3 dicas de estratégias de retenção de clientes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se sua empresa está procurando os diversos meios para reter clientes e fazer com que eles sejam consumidores fidelizados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, então é o momento de verificar as estratégias mais adequadas para sua empresa.

Afinal de contas, as estratégias de retenção merecem um cuidado e atenção especial, pois os clientes são os fatores cruciais para que a organização se mantenha de pé e sustentável no mercado.

Com uma cartela fixa de clientes fidelizados, a empresa não somente pode evitar que algum desastre aconteça, como também pode aumentar o seu faturamento e se tornar mais reconhecida e posicionada no mercado.

Além disso, as estratégias de retenção também demonstram um melhor custo-benefício, já que se tratam de clientes que já realizaram compras com a sua empresa e, por isso, acabam sendo mais rentáveis do que as estratégias para conquistar novos clientes.

E pensando em todos esses benefícios que as estratégias de retenção oferecem às empresas, nós listamos quais as ações mais utilizadas e eficazes para trazer resultados para seu negócio e fazer com que você se destaque diante da concorrência! 

Aprenda como fazer a retenção de clientes

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler este post! Vamos lá?

1- Conheça exatamente o seu público-alvo

Primeiro de tudo, a primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar suas estratégias de retenção é ter uma visão clara sobre quem se trata o seu público-alvo.

Por sua vez, o público-alvo diz respeito a parcela da sociedade que possui mais interesse em seus produtos e serviço.

Por exemplo, você já pensou em comprar uma placa de circuito impresso dupla face? Provavelmente não, não é mesmo?

Apenas as pessoas que necessitam desse produto podem se interessar e se tornar leads (potenciais clientes) qualificados para o negócio.

Por essa razão, verifique todos os detalhes do seu público, como sua média de faixa-etária, renda, gênero, comportamentos, estilos de vida, entre outras informações relevantes.

Dessa forma, sua empresa terá  mais clareza sobre quais as estratégias de retenção a serem aplicadas, aumentando a chance das mesmas trazerem resultados positivos para o negócio!

2- Aposte em relacionamento com seu público

Um fator crucial para que seja possível reter clientes é sempre estar à disposição dos mesmos, quando eles precisarem.

Afinal, quando os clientes se interessam novamente pelo mesmo produto ou serviço, é muito provável que surjam outras dúvidas e questionamento para a empresa.

Nesse caso, o ideal é que a organização invista em meios e canais de comunicação, com o intuito de se fazer mais presente e fazer com que todos os clientes consiga achá-la sem dificuldades.

Alguns do canais de comunicação mais utilizados são as redes sociais, sites, blogs, fóruns, aplicativos, entre outros.

Se você fornece oxigênio medicinal, por exemplo, analise em quais canais de comunicação o seu público se concentra e esteja sempre presente e realizando campanhas para se aproximar ainda mais do seu público!

transformar-leads-em-clientes
Monte estratégias para retenção de clientes

3- Ofertas e promoções são muito bem-vindas

O que é mais interessante para um cliente do que receber promoções e descontos de uma empresa que ele já comprou?

Especialmente se seu cliente se sente satisfeito com sua empresa, oferecer promoções e descontos são uma das melhores formas de impulsioná-lo a realizar novamente uma compra.

No entanto, é importante ressaltarmos que, para oferecer ofertas, é necessário analisar e gerenciar corretamente o estoque e o limite da redução do preço.

Se você aluga stand para eventos, por exemplo, procure as melhores datas e condições para aplicar essas promoções e fazer com que os resultados sejam ainda mais positivos.

Com estratégias bem elaboradas, sua empresa conseguirá sempre manter os mesmos clientes da melhor maneira possível e se desenvolver no mercado de forma sustentável.

Agora que você já sabe tudo sobre as estratégias de retenção, o que acha de aplicar essas dicas em seu próprio negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

[table id=24 /]

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers