Gestão de marketing: saiba como liderar uma equipe de marketing

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um navio sem capitão: é assim uma equipe de marketing sem um líder. Sem alguém com um mapa ou plano, sua equipe pode estar ocupada com atividades que não servem de maneira eficaz ao propósito de seu negócio.

Gestão de marketing saiba como liderar uma equipe de marketing
Gestão de marketing saiba como liderar uma equipe de marketing

Uma boa gestão de marketing é aquela que consegue atingir no longo prazo seus objetivos. Para isso, seu departamento precisa estar muito bem alinhado, ciente de seus recursos e extremamente focado nas metas definidas. A tarefa não é simples, mas com uma boa liderança as equipes tendem a render mais e errar menos.

Aqui está tudo o que você precisa saber para implementar uma gestão bem-sucedida. Confira o artigo de hoje!

Como liderar uma equipe de marketing

Existem alguns pontos que precisam ser bem resolvidos para implementar uma boa gestão de marketing. Entender a visão do negócio e avaliar seus recursos são alguns deles. Alinhar tudo isso aos objetivos da organização, definir o que é sucesso e criar uma maneira de chegar até ele também.

Por último, é preciso evitar distrações pelo caminho e mensurar as atividades da equipe, passos impreteríveis para obter sucesso nessa empreitada. Quer aprender como fazer isso tudo? Fique atento aos pontos a seguir.

Entenda os objetivos estratégicos da sua empresa

O marketing deve se adequar e estar alinhado aos objetivos gerais e estratégias do negócio. Antes de desenvolver um plano, você precisa ver com clareza esses pontos. Isso significa entender prioridades e objetivos e ter uma compreensão cristalina do que é sucesso para a sua organização.

Vocês vão lançar um produto importante, tentar atrair novos clientes ou pretendem crescer modificando os preços de seus produtos? Defina um ponto de partida.

É preciso conversar com outros líderes de sua empresa e garantir que todos se encontram em sintonia. Em alguns casos, nem todos os executivos compreendem os mesmos objetivos como sendo críticos e podem ter agendas divergentes. Seu papel como líder é mudar isso.

Dicas de gestão de marketing
Dicas de como você pode liderar uma equipe de marketing

Avalie os seus recursos humanos e técnicos

Cada membro de sua equipe tem pontos fortes e fracos. É preciso identificar os recursos humanos e técnicos à sua disposição e se inteirar do orçamento disponível para fazer os esforços de marketing acontecerem.

Analise como eles vêm sendo usados e descubra em sua equipe quais são os parceiros que vão lhe ajudar a otimizar isso.

Alinhe os objetivos da gestão e do marketing

O próximo passo é criar um plano de trabalho que identifique como os objetivos de marketing se encaixam na organização. Se crescimento é fundamental, a geração de leads será uma atividade mais crítica que as demais, por exemplo.

Estabelecer uma equipe de marketing alinhada aos objetivos da gestão é isso: detectar o que é prioridade e se reorganizar para a entrega de resultados.

Defina o que é sucesso para sua organização

Sem uma visão clara do que é sucesso, fica difícil saber se a organização está conseguindo alcançar seus objetivos. Defina KPIs e métricas relevantes para lhe dizer como suas atividades estão funcionando.

Obtenha consenso entre os executivos a respeito de que métricas são fundamentais para a gestão e não deixe que sua equipe de marketing trabalhe com objetivos diferentes dos da chefia.

Crie um plano de marketing arrasador
Crie um plano de marketing arrasador

Crie um plano de marketing arrasador

Uma vez que o líder compreendeu a visão de negócios, entendeu os recursos disponíveis e estabeleceu os objetivos e as métricas sob as quais sua equipe poderá ser avaliada, é hora de criar um plano tático.

Um documento simples, que alinhe iniciativas estratégicas, é o bastante. Você deve identificar quem será o responsável por cada etapa a ser implementada e quais os objetivos delas. Assim, é fácil atribuir responsabilidades e garantir sua execução.

Fuja das distrações para conseguir uma gestão de marketing eficiente

Outra parte importante na gestão de marketing é saber dizer não aos pedidos que fogem de sua estratégia. Caso você se distraia com todas as questões que fogem de seu foco, será impossível fazer um bom trabalho em seu departamento de marketing. Seu papel também é, portanto, manter suas equipes bem direcionadas.

Meça o sucesso de cada estratégia e se reorganize

Aquelas metas que foram definidas não podem ficar só no papel. É preciso verificar, periodicamente, como os resultados se comparam a elas. O departamento conseguiu atingir seus objetivos? Como eles ficarão claros para seus superiores?

Celebrar o sucesso também é importante para motivar seus companheiros de equipe. Constatar fracassos pode ser difícil, mas é fundamental para realinhar estratégias e se reorganizar de olho no futuro.

Como evitar erros na gestão de marketing e obter os melhores resultados
Como evitar erros na gestão de marketing e obter os melhores resultados

Como evitar erros na gestão de marketing e obter os melhores resultados

Nem só de boas práticas vive seu time. É preciso saber o que evitar na hora de construir um bom departamento de marketing. Aqui, elencamos 6 experiências negativas que podem ser evitadas para que você consiga liderar seu primeiro time de marketing sem problemas.

1. Achar que o marketing existe sozinho

Uma boa estratégia de marketing deve estar em sintonia com outros departamentos-chave, como vendas, desenvolvimento de produtos e recursos humanos.

Ao construir sua equipe de marketing, não fique isolado na tomada de decisões. Integre-se ao time de que você faz parte e entenda que um bom departamento de marketing deve estar envolvido desde a concepção de novos produtos.

2. Querer fazer tudo de uma só vez

Não tente implementar todas as táticas que existem por aí. Começar devagar vai ajudá-lo a desenvolver um ritmo próprio e adequado às expectativas do negócio.

Não há nenhum problema em ser perfeccionista ou ter expectativas grandes demais, mas é melhor ir aprendendo com as oportunidades conforme elas surgem.

Um erro comum é ignorar as pesquisas de mercado
Um erro comum é ignorar as pesquisas de mercado

3. Ignorar as pesquisas de mercado

Uma pesquisa de mercado nunca é tarefa única. Encontrar formas de continuar aprendendo sobre seu cliente e usar esse conhecimento para qualificar a estratégia de marketing conforme o tempo for passando é fundamental.

Há sempre alguma estatística, dado ou relação que não foi captada pela equipe da primeira vez. Continue pesquisando a fim de entender melhor seu público-alvo.

4. Não priorizar

Um campo como o marketing está sempre em atualização. Por isso, talvez essa seja uma lição importante. Criar uma estratégia eficaz envolve saber o que é melhor para o negócio.

Caso contrário, seu time perderá muito tempo e dinheiro em táticas que não fazem bem para a organização. Priorize as atividades que dão mais retorno para a empresa e não seus projetos mais queridos.

5. Deixar de documentar seu marketing

Ainda que você tenha o time perfeito, em algum momento vai perder um membro-chave dele. O melhor é estar preparado, documentando cada etapa e o funcionamento dos principais sistemas para que uma nova contratação não leve muito tempo para se encaixar no seu modo de trabalho.

6. Menosprezar a automação de marketing

Muito se fala da automação de marketing, mas nem tudo são flores. Configurar de forma adequada um sistema dá muito trabalho e é mais desafiador ainda se essa for sua primeira vez.

Projetar a automação para atender as expectativas de cada negócio, configurar os sistemas de que ela depende e treinar sua equipe dá muito trabalho. Não espere menos que isso.

Agora que você sabe como fazer sua gestão de marketing funcionar e quais erros jamais podem ser cometidos por um líder, não deixe de assinar nossa newsletter!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers