7 Dicas de como tirar fotos de produtos e vender mais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando se fala em vendas pela internet, a qualidade das fotos dos seus produtos é um fator determinante para o cliente decidir pela compra.

Boas fotografias mostrando os produtos são importantes para que o cliente conheça seus mínimos detalhes. Mas elas também têm outro papel fundamental: servem para despertar o desejo e promover a compra.

Você deve imaginar que estamos falando de fotos de alta qualidade e ao mesmo tempo se perguntando como você pode fazer isso, certo?!

Se a sua empresa possui verba para investir na contratação de um profissional externo ou se existe um departamento de marketing, essas são as opções mais rápidas.

Mas se a verba está curta ou a sua empresa ainda está naquele estágio “exército de um homem só”, onde é você que faz (quase) tudo…

Eu separei algumas dicas bem práticas e eficientes para você resolver este problema. Veja, a seguir.

7 Dicas de como tirar fotos de produtos e vender mais
7 Dicas de como tirar fotos de produtos e vender mais

Como tirar fotos de produtos e vender mais:

Como tirar fotos de produtos e vender mais
Como tirar fotos de produtos e vender mais

1 – Câmera ou Smartphone?

Na hora de tirar fotos dos seus produtos, muitas pessoas ficam na dúvida se devem usar uma câmera fotográfica profissional ou um celular.

Não é à toa. A cada nova geração os smartphones ganham câmeras mais poderosas e com mais funções. Alguns modelos, inclusive, contam com lentes bem potentes e até configurações manuais.

Nesse cenário, será que vale a pena investir em uma câmera dedicada, como as DSLRs e as câmeras de ação, como a famosa GoPro?

Depende do seu objetivo.

Vamos analisar alguns aspectos e encontrar a resposta à essa pergunta.

Se você precisa de fotos da mais alta qualidade, o ideal seria uma câmera DSLR para ter imagens com todos os detalhes do produto. Isso é possível porque elas usam o formato RAW, sem nenhuma compressão da imagem.

Os arquivos ficarão um pouco maiores que um JPEG comum, mas se você precisar editar, posteriormente, terá muito mais informações.

Outra vantagem das câmeras DSLR é a autonomia e liberdade para realizar os trabalhos de fotografia. Você pode trocar as lentes com muito mais facilidade e adaptar a máquina para os mais variados ambientes, usando as opções de abertura de diafragma, obturador, ISO, balanço de branco, entre outros.

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Câmera ou Smartphone?
Câmera ou Smartphone?

Se a luz ambiente não estiver ajudando, você pode adicionar um flash a mais  ou um flash com tonalidades diferentes. São muitas as opções.

Os celulares, mesmo com toda a evolução tecnológica, ainda não conseguiram acompanhar as DSLR. A câmera de um celular não possui tantos acessórios disponíveis e suas opções de configuração são muito mais restritas. Algumas empresas até vendem lentes para serem anexadas ao iPhone, mas, mesmo assim, não se comparam com a qualidade e robustez das lentes para câmeras DSLRs.

Em relação a qualidade das imagens, smartphones geram arquivos no formato JPEG que, mesmo na resolução Full HD, não possuem tantos detalhes e cores quanto no formato RAW.

Depois da ‘análise técnica’ você deve ter percebido que suas fotos ficarão muito melhores com uma câmera DSLR. Claro, que se você não puder investir neste momento, pode ir se virando com uma boa câmera de smartphone, até conseguir rentabilizar seu negócio e investir em uma boa câmera.

Você também pode começar adquirindo uma câmera DSLR mais simples e depois investir em lentes e acessórios, como tripés, flashes e outros itens que fotógrafos usam constantemente.

A boa notícia é que, hoje, a maioria das câmeras são capazes de tirar boas fotos, independente do modelo.

No entanto, você vai precisar conhecer as funções principais da máquina fotográfica, saber controlar a luz, o foco entre outras coisas para garantir a qualidade das imagens.

Confira as dicas que separamos para te ajudar.

2 – Iluminação

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Iluminação
Iluminação

Um dos segredos para tirar fotos de produtos com qualidade é a iluminação. Portanto, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é se preocupar com as fontes de luz no ambiente na hora de fotografar.

A luz natural funciona muito bem para qualquer tipo de foto e é recomendável que você a use sempre que possível. Se as fotos forem externas, geralmente, fotografar no início da tarde pode garantir melhores resultados.

Em ambientes fechados, avalie a entrada da luz natural para verificar o melhor horário. Mas, atenção, não é apenas a quantidade de luz que importa, mas também a sua distribuição correta.

O ideal é que você tenha pelo menos duas fontes de luz branca para poder iluminar o produto, pois ajudará realçar os detalhes e trará mais realidade à imagem.

Ao ajustar as fontes de luz verifique se não está criando padrões de sombra no objeto.

As sombras, quando usadas de forma correta, garantem a qualidade de suas fotos. Entretanto, se utilizadas de maneira indevida, produzem o efeito contrário, prejudicando seu trabalho.

Existem dois tipos de sombra. A chamada “sombra dura” que nada mais é que uma forte sombra atrás do produto, que dá a impressão de má qualidade e uso de flash direto na foto ou quando o tamanho da fonte da luz é pequeno  comparado ao tamanho do objeto. E existe a “sombra suave”, quando o tamanho da fonte da luz é maior que o objeto.

Há técnicas de aplicação de sombras que favorecem muito o produto. Mas, se você não possui esse conhecimento, o melhor é deixar a luz uniforme e o mais natural possível, mesmo que você tenha usado fontes artificiais de luz.

Para isso, você precisará da sombra suave, o que significa que a luz sobre o produto deverá ser igualmente distribuída em todas as suas partes.

E caso precise usar flashes, adicione um difusor sobre ele. Se não quiser comprar, adicione uma fita branca ou um plástico branco sobre o flash.

3 – Fundo Infinito

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Fundo Infinito
Fundo Infinito

O fundo infinito é uma técnica usada na fotografia para destacar o produto, atraindo a atenção do cliente diretamente para ele, evitando distrações. As cores desses fundos transitam entre o branco e o preto e eles podem ser confeccionados de forma simples.

O nome fundo infinito originou-se porque é um tipo de foto onde o horizonte não aparece ao fundo, apenas uma visão clara (ou negra) e agradável.

É muito simples criar um plano de fundo como este. Basta colocar um pedaço de papel ou tecido branco por trás do produto, prendendo na parte de cima com ganchos e criando uma ligeira curva, para passar a ideia de profundidade.

O seu produto será o centro da foto e das atenções de quem a olha.

4 – Diferentes Ângulos

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Diferentes Ângulos
Diferentes Ângulos

Para colocar essa dica em prática é necessário que você se coloque no lugar do seu cliente. Tenha em mente que as pessoas não estão vendo ou tocando seu produto.

Pense assim, se o seu cliente nunca viu seu produto ao vivo, qual será a impressão que ele terá ao observar uma foto na internet?

A partir daí, tire fotos de todos os ângulos do seu produto para mostrar o máximo de detalhes possível.

Os detalhes dos seus produtos são muito importantes, pois eles mostram ao cliente as especificações, diferenciais e valores do que está sendo vendido. Caso o produto tenha um design especial ou seja feito de um material diferenciado, por exemplo, é importante deixar isso bem explícito nas fotografias.

Você também pode tirar fotos de alguns ângulos incomuns, brincar um pouco para conseguir closes diferenciados e procurar pontos de vista exclusivos.

Teste diversas opções: de cima, de lado, de baixo, inclinado, angulado, de frente e de costas, subindo em uma escada.

Explore todos os ângulos possíveis do seu produto!

Afinal, nunca se sabe qual o ângulo que será mais impressionante e atrativo. Tenha em mente que sua foto precisa refletir, com precisão, o tamanho, forma e qualidade de seus produtos para garantir a venda dos mesmos e a satisfação do seu cliente.

5 – Estabilidade

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Estabilidade
Estabilidade

Ninguém gosta de foto borrada, certo?! Ao tirar uma foto, a mais pequena vibração ou movimento pode provocar esse problema devido ao movimento. Pior ainda, quanto menor a distância entre você e o objeto, mais óbvio fica o borrão da imagem.

Para que a foto saia perfeita e sem borrados, é preciso que a câmera fique totalmente fixa. Um tripé, mesmo que barato, assegurará a estabilidade que você precisa na hora de as fotos do seu produto, garantindo a nitidez das imagens.

E não se engane. Por mais firmes que sejam os seus braços e mãos, nada substitui a eficiência de uma peça projetada para tirar fotos com a maior estabilidade possível.

Você também pode usar o timer interno da câmera para minimizar a trepidação da câmera ao apertar o botão disparador, maximizando a nitidez.

O timer somado ao tripé pode ser uma combinação poderosa para garantir bons resultados nas fotos dos produtos do seu negócio.

6 – Escala Correta

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Escala Correta
Escala Correta

Dependendo das dimensões dos seus produtos, seus cleintes podem ter dificuldade de reconhecê-los. Nesses casos, a noção de escala pode ser muito útil.

Tire as fotos do seu produto próximo de algum item que ajude as pessoas a relacioná-lo com a vida real.

Por exemplo, se você vai tirar fotos de um relógio, mostre-o no pulso de alguém. Se for um livro, você pode tirar a foto com ele aberto em cima de uma mesa de centro e colocar uma pequena fruteira ao lado.

Se o produto for uma miniatura de uma boneca, você pode colocá-la ao lado de um objeto em tamanho real, como um lápis, por exemplo.

Assim, seus clientes em potencial poderão ter uma ideia da dimensão real e dos detalhes dos seus produtos.

Se as fotos são de roupas e acessórios, você pode humanizar as imagens, incluindo modelos vestindo as peças, para que seus clientes possam imaginar como elas ficarão neles próprios.

Também é uma oportunidade para mostrar qual o público-alvo que você quer alcançar, aumentando a identificação do seu cliente.

No caso de jóias, por exemplo, você também pode utilizar modelos para que a cliente saiba como ficará no corpo, o tamanho, a altura. Isso evita que que o cliente se frustre ao receber o produto e perceber que não era como ele havia imaginado.

7 – Edição de Qualidade

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Edição de Qualidade
Edição de Qualidade

O último passo para tirar fotos de produtos, deixando-as perfeitas para venda é fazer um bom tratamento de imagem nelas.

Essa última parte você pode terceirizar, se desejar.

Existem profissionais freelancers e empresas especializadas em tratamento de imagem que podem dar aquele toque especial ao seu produto.

Se a verba for curta, o jeito será fazer você mesmo. Felizmente, há uma grande variedade de programas de edição que variam do uso mais simples ao mais profissional.

E se você não souber usar nenhum deles, apele para o Youtube. Existem várias aulas com as noções básicas de uma grande variedade de editores.

Vencida esta etapa, passe para a escolha das melhores fotos. Seja objetivo e reduza as opções às mais importantes para demonstrar seu produto.

Você pode realizar ajustes nas cores para parecerem mais com o produto real, eliminar sombras indesejadas e recortar para que todas fiquem do mesmo tamanho e formato.

Você vai perceber que as fotos, por melhores que tenham saído da câmera, sempre podem ser melhoradas e que modificações simples podem gerar grandes resultados.

O importante é que as imagens ficam atraentes ao máximo para seu cliente, garantindo assim a realização das vendas.

Dica Extra: Sem Filtro

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Sem Filtro
Sem Filtro

Um aviso adicional sobre tratamento das imagens, caso seja você mesmo a realizar esta parte do trabalho: Cuidado com os filtros.

Hoje em dia, está na moda usar filtros nas fotos, principalmente tiradas como celular, para que fiquem mais estilosas.

Isso pode ser divertido quando você mostra as fotos de uma balada com os amigos, mas não serve para fotos de produtos.

As pessoas, ao perceberem que você usou muitos filtros, podem ter dúvidas a respeito da qualidade de seus produtos e perder a confiança em suas imagens.

O melhor é sempre manter tudo simples e bem claro.

Se, realmente, precisar usar algum filtro ou efeito, tenha cuidado para não exagerar. Nunca esqueça que o seu principal objetivo, com as fotos, é passar uma mensagem clara e direta para o comprador.

Muitos empreendedores podem passar do ponto no momento do tratamento das fotos e, no final, o produto que está na tela acaba ficando completamente diferente daquele que está no estoque.

Conclusão

Como tirar fotos de produtos e vender mais - Conclusão
Conclusão

Tirar fotos requer prática, portanto, não se preocupe se elas não ficarem perfeitas logo nas primeiras vezes. O importante é continuar treinando até ficarem do jeito que você deseja.

Aplicando as dicas desse artigo você estará bem encaminhado para produzir fotos incríveis, que encantem seus clientes.

Agora, que tal contar para a gente o que você achou dessa lista sobre como tirar fotos de produtos?

Comente aqui embaixo… Vamos adorar saber o que você achou.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers