversando com a mesma empresa, então, vai receber um atendimento alinhado de acordo com os mesmo critérios.

Essa é uma vantagem fundamental, principalmente, porque alimenta um relacionamento baseado na confiança entre o consumidor e a marca. 

Além disso, outro benefício significativo é a conexão que essa estratégia cria entre as equipes. Isso permite desenvolver campanhas eficientes e coerentes que conseguem estabelecer metas possíveis.

Dessa forma, a empresa consegue conquistar as pessoas, atrair mais clientes e aumentar as vendas. O objetivo principal de adotar essa estratégia sempre será melhorar o retorno financeiro da instituição.

Por isso é tão importante conhecer o conceito de vendarketing e aplicá-lo da forma correta na empresa. São técnicas que ajudam a aumentar os resultados e o ganho econômico, afinal, permitem otimizar o desempenho.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers