Domínio e Hospedagem: Saiba a diferença entre eles

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Antes de trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de software, eu pouco sabia sobre a área de programação, na verdade, continuo não sabendo muito, afinal de contas sou da área de comunicação.

Entretanto, conforme fui me adaptando à empresa, algumas coisinhas básicas eu aprendi como por exemplo, a diferença entre o registro de um domínio para site e a hospedagem.

Durante o dia, nós conversamos com muitos clientes que têm dificuldades para entender a diferença entre ter um domínio registrado e hospedá-lo em um servidor. São dois serviços diferentes e, geralmente, é necessário contratá-los separadamente. Vejamos mais sobre cada um a seguir.

Registro

Nos sites de registro de domínio é possível comprar um “nome” e deixá-lo registrado. O registro e a compra de domínios pode ser feito no registro.br, onde é possível apenas comprar domínios com extensão “.com.br”. Ou em sites como, por exemplo, o Go Daddy, onde é possível comprar domínios com extensão “.com”, “.net”, “.com.br”, etc.

Ao acessar o site de uma das empresas mencionadas acima ou de qualquer outra que preste o serviço, haverá um campo para pesquisar o nome (domínio) que deseja comprar.

Se o nome pesquisado já possuir “dono”, você não poderá comprá-lo, mas, se o resultado mostrar que o domínio está disponível, aparecerá o valor e o botão para compra. Clique no botão e realize todo o procedimento solicitado pelo site de registro; após o pagamento, o domínio será de sua propriedade.

Pronto! Agora você é dono de um domínio como, por exemplo, anaugusta.com.br. Isto não quer dizer, porém, que haja algum conteúdo neste endereço. Ao digitá-lo no seu browser, muito provavelmente aparecerá uma mensagem de erro ou de página inexistente, pois você apenas comprou um nome. Para que esse nome (ou endereço) abra algum conteúdo, é necessário hospedá-lo em algum lugar. Vamos entender melhor sobre isso agora.

Hospedagem

Após comprar um domínio, e antes de colocá-lo em uso, é necessário hospedá-lo em algum lugar. O UOL oferece um serviço de hospedagem chamado UolHost, por exemplo, mas existem outros como o Hosgator, Hostnet, etc. Este serviço também é pago, normalmente através de uma assinatura mensal.

Após adquirir o serviço, será necessário informar o seu domínio e realizar a integração do serviço de hospedagem com algum software de FTP, que é onde você irá inserir o seu conteúdo e compartilhá-lo com o servidor de hospedagem. Quando um usuário digitar o endereço do seu site no navegador, o conteúdo que abrirá será o mesmo que foi adicionado no software de FTP.

É comum contratar terceiros para a criação de um site e a pessoa contratada realiza todo o procedimento mencionado neste artigo. Quando alguém precisa realizar a configuração no painel DNS do seu site – caso da maioria dos nossos clientes – não sabe onde realizar tal procedimento, uma dica: na maioria dos casos é no local da hospedagem.

Para saber mais sobre domínios, hospedagem e FTP eu indico um curso online gratuito da MX Cursos, o Hospedagem de sites e registro de domínios. Ele é bem interessante para quem deseja saber mais sobre o processo de hospedagem.

https://www.youtube.com/watch?v=sHqiyGr2fWs

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers