Conheça os benefícios da automação de vendas em seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A era digital deixou o mundo cada vez mais rápido. Desde as conversas por mensagens até grandes transições bancárias, tudo pode ocorrer em um piscar de olhos pela internet. E por que não ter a mesma facilidade em seus negócios? Para isso, foram inventadas as ferramentas de automação de vendas, que contribuem amplamente para o rendimento da sua empresa.

Conheça os benefícios da automação de vendas em seu negócio
Conheça os benefícios da automação de vendas em seu negócio

Determinar se sua equipe de vendas é, de fato, eficiente no seu dia a dia, pode ser uma tarefa um pouco mais complicada do que parece. É preciso ter certeza que eles estão dedicando o máximo de tempo possível ao relacionamento com os clientes e ao fechamento de vendas. Por isso, as tarefas extras devem ser delegadas ou, como é o ideal, automatizadas.

No post de hoje, entenderemos mais sobre como funciona a automação para tirar o máximo proveito dos processos de vendas. Acompanhe!

Quais são as vantagens da automação de vendas?

1. Maior produtividade dos vendedores

Como já mencionamos, o tempo é precioso para cada vendedor. Manter um bom relacionamento com os clientes já exige bastante esforço. Atrasar um contato porque foi necessário reunir dezenas de dados e apressar a conversa porque ainda tem que preencher um relatório, não é agradável para ninguém: nem vendedor, nem cliente e nem para a empresa.

Se as tarefas mais triviais, como a busca e organização de dados, forem automatizadas, o vendedor terá mais tempo para atender os clientes com qualidade e tranquilidade. Isso aumenta as chances de concretizar a venda, melhora o relacionamento com o cliente e ainda dá espaço para que sejam feitos mais atendimentos ao longo do dia.

2. Redução do custo com tarefas manuais

Da mesma forma, um software de automação de vendas consegue realizar essas tarefas mais cansativas e monótonas muito mais rápido do que qualquer ser humano. Enquanto uma única pessoa pode levar horas copiando informações de um CRM ou e-mail para uma planilha devidamente organizada, o programa pode gerar o mesmo conteúdo em alguns segundos, sem a margem de erro que um ser humano teria por estar exausto na metade do caminho.

A consequência clara disso é que o custo total pelo tempo de execução destes trabalhos cai bastante. Aliado ao aumento de rentabilidade já previsto com a liberação dos vendedores, a automação de vendas terá ainda mais impacto.

Quais são as vantagens da automação de vendas?
Quais são as vantagens da automação de vendas?

3. Aprender mais sobre os leads

O setor de vendas não deve só empurrar produtos para seu público. Ele também deve se dedicar a entender o que eles pensam e desejam para atendê-los melhor. Leads não são apenas números em uma planilha, são pessoas com necessidades reais, e os sistemas de automação de vendas podem te ajudar a entendê-los melhor.

Ao fechar qualquer negócio, os dados da pessoa que foi atendida devem ter sido registrados no sistema da empresa. A ferramenta de automação pode, então, procurar e detectar certos padrões, como a busca por um determinado produto ou uma dúvida frequente. Não subestime esses detalhes: eles vão te dar a base necessária para muitas ações de marketing.

4. Acelerar o processo de fidelização

É sempre bom lembrar que os vendedores são pessoas lidando com outras pessoas. E para que uma conversa honesta possa ocorrer, é bom que nenhuma das partes esteja muito ocupada.

Com mais tempo disponível, os vendedores podem focar suas energias em fidelizar mais rapidamente seus clientes. A qualidade do atendimento é um dos fatores mais relevantes para determinar se aquele prospecto vai voltar todo mês ou se nunca mais será visto.

Onde a automação de vendas pode ser inserida?

1. Coleta de dados mais abrangente

Já mencionamos que ter informações sobre seus leads é vital. Mas de onde vêm todos esses dados? Claro que uma das fontes principais é o próprio CRM da empresa, pois é lá que ficam os cadastros de toda a sua base, mas isso raramente é suficiente para tomar decisões empresariais bem embasadas.

Por isso, o sistema de automação de vendas pode ser integrado a outras fontes de dados, como o site da empresa, ferramentas do setor de marketing e alguns sites de publicidade que coletam informações de mercado. Conhecimento é poder — e você vai precisar dele quando for falar com um novo prospecto.

Onde a automação de vendas pode ser inserida
Onde a automação de vendas pode ser inserida?

2. Estabelecimento automático de prioridades

É triste ter que admitir, mas é pouco provável que sua equipe tenha tempo de entrar em contato com todos os leads. Como ressaltamos tantas vezes nesse artigo, o tempo é curto e precioso. A questão agora é: quais leads devem ser priorizados nessa fila? E sim, a automação de vendas também pode ajudar nesse quesito.

Você pode estabelecer critérios próprios para a determinação das suas prioridades, como a ordem de chegada, tamanho do ticket médio, tempo de casa, entre outros. A partir disso, o sistema vai gerar uma lista numerando suas prioridades. Isso poupa o tempo de análise, além de garantir que os clientes mais rentáveis sejam sempre atendidos.

3. Geração de relatórios e informações relevantes

Da mesma forma explanada no tópico anterior, a ferramenta de automação de vendas também pode gerar relatórios de atividade, que levariam muito tempo para serem feitos manualmente, ou documentos diários que reúnem todos os dados necessários para aquele dia. Mais uma vez, são tarefas manuais e demoradas que ocupam o tempo que deveria ser dedicado a melhorar o atendimento ao cliente.

4. Atendimento rápido aos clientes mais independentes

O sonho de quase toda empresa é ter um cliente que se nutre sozinho. Aquele que sabe o que precisa, encontra informações por conta própria e só precisa entrar em contato para fechar o pedido. Se você pretende ter alguém assim na sua base, é bom ir preparando o terreno.

Inclua no seu processo de automação de vendas algum canal pelo qual ele possa fazer seu pedido sem a necessidade de um atendente. Lojas virtuais são uma das melhores formas, já que ficam abertas 24h.

Assim, seus vendedores assumem o papel de consultores, apenas tirando dúvidas e mostrando o melhor caminho para resolver seus problemas. Se o seu negócio exige um atendimento presencial, tenha um protocolo simples e de fácil execução para evitar qualquer perda de tempo.

Agora você entende como a automação de vendas pode contribuir com os seus negócios. Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então assine nossa newsletter e veja todas as nossas novidades em primeira mão.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers