Afiliado Digital: Apenda O Que é e Como se Tornar Um

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar sobre o “Afiliado Digital“? Quer entender uma vez por todas essa maneira de empreender no digital? Então, você está no lugar certo.

Para começar, pense com a gente…

Todo mundo alguma vez na vida já fez alguma indicação de um produto, local ou serviço para alguém, certo?

O que a maioria das pessoas nem pensa que essa atitude pode ser usada como fonte de renda. Sim. Isso mesmo. Você pode viver de indicações.

Além dos conhecidos “influenciadores”, ser “afiliado digital” é uma dessas alternativas onde você ganha por recomendar produtos de terceiros.

Se você quer entender melhor o que é um Afiliado Digital e como ele faz para ganhar dinheiro na internet, vamos explicar o fundamental aqui.

O que é um Afiliado Digital?

O que é um Afiliado Digital?
O que é um Afiliado Digital?

Afiliado é basicamente o profissional que indica algum produto ou serviço de terceiros. Dessa forma, ao fazer divulgação, recebe comissão por cada venda realizada por meio da sua indicação.

Esses produtos ou serviços estão disponíveis em plataformas de venda na internet, como a Hotmart e a Eduzz.

No geral, os afiliados divulgam infoprodutos, ou seja, produtos digitais. Como cursos, ebooks e afins.

Contudo, hoje em dia os produtos físicos estão cada vez mais dentro desse mercado.

Seja produtos físicos ou digitais, qualquer pessoa pode se afiliar para promover esses itens. Basta estar dentro de alguns pré-requisitos, que falaremos mais adiante.

Assim, forma-se uma parceria entre o afiliado e o criador do produto (infoprodutor).

Onde o papel do afiliado é o de divulgar o produto, através da audiência dele ou usando tráfego pago, por exemplo.

Aqui, nesse artigo, nosso foco maior será em afiliados que querem se afiliar a produtos digitais.

Contudo, a partir do momento que você entende o que é ser um afiliado e como atrair o público certo, será capaz de conseguir conversões para qualquer tipo de produto. Seja ele físico ou digital.

Preparado para se aprofundar nesse universo?

Os 2 Principais Tipos de Afiliados

Os 2 Principais Tipos de Afiliados
Os 2 Principais Tipos de Afiliados

Os afiliados podem ser divididos em grupos de acordo com suas características e preferências. 

Há diversas maneiras de segmentar afiliados digitais. Porém, aqui no blog, vamos utilizar apenas duas dessas classificações:

  • O “Afiliado Árbitro” e;
  • o “Afiliado Autoridade”.

Entendendo como funciona esses dois tipos de profissionais, você pode escolher qual formato se adequa melhor a você.

Vamos descobrir o que significa essas duas coisas?

A – Afiliado Autoridade

O Afiliado Autoridade, como o nome já sugere, é aquele que recomenda produtos ao público por meio de sua autoridade.

Ou seja, ele fideliza e cativa pessoas que passam a confiar no trabalho dele. A partir dessa relação de confiança, recomenda os produtos que consideram úteis para a sua audiência.

Isso significa que o afiliado autoridade precisa se tornar um especialista em determinado segmento. Já que é muita responsabilidade recomendar um produto de terceiro para um publico que confia e acredita no seu trabalho.

Contudo, é muito mais do que isso… Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo “Como ser um Afiliado Autoridade: Guia Completo“.

B – Afiliado Árbitro

O Afiliado Árbitro é aquele que decide vender apenas por meio de anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.

Nesse sentido, ele resolve não aparecer nem vender por meio de autoridade. Em contrapartida, precisa investir dinheiro para ter resultados reais.

Essa opção é perfeita para quem se considera tímido ou simplesmente prefere ficar no anonimato. Porém, engana-se quem pensa que é um caminho mais fácil.

Para ter bons retornos ao longo do tempo, o afiliado árbitro precisa dominar assuntos como tráfego pago e copywriting.

Obviamente que há vários outros pontos que não falamos aqui. Para aprender de verdade o tema, recomendo o nosso conteúdo “O que é um Afiliado Árbitro? Entenda Como se Tornar Um Agora“.

O que é Preciso para se tornar um Afiliado Digital?

O que é Preciso para se tornar um Afiliado Digital?
O que é Preciso para se tornar um Afiliado Digital?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que qualquer pessoa com acesso à internet e vontade de aprender pode se tornar um afiliado digital.

Como falamos acima, existem basicamente dois tipos principais de afiliados: O Afiliado Árbitro e o Afiliado Autoridade.

Logo, o que você tem que ter em mente é que dependendo do tipo de afiliado que você escolher ser, irá precisar aprender e focar em coisas diferentes.

Quanto Ganha um Afiliado Digital?

Quanto Ganha um Afiliado Digital?
Quanto Ganha um Afiliado Digital?

Muitas pessoas iniciantes no marketing digital, costuma fazer perguntas como essa. Porém, a verdade é que não existe resposta certa.

Você pode ganhar milhões por mês como afiliado. Contudo, também pode não ganhar absolutamente nada ou apenas algumas centenas de reais.

É fundamental ter em mente que assim como na maior parte das profissões, se o seu foco for seguir o bom caminho (o da honestidade) será necessário estudo e dedicação para construir renda por meio de afiliação.

Mais do que isso, a paciência é fundamental para quem está começando do zero. Esqueça esses “gurus” que insistem em dizer que é fácil ganhar muito e trabalhando pouco com o digital.

Provavelmente, no início, você terá que praticar, fazer testes e até “perder” um pouco do dinheiro investido. Tudo faz parte do aprendizado.

Uma coisa a gente adianta: As possibilidades são gigantes. E há muita gente que está há menos de um ano trabalhando como afiliado e conseguindo resultados incríveis.

Como Encontrar Produtos para me Afiliar?

Como encontrar produtos para me afiliar?
Como encontrar produtos para me afiliar?

Para ser um afiliado digital, a primeira coisa a se fazer é se cadastrar em um site onde forneça um programa de afiliados. Tais como: Hotmart, Uol Afiliados, Eduzz , Monetizze entre outros.

Para fazer o cadastro, que normalmente é gratuito, alguns pré-requisitos são obrigatórios…  Como ser maior de 18 anos, possuir documento de identidade e conta de e-mail. 

Com seu cadastro pronto e ativo, basta você escolher entre os diversos produtos que estão disponíveis na plataforma de afiliação.

Ao se afiliar, você recebe um link exclusivo para divulgar. Exclusivo, no caso, porque no link de cada afiliado há um código que é só daquele afiliado.

Dessa forma, através desse link único, a plataforma reconhecerá sua conta quando alguém comprar através de seu link. A partir daí, você recebe a tão sonhada comissão pelos produtos.

É importante deixar claro também duas coisas…

Alguns produtos têm afiliação aberta. Ou seja, com um clique você consegue se afiliar e começar a divulgar.

Já outros possuem a afiliação fechada. Isto é, você solicita a afiliação daquele produto e espera para ver se é aceito pelo criador do produto.

Se você quer aprender como escolher os melhores produtos para se afiliar lá na Hotmart, leia o nosso conteúdo “Como Escolher os Produtos para se Afiliar na Hotmart”.

Lá, explicamos sobre como encontrar produtos na Hotmart, porém, a maioria  do conteúdo aprendido no artigo irá ajudar a escolher produtos digitais em qualquer outra plataforma.

Maiores Vantagens de se Tornar um Afiliado Digital

Maiores Vantagens de se Tornar um Afiliado Digital
Maiores Vantagens de se Tornar um Afiliado Digital

Tá em dúvida se ser um afiliado digital é mesmo vantajoso? Então, continue a leitura que nós separamos as maiores vantagens para você decidir:

1 – Ter Mais Liberdade 

Trabalhar em casa, de seu computador e fazer seu próprio horário de trabalho, é uma das coisas que as pessoas buscam para trazer mais qualidade de vida. 

Ser um afiliado digital permite que você tenha mais liberdade e conquiste uma qualidade de vida melhor. 

2 – Não Precisar Criar um Produto Digital

Diferente do produtor digital (infoprodutor), o afiliado não tem um produto próprio.

Isso é interessante porque criar um produto do zero e de qualidade demanda tempo, disposição e investimentos financeiros maiores.

Como os produtos já estão prontos, o afiliado apenas precisa criar uma estratégia de divulgação. Seja por meio de redes sociais, blog, anúncios ou qualquer outro canal.

Justamente por não ter um produto dele, uma das grandes é que não há limite de produtos para se afiliar.

Logo, os ganhos também não terão limites. Com dedicação e estudo, é possível ter uma fonte de renda constante e crescente. 

3 – Encontrar o seu Nicho Ideal

Como um bom empreendedor, o afiliado precisa estudar o nicho de mercado onde pretende atuar para que os produtos escolhidos tenham uma boa repercussão e conversão.

Com alguns testes, estudo e um pouco de prática o afiliado pode experimentar alguns nichos e subnichos. De modo a escolher os que mais combinam com ele.

Já que o que nos agrada em teoria nem sempre é o melhor caminho quando resolvemos aplicar.

4 – Aprender sobre público e sobre vendas

Antes de qualquer coisa, um afiliado aprende muito sobre o publico e sobre vendas.

Isso porque, ao longo do tempo, ele terá que testar novas e novas maneiras e ver o que engaja e converte mais a sua audiência. 

Todo esse aprendizado pode transformar um afiliado dedicado em um empreendedor digital de sucesso. Como afiliado mesmo ou se aventurando em outras águas, como na criação de infoprodutos e outras áreas do digital.

Quer aprender mais sobre o assunto?

Quer aprender mais sobre o assunto?
Quer aprender mais sobre o assunto?

O mercado digital está em alta há alguns anos. Porém, após o cenário de pandemia isso se intensificou ainda mais. 

Nesse contexto, trabalhar como afiliado digital é uma das formas de empreender online, que pagará suas contas no final do mês.

A parceria possibilitada pelo programa de afiliados é benéfica para os dois lados… Produtores digitais e afiliados que têm de crescer juntos em seus segmentos. 

Não existe segredo, além de estudo e comprometimento.

Aliás, pensando nisso, recomendo que leia o nosso conteúdo “Os 7 Melhores Nichos para Afiliados que Querem Alavancar.

Após a leitura do conteúdo evidenciado acima, você será capaz de escolher o melhor formato que se adeque aos seus objetivos. E assim poderá montar a estratégia e divulgação sem medo.

E aí, gostou de saber o que é um afiliado digital? Então, deixa um comentário para que a gente saiba disso.

 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Guias

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Mais do meio

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua do Semeador, 461 | CIC • Curitiba|PR • 81270-050
© 2015 – 2022 leadlovers