Os 6 maiores benefícios de uma estratégia pós-venda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todo empreendedor se preocupa em manter o fluxo de consumo dos seus clientes ativos, promovendo ações de marketing que garantam um bom volume de vendas mensal. O que muitos nem imaginam é que o sucesso da companhia não depende unicamente do montante de vendas, mas da qualidade dessas transações. Mais importante do que vender é vender da maneira correta — só assim seu comprador sai satisfeito.

Benefícios pós-venda
Conheça os 6 maiores benefícios de uma estratégia de pós-venda

Mas quando será que uma venda termina? Basta oferecer o serviço ao cliente e depois receber o pagamento? O erro frequente dos empreendedores iniciantes é achar que o contato com seu consumidor deve terminar na hora do pagamento.

A nossa dica para dar certo no mercado é apostar no pós-venda. Nesse modelo, sua equipe deve entrar em contato com o cliente para pesquisar sua satisfação e perceber onde a transação poderia ter sido melhor. É essencial saber se o serviço foi bem prestado, se ele foi bem recebido pelos colaboradores e se pode apontar alguma melhoria a ser feita no serviço ou nas condições de pagamento.

No post de hoje, você vai conhecer 6 benefícios dessa estratégia. Confira!

Pósv-venda para retenção de clientes
O pós-venda é uma ótima forma de reter clientes

1. Retenção de clientes

Muitos empreendedores criam excelentes campanhas de marketing a fim de atrair novos clientes. As promoções, descontos e divulgações servem bem ao propósito de trazer novos consumidores para a empresa — mas como ficam aqueles que já compram da sua marca?

Por ano, pode-se perder até 10% dos compradores, e por isso é tão importante trabalhar em prol da sua retenção. A fidelização diminui o número de evasões da sua carteira de clientes, aumentando o lucro da companhia em 25% a 85%, anualmente. E mais: fidelizar um comprador ativo pode custar entre 5 e 7 vezes menos do que atrair novos.

A saída para não perder seus clientes é o pós-venda. Contatando o seu consumidor, se descobre quais são seus desejos e quais são suas críticas, podendo otimizar o atendimento em função dos anseios dos compradores. Isso garante a satisfação da clientela, que passa a comprar preferencialmente na sua empresa.

2. Garantia de satisfação

A qualquer momento durante ou após a transação, seu cliente pode se sentir insatisfeito. Seja com o atendimento, com as condições de pagamento ou até porque o produto comprado não cumpriu suas expectativas. Se a experiência não for completamente satisfatória para o cliente, a empresa corre o risco de perdê-lo.

Com o pós-venda, sua marca assegura que os compradores estão saindo satisfeitos. Ao entrar em contato, é interessante relembrar as compras feitas pelo cliente e saber dele se a transação correu dentro do esperado, se houve algum problema no atendimento prestado pelos colaboradores e se a mercadoria adquirida cumpriu com o prometido.

Quando você recebe o feedback dos compradores, fica mais fácil potencializar seus pontos positivos e corrigir as falhas.

Pós-venda para garantir satisfação
Garanta a satisfação do cliente e crie um diferencial competitivo

3. Criação de diferencial competitivo

Para se destacar no mercado, é preciso oferecer algo que a concorrência não possui. A isso damos o nome de diferencial competitivo — aquilo que torna a sua empresa única.

Hoje, poucos são os empreendedores preocupados em aplicar o pós-venda, apesar de todos os seus benefícios para a companhia. Quando você aposta nessa estratégia como diferencial competitivo, seu cliente percebe que a organização está preocupada com sua satisfação. Isso te ajuda a trazer mais compradores e fidelizar aqueles que já estão ativos.

4. Oportunidade de negociação

O pós-venda não engloba somente o contato para saber da satisfação do cliente. Nessa relação entre empresa e comprador, é possível oferecer novos serviços ao cliente e apresentá-lo às novidades da sua empresa.

Dependendo da estratégia adotada, o pós-venda pode ser um dos principais geradores de receita da companhia — ou até o principal! Você pode oferecer ao cliente serviços de suporte e assistência, garantias estendidas e workshops. Tudo depende da proximidade que você mantém com o seu consumidor e se ele está satisfeito com as transações anteriores.

Cuidado com o cliente no pós-venda
Marketing e cuidado com o cliente no pós-venda

5. Marketing

Você conhece o marketing boca a boca? Quando um cliente está satisfeito com o atendimento prestado por uma loja e com os produtos adquiridos, ele compartilha a boa experiência com seus amigos, familiares, colegas de trabalho e mais. Isso faz com que mais pessoas tenham interesse em conhecer sua empresa, o que traz potenciais compradores para dentro do seu negócio.

O atendimento pós-venda tem dois propósitos nesse processo: garantir que seu cliente esteja feliz com a transação e faça uma propaganda positiva da empresa e perceber a proporção de consumidores que estão contentes com as compras feitas.

Lembre-se de que, se o marketing boca a boca é um grande aliado dos negócios, o contrário é extremamente prejudicial para a empresa. Se o cliente não gostou do processo de compras que você o dispensou, ele vai desvalorizar sua marca. O consumidor insatisfeito converte seus contatos a não fazer negócios com a companhia. Por isso, se esforce sempre para manter seu desempenho satisfatório.

6. Cuidado com o cliente

Quando compramos preferencialmente de uma empresa, é porque confiamos na marca e no serviço prestado. O pós-venda cria uma relação de confiabilidade entre companhia e consumidor. Para reforçar esse relacionamento positivo, você deve apostar em benefícios para os seus clientes.

Você pode entrar em contato não apenas para vender, mas para, por exemplo, oferecer descontos especiais de aniversário. Tudo isso demonstra zelo com aquele que compra da sua loja, e o cliente moderno está de olho nas empresas que o valorizam.

É legal apostar também em presentes inesperados — o brinde não precisa ser de grande valor, afinal, o caixa da empresa não pode ser comprometido, mas deve mostrar que você se importa com seu comprador. Receber um presente gratuito e inesperado é memorável para o consumidor, porque demonstra que você investe em um bom relacionamento.

Agora você entende a importância do pós-venda na sua empresa e como aplicá-lo a fim de fidelizar os seus consumidores. Essa tática é essencial para as organizações que querem aumentar seu faturamento e desempenhar um bom serviço. Mas há outras técnicas aplicáveis à sua empresa para trazer bons resultados em lucratividade. Quer aprender mais? Então clique aqui e baixe o nosso e-book!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers