Conheça 5 estratégias para otimizar o seu CAC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conquistar novos clientes, vender mais e aumentar os retornos obtidos a partir dos investimentos realizados: qual empreendedor não deseja montar uma boa estratégia de marketing e otimizar o seu CAC?

Conheça 5 estratégias para otimizar o seu CAC
Conheça 5 estratégias para otimizar o seu CAC

Muito conhecido no mundo empresarial, o Custo de Aquisição de Clientes é uma das métricas mais importantes para o crescimento sustentável de um negócio. É por meio dela, afinal, que o empresário consegue descobrir o quanto é gasto para atrair cada novo cliente e como tornar os investimentos realizados ainda mais efetivos.

Ainda não sabe o quanto cada novo cliente custa aos cofres da sua empresa? Deseja tornar os seus resultados ainda melhores? Então, continue lendo e descubra a seguir cinco estratégias imbatíveis para otimizar o seu CAC e alavancar o seu negócio!

Afinal, o que é o Custo de Aquisição de Clientes?

Antes de partir para a prática e aplicar as dicas, porém, é preciso entender o que é o Custo de Aquisição de Clientes — o famoso CAC.

Originário do inglês “Cost of Customer Acquisition”, o Custo de Aquisição de Clientes é uma importante métrica que revela quanto uma empresa gasta para conquistar um novo cliente. Ou seja: quanto menor o CAC, menos dinheiro está sendo gasto para conquistar novos consumidores e maior a eficiência dos investimentos realizados pela sua empresa.

Embora muitos empreendedores desconheçam essa métrica, o seu cálculo é bem simples e não requer softwares ou qualquer outro aparato tecnológico.

Tudo o que você precisa fazer é somar todos os investimentos realizados em marketing e vendas e dividir o montante obtido pelo total de clientes adquiridos no período de tempo em questão — seja mensal, semestral ou, até mesmo, anual.

Como posso otimizar o CAC da minha empresa?
Como posso otimizar o CAC da minha empresa?

Como posso otimizar o CAC da minha empresa?

Agora que você já sabe o Custo de Aquisição de Clientes da sua empresa, que tal partir para a prática e tornar os seus investimentos ainda mais eficientes? Abaixo, confira as cinco estratégias infalíveis para otimizar o seu CAC!

1. Entenda quem é o seu consumidor

O primeiro passo para reduzir os seus custos e otimizar o seu CAC é entender a fundo quem é o seu consumidor e como ele se comporta durante a jornada de compra. Só assim você será capaz de entender onde encontrá-lo e como agradá-lo.

Um bom exemplo disso é o que acontece com as redes sociais. Na ânsia de conquistar mais clientes, muitas marcas investem tempo e dinheiro na produção de conteúdo para as mais diversas plataformas, mas acabam se esquecendo de analisar onde os seus consumidores realmente estão.

Uma loja de cervejas artesanais cujo principal público-alvo são homens entre 35 e 55 anos, por exemplo, dificilmente precisará produzir conteúdo para o Snapchat. Por outro lado, uma loja de roupas juvenis pode encontrar nessa mídia uma excelente forma de divulgar seus produtos e fechar negócios.

Essa mesma lógica se estende à compra e distribuição de brindes, definição de embalagens e todas as outras ações que visam à satisfação do cliente. Afinal, conhecer o que seu cliente realmente espera da sua marca é a melhor maneira de otimizar os seus investimentos!

Aposte no marketing de conteúdo
Aposte no marketing de conteúdo

2. Aposte no marketing de conteúdo

Outra excelente dica para quem deseja otimizar o seu CAC é apostar no marketing de conteúdo, uma estratégia que consiste na produção de conteúdo relevante para a atração de potenciais clientes e, por óbvio, para a posterior conversão em vendas.

Mas lembre-se: os resultados que você deseja só serão alcançados se o conteúdo produzido for verdadeiramente relevante e capaz de solucionar os problemas enfrentados pelos seus clientes.

Por isso, uma boa sacada é investir algum tempo na criação de personas, personagens fictícios — mas baseados nos consumidores reais — que ajudam você a entender as principais características, anseios e, sobretudo, os problemas dos seus compradores em potencial.

3. Nutra corretamente os seus leads

De nada adianta gerar bons leads e não dar a cada um deles a devida atenção, certo? É por isso que a correta nutrição da sua base de contatos é essencial para manter-se vivo na memória dos seus clientes e, assim, acelerar as suas vendas.

Lembre-se de considerar o estágio de maturidade de cada consumidor em potencial e de oferecer conteúdos e incentivos personalizados ao longo de todo o funil de vendas.

Alguém que ainda está tendo um primeiro contato com a sua marca, por exemplo, jamais poderá ser tratado e receber os mesmos conteúdos que uma pessoa que já adquiriu algum produto ou serviço da sua empresa.

Faça testes e mensure os resultados obtidos
Faça testes e mensure os resultados obtidos

4. Faça testes e mensure os resultados obtidos

Tamanho e cor da fonte, disposição das abas no site institucional, call to action — nome dado ao convite feito ao consumidor no final de uma peça de marketing — utilizada nos e-mails marketing de vendas ou, até mesmo, o layout adotado no formulário de solicitações. Acredite: quando o assunto é vendas, cada detalhe pode fazer toda a diferença.

Por isso, uma excelente dica para otimizar o seu CAC é realizar testes A/B constantemente, mensurar cada resultado obtido e, comparativamente, descobrir o que funciona melhor para o seu público-alvo!

Não se esqueça: ainda que você não tenha a pretensão de realizar teste algum, é fundamental que os resultados alcançados pela sua empresa sejam sempre registrados. Só assim você será capaz de tomar decisões de forma consciente e verdadeiramente focadas na otimização das métricas.

5. Escute o seu consumidor

Não tem jeito: ninguém tem mais propriedade de causa para falar do seu negócio do que o seu próprio cliente! Só ele é capaz de entender com precisão o que o levou a fechar o negócio ou, se for o caso, quais as razões que o levaram a desistir da compra!

Por isso, aplique pesquisas de satisfação periodicamente e, sempre que possível, incentive o seu cliente a emitir opiniões sobre a sua empresa. A partir daí, é só utilizar os feedbacks recebidos para aprimorar seus processos internos e otimizar a aquisição e fidelização da sua clientela.

As estratégias apresentadas foram úteis para otimizar o seu CAC? Então, curta nossa página no Facebook e assine nosso canal no Youtube! Afinal, essa é a maneira mais prática de ficar por dentro de todos os conteúdos que preparamos especialmente para você e a sua empresa crescerem ainda mais!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers