A importância do Marketing Digital na reformulação da identidade visual do Airbnb

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não é novidade que os avanços tecnológicos mudaram drasticamente como pensamos e agimos. Na comunicação corporativa, não foi diferente. Muitas empresas perceberam a importância de atuar bem nas redes sociais para fidelizar clientes. Um bom exemplo de como utilizar e integrar esses canais de comunicação foi a campanha do Bélo, o atual logotipo da marca Airbnb, em 2014.

Sabemos que não existe uma fórmula para atuar com Marketing Digital, mas este case mostrou como uma campanha online pode levar credibilidade e interação aos usuários. Porém, nem tudo são flores, a mudança também teve seu lado negativo e até desconfiança de plágio.

Identidade visual
Logo do Airbnb antes e depois

Quando o Airbnb decidiu lançar o Bélo, criaram uma história por trás do novo logotipo, representando a essência da conexão e o sentimento de pertencer a um ambiente global em constante transformação. Para explicar esse pensamento, a empresa produziu um vídeo esclarecendo o motivo da nova abordagem de branding.

Além do vídeo, a empresa criou uma plataforma de “experiência personalizada”, onde qualquer pessoa poderia customizar seu próprio Bélo usando uma variedade de cores, linhas e fundos. As customizações mais criativas, feitas pelos próprios usuários, foram divulgadas no Blog do Airbnb.

Identidade visual: Bélo
Bélo

A ação teve a participação de aproximadamente 20 mil pessoas, representado 184 países, como consta no relatório divulgado pela empresa. Outra proposta interessante para aproximar ainda mais o público foi a grande sacada de enviar convites personalizados aos usuários cadastrados no banco de dados do Airbnb para um webinar, onde Brian Chesky, CEO corporativo do Airbnb explicou pessoalmente o motivo da mudança.

A importância do Marketing Digital

As estratégias de conteúdo do Airbnb se estendem aos meios de comunicação social, onde abraçam o marketing visual para atrair fãs.

No Instagram, há fotos com mensagens geradas pelos próprios usuários a partir das publicações na rede social. O canal do YouTube disponibiliza conteúdo global, sempre com um novo spot. A empresa também utiliza o Twitter e sua página no Facebook, que tem mais de cinco milhões de seguidores, para promover os posts do blog da empresa.

O exemplo claro da importância do Marketing Digital para a divulgação do novo logo do Airbnb foram os posts para motivar os usuários a participar da campanha de customização.

A importância do Marketing Digital Identidade visual
A importância do Marketing Digital

Nem tudo é perfeito, mas vale usar a criatividade

Mesmo com a campanha bem estruturada, algo pode sair errado, e o Airbnb sentiu isso na pele. Em uma das suas tradicionais listinhas, o BuzzFeed listou 18 coisas que lembram o novo símbolo do Airbnb, mostrando que, ao invés de passar a sensação de pertencimento, a troca do logo acabou servindo mesmo para chamar a atenção das mentes mais maliciosas.

Com muitos comentários nas redes sociais, sugerindo que o novo logo lembrava órgãos sexuais, animais, frutas e outras partes do corpo humano. A equipe de marketing do Airbnb soube contornar bem a situação. O exemplo está na imagem abaixo:

Identidade visual: A solução está na criatividade
A solução está na criatividade

O Airbnb também foi criticado por usuários das redes sociais de plagiar o logotipo da empresa de tecnologia Automation Anywhere. Sobre o caso, o Airbnb disse que as duas empresas chegaram a um acordo antes do anúncio do novo logo. “O Airbnb e a Automation Anywhere estão trabalhando cooperativamente para solucionar esse problema. A Automation Anywhere está em processo de transição para um novo logotipo que não é semelhante ao do Airbnb“, disse um porta voz do Airbnb na época.

A importância da comunicação

Identidade visual: A importância da comunicação
A importância da comunicação

Nos dias de redes sociais e aplicativos, onde a geração atual utiliza formas de se comunicar online, trabalhar com ferramentas e estratégias de Marketing Digital não é uma escolha, é uma necessidade. O case do Airbnb demostra a importância das estratégias nas divulgações para comunicação digital.

Atuar em diversas plataformas pode fazer a diferença no marketing da sua empresa, seja para o bem ou para o mal. Por isso é necessário cuidado, atenção e criatividade. E você? Lembra de outro case de sucesso ou horror nas redes sociais?

 

[table id=13 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers