Tendências de Marketing Digital: mudanças com a covid-19

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A atual crise que o mundo passa com a COVID-19, está obrigando a todos repensarem suas atitudes e gastos, além de analisarem como será o futuro com as principais tendências de marketing digital.

O isolamento social que foi imposto impactou de forma severa em todas as áreas da economia e fez com que os hábitos das pessoas mudassem, principalmente na forma como consomem os produtos e serviços.

Para poder se adaptar a esse novo cenário, as empresas começam a replanejar sua forma de fazer o marketing digital.

Neste artigo vamos falar sobre as mudanças nas tendências de marketing digital, ocasionadas pelo COVID-19, e o que podemos esperar para o futuro no mercado.

Fatores de SEO
Principais tendências de Marketing Digital com o novo coronavírus

O novo comportamento do consumidor

A necessidade de se ficar em casa, seja trabalhando ou não, com o objetivo de diminuir a disseminação da pandemia, está gerando mudanças drásticas no comportamento das pessoas.

Nota-se o aumento de número de assinaturas de canais de tv ou plataformas de streaming, como a Disney+, HBO Now e Netflix.

Além disso, o mercado do marketing digital também está tendo uma demanda aumentada, visto o crescimento por serviços de consultorias e prestação de diversos serviços.

Apesar de muitos enxergarem com dúvidas o futuro das ações de marketing, algumas empresas estão vendo oportunidades aparecendo, observando as novas tendências de marketing digital que surgem.

Até mesmo as pequenas e médias empresas, que antes não possuíam nenhuma estratégia de marketing digital, passaram a buscar maneiras de implantarem suas lojas virtuais e sistemas de entrega em casa.

Esse processo de transformação digital é uma forma de se adaptar a essa nova realidade do mercado e de comportamento do consumidor, trazendo mudanças drásticas que se tornarão definitivas no futuro.

Dessa forma, é preciso encontrar novos meios de se fazer negócios por meio do marketing e vendas online, fortalecendo a presença digital da sua marca quanto antes.

O que mudou?

A característica única do novo coronavírus, a de se espalhar com muita facilidade e rapidez, fez com que os hábitos de milhões de pessoas ao redor do mundo fossem mudados de uma forma drástica.

E isto impactou na forma como elas passaram a consumir produtos e serviços.

Algumas mudanças são temporárias, mas outras se tornam definitivas mudando de forma profunda os hábitos de consumo e que vão trazer alterações de longo prazo que irá mexer com o mercado em geral, e criar novas tendências de marketing digital.

O isolamento social obrigatório fez com que o consumidor passasse a ter mais tempo para navegar na internet, seja a trabalho ou lazer.

A necessidade de estar em casa obrigou as pessoas a comprarem produtos ou serviços somente de forma online, assim como a busca por entretenimento e conhecimento.

Portanto, as pesquisas aumentaram e mais pessoas estão buscando pelo mesmo produto ou serviço.

Isto leva a uma necessidade de melhorar a otimização dos sites das empresas para que consigam estar nas primeiras colocações nas páginas de busca. 

O consumo de produtos digitais aumentou muito desde o início da pandemia, como cursos de formação, por exemplo.

As plataformas de streaming, como Netflix também aumentaram o número de consumidores de seus conteúdos.

Da mesma forma, os marketplaces, como Amazon e  Magazine Luiza, aumentaram consideravelmente o tráfego em suas plataformas, afinal as pessoas precisam comprar os produtos de primeira necessidade.

Os produtos de higiene pessoal foram os que mais cresceram em vendas nessa pandemia, principalmente os relacionados ao combate ao vírus, como o álcool gel.

Com a restrição das pessoas de irem a lugares públicos ou mesmo viajar, passaram a consumir mais produtos digitais, como e-books e serviços de streaming, que passaram a fazer parte da rotina da maioria dos consumidores.

O setor de comida como bares e restaurantes, tiveram de adaptar seu atendimento para o sistema de delivery de modo a não perder sua clientela e ver seu faturamento sumir.

Outra mudança que impactou diretamente como as empresas planejam seu marketing, foi a diminuição das compras por impulso.

A crise econômica, em consequência da pandemia, fez com que as pessoas economizassem, diminuindo os gastos com supérfluos, e priorizando o que é de necessidade para sobreviver no isolamento social.

Desta forma, as compras impulsivas tiveram uma grande queda, obrigando as empresas a pensarem em novas estratégias de marketing digital para chegar até o consumidor.

 

Dicas para aumentar a produtividade
Entenda as novas tendências de Marketing Digital

O que esperar?

O relacionamento do consumidor com as marcas já está mudando, e as empresas que tiverem uma maior interação com seu público estarão em vantagem e os negócios que não se adaptarem ao meio online estarão fadados a fechar as portas.

O e-commerce está cada vez mais solidificado para fazer negócios na internet, e o isolamento social fez com que aqueles consumidores reticentes a usar o meio online para fazer compras, mudassem de ideia.

As empresas que não se estruturarem para esta nova realidade, buscando ferramentas que garantem a segurança nas compras, e estratégias criativas para atrair a atenção das pessoas, não atenderão às novas expectativas dos consumidores.

Além disso, o cenário de recessão econômica e o esforço coletivo para manter os empregos, está gerando um movimento de valorização dos negócios locais, de produtos e serviços, ajudando as pequenas e médias empresas a se manterem abertas.

Conclusão

A necessidade de ficar em casa está levando as pessoas a terem uma nova visão sobre suas prioridades em gastos com itens de pouca necessidade e a forma como adquirem seus produtos.

Está havendo uma valorização do espaço, até porque as pessoas estão trabalhando em casa em sistema home office e precisam adaptar sua estrutura e sua rotina.

O pensamento do consumidor mudou, e o planejamento das empresas deve seguir esse novo caminho, buscando as novas tendências de marketing digital, ditadas pelo novo comportamento das pessoas.

Os negócios que não migrarem para o meio online estarão em desvantagem porque esse vai ser o principal meio de compras, pois as pessoas estão buscando cada vez mais o conforto e a segurança de sua casa.

Se você gostou de saber sobre as mudanças nas tendências do marketing digital com o covid-19 e quer ficar por dentro do que acontece nessa área, siga nosso blog.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers