A Interface de Programação de Aplicações ajuda nas vendas?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como usar Interface de Programação de Aplicações para melhorar os processos de marketing & vendas

Se você chegou a esse post, provavelmente está buscando formas de otimizar sua gestão de marketing para vendas usando Interface de Programação de Aplicações, não é mesmo? 

Saiba que você veio ao lugar certo! 👍

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre APIs, como funcionam e de que forma podem ajudar a otimizar a rotina de marketing para vendas. De quebra, ainda daremos 3 dicas de automatizações imperdíveis para tornar seu negócio mais ágil, integrado e funcional. 

Boa leitura! 

Você sabe o que é Interface de Programação de Aplicações? 

Antes de falarmos sobre o poder de salvação das maravilhosas APIs, é importante refrescarmos a memória de quem não sabe ou não se lembra exatamente do que essas belezuras são capazes de fazer. Vamos lá? 

APIs (Application Programming Interface, ou, ainda Interface de Programação de Aplicações) são grupos de rotinas, padrões ou instruções utilizados para acessar um aplicativo disponível na internet. 

O objetivo principal de uma API é integrar sistemas, criando uma automatização de tarefas. Isso acontece mais ou menos como uma ponte: um computador ou aplicação capta as instruções da API, as interpreta e é capaz de utilizá-las para integração com outros softwares ou plataformas. 

Parece coisa de outro mundo? 👽 Só parece! Na verdade, as APIs são uma verdadeira mão na roda para quem busca praticidade, segurança e integração de plataformas com linguagens e tecnologias totalmente distintas. 

Interface de Programação para vendas

Se você quer descobrir quais são os benefícios da automação de marketing e vendas com o gerenciamento de APIs, continue lendo esse artigo. No próximo tópico, abordaremos esse assunto! 

Como uma plataforma API pode melhorar processos de marketing e vendas? 

Promover a integração de sistemas, por si só, já é uma tarefa digna de prêmio. 🏆 Especialmente quando falamos dos setores de marketing e vendas, que, por terem caminhos tão próximos, acabaram se fundindo no nome vendarketing

Mas, e se dissermos que, além disso, uma interface de programação de aplicações pode trazer outros benefícios para os processos? 

Pois é a mais pura verdade! E para provar, fizemos uma lista rápida com algumas das principais vantagens de usar esse tipo de tecnologia em sua rotina.

  • Mais segurança: a integração entre as Interfaces de Programação de Aplicações possibilita uma troca de dados extremamente segura, uma vez que os filtros criados para essa conexão funciona como uma barreira para a entrada de informações e dados que estejam fora do padrão programado. 
  • Automatização de tarefas: seria um sonho ver sua equipe dedicando tempo a tarefas mais estratégicas do que o preenchimento de dados em planilhas? Não mais! Se programadas, as APIs fazem todo o trabalho operacional, sendo capazes até de importar nomes de uma aplicação para outra. 
  • Redução de falhas: automatizar ações significa atribuir tratativas para situações semelhantes de forma automática. E sabe o que isso significa? Que serão executadas por um robô 🤖, que não se distrai, não se cansa e certamente não vai se esquecer de enviar um e-mail ou emitir uma nota fiscal! 😀
  • Agilidade na tomada de decisões: processos de marketing e vendas, em geral, possuem prazos curtos para conclusão, e, se não efetuados, podem acarretar em prejuízos diretos para a empresa. Com dados e informações disponíveis de forma organizada e acessíveis de qualquer lugar, a qualquer hora, a tomada de decisão no processo de venda, por exemplo, fica muito mais fácil. 

    Estratégia de informações com profissional de marketing
    Entenda mais sobre Interface de Programação

Que tal alguns exemplos de automatizações (via Pluga) para te dar aquela mãozinha nos processos? 

Agora que você já sabe o que é uma Interface de Programação de Aplicações e o que elas podem fazer para otimizar a rotina e colocar marketing e vendas em sintonia, chegou a hora de conhecer algumas delas! 

Separamos 3 exemplos de automatizações incríveis e vamos te mostrar o que elas podem fazer pelos seus processos: 

  1. Pluga + Leadlovers

Sem querer puxar a sardinha 🐟 para o nosso lado, mas as integrações disponíveis na parceria Pluga+Leadlovers são puro sucesso! 

Com a Leadlovers, sua gestão de marketing digital se torna automatizada. É possível atrair leads, convertê-los em clientes, programar sequências de e-mail marketing, criar páginas personalizadas e mais! É ou não é puro amor? ❤️

As automatizações da Pluga permitem integrar a plataforma Leadlovers a outras aplicações, como o GoogleForms (que cria um novo lead na Leadlovers quando um formulário é respondido) e a Zenvia (antiga TotalVoice, que possibilita o envio de um SMS sempre que é criado um novo lead na Leadlovers). 

  1. Leadlovers + Agendor

Quer praticidade? Então você precisa conhecer o Agendor. Trata-se de um CRM online para web e mobile, focado na organização dos métodos de vendas

Com o Agendor, é possível condicionar a atualização de leads na Leadlovers a negócios ganhos, perdidos ou adicionados no CRM. 

Além da Leadlovers, o Agendor também pode ser integrado a aplicações como Excel, Mailchimp, ContaAzul e (muitos) outros. 

  1. Leadlovers + Intercom

A Intercom é a primeira plataforma integrada de envio de mensagens para vendas, marketing e suporte. Será que é mesmo tudo aquilo que me faltava? — você pode estar se perguntando. Nós respondemos: Oh, yes! 

Com a parceria Pluga + Intercom, é possível automatizar processos como enviar um e-mail via Gmail a cada novo usuário criado na Intercom, ou, a cada pedido criado no Shopify, atualizar ou criar um novo usuário na Intercom. 

Tudo certo para tirar o máximo das APIs?

Depois dessa leitura, você deve estar em choque com a quantidade de automatizações possíveis via Interface de Programação de Aplicações, não é mesmo? 

Nosso conselho é: estude as possibilidades de automatização dentro do seu negócio e dê uma chance para as integrações.  Temos a certeza de que os resultados virão e a experiência será incrível! 

Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga – empresa líder em integração de ferramentas web e automatização de processos que elimina tarefas manuais e chatas da sua empresa e aumenta a produtividade. E melhor, sem escrever uma única linha de código!

[table id=29 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers