O que é Assessoria de Imprensa? Conheças 10 vantagens para aderir no seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com certeza você deve ter ouvido falar em Assessoria de Imprensa, certo? Mas sabe realmente o que termo significa? Tem ideia da quantidade de benefícios que uma boa assessoria de imprensa pode trazer para o seu negócio?

Não precisa se preocupar, estamos aqui para te explicar sobre isso tudo. Vamos lá?

O que é Assessoria de Imprensa?

O profissional de assessoria de imprensa é, como o próprio nome diz, um mediador entre o seu negócio e a imprensa. Desse modo, o seu objetivo é aumentar o alcance e o reconhecimento da empresa.

Esse não é um trabalho fácil: O profissional precisa fazer todo um estudo sobre a sua marca, seus produtos e serviços de modo a fazer de tudo isso materiais em formato de notícia.

Isso atrai os jornalistas e, posteriormente, o público de maneira mais sutil e até com maior eficiência do que a mídia paga.

Assessoria de Imprensa: O que é?
O que é Assessoria de Imprensa?

No nosso país o assessor de imprensa tem um papel fundamental para todas as empresas que querem crescer e alcançar o tão sonhado espaço no mercado.

Quem entender como isso acontece? A gente te explica com essas 10 vantagens ao aderir a assessoria de imprensa no seu negócio.

1. Presença nos veículos de comunicação

Já imaginou o impacto de ter a sua marca em portais, revistas, jornais, rádio e até TV? Agora pense só que incrível seria se você não precisasse investir em publicidade para tal? Seria incrível, não é mesmo?

É exatamente isso que a assessoria de imprensa faz por você: Possibilita a presença nos veículos de comunicação relevantes para sua marca, sem que você tenha que pagar para estar lá.

Isso porque um assessor de imprensa tem o conhecimento, a experiência e os contatos necessários para estabelecer diálogos efetivos com os jornalistas responsáveis por esses veículos.

Tentar fazer isso sozinho além de ser bem trabalhoso, tende a ser um esforço muitas vezes jogado no lixo, literalmente.

Isso porque os jornalistas recebem centenas de e-mais todos os dias sobre sugestões de pautas e muitos nunca sequer são lidos antes de serem apagados.

Assessoria de Imprensa: Presença nos veículos de comunicação
Presença nos veículos de comunicação

O assessor de imprensa não apenas sabe identificar os lugares certos para a sua marca estar presente, como ainda possui relacionamento com os profissionais de Jornalismo.

Isso faz com que o conteúdo seja direcionado para as pessoas e lugares certos. O que facilita tudo, não é mesmo?

Ou seja, a assessoria de imprensa por ser mediadora acaba sendo útil para ambas as partes: Clientes (empresas) e jornalistas.

Os primeiros porque precisam de visibilidade e os segundos porque necessitam de matérias atualizadas e úteis para o seu público. Portanto, todo mundo sai ganhando, certo?

2. Conquista de autoridade e de credibilidade

Com a sua marca presente em diversos veículos de comunicação, você não somente amplia o seu alcance como também alimenta a sua autoridade.

Isso é uma consequência natural, certo? Quando o leitor encontra matérias falando sobre você em lugares relevantes e por meio de conteúdos jornalísticos, é normal que você seja visto como uma autoridade naquele assunto.

Aliás, quando sua empresa aparece nesses locais a sua credibilidade também aumenta, o que simplifica a construção de confiança com o público. Fator decisivo na tomada de decisão de compras.

Assessoria de Imprensa: Conquista de autoridade e credibilidade
Conquista de autoridade e credibilidade

E o melhor é que, como falamos antes, um bom assessor de imprensa vai trabalhar para que seu discurso seja ouvido pelo público certo, isto é, seus potenciais clientes.

Mas não é só o público que te verá como um especialista na sua área… Os próprios jornalistas te reconhecerão como tal.

O que significa que você pode acabar sendo convidado para responder algo ou esclarecer determinado assunto do seu nicho de atuação. Percebeu como é um ciclo?

3. Seus produtos se tornam notícias

Não é apenas o seu negócio como um todo que será motivo para matérias e notícias, seus produtos e serviços também.

Até porque quando se trata de algo novo, os resultados costumam ser ainda melhores porque as mídias adoram mostrar novidades para as pessoas.

E acredite: Boa parte dos produtos que você conheceu durante a sua vida deve muito ao trabalho da assessoria de imprensa.

Assessoria de Imprensa: Seus produtos se tornam notícias
Seus produtos se tornam notícias

 

Ao lançar um produto, por exemplo, o seu assessor de imprensa trabalhará para que as funcionalidades e diferenciais destes sejam realçados e cheguem até os seus consumidores.

Imagina só aquela sua ideia inovadora atravessando fronteiras e atingindo conhecimento internacional? Isso é possível quando unimos a sua boa solução com as estratégias corretas de um assessor de imprensa para salientar o melhor do seu produto ou serviço.

Ah e isso tudo de maneira espontânea, sem gastar fortunas. Uma vantagem e tanto, né?

4. Maior valor agregado à marca

Depois de tudo que falamos anteriormente, fica fácil notar o motivo por essa vantagem, né? É muito mais provável admirar e confiar em uma empresa ou um empreendedor quando vemos estes falando sobre assuntos em meios conhecidos e de credibilidade, certo?

Uma boa assessoria de imprensa fortalece assim o seu branding. Isso mesmo, quer entender como?

Com a sua marca presente constantemente na mídia e de forma positiva, mais pessoas começam a saber da existência e você ganha reconhecimento

Esse reconhecimento fortalece a marca, que passa a valer mais para o seu público, consequentemente.

Uma marca que está constantemente falando com a imprensa de maneira honesta e transparente passa maior segurança e quebra algumas objeções importantes do público.

Como se não bastasse, um assessor capacitado sabe quais os veículos certos para cada produto ou serviço, não apenas pensando no hoje como direcionando para novos horizontes, mercados e públicos.

Aliás, não apenas os clientes passam a valorizar mais a marca, os demais stakeholders da empresa também, como colaboradores, parceiros, fornecedores e até mesmo investidores.

5. Orientação correta para falar com a mídia

A assessoria de imprensa também é responsável por fazer o chamado media training (treinamento de imprensa).

Como o nome sugere, ‘media training” é um treinamento que permite que os porta-vozes da sua empresa, como diretores, saibam se comunicar da maneira certa com a imprensa em diferentes momentos.

Assessoria de Imprensa: Orientação correta para falar com a mídia
Orientação correta para falar com a mídia

A assessoria de imprensa faz com que as pessoas fiquem munidas com informações adequadas na hora de falar do seu negócio, dar entrevistas e até esclarecer algum mal entendido.

Isso porque a maioria das pessoas, mesmo que bem sucedidas, não estão preparados para lidar com essas questões. É por esse motivo que ter um profissional qualificado orientando faz toda diferença.

6. Fortalece a sua estratégia de SEO

Não, você não leu errado. A assessoria de imprensa realmente influencia muito na sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Isso é bem simples de ser explicado: Ao aparecer em diversos lugares como portais de notícias, por exemplo, o profissional pode pedir para que estes insiram links que direcionem para o seu site.

E justamente esses links externos são um dos fatores mais importantes de SEO, pois aumentam a sua autoridade de domínio e páginas. Sobretudo quando tais links são de qualidade, como seria o caso.

Assessoria de Imprensa: Fortalece a sua estratégia de SEO
Fortalece a sua estratégia de SEO

Ou seja, a assessoria de imprensa contribui para o ranqueamento do seu site no Google e outros motores de busca.

O que faz com que as pessoas que procuram por temas do seu nicho cheguem até o seu blog ou site. Tudo o que você quer, não é mesmo?

7. Ajuda na formação da sua equipe

Apesar de não ser um dos principais objetivos da assessoria de imprensa, não poderíamos deixar de citar esse item.

Como falamos anteriormente, quando sua marca aparece em mais lugares, seu negócio não apenas aumenta o alcance como também autoridade e credibilidade, certo?

Com isso, você atrai não apenas o interesse dos consumidores, isso também ocorre com futuros colaboradores. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em um lugar reconhecido na área em que atua?

Assessoria de Imprensa: Ajuda na formação da sua equipe
Ajuda na formação da sua equipe

E com mais profissionais interessados em trabalhar no seu negócio, torna-se mais fácil encontrar pessoas qualificadas, com o perfil que você procura e que correspondem aos valores da sua marca, certo? É tudo uma questão de estatística.

Aliás, com a ajuda na criação da identidade da marca, a comunicação interna avança e os funcionários têm uma visão muito mais nítida do negócio.

Resultado: A equipe fica mais unida e disposta a ajudar a empresa em seus objetivos.

E se a equipe melhora, é impossível todo o restante não evoluir junto, né?

8. Auxilia o seu Marketing a performar

Nem precisamos dizer o motivo por isso acontecer, certo? Ao aparecer nos veículos de comunicação certo, os gastos com publicidade diminuem substancialmente. Afinal, estamos falando de uma mídia espontânea.

E pensando nos custos em anúncios em locais de peso essa economia passa a ser absurda, não é mesmo?

Assessoria de Imprensa: Auxilia o seu Marketing a performar melhor
Auxilia o seu Marketing a performar melhor

E isso é ainda mais relevantes nos dias hoje, onde o consumidor costuma fugir de propagandas e quer mesmo conteúdo relevante para ele.

Além disso, com contatos é extremamente mais possível que você consiga formadores de opinião e demais profissionais do seu segmento para participar de seus eventos gerando, portanto, mais público.

Isso com certeza auxiliará muito a sua equipe de Marketing a focar no que realmente é a função da mesma e, assim, atingir maiores resultados em suas ações.

9. Aumento das vendas

Assessoria de Imprensa: Aumento das vendas
Aumento das vendas

Se você leu todas as vantagens que listamos até aqui, percebeu que o aumento das vendas é apenas uma consequência natural do resultado do trabalho de uma boa assessoria de imprensa.

Afinal, se há melhora na autoridade, na credibilidade, no valor da marca, as vendas realmente acontecem, certo?

Seu time comercial passa a ter argumento muito mais forte quando você tem presença forte em locais de grande alcance e credibilidade.

10. Fortalecimento nos momentos de crise

A nossa vida não é feita apenas de momentos felizes, não é mesmo? No universo corporativo não é diferente.

Crises podem acontecer com qualquer empresa, logo, você precisa estar preparado para isso

Hoje em dia pela magnitude que as redes sociais possuem o impacto é ainda mais forte. Um simples erro pode causar um estrago gigante e até irreversível na imagem da sua empresa e, consequentemente, nos seus rendimentos.

Assessoria de Imprensa: Fortalecimento nos momentos de crise
Fortalecimento nos momentos de crise

E é claro que esses momentos acontecem ainda mais quando uma marca cresce muito e passa a ser conhecida por um número maior de pessoas, certo?

Nessas horas, a assessoria de imprensa também tem enorme relevância. Pois um bom profissional da área sabe exatamente como agir para expor o lado da empresa e contornar ao máximo a situação de modo a preservar a credibilidade do negócio.

Um ajuda e tanto, não é mesmo?

Conclusão

Assessoria de Imprensa: Conclusão
Conclusão

As vantagens de contratar uma assessoria de imprensa para o seu negócio são infinitas. Acima listamos as principais, mas resumindo: A sua marca cresce por atingir mais pessoas e despertar o interesse delas.

Porém, é importante deixar claro que uma empresa só cresce a partir de um conjunto de fatores

O principal de todos é atender o público em seus objetivos e necessidades, oferecendo um produto ou serviço de qualidade.

Entretanto, em dias que o relacionamento com o público faz toda diferença, estes não procuram apenas qualidade, buscam um diferencial.

Portanto, basta fazer a sua parte e ficar tranquilo… A assessoria de imprensa estará lá para evidenciar isso.

Se você é bom no que faz, o mundo tem mais é que saber disso, não é mesmo?

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers