Quais são os benefícios da automação de marketing?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A automação de marketing consiste na união entre tecnologias e processos, que contribuem para elevar a eficiência e os resultados das vendas de uma empresa. O termo “automação de marketing” é relativamente novo, contudo, essa prática vem sendo usada desde o início dos anos 1990, quando algumas empresas começaram a usufruir de ferramentas inteligentes capazes de segmentar dados sobre os clientes.

Benefícios da automação de marketing para os negócios
Quais são os benefícios da automação de marketing?

Hoje, as organizações mais maduras do mercado estão atentas à importância da presença digital e investem em ferramentas de automação de marketing, que se aprimoraram ao longo do tempo. Elas propiciam uma base de informações valiosa e a criação de conteúdos que fazem parte de uma comunicação poderosa com potenciais clientes. Por meio da automatização dos processos de marketing, é possível elevar as vendas, sem precisar ampliar o número de vendedores da equipe.

Para entender melhor como uma ferramenta de automação de marketing pode otimizar seu negócio, fique atento aos benefícios que reunimos aqui.

1. Através da automação de marketing você pode conhecer melhor os leads

Uma das vantagens da automação de marketing é a possibilidade de conhecer melhor os leads. Mas o que são eles? São os potenciais clientes do seu negócio, ou seja, o contato qualificado de consumidores que demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Assim, uma forma de aumentar as vendas, sem tanto esforço, é monitorar e analisar o comportamento do seu potencial cliente. Uma ferramenta de automação de marketing viabiliza o acesso a informações sobre os gostos, preferências e desejos dos prospects e, identificando tudo isso, fica mais fácil saber quem é o consumidor que você atingirá. Assim, é possível fazer uma oferta mais direcionada para o consumidor certo, no momento propício e da maneira mais adequada, o que contribui para a nutrição dos leads. Essas informações possibilitam ainda a segmentação dos leads.

Vale lembrar que as redes sociais podem e devem ser usadas para o engajamento com os leads. A estratégia para as redes sociais inclui a criação de conteúdo original, a republicação de conteúdo de outras fontes e a publicação de artigos de outros blogs.

2. Manter os clientes sempre informados

A informação é sempre protagonista nos processos da automação de marketing. Dentre as vantagens do uso de uma ferramenta tecnológica estão os recursos que permitem manter os prospects bem informados. Lembrando que quanto mais informações um cliente tiver sobre o seu produto ou serviço, maiores serão as chances de fechar um negócio e torná-lo fiel à sua empresa ou marca.

São várias as opções para colocar isso em prática. O envio de newsletters e a manutenção de um blog sempre atualizado com um layout criativo vão dar aos clientes a oportunidade de pesquisar, se informar e conhecer melhor as soluções que seus produtos e serviços podem oferecer a eles.

A automação de marketing ajuda a manter os clientes informados
É importante sempre manter os clientes informados sobre o seu negócios

A automação de e-mails vai ajudar a descobrir o que os seus clientes mais gostam e quais as landing pages e CTA’s terão melhor performance para conquistá-los. As funcionalidades de uma ferramenta de automação de marketing vão facilitar o envio de e-mail marketing e, com isso, você terá uma lista de contatos própria, atualizada, podendo tratar seu cliente com exclusividade, criando campanhas atrativas e caprichando no conteúdo personalizado.

Já o blog vai ajudar a aumentar o tráfego orgânico que chega ao site da sua empresa, e portanto, será importante gerenciar e atualizar o conteúdo constantemente. É preciso criar conteúdo relevante, de acordo com a jornada de compra do seu cliente, com informações que o ajudem de verdade. A automação de marketing vai dar mais eficiência ao funil de vendas, permitindo o acompanhamento de perto de cada estágio que o comprador vai passar. Vale destacar que mais do que concretizar uma venda, é preciso ter boas estratégias de conteúdo para fidelizar os clientes.

3. Integrar processos de marketing e vendas

A automação de marketing não é benéfica apenas para entender como seu cliente se comporta — ela também propicia a integração dos processos dos setores de marketing e vendas. Manter esses departamentos unidos é uma estratégia inteligente de negócio, e claramente, ela não é focada apenas para o marketing.

Uma ferramenta de automação vai permitir a complementaridade de ações das duas áreas da companhia, evitar falhas, agilizar os processos, unificar a linguagem para os dois setores, viabilizando melhor comunicação e o alcance aos objetivos do negócio, além de gerar mais relacionamento de ambos departamentos com os clientes, de forma que todos os funcionários estarão sempre envolvidos com as estratégias dos dois setores.

A integração entre os times de vendas e marketing também é importante, pois facilita a passagem de leads MQL’s, além da troca de informações, o que favorece o sucesso das estratégias de marketing digital e inbound marketing.

Mensuração de resultados através da automação de marketing
Com a automação de marketing você pode mensurar seus resultados com mais segurança

4. Mensurar resultados com mais segurança

Mais importante que automatizar os processos de marketing, é poder mensurar os resultados com o auxílio de uma ferramenta tecnológica. Para incrementar as vendas da sua empresa, é preciso conhecer os leads, qualificá-los, manter a nutrição seguindo cada etapa do funil de vendas, viabilizar diversas possibilidades de informação aos clientes, e mais importante que tudo isso, avaliar e analisar os resultados de todas essas ações. Blogs, mídias sociais, automação de e-mail, técnicas de SEO vão gerar dados, e a partir deles será possível calcular e entender se as estratégias de marketing estão dando certo ou não.

O mais importante é que, caso você esteja no caminho errado, a automação de marketing também vai contribuir para a alteração de rumo em busca do alcance das metas. A automação de marketing diz respeito a compreender e tomar atitudes de maneira personalizada e escalável diante das pessoas que interagem com sua empresa nos mais diversos canais de comunicação online.

5. Criar estratégias mais efetivas em menos tempo

Um dos principais benefícios da automação de marketing é a economia de tempo e a redução do número de pessoas envolvidas em um processo. Essa realidade contribui para o desenvolvimento de um maior número de estratégias, com maior chance de atingir o cliente da forma desejada, além da melhoria do atendimento ao cliente. Com a automação de marketing, mais pessoas terão maior tempo disponível para se envolverem em outros tantos processos relevantes para o sucesso do negócio.

Lembrando ainda que uma boa ferramenta de automação permite que sejam criadas mais de uma estratégia ao mesmo tempo, o que otimiza o tempo de constatações de resultados e facilita os acertos.

Ter um software de automação de marketing vai facilitar processos e permitir às equipes da sua empresa encontrarem formas criativas para gerar ainda mais receita para o seu negócio. É recomendável focar sempre no objetivo principal da sua empresa e na estratégia de marketing delineada. Para tirar todas as dúvidas sobre os benefícios da automação de marketing, assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers