Veja como aumentar o crescimento orgânico do seu site

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O tráfego na internet é um dos maiores indicadores da relevância do conteúdo, produto ou marca. Isso significa que quanto maior o tráfego de um site, mais relevante ele é em um determinado segmento.

Saiba como aumentar o seu crescimento orgânico
Veja como aumentar o crescimento orgânico do seu site

Há duas formas de gerar tráfego na internet: orgânica e paga. O pago vem a partir de um anúncio, responsável por expôr o conteúdo de forma expressiva (e patrocinada) em diferentes lugares da internet. Já o tráfego orgânico é gerado gratuitamente, a partir das buscas dos usuários, em ferramentas como o Google, ou de indicações de amigos.

As duas maneiras de geração de tráfego são válidas, mas o orgânico gera mais autoridade e não demanda investimentos diretos. Quer entender como melhorar o crescimento orgânico de seu site e gerar mais leads qualificadas? Acompanhe nossas dicas!

Qual a importância de melhorar o tráfego orgânico em uma estratégia de marketing?

Segundo o Search Engine Journal, cerca de 70% dos links clicados por usuários de busca são orgânicos. Mesmo que você tenha muito capital para comprar publicidade, você precisará pensar no Google como um aliado. Afinal, as ferramentas de busca estão cada dia melhores, atendendo a cada vez mais necessidades dos usuários.

A melhor fonte de tráfego é aquela que nos conduz para onde a audiência está. Tanto a geração de tráfego orgânico quanto pago são importantes para uma estratégia de marketing digital, mas a primeira opção é essencial para a otimização de custos, além de gerar autoridade.

De acordo com uma pesquisa da Moz, a autoridade do domínio é responsável por 23,87% dos componentes para rankeamento de resultados nas buscas Google. O uso de palavras-chave tem uma porcentagem de 15,04%. Convencido?

Verifique o crescimento orgânico do seu site
7 práticas para aumentar o crescimento orgânico do site

7 práticas para aumentar o crescimento orgânico do site

Agora que você já sabe a importância de investir em uma estratégia de geração de tráfego orgânico, aqui vão algumas dicas imperdíveis para melhorar a autoridade de seu site!

Atenção com as suas personas!

A etapa de criação da buyer persona é essencial para uma estratégia de marketing digital bem elaborada. Afinal, ela é a responsável por direcionar a sua equipe na direção certa.

Criando conteúdos pensados para fazer a diferença na vida dos potenciais compradores, você naturalmente melhora o seu SEO e o seu tráfego orgânico. Isso significa abordar os assuntos que mais instigam a persona.

Otimizar o site de acordo com as ferramentas de busca, apenas, é um tanto inválido se você não souber exatamente pelo que as suas leads andam buscando.

Use palavras-chave de cauda longa (long tail)

As palavras-chave de cauda longa podem não gerar uma grande quantidade de tráfego, mas são responsáveis pelo tráfego direcionado, além de terem uma taxa de conversão (e de geração de leads!) mais alta.

Por isso, não use apenas as palavras-chave mais buscadas por seu público. Verifique também quais são as expressões específicas mais buscadas em relação à sua área.

Dessa forma, as ferramentas de busca vão identificar o seu blog ou site como um destino favorável para quem busca por determinado assunto. Isto melhora o desempenho de seu conteúdo nas ferramentas de busca e faz com que seu público o encontre.

Ferramentas como o autopreenchimento do Google (as expressões que aparecem abaixo da barra de buscas quando você começa a digitar o termo que procura), o Keywordtool.io, SEMRush, Keyword Planner e o Google Trends podem ajudá-lo nessa tarefa. Acompanhar blogs e periódicos na sua área também ajuda a identificar quais são as expressões mais usadas pelo público naquele momento.

Como aumentar o crescimento orgânico
Poste com frequência para aumentar o crescimento orgânico do seu site

Poste com frequência!

Postar com frequência é um dos meios mais efetivos para melhorar o tráfego orgânico de seu site. Assim, você cria uma série de conteúdos que sejam úteis para o seu público, aprimorando suas técnicas e ferramentas.

Mas tome cuidado: a frequência maior não pode ser conquistada às custas da qualidade! Os famosos “caça-cliques” só diminuem a credibilidade da marca.

Faça links internos

Ao criar o seu calendário editorial, você precisa pensar também de que forma os diferentes temas se relacionam, de maneira que eles possam estabelecer links uns para os outros.

Se você está fazendo um post sobre como ter alimentação saudável, por exemplo, você pode escrever também sobre como preparar uma salada deliciosa e como ter mais disposição. Os temas conversam entre si e chamam a atenção de quem está pesquisando sobre o tema.

Cuidado com as meta tags!

O título, a URL e a descrição da página são três dos ingredientes fundamentais para otimizar uma página ou um post. Algumas alterações simples ajudam a melhorar as meta tags, tornando o seu conteúdo mais visível para as ferramentas de busca.

Alguns plugins podem ajudá-lo nessa tarefa. O Yoast SEO é um dos mais recomendados e tem um funcionamento simples.

Use hiperlinks para o crescimento orgânico para o seu site
Encoraje a criação de hiperlinks para seu site

Encoraje a criação de hiperlinks para seu site

O Google prioriza as páginas que recebem links de outros sites. Dessa forma, se um conteúdo criado por sua empresa é citado por diversos usuários como uma referência, aos poucos, o site de buscas entende que a sua página tem autoridade em um determinado assunto, melhorando seu posicionamento.

Encorage parceiros, fornecedores e clientes a linkarem para seu site sempre que for pertinente. Mas tenha muito cuidado com a fonte dessas recomendações: o Google consegue detectar quando páginas mal-intencionadas recomendam links. Ou você confiaria nas recomendações de um colega que vive quebrando regras? Reputação é tudo!

Use as mídias sociais

Criar presença nas mídias sociais é uma maneira efetiva de se aproximar de seu público e de divulgar o seu nome. Além de postar regularmente nas redes sociais mais usadas por seu público, verifique também o que as pessoas estão procurando sobre a sua área no Quora e em fóruns pelo Facebook. Assim, você conseguirá detectar quais são os tópicos mais discutidos, de forma a criar boas pautas para seu blog.

Adicione botões de compartilhamento em seus conteúdos e faça com que seus usuários se sintam encorajados a difundir sua marca entre amigos. Faça também ações de engajamento nas redes, criando imagens de impacto e tópicos que motivem a participação do público.

Apostar em estratégias de crescimento orgânico é também impulsionar o potencial de conversão de uma campanha de marketing. Antes de tentar otimizar seu conteúdo com palavras-chave que pouco acrescentam para seus usuários, pense na importância de escrever para pessoas. Tenha em mente o que chamará a atenção delas, atendendo suas necessidades no momento certo.

Focar no público-alvo é a regra de ouro para a uma estratégia de geração de autoridade. Escute o que o seu público tem a dizer!

Gostou de nossas dicas para aumentar o crescimento orgânico do seu site? Compartilhe este post nas redes sociais e marque seus colegas de trabalho para começar 2017 com o pé direito nas estratégias de marketing!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers