As 9 habilidades essenciais a um bom profissional de marketing

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você está em busca de um profissional de marketing para o seu negócio, já deve saber que é necessário analisar algumas competências para garantir que a sua escolha é a mais acertada.

Antes de analisar currículos repletos de cursos e experiências, já pensando em assinar o contrato com aquele que pareceu apresentar alguns diferenciais, é muito importante que você tenha em mente quais são os pontos-chave a serem analisados em profundidade, pois, somente assim, você terá certeza de que está selecionando um bom profissional de marketing.

E é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Nele, apontaremos 9 características e habilidades indispensáveis para esse profissional. Confira:

Profissional de marketing curioso
Um bom profissional de marketing deve ser curioso

1. Ser curioso

Tudo pode se transformar em fonte de inspiração para o profissional de marketing. Na hora de contratar um para a sua empresa, observe se os entrevistados se mostram aptos para absorver informações com agilidade e transformá-las em ideias — se possível, faça alguns testes durante a entrevista presencial, propondo que eles desenvolvam soluções para situações hipotéticas.

Essa curiosidade faz com que o profissional nunca pare de analisar o mundo ao seu redor — desde os lançamentos dos clientes, como os hábitos de consumo das pessoas e quais são os impactos de cada produto no mercado.

Essa competência, por sinal, influencia de maneira direta na capacidade do profissional de marketing que contemplaremos a seguir.

2. Antenado com as tendências do mercado

Por ser curioso, a pessoa que você escolheu para trabalhar o marketing da sua empresa não se contentará com pouco. Ela estará sempre em constante reciclagem, se informando e buscando estar por dentro das principais tendências do mercado.

Esse tipo de prática não só faz desse profissional uma pessoa mais bem preparada para propor investimentos e ações estratégicas, como também saberá agir com sabedoria durante imprevistos, tomando a atitude adequada o quanto antes — evitando, assim, o efeito bola de neve.

Quando ele já tem certo grau de experiência e pleno conhecimento do mercado, já se torna capaz de prever tendências e se sente pronto para apostar em ações inovadoras e assertivas.

Profissional de marketing e gestor de pessoas
Um bom profissional de marketing deve ser capaz de gerir pessoas

3. Capacidade de gerir pessoas

O profissional de marketing da sua empresa deve ter a capacidade de fazer uma boa gestão e pessoas. Essa habilidade é necessária pelo fato de ele ter que lidar com os pedidos e carências dos clientes, negociar com fornecedores e dialogar com os colegas de trabalho.

4. Conhecimento de tecnologia

Novos softwares, aplicativos, plataformas e dispositivos são lançados todos os dias, como uma forma de suprir as necessidades de pessoas e empresas e aprimorar a forma como elas lidam com as informações.

Diante desse cenário, os profissionais de marketing têm que ter ciência sobre essas tecnologias para conseguir explicar quais são as suas ideias para os desenvolvedores e até mesmo para conseguir planejar ações que sejam possíveis de serem executadas.

5. Transforma dados em informações estratégicas

Ser capaz de transformar número e dados em informações estratégicas é mais uma das competências necessárias. Dessa forma, ao ter total consciência sobre a situação da empresa em diferentes aspectos, o profissional conseguirá planejar e organizar ações realmente efetivas e que trarão o retorno esperado.

Estratégia de informações com profissional de marketing
O profissional de marketing deve ser capaz de transformar dados em estratégia de informações

Essa análise também permitirá embasar com maior assertividade a tomada de decisões, tanto com relação ao planejamento estratégico do setor como também no relacionamento com fornecedores e clientes.

Business Intelligence é um conceito em voga na atualidade e que, com o aperfeiçoamento tecnológico e o uso de softwares de gestão, ganhará cada vez mais destaque — pois de nada adianta ter acesso a uma infinidade de dados se o profissional não consegue transformá-los em insights.

6. Tem a criatividade aflorada

Lembre-se sempre de que o consumidor atual está cada vez mais exigente e não se contenta mais tão facilmente com os serviços e produtos ofertados. Ele quer ter sempre vantagem em suas negociações e, para garantir que isso aconteça, não poupará esforços para descobrir tudo o que ele precisa sobre o objeto de desejo e quais são os diferenciais entre as marcas que o disponibiliza.

Portanto, o trabalho do profissional de marketing se mostra ainda mais importante. Ele deve ter conhecimento suficiente sobre a área de atuação dele e sobre o seu público-alvo, de modo a garantir que tem a ideia mais criativa e atrativa possível, se destacando com facilidade da concorrência.

7. Se comunica com qualidade

Um profissional de marketing que se comunica com qualidade e objetividade evita conflitos e tem jogo de cintura para interagir tanto com outros setores da empresa, como também com clientes e fornecedores.

Ele não só fala com clareza, mas sabe que tom, linguagem e forma de abordagem usar com cada um dos indivíduos que se comunica, de modo a garantir o sucesso da conversa. Essa qualidade se mostra um diferencial na resolução de conflitos e durante negociações.

Profissional de marketing e o trabalho em equipe
Uma das habilidades do profissional de marketing é saber trabalhar em equipe

8. Consegue trabalhar bem em equipe

Se tem uma habilidade que costuma ser um requisito para todos os profissionais é a capacidade de trabalhar em equipe — e o profissional de marketing não foge à regra. Ao dominar essa competência, brainstorms são mais frutíferos e bem aproveitados, se transformando em projetos.

Outro ponto importante beneficiado por essa característica é que ele delega tarefas com facilidade para os profissionais aptos a elas. Esse discernimento entre o que ele pode, consegue e deve fazer também se mostrará útil para otimizar o seu tempo e conseguir focar apenas em ações que devem ser especificamente feitas por ele.

A capacidade de trabalhar em equipe pode ser considerada como um diferencial quando ele se relaciona com outros setores sem provocar ruídos, escutando com atenção quais são as necessidades de outros setores e propondo, quando necessário, soluções para problemas.

9. É engajado

Um profissional de marketing precisa ser engajado para, ao conhecer a realidade do local em que atua, usar suas principais características e habilidades, de acordo com a cultura e valores da empresa, em prol de alcançar resultados.

Um profissional engajado não se cansa enquanto não bate suas metas e, assim, se sente motivado para ir atrás de novas soluções e conhecimentos que vão aprimorar o seu trabalho.

Além desses pontos apresentados, não se esqueça de levar em consideração o perfil do profissional e qual a segmentação do setor de marketing em que ele vai atuar. Existem algumas diferenças e a necessidade de apresentar conhecimentos específicos, por exemplo, se a vaga for para marketing corporativo ou digital.

Agora que você já sabe quais são as habilidades essenciais a um bom profissional de marketing, que tal aprofundar os seus conhecimentos em empreendimentos digitais e aprender o que deve ser feito para otimizá-los? Baixe agora mesmo o nosso e-book sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers