Mercado de vendas: saiba como entender seu público

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe que a internet tem revolucionado o mercado de vendas. A maior prova disso é o sucesso do e-commerce. Hoje, em muitos setores as vendas online já superam as lojas físicas em ticket médio. Ou seja, as mudanças têm sido radicais. Mas há uma regra que não se altera: a necessidade de conhecermos bem o nosso consumidor.

Entendendo o mercado de vendas
Mercado de vendas: saiba como entender seu público

E não é segredo que a internet tem intensificado essa necessidade. O sucesso do marketing digital depende da personalização. A comunicação massificada não funciona mais e, na web, representa desperdício de tempo e de dinheiro.

A boa notícia é que o próprio ambiente digital é uma fonte inesgotável de informações. Basta saber o que e onde procurar. É disso que vamos tratar no nosso post de hoje. Vamos te mostrar como conseguir dados valiosos sobre o seu público e, claro, como usá-los em prol do seu negócio. Confira!

Por que entender o cliente?

Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu cliente, lembre-se de que os dados vão te ajudar:

  • Escolha os melhores canais de vendas;
  • Defina a linguagem mais adequada para abordar o público;
  • Ofereça as formas de pagamento que lhe interessam;
  • Preste um atendimento mais adequado às suas necessidades;
  • Tenha uma comunicação mais eficiente.

Considerando que você atua com vendas online, essas premissas são ainda mais importantes, uma vez que, ao respeitá-las, você consegue mostrar para o consumidor que sabe quem ele é e respeita as suas especificidades. O mercado de vendas mudou muito, hoje usamos e abusamos da tecnologia, mas o consumidor quer atenção, precisa se sentir valorizado.

Diferentemente do marketing tradicional, que prioriza a abordagem de “massa”, pensando em atingir o maior número de pessoas, o marketing digital precisa ser mais cirúrgico. Na prática, então, temos que usar as tecnologias disponíveis para mapear os interesses do nosso público-alvo. E, a partir daí, desenvolver estratégias que atendam às suas demandas.

Parece óbvio, mas quantas vezes, como consumidor, você não recebe ofertas que nada têm a ver com os seus interesses? Assim, pense nisso: quanto mais você ouvir o seu público, mais chances de acerto terá no desenvolvimento de sua estratégia digital.

erros do mercado de vendas
O que pode dar errado na sua estratégia?

O que pode dar errado na sua estratégia?

Ainda tem muita gente que considera que a intuição basta para fazer a melhor estratégia de abordagem do público. Ledo engano. Quer ver um erro bem comum? Acreditar que preço baixo é fator decisivo para “forçar” a venda. O senso comum pode dizer isso (e até mesmo o seu consumidor pode acreditar nisso), mas a verdade é que há fatores até mais importantes, dependendo do contexto da venda.

Chegamos aí num conceito bem importante. As informações não podem ser analisadas de modo isolado. Tudo o que sabemos sobre o nosso consumidor precisa ser devidamente relacionado às condições do nosso setor de atuação e, claro, às informações a respeito do produto que estamos comercializando.

Segundo os especialistas, preço baixo, por exemplo, pode depor contra uma marca, levando o consumidor a desconfiar dela. No caso do e-commerce, muitas vezes é mais importante prazo de entrega, exclusividade, frete grátis e assistência técnica.

Sem entender o que é valorizado pelo seu cliente, é muito difícil chegar num apelo de vendas realmente convincente.

Como obter as informações necessárias?

Entendida a necessidade de ter as informações adequadas, surge a dúvida: onde conseguir os dados? Quais são mais importantes para o mercado de vendas?

Num mundo ideal, com verbas abundantes, o melhor é recorrer à compra de pesquisas. Há uma infinidade de opções. Estudos qualitativos e quantitativos, sem falar nas pesquisas de satisfação.

Mas no mundo real, aquele no qual nem sempre temos como fazer os investimentos necessários, saiba que é possível encontrar muitos dados sobre o seu mercado e também reunir dados dos consumidores que estão na sua mira.

Dados do mercado de vendas
Saiba quais são os dados do mercado de vendas

Saiba quais são os dados do mercado

Com relação ao mercado, a regra é agir como um “perseguidor”. Leia e guarde matérias que saem na imprensa, acompanhe os sites dos concorrentes, não deixe de conferir as publicações das entidades do setor e participe de comunidades nas redes sociais que envolvam o seu segmento.

Para não perder nada, tenha disciplina. Planeje um dia da semana ou uma hora por dia para se dedicar a esse tipo de pesquisa. Você vai conseguir ter uma visão muito mais clara do seu negócio e antecipar-se às tendências do setor.

Reúna informações sobre o consumidor

No caso do consumidor, primeiro tenha em mente que você precisa reunir dados sobre o seu perfil (aqueles mais básicos sobre idade, sexo, localização geográfica e renda) e a respeito do seu comportamento de consumo.

Entender os seus hábitos, principalmente para compreender sua jornada de compra, é prioritário para uma boa estratégia de marketing digital.

Oportunidades do mercado de vendas
Aproveite as oportunidades do mercado de vendas

Aproveite as oportunidades

No dia a dia, devemos aproveitar as oportunidades de contato para formar o nosso banco de dados. É importante acompanhar suas publicações nas redes sociais, analisar os dados do Google Analytics e usar suas landing pages para obter informações.

Outra ferramenta importante é o e-mail marketing. Nesse caso, só tome cuidado: se resolver fazer uma pesquisa de opinião, não tente vender nada nesse momento. Priorize a pesquisa, não tente “enganar” o seu público.

E, para não errar, valorize as oportunidades para ouvir o seu cliente. Muitas vezes “fugimos” do contato porque acreditamos que ele vai gerar reclamações. Saiba que, mesmo nos SACs das grandes empresas, as reclamações não figuram em primeiro lugar. O que mais existe são pedidos de informações, sugestões e até elogios.

Tenha empatia

Nem sempre damos a devida atenção à empatia, mas os estudos comprovam: os melhores vendedores são aqueles que conseguem se colocar no lugar do consumidor.

É simples fazer isso? Não! Exige que você se desprenda de seus preconceitos para realmente enxergar a situação do ponto de vista da pessoa que está do outro lado do balcão. Para isso, é preciso “sentir na pele” a dor do outro.

Segundo os especialistas, para desenvolvermos a tal da “postura empática”, que tanto ajuda na compreensão do público, é importante praticarmos isso no dia a dia, fora do ambiente de trabalho. Seja curioso, reconheça que não sabe tudo, enfim, “baixe a guarda”.

Como você percebeu, quem atua no mercado de vendas só tem a ganhar quando se propõe a entender melhor o seu consumidor. Reunir e trabalhar bem as informações pode ser decisivo para o seu negócio! Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers