Você sabe o que é o marketing viral? Entenda mais sobre o assunto!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Marketing Viral é uma técnica publicitária que conquistou mais espaço com o crescimento do Marketing Digital e do número de internautas, leitores de blogs e usuários de redes sociais. A expressão tem ligação com a palavra vírus, por se espalhar rápido e de forma inconsciente.

Você sabe o que é o marketing viral? Entenda mais sobre o assunto!
Você sabe o que é o marketing viral? Entenda mais sobre o assunto!

O termo é usado como referência a conteúdos que se tornam altamente compartilhados e de grande repercussão na web. É muito difícil criar ou prever como nasce um viral, mas é possível observar alguns indicadores que fazem esse tipo de conteúdo bombar, como o humor, as dicas e as promoções, por exemplo.

Num mundo onde vídeos de humor ganham o WhatsApp, fotos se espalham rapidamente no Facebook e gifs são o principal atrativo do Tumblr, fique sabendo que não existe fórmula secreta de sucesso, mas que é possível investir em alternativas que garantam visualização e engajamento de qualidade entre você e seu público.

Veja em seguida algumas atitudes que você pode ter para ganhar destaque na mente (e no newsfeed) do consumidor.

Seja autêntico

Ser autêntico é ingrediente indispensável para o sucesso. Nenhum consumidor aprecia imitações, falsidade e falta de criatividade. Por isso, seja inovador e tenha suas próprias ideias para fazer a diferença!

Demonstre emoção

Muitas vezes, quem planeja o conteúdo esquece que por trás da tela existe um ser humano cheio de sentimentos. Use essas emoções ao seu favor na hora de criar artigos, fazer chamadas, lançar campanhas etc. Não seja formal ou sério demais.

Marketing viral com humor
No marketing viral é permitido brincar com o humor

Brinque com o humor

Fazer alguém rir, muitas vezes, é o melhor remédio. Para despertar aquela sensação boa no consumidor, você pode postar fotos, frases, depoimentos ou qualquer outro tipo de conteúdo que seja engraçado. Só tome cuidado para não errar no tom e fazer piadas de mau gosto que acabem viralizando negativamente!

Crie um conteúdo que você compartilharia

Se você não tem vontade de compartilhar o seu próprio conteúdo, imagine como será para o leitor? Pense e analise o que está errado e, quando o post estiver “no ponto”, tome a iniciativa de compartilhá-lo. O interesse começa de dentro!

Para que o usuário ajude a compartilhar o seu conteúdo, busque criar posts pessoais e que tenham ligação com a identidade daquela persona, como tipo físico, personalidade ou gosto musical, por exemplo.

Não existem truques técnicos para ganhar popularidade e viralizar, mas criar conteúdo relevante que as pessoas apreciem e queiram compartilhar é determinante para fazer sucesso.

Mente aberta no marketing viral
No marketing viral é importante ter a mente aberta

Tenha a mente aberta

Apresentar mais do mesmo não vai fazer diferença nem pra você, nem para ninguém. Siga seus instintos, tenha a mente aberta e inove nos conteúdos que você apresentará a seu público. Não seja conservador demais: arrisque!

Ah! Saiba que todas as estratégias, ações e conteúdos de web devem passar por testes frequentes e que muitos deles não vão funcionar da maneira que você espera (e isso não tem problema!). Mensure seus resultados e descubra o que está dando certo para continuar fazendo boas escolhas.

Ative memórias

A nostalgia é algo que chama muito a atenção dos usuários na internet. Relembrar bons momentos, produtos, serviços e frases traz uma “saudade gostosa” aos internautas e uma enorme sensação de felicidade. Por isso, é tão comum que pessoas compartilhem postagens relacionadas a épocas antigas e lembranças do passado.

Tenha bom senso

Seja responsável e tenha bom senso para conseguir fazer bonito nas ações de marketing viral. Evite assuntos e atitudes que causam desconforto entre as pessoas ou que podem ser mal interpretados. Tenha cuidado com críticas e com piadas de mau gosto.

Na dúvida, é melhor ficar calado do que falar demais! Assim, você evitará diversos conflitos.

Novidade no marketing viral
O marketing viral possibilita amar as novidades

Ame as novidades

Criar conteúdos em vão é perda de tempo, mas deixar passar a oportunidade de usar um assunto atual como gancho é imperdoável também. Mantenha sua equipe de marketing atenta às novidades, de olho nos assuntos mais comentados e acompanhando os principais eventos do Brasil e do mundo para não perder nada.

Uma outra dica importante é utilizar ferramentas e recursos que te permitem inovar. Por exemplo, criar uma banner para o Facebook que transmita tanto a ideia da cultura da sua marca ou da campanha que você está fazendo.

Para isso existem opções gratuitas como o Adober Spark, que com um só clique deixa você selecionar o tamanho perfeito para a foto de capa para Facebook, assim você não precisa perder tempo redimensionando uma imagem.

Use idosos, animais de estimação e crianças

Se existem 3 elementos de propaganda aos quais o brasileiro não consegue resistir são os idosos, os animais e as crianças. Abordar o tema com uma pegada de humor ou romance é uma maneira eficaz de chamar a atenção. Os gatinhos, por exemplo, bombam no Facebook todos os dias apenas por fazerem coisas fofas!

Agregue valor ao seu conteúdo

Se o seu conteúdo for compartilhado e se tornar viral, a sua empresa estará em evidência. Portanto, é necessário que a postagem demonstre seus valores ou apresente algum diferencial para as pessoas que forem atingidas. Não adianta você atingir um alto número de usuários com uma postagem, mas não impactá-los de nenhuma forma relevante.

O coração do marketing viral
Coloque o seu coração no marketing viral

Tenha um coração humano

O consumidor está atrás de empresas politicamente corretas, que se importam com a natureza e que fazem a diferença para a sociedade do meio em que vivem. No entanto, posts sobre politica, sexualidade, direito dos animais, gênero, religião, entre outros, são temas bastante polêmicos. Por isso, antes de usá-los, pense bem e analise se é adequado para sua empresa falar sobre o assunto e qual é a melhor maneira de fazê-lo.

Seja mobile

Você sabia que o brasileiro consulta seu celular, em média, 78 vezes por dia? Ao escolher os canais de comunicação para a sua empresa alcançar sucesso, é melhor você lembrar que vivemos numa era digital em que absolutamente tudo deve estar ao alcance de um telefone celular.

Mire nos usuários antenados

Sempre há aqueles usuários que estão por dentro de certo assunto e que gostam de difundir o  tema em questão. É esse tipo de público que faz mais barulho e é capaz de iniciar uma campanha de marketing viral. Portanto, mantenha-se por perto, produza materiais de extrema relevância e concentre-se em oferecer algo que terá grande valor em moeda social para aquela tribo. Não foque em benefícios, foque em experiência!

Surpreenda com o seu marketing viral

Com o bombardeio de informações, você corre o risco de ter clientes indiferentes e desinteressados, caso você não mostre algo que seja realmente surpreendente e que se destaque. Apesar de não existir uma fórmula mágica para criar um conteúdo viral, sabemos como não fazê-lo: mantendo-se em sua zona de conforto. Seja diferente e imprevisível!

Agora que você já sabe mais sobre Marketing Viral, descubra se vale a pena investir em consultoria de marketing para o seu negócio.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers