Veja como usar materiais ricos para gerar leads

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Captar leads para trabalhar o marketing de uma forma mais próxima e segmentada aumenta as chances de sucesso de qualquer venda. Basta você ver a diferença entre um potencial cliente bem informado e aquele que não conhece nada da sua empresa para perceber a importância de desenvolver materiais ricos. E o que vem a ser isso?

Descubra tipos de materiais ricos
Veja como usar materiais ricos para gerar leads

No universo do inbound marketing e marketing de conteúdo, chamamos de material rico aqueles conteúdos que são mais elaborados e recebem um cuidado especial da sua equipe. Eles trazem mais detalhes e informações sobre determinado tema, são visualmente atrativos e têm uma oferta de valor irrecusável.

Que materiais são esses e como eles ajudam a gerar leads é o que você vai aprender na sequência. Então respira fundo e vamos a mais este aprendizado!

E-books

Os e-books são os materiais ricos mais utilizados no inbound marketing para gerar leads. Isso porque eles são relativamente fáceis de produzir — se você tiver um bom designer para cuidar do visual — e também são bastante aceitos pela audiência que circula pela internet em busca de informações.

Você pode criar e-books para aprofundar um tema relevante para sua audiência, criar tutoriais, falar sobre pesquisas de mercado, divulgar informações, ensinar algo ou transmitir um conhecimento específico.

Não existe máximo de palavras para um e-book, mas os formatos mais usados no mercado são de, no mínimo, 2000 palavras. A quantidade de páginas será definida após a diagramação.

Whitepapers como materiais ricos
Os Whitepapers são formas de entregar materiais ricos

Whitepapers

Os whitepapers servem ao mesmo propósito dos e-books, só que costumam ser mais práticos, voltados para a execução. Passe instruções de uso, passo a passo, dicas que podem ser aplicadas rapidamente pela sua audiência.

Use os whitepapers para converter leads que já têm consciência do que precisam e estão em busca de uma solução “faça você mesmo”. Por mais que no momento eles não venham a comprar sua solução, você os terá em sua base de dados para trabalhar a comunicação por outros meios, como o e-mail marketing, por exemplo.

Já que os whitepapers são mais sucintos que os e-books, não ultrapasse as 1500 palavras no momento de criar os seus.

Infográficos

Se você entrar no Pinterest, verá que lá é o reino dos infográficos. Existe infográfico para tudo, pois é uma forma divertida e visualmente interessante de passar uma informação ou conhecimento para sua audiência.

Pesquisas com várias estatísticas, que costumam ser densas em forma de texto, podem ser transformadas em infográficos para aumentar a atratividade dos seus materiais ricos. Tutoriais também são conteúdos que podem ser colocados em forma de infográficos para melhorar a compreensão e facilitar o compartilhamento em redes sociais, atraindo mais leads para a sua base de dados.

Materiais ricos em forma de webinars
Realize transmissões de Webinars para entregar materiais ricos para a sua audiência

Webinars

Como os vídeos estão em alta e é bem mais fácil aprender com imagem, som e texto unidos num único meio de divulgação, os webinars também chamam a atenção na internet e ajudam a converter visitantes em leads.

Use os webinars para ensinar sua audiência a fazer algo, seja montar um produto por conta própria, criar uma estratégia ou mudar algum tipo de comportamento. Os webinars são ferramentas versáteis, com as quais você pode soltar a imaginação para surpreender o seu público.

No momento de criar a landing page onde seu webinar será promovido, dê uma prova do que o usuário verá se aceitar deixar alguns dados de contato em troca do seu material rico. Despertar o interesse é peça-chave para que você atraia mais leads.

Templates

Muitas pessoas buscam soluções prontas na internet, como modelos de documentos, templates e planilhas. Como essa necessidade surge rapidamente para solucionar um problema urgente, ter esse tipo de material como chamariz é uma boa forma de gerar leads.

Quem precisa de um modelo de planilha financeira, um template para um currículo ou uma apresentação comercial, não pensará duas vezes em deixar nome, e-mail e telefone de contato para ter esse problema resolvido em questão de instantes.

Como divulgar cases de sucesso como forma de materiais ricos
Divulgue cases de sucesso para os seus seguidores

Cases de sucesso

Quando o consumidor está mais avançado na jornada de compra e já está considerando as empresas que podem fornecer a solução que ele procura, o que ele busca na internet são referências que corroborem sua escolha.

É aí que entram os cases de sucesso, que podem inclusive atrair um lead que estava predisposto a optar por um concorrente seu. Ao demonstrar que seus clientes estão satisfeitos e obtendo sucesso com a sua solução, você ganha credibilidade frente a novos leads, melhorando as chances de se tornar a opção final.

Comparativos

Para os visitantes que já estão quase fechando negócio, mas ainda têm dúvidas sobre qual solução escolher, você pode ofertar comparativos. São materiais ricos em detalhes sobre a solução, direcionados para a venda, mas essenciais para ajudar o consumidor a optar pela melhor compra.

Você pode pensar que, se ele está no finalzinho da jornada de compra, não mudará de ideia quanto ao fornecedor do produto ou serviço. Mas nem sempre é assim. Todo momento é hora de surpreender e converter um lead, portanto, esteja preparado para todas as situações.

Dispobilize materiais ricos para a sua audiência
Como disponibilizar esses materiais ricos para sua audiência

Como disponibilizar esses materiais ricos para sua audiência

Agora que você já sabe quais tipos de materiais ricos podem ser criados para aumentar a atração e conversão de leads, queremos falar sobre as landing pages, ou páginas de captura. Para que seu conteúdo tenha o destaque que merece, crie landing pages personalizadas, que promovam a sua oferta de valor.

Use títulos chamativos, dê destaque ao que o usuário vai aprender ao acessar seu material, mostre as vantagens que a pessoa terá ao entrar em contato com o conhecimento que você está compartilhando.

O formulário de captura de dados deve ser breve, sem exigir muitos dados do visitante. Comece com o básico: nome, e-mail e o que está procurando solucionar. No próximo material, solicite um outro dado, como o telefone ou segmento de mercado em que atua. E assim sucessivamente, para que você vá construindo sua base de dados para iniciar a nutrição de leads de forma personalizada.

Com tudo pronto, promova seu conteúdo na web por meio das redes sociais, links patrocinados, no seu site e blog. Quanto mais pontos de contato você tiver, mais leads atrairá com sua estratégia de conteúdo.

Vai começar sua estratégia de geração de leads agora? Comece entregando e-books de qualidade!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers