Entenda o que é o custo de aquisição de clientes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Toda empresa possui a meta de aumentar seu faturamento e melhorar todos os indicadores ou métricas de marketing. Sobretudo em períodos de cortes orçamentários, há uma muito importante para compreender se a companhia está fazendo um bom investimento em comunicação: o custo de aquisição de clientes (CAC).

Entenda o que é o custo de aquisição de clientes
Entenda o que é o custo de aquisição de clientes

Compreender o custo de aquisição de clientes é fundamental para conseguir escolher o cliente certo e completar todos os aspectos da equação de preços, uma vez que seu objetivo é maximizar as receitas.

Continue a leitura do post de hoje e entenda tudo sobre esse indicador:

O que é o custo de aquisição de clientes?

O custo de aquisição de clientes (CAC) significa o preço que você paga para adquirir um novo cliente. Em sua forma mais simples, ele pode ser elaborado pela divisão dos custos totais associados à aquisição de novos clientes totais, dentro de um período de tempo específico.

Não se deve confundir essa métrica com o custo por ação (CPA), pois há uma forte distinção entre os dois. No comércio digital, o custo por ação é normalmente o valor que você paga para converter um cliente — ou seja, para fazer uma venda —, mas isso se relaciona tanto com clientes novos quanto com os antigos.

Qual a importância do custo de aquisição de clientes?

Para adquirir novos clientes, muitas empresas gastam grandes quantidades de tempo e dinheiro antes de ver um retorno total sobre o seu investimento. Estabelecer o período necessário para recuperar o custo de aquisição de clientes é fundamental, pois isso pode levar um longo tempo, afetando a rentabilidade do seu negócio.

Quando se constrói um modelo de cliente ideal (a persona) e se mede a sua sensibilidade ao preço, você pode chegar à conclusão de que os clientes com alta propensão a pagar um preço elevado são muito caros para adquirir e manter.

O custo de aquisição de clientes é um aspecto importante da política de preços, que deve ser levado em consideração para evitar que o seu negócio seja prejudicado pela própria ineficiência.

Como se calcula o CAC?
Como se calcula o CAC?

Como se calcula o CAC?

É óbvio que um negócio bem-sucedido precisa lucrar mais de seus clientes do que gasta para obtê-los.

No entanto, muitas empresas não se atentam a esta fórmula simples:

CCM / CA = CAC

Em que:

  • CCM: custos totais da campanha de marketing relacionados à aquisição (não à retenção);
  • CA: quantidade total de clientes adquiridos;
  • CAC: custo de aquisição de clientes.

Portanto, para calcular o custo de aquisição de novos clientes, basta pegar a soma de todas as despesas de vendas e de marketing em determinado período (incluindo os custos de capital humano) e dividi-la pelo número de clientes adquiridos no mesmo período.

Não faz muito sentido usar esse parâmetro se você ainda está refinando o produto e precisa determinar quem são seus clientes ideais. É possível, porém, crescer velozmente antes mesmo de saber quanto se gasta nesse processo.

Para um cálculo ainda mais preciso, utilize a seguinte fórmula, um pouco mais complexa:

CCM + P + S + SP + O / CA = CAC

Em que:

  • CCM: custos totais da campanha de marketing relacionados à aquisição;
  • P: pagamentos (salários) associados a marketing e vendas;
  • S: custo de todos os softwares envolvidos em marketing e vendas (plataformas, automação de marketing, teste A/B, métricas, etc.);
  • SP: qualquer serviço profissional adicional usado no marketing e nas vendas (designers, consultores, etc.);
  • O: outras despesas gerais envolvidas em marketing e vendas;
  • CAC: custo de aquisição de clientes.

Mas atenção: o tempo necessário para recuperar o CAC depende das características únicas do seu negócio. Ainda assim, nosso conselho que você tente recuperá-los o mais rápido possível.

Como se pode otimizar o custo de aquisição de clientes?
Como se pode otimizar o custo de aquisição de clientes?

Como se pode otimizar o custo de aquisição de clientes?

É sempre mais fácil falar do que de fazer, não é mesmo? No entanto, algumas boas práticas podem ajudar a facilitar esse processo:

1. Identificar o cliente ideal, e não o mais fácil

Em um empreendimento digital, é crucial definir o cliente ideal, isto é, a persona. É preciso ir além de uma mera sessão de brainstorming e, sobretudo, deve-se superar a ideia de que “vendemos para todos”.

É necessário fazer uma pesquisa aprofundada a fim de identificar o cliente ideal. Para ajudar, crie uma lista de perguntas como:

  • O quanto meu cliente ideal é sensível em relação aos meus preços?
  • O que o faz querer consumir os meus produtos/serviços?
  • Quais características são mais interessantes no meu produto?

Dentre muitos outros pontos. O importante, aqui, é pesquisar os dados, e não  tentar adivinhá-los.

2. Otimizar o funil da conversão

Quantas vezes você já ouviu essa afirmação? Pois é, ela tem um propósito.

Otimizar as vendas e o marketing parece um dos exercícios mais fáceis, porque você tem o controle completo do processo. No entanto, tenha em mente que a otimização para o cliente errado não fará muito bem à sua empresa a longo prazo. Desse modo, assegure-se de não cometer erros desde o início.

Feito isso, é necessário quantificar cada fase do processo e compreender quantas visitas se tornam leads, quantos leads avançam no processo de compra e quantos leads se tornam, definitivamente, clientes.

É importante se concentrar nessas três áreas e experimentar muito com práticas de venda. Para uma otimização eficiente, também é importante focar no processo de automatização com ferramentas adequadas a esse objetivo, como o LeadLovers.

Descubra o que funciona para o seu negócio e melhore a eficiência em cada fase do seu funil tanto quanto possível.

Testar, medir e repetir
Testar, medir e repetir

3. Testar, medir e repetir

Lembre-se de que a compreensão das suas métricas é parte vital da sua atividade profissional. O seu negócio não sobreviverá se você não entender o seu CAC ou a sensibilidade dos seus clientes ao preço, por exemplo.

Mas lembre-se: estamos falando de seres humanos, então não há um método científico exato. A melhor maneira de corresponder às expectativas é testando todos os processos, mensurando-os detalhadamente e repetindo o procedimento de forma contínua.

Se este artigo sobre custo de aquisição de clientes foi útil para você, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos para você acelerar o seu negócio!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers