Saiba o que fazer para aumentar a taxa de conversão em seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja como aumentar a taxa de conversão do seu negócio e, assim, obter mais clientes.

Quando você passa por uma rua e ouve um comerciante anunciando seu produto, já parou pra pensar na quantidade de pessoas que o escutam? Dependendo do local, pode haver mais de 100 pessoas só na mesma calçada. Agora pense em quantas delas param para olhar e de fato compram. Aqueles 100 devem ter se reduzidos a 2 no final das contas. E, se isso ocorreu, este comerciante teve uma excelente taxa de conversão, mesmo sem saber.

Saiba o que fazer para aumentar a taxa de conversão em seu negócio
Saiba o que fazer para aumentar a taxa de conversão em seu negócio

No mundo do marketing, chama-se de “conversão” quando um simples “estou só olhando” se transforma em “vou comprar”. Converter clientes é adicioná-los à sua base, fazendo com que aquele que escutou sua mensagem, compre o seu produto. Ela é calculada com base na proporção entre clientes que encontram a marca (assistindo comerciais, vendo anúncios, entrando numa loja física) e aqueles que fecham a venda. Porcentagens maiores indicam que o seu investimento em marketing trouxe mais clientes.

Aumentar a taxa de conversão de uma empresa, independentemente do porte, é uma tarefa importante. A média de conversão na maioria das empresas bem-sucedidas é de aproximadamente 2% a 3%, mas existem aquelas que conseguem bem menos, por volta e 1%, e até aquelas que conseguem muito mais, passando de 10%.

Para ajudar você nesse desafio, preparamos 5 dicas simples para melhorar sua taxa de conversão. Acompanhe!

Aplique o funil de vendas para aumentar a taxa de conversão

Se você já fez outras pesquisas sobre marketing digital, já deve conhecer esse conceito. Se não, veja o nosso artigo sobre o tema. Em resumo, é o caminho que um prospecto faz até a compra. Para já deixar você informado sobre o assunto, vamos ver cada uma de suas etapas de forma resumida:

Topo

Descoberta: quando o prospecto acabou de encontrar sua marca. Pode ser contado como número de olhadas de vitrine em uma loja ou como visitas únicas em um site.

Meio

Consideração: quando o prospecto ainda não está pronto para fechar a compra, mas já considera que precisa aprender mais sobre o assunto e sobre o produto.

Fundo

Decisão: o prospecto sabe o que precisa, faltando apenas convencê-lo de que a sua empresa é o melhor lugar para comprar.

Use a psicologia das cores
Use a psicologia das cores

Use a psicologia das cores para aumentar sua taxa de conversão

Profissionais de publicidade e design já sabem que as cores utilizadas na marca influenciam bastante o tipo de sensação que ela passa. E como essa percepção faz parte da mensagem que a sua empresa quer passar, ela também afeta a sua taxa de conversão.

Veja aqui as principais cores para a publicidade e os significados que elas podem ter dependendo do contexto:

  • Vermelho: intensidade, raiva, paixão, sangue e calor;
  • Amarelo: relaxamento, felicidade, otimismo e riqueza;
  • Azul: paz de espírito, calma, harmonia e frio;
  • Verde: sensação de liberdade, natureza, vigor e novas experiências;
  • Preto: negação, sexualidade, elegância e medo;
  • Branco: afirmação, pureza, simplicidade e limpeza.

Faça campanhas focadas em um público específico

Outro conceito muito importante para o marketing digital é o de persona. Você também já deve ter se deparado com ele em algum momento, ou pode ler sobre o assunto nesse artigo aqui.

Resumidamente, uma persona é a versão mais concreta e detalhada do seu público-alvo. É como se fosse criado um personagem hipotético que contêm as características principais dos clientes na sua base.

O objetivo de ter uma persona definida é aproximar a empresa do público, mostrando em que tipo de indivíduo suas campanhas devem focar — quanto mais direcionada for sua campanha, maior será sua chance de sucesso.

Alguns novatos acreditam que quanto mais abrangente for a sua campanha, melhor será a captação de clientes, mas a verdade é que a taxa de conversão será tão baixa que o investimento não terá valido a pena, mesmo que mais pessoas tenham sido atraídas. A questão não é o número bruto, mas sim a proporção entre o investimento e o retorno em receita.

Digamos que você produza um anúncio para sua loja de roupas, mostrando o quanto elas são sexys e descoladas. Se você veicular essa campanha em todos os lugares, verá que algumas centenas de pessoas se interessaram: um tipo específico que busca roupas descoladas e sexys. Ao mesmo tempo, milhões de outras pessoas não interessadas viram o anúncio e não compraram. Ou seja: uma taxa de conversão extremamente baixa.

Porém, se você souber onde esse tipo específico de público se localiza e divulgar apenas para eles, as chances de que uma porcentagem maior entre em contato é bem alta. Isso significa que a porcentagem de retorno do seu investimento terá sido bem maior.

Divulgue casos de sucesso dos clientes atuais
Divulgue casos de sucesso dos clientes atuais

Divulgue casos de sucesso dos clientes atuais

Se você já teve um cliente satisfeito, peça para que ele poste uma análise ou avaliação da sua empresa e do seu produto. A sua reputação diz bastante sobre a qualidade do seu serviço. Se você já tem algum caso de sucesso de um cliente satisfeito, copie a declaração na íntegra, ou ao menos um resumo, e use-a para reforçar a autoridade da sua marca.

Se um novo cliente tiver qualquer dúvida sobre a qualidade do serviço, ele verá a recomendação de um cliente antigo e possivelmente estará mais inclinado a comprar. Isso pode ajudar a levar sua taxa de conversão daqueles 1,9% para 2,1%, por exemplo.

Lembre-se de que o relato deve ser honesto. Os consumidores estão mais atentos e não caem armadilhas de propaganda com tanta frequência. Duvidar da inteligência do seu cliente não é o tipo de insulto que eles toleram. Seja sincero com eles e terá muito mais chances de fidelizá-los.

Sempre coloque um Call To Action

Um dos erros do marketing digital é criar uma propaganda que não contenha uma chamada para ação. O Call To Action, ou CTA, é o que indica ao leitor o que ele deve fazer com a nova informação, como ele pode acompanhar seu canal, entre outras coisas. A taxa de conversão da sua empresa não vai crescer enquanto você não pedir para que o prospecto olhe seu catálogo ou veja seus serviços disponíveis, por exemplo.

Para que o seu CTA seja bom, tente sempre seguir essa lista:

  • seja claro e objetivo;
  • peça algo fácil de fazer, ou facilite a ação (coloque o link dentro do texto);
  • faça apenas uma chamada por vez, não chame para várias ações.

Gostou de nossas dicas para melhorar sua taxa de conversão de clientes? Quer ver mais dicas para melhorar suas vendas? Então baixe de graça nosso e-book com ideias certeiras para atrair mais leads para o seu negócio.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers