Endomarketing: ferramenta para sua cultura organizacional

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando o assunto é marketing, logo pensamos em estratégias e técnicas para conquistar novos consumidores. Mas, uma das formas de marketing que merecem atenção dos empresários, de forma a garantir o sucesso de sua empresa, é o endomarketing.

Afinal, esse trabalho pode trazer resultados tão, ou mais impactantes, do que muitas estratégias para aumento das vendas diretas.

E eu explico o motivo por que isso acontece. Empresas de médio e grande porte, em geral têm os seus funcionários como porta-vozes da instituição. O empresário pouco tem contato com os consumidores. 

Quem está na linha de frente, realizando vendas e divulgando a imagem do empreendimento? 

A força de trabalho.

Portanto, quanto mais satisfeitos e engajados com a marca seus colaboradores estiverem, maior a possibilidade de conquistarem mais clientes. O marketing interno contribui diretamente para a satisfação dos funcionários.

E você sabia que o RH está diretamente relacionado com o endomarketing? Nesse artigo vou mostrar a importância de integrar ações de marketing e RH para alcançar resultados muito mais significativos dentro da sua empresa. Você vai entender mais sobre os conceitos e como aplicar na prática, no dia a dia do seu negócio.

O que é endomarketing

o-que-e-endomarketing
O que é endomarketing?

Diferente do marketing tradicional, que consiste no emprego de estratégias para atração de clientes e melhoria do posicionamento da marca no mercado, o endomarketing pode ser definido como sendo uma promoção interna. 

Em outras palavras, podemos definir endomarketing como estratégias voltadas para melhorar a imagem que os colaboradores têm da empresa em que trabalham. Ele influência não somente na imagem corporativa, mas também a cultura organizacional da empresa como um todo.

Por esse motivo, as ações de endomarketing são extremamente proveitosas para a empresa de uma maneira geral.

No entanto, o público externo não fica sabendo dessas ações. Mas, quando são implementadas de maneira efetiva, o resultado é percebido por todos.

Desse modo, muitas vezes o endomarketing é referenciado como sendo o marketing interno empresarial. O principal objetivo das ações consiste em gerar nos colaboradores uma imagem mais positiva sobre o negócio, seus valores e princípios.

Entre os principais recursos de endomarketing estão os treinamentos e qualificação. São medidas voltadas para a retenção do colaborador, para que ele possa crescer dentro da empresa, sentindo-se uma parte importante do ambiente em que está inserido.

Além disso, as empresas costumam estabelecer incentivos, prêmios e eventos exclusivos para os colaboradores. Essas são formas de gerar mais atração e criar um ambiente de trabalho cada vez mais positivo.

Relação do endomarketing com o RH

marketing-e-rh-cultura-organizacional
Como RH e endomarketing se relacionam?

As estratégias de endomarketing precisam ter uma relação de proximidade muito grande com o RH. Isso porque as suas ações visam justamente os colaboradores, que são a parte mais importante de qualquer empreendimento. Dentro das empresas, os colaboradores são considerados ativos, que devem ser sempre muito bem valorizados.

É certo que muitas empresas sofrem com elevados níveis de rotatividade (turnover) e absenteísmo. Absenteísmo, só para deixar claro, é a ausência de um funcionário, sem nenhum motivo aparente. 

Podem ser faltas ou ausências parciais, como atrasos sem justificativa. Essas ausências causam diversos prejuízos para a empresa e perdas salariais para o funcionário, reduzindo ainda mais seu nível de satisfação.

Quando o turnover está muito alto, os custos do RH se elevam, pois além de todo o trabalho envolvido em processos de demissão, somam-se os custos de uma nova admissão.

Dizem que custa 7x mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo. No caso dos colaboradores da empresa, a analogia a ser feita pode ser a mesma. Sai muito mais barato incentivá-los por meio do endomarketing, de modo que eles percebam o valor de permanecer na empresa.

Em geral, uma empresa com grande rotatividade é uma empresa que não consegue gerar em seus colaboradores uma imagem positiva. Para você entender melhor a relação entre o endomarketing e o RH, eu separei alguns benefícios dessa estratégia para o seu negócio.

Redução na rotatividade (turnover)

rotatividade-turnover-funcionarios
Evite turnover e rotatividade dos colaboradores

Sem dúvidas, um dos principais benefícios do endomarketing é a redução na rotatividade de empregados. O marketing interno visa justamente fazer com que os colaboradores tenham mais interesse em permanecer em suas funções dentro da empresa.

Como resultado, o RH passa a ter muito menos trabalho. Nada de processos contínuos de recrutamento de pessoal! Os processos de recursos humanos se tornam muito mais rápidos e mais dinâmicos.

Como dito anteriormente, os custos se reduzem, pois são elevados os valores destinados a selecionar, contratar e treinar um funcionário até que ele esteja apto a exercer sua função. Quando o funcionário vai embora, leva consigo uma parcela de investimento que jamais retornará à empresa.

Treinamentos, palestras motivacionais, premiações e campanhas informativas são algumas das formas do endomarketing influenciar diretamente a satisfação dos times.

Melhor desempenho dos colaboradores

desempenho-dos-colaboradores
Desempenho dos Colaboradores

Esse é um reflexo direto da redução da rotatividade. Empresas que implementam estratégias de endomarketing conseguem gerar nos colaboradores muito mais motivação para o desempenho de suas funções.

O desempenho melhora e cada profissional dá o melhor de si, pois trabalha com amor e com a certeza de que está inserido em um ambiente positivo, que cuida dos seus colaboradores e reconhece as diferenças e potencialidades de cada um.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisas no meio corporativo, reconhecimento motiva mais que simples recompensas em salário. E nesse aspecto, o endomarketing pode ser utilizado para contribuir, e muito.

Implementar e dar visibilidade a programas com premiações por desempenho, políticas transparentes e justas de promoção, também são formas de garantir uma melhora na performance de uma maneira saudável, pensando sempre em aumentar o desempenho dos times como um todo.

Comunicação limpa e precisa

comunicacao-limpa
Comunicação clara e limpa

Certamente, muitos dos problemas levados até o RH são gerados a partir de comunicação falha, com ruídos e informações imprecisas. Melhorar o ambiente organizacional, através de medidas de endomarketing, permitem limpar a comunicação e torná-la mais eficiente.

Veja algumas maneiras de utilizar a comunicação empresarial e o endomarketing de forma conjunta:

  • Ações de Endobranding, ou seja, campanhas voltadas para atração de novos talentos ou retenção dos atuais;
  • Atividades de reconhecimento público dos colaboradores;
  • Realização de eventos empresariais, com objetivo de integração entre empresa, funcionários e familiares;
  • Treinamentos e demais ações de desenvolvimento para funcionários;
  • Campanhas internas de segurança (Semana SIPAT, por exemplo),
  • Promoção de programas de bem-estar e saúde de funcionários;
  • Ações que integrem os funcionários aos objetivos e cultura da empresa.

Qualquer ação para atrair, reter, integrar e consequentemente engajar os colaboradores são válidas.

Afinal, quando todos trabalham motivados, alegres, satisfeitos com as suas ocupações e responsabilidades, conflitos se reduzem. O RH é um dos primeiros setores a sentir o efeito positivo de políticas internas de marketing.

Mais criatividade e comprometimento

criatividade-comprometimento
Criatividade e Comprometimento

Se o seu negócio precisa de profissionais sempre criativos, engajados e com ideias fora da caixa, vale a pena investir em endomarketing. Sabe quando o colaborador realmente veste a camisa da empresa e começa a demonstrar uma verdadeira “paixão” pelo seu emprego?

Pode ter certeza de que esse é o resultado de uma estratégia de endomarketing bem aplicada.

Colaboradores que não tem motivação, mesmo que assíduos ao trabalho, têm sua contribuição e criatividade reduzidas. A falta de segurança, por exemplo, é um dos fatores que destrói a motivação e a criatividade de qualquer colaborador. E é compreensível: quem em sã consciência ficaria tranquilo para produzir imaginando que seu emprego corre risco?

Portanto, ter ações efetivas no endomarketing, que reforcem a imagem positiva da empresa junto aos colaboradores, como um local bom para trabalhar e com excelentes perspectivas, é o que se pode fazer de melhor para obter criatividade e comprometimento.

Dessa forma você consegue reduzir questões que sobrecarregam o RH, e ainda pode ter em sua equipe profissionais cada vez mais eficientes e criativos.

Transmissão e valorização da cultura empresarial

cultura-empresarial
cultura-empresarial

Construir uma imagem positiva da marca perante seus colaboradores impacta diretamente nos resultados da empresa. Até mesmo os consumidores percebem quando os funcionários estão satisfeitos no trabalho, isso reflete no atendimento recebido e consequentemente, nas compras.

A cultura da empresa, seus valores e boas práticas, precisam estar evidentes para cada novo colaborador que chega. Desse modo, fica muito mais fácil a identificação com a empresa e o agir de acordo com os princípios organizacionais.

Campanhas publicitárias, peças que reforcem a marca e o posicionamento da empresa são formas de passar adiante a cultura. Além disso, ações mais simples como destinar uma parcela da verba de marketing para promover celebrações, happy-hours e momentos de integração da equipe funcionam muito bem.

Informar a cada funcionário a importância de seu papel na organização é uma das tarefas do endomarketing. E o funcionário que se sente valorizado, com real conexão com o trabalho, passa a ser mais um defensor da marca, dentro e fora da empresa.

Concluindo, depois de reconhecermos os aspectos mais relevantes nesse artigo, não restam dúvidas de que um atendimento de excelência depende de fatores humanos. Portanto, é fundamental que a empresa sempre possa contar com profissionais dedicados, que gostem do que fazem e que realizam com perfeição suas tarefas e atribuições.

Por isso, fica evidente que as estratégias de endomarketing têm o poder de consolidar em poucas ações, muito mais resultados para sua empresa.

Gostou desse artigo? Comente aqui embaixo o que achou.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers