Ofereça serviços Omnichannel aos seus clientes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por onde você se comunica com seu usuário? Por quais canais ele entra em contato com a sua marca?

Já parou para pensar que a tecnologia permitiu um mar de oportunidades para envolver seu consumidor de uma forma que ele não sinta essa troca de canais?

A gente tem algumas dicas de como você pode criar uma estratégia integrada baseada em uma técnica chamada Omnichannel. Mas antes precisamos saber…

Você sabe o que é Omnichannel?

Você sabe o que é omnichannel?
Você sabe o que é omnichannel?

O omnichannel surgiu a partir de uma demanda latente de um mercado que estava inovando na forma de comprar e que não possuía canais que conversassem com a sua maneira de agir.

Ou seja, as pessoas estavam interagindo com as marcas pelo mundo online e offline, e as empresas não estavam acompanhando o ritmo na inovação de comportamento.

O que elas precisavam? Montar estratégias que fossem integradas e que conversassem com esses dois ambientes, o on e o off.

Foi dessa forma que surgiu a técnica omnichannel, a partir do entendimento de que os consumidores online e offline, percorrem esses dois meios, de maneira natural, para efetuar uma compra.

Ele é uma tendência que está sendo comentada com força na área do varejo já faz alguns anos e que agora, de fato, pode se tornar parte da cultura de compra no Brasil.

Como ele faz isso?

Através, não somente da disponibilização de canais, mas da integração da comunicação e estratégias de marketing da marca. Ele envolve todos os pontos de paridade simultaneamente, buscando entregar uma experiência integral para o usuário.

Já é comum o consumidor pesquisar online sobre o produto antes de efetuar a compra, ou ir a uma loja física e experimentar o produto antes de comprá-lo online. E junto do omnichannel, que chegou para envolver o usuário e transformar toda a sua experiência com a marca em uma coisa só, essa migração de plataformas se torna imperceptível.

O setor de varejo está sendo um dos grandes representantes dessa estratégia, porque é um setor com dificuldades em se diferenciar dos players de mercado. Assim, o omnichannel serve para ele, como um diferencial e oportunidade de oferecer uma experiência do usuário mais assertiva e completa desde o primeiro contato. Sendo algo único, diferente do que simplesmente a disponibilização de canais. Inclusive, há diferença nesses dois tipos de estratégias.

Multichannel vs Omnichannel

Multichannel

Multichannel
Multichannel

Disponibilização de diferentes canais para o consumidor final sem necessariamente estarem integrados entre si. Ou seja, se acontece uma venda na loja, o time que cuida das vendas online não fica sabendo e não tem participação naquele processo. A experiência do usuário também se torna algo que não é integrado, ou seja, o consumidor percebe a migração de um meio para outro.

Omnichannel

Omnichannel
Omnichannel

Conversa e integração entre todos os canais disponíveis pela marca. Ele permite uma experiência de compra que percorre os diferentes ambientes disponibilizados pela empresa buscando coletar as informações do usuário em todo o caminho percorrido por ele até a compra e após ela.

Em poucas palavras, o omnichannel é a circulação das informações de cada canal de forma integrada e simultânea.

Agora que essas estratégias e técnicas ficaram um pouco mais claras, vamos entender como realizar elas de fato em seu negócio.

A primeira coisa que seu negócio tem que ter em mente é:

Todos controlam a experiência do usuário

É importante entender que a sua marca, é todo o composto que você cria com seu nome, ou seja, a marca é a sua identidade visual, os instrumentos de trabalho utilizados, é o pessoal, o atendimento. Então todos são responsáveis pela experiência proporcionada para o consumidor final.

Entre esse todo, há três departamentos imprescindíveis no processo.

Marketing: controla os canais de venda, a habilidade de manter o tom consistente nesses canais e traciona pessoas novas para o negócio. O Marketing junto do time de comercial, indica em qual etapa o cliente está no funil e determina a abordagem das próximas etapas.

Relações públicas: controla os canais de mídia e é responsável por manter a mensagem consistente.

Atendimento/Comercial: responsáveis pelo contato direto com o consumidor e por manter a experiência de maneira integral.

Métricas acima de tudo

omnichannel-métricas
omnichannel-métricas

É imprescindível que não somente os profissionais de marketing entendam as métricas e como analisar seus KPI’s, mas toda a estrutura entenda como melhorarem esses números.

O marketing pode e deve utilizar as redes sociais para melhorar esses números.

As dicas apresentadas podem ser muito benéficas para o seu negócio e principalmente, na forma de como se relacionar com o seu público-alvo.

Como criar uma experiência Omnichannel?

Imagine que você está em uma loja física de produtos eletrônicos. Nessa loja, você testa vários produtos e se cadastra no sistema da empresa para receber descontos e novidades.

Quando você chega em casa, verifica que recebeu em seu e-mail uma mensagem direcionada a você da loja de eletrônicos em que estava testando os produtos. A mensagem te redireciona para a loja virtual da marca e mostra quais foram os produtos que você testou, cada um deles com um cupom de desconto se você levar o produto na hora.

Isso é um exemplo simples de uma estratégia omnichannel. O usuário permeou o ambiente off da marca, experienciou de certa forma os produtos mas acabou por não terminar o processo de compra naquele mesmo instante.

A partir dos dados já coletados do usuário, e do cruzamento desses dados, é possível continuar essa comunicação e o funil de vendas em outros ambientes que a marca está disponibilizada.

E você pode utilizar desse exemplo para aplicar a estratégia em seu negócio. Ou seja, integrar as informações dos diferentes pontos de paridade da marca, para realizar uma comunicação e ações de marketing de maneira assertiva. Se comunicando de fato com o que aquele usuário realizou dentro do universo da sua marca.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

 

[rock-convert-pdf id=”2456″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers