5 Maneiras de Usar Infográficos e Outros Gráficos em sua estratégia de Social Media

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As redes sociais se tornaram um dos principais meios para as empresas alcançarem o seu público. Mas essa popularidade também tornou mais difícil para as marcas locais ou mais novas serem notadas. Já que tantas disputam espaço. 

Felizmente, contudo, esses empreendedores também podem recorrer aos recursos visuais para causar impacto em suas mídias sociais e engajar o seu público.

Criar conteúdo visual é uma excelente forma não apenas de atrair a atenção, mas também de converter visitantes em clientes fiéis e estimular o compartilhamento espontâneo.

E claro, isso vai ser muito mais fácil se você usar o tipo de gráfico adequado, seguir boas práticas de design e fizer marketing de mídia social para eles da maneira certa. 

5 Maneiras de Usar Gráficos de Mídia Social para impulsionar sua Estratégia de Marketing
5 Maneiras de Usar Gráficos de Mídia Social para impulsionar sua Estratégia de Marketing

Veja a seguir quais os 5 maneiras de usar infográficos (tipos de gráficos) que vão atrair o interesse do seu público e como usá-los para  fazer postagens cativantes.

1 – Visualize os dados

Os dados se tornaram um dos elementos mais importantes para a criação de conteúdo. Por essa razão, um grande número de textos e postagens nas redes sociais está relacionado a eles de alguma forma.

Então, por que não aproveitá-los para criar conteúdo visual atrativo e que comunique um grande volume de informações em uma só imagem?

Você pode aproveitar os recursos visuais para facilitar a leitura do seu artigo no blog e compartilhá-los como uma postagem nas redes sociais. Já que isso costuma ser muito mais atraente e compartilhável do que apenas um texto.

Gráficos, tabelas e infográficos são universalmente reconhecíveis e despertam a curiosidade rapidamente. 

Se você contextualizar os dados corretamente, esses gráficos podem compartilhar uma grande quantidade de informações em uma única postagem.

Um exemplo é o infográfico a seguir, que apresenta dados de estatísticas de marketing de conteúdo visual:

Ainda que você não conte com um time de design, a sua empresa pode criar conteúdos envolventes com ferramentas online. Tornando mais visuais e compreensíveis os conjuntos de dados que respaldam os seus conteúdos. 

2 – Infográficos

Infográficos são um tipo de visual que incorpora imagens, dados e textos. Nesse sentido, um infográfico é uma ótima opção para compartilhar uma grande quantidade de informações de forma sucinta e atraente.

E é justamente por isso que se tornaram tão populares nas redes sociais.

Um infográfico pode ser usado, como dito no tópico acima, para apresentar dados, mas também para quaisquer outros tipos de informações que você queira tornar mais atrativa e fácil de entender.  

Os infográficos são uma ótima maneira de compartilhar informações complexas. Pois permitem que você use uma variedade de mídias para comunicar suas ideias.

Para empresas que têm uma grande quantidade de informações para compartilhar, os infográficos são ótimas ferramentas para transmitir conhecimento sem ter que depender de longos textos. Ou simplesmente para apresentar informações que estão espalhadas ao longo de um conteúdo escrito. 

Eles também têm a vantagem de ser bastante impactantes quando apresentam uma única informação ou para tornar relações ou contrastes mais visuais.

Como no infográfico para as redes sociais que visualiza uma estatística surpreendente:

Esse exemplo é adequado para redes sociais, porque designs longos não caberão nos feeds do Instagram ou Twitter, por exemplo. Portanto, leve isso em conta ao criar infográfico para essas redes.

Com os usuários da Internet ficando mais ocupados e desatentos, é fundamental que suas postagens nas redes sociais capturem a sua imaginação instantaneamente. Isso não quer dizer que você não deva transmitir mais informações nos seus gráficos mesmo nessas duas redes sociais específicas.

Caso queira inserir mais informações, dicas ou orientações, você pode fazer isso criando diversos infográficos e publicá-los um carrossel de imagens, como esta série abaixo, ou você pode escolher uma uma estatística importante de um infográfico e criar uma versão reduzida para as redes e atrair os leitores para o infográfico completo em seu site.

 

3 – Tabelas e gráficos

Na mesma linha dos infográficos, as tabelas e gráficos de setores, barras ou linhas são excelentes ferramentas para condensar dados e compartilhá-los com seu público de uma maneira fácil de ler.

Se o seu conteúdo depende muito de dados, você deve usar tabelas e gráficos para exibi-los de forma clara e fácil de assimilar. 

Os gráficos também são uma ótima maneira de fazer com que os seguidores leiam mais conteúdo relacionado…

Se o seu gráfico capturar a atenção de alguém em uma rede social e você incluir uma chamada para o blog que para detalhar mais o gráfico, isso vai fazer o tráfego do seu site crescer.

Ou pode ser um gráfico simples, como o evidenciado abaixo, que emprega ícones e cores para compartilhar uma informação completa:

4 – Citações

Quer você tenha um fotógrafo ou esteja usando um banco de imagens, depois de ter uma coleção de fotos que tenham a cara da sua marca…

Por que não usá-las como base para criar gráficos de citações de personalidades importantes do seu nicho ou mesmo suas? Esse tipo de post costuma atrair bastante engajamento, pois são extremamente inspiracionais,

Esses tipos de visuais são curtos, claros e atraentes. Usam uma combinação de imagens e texto para cativar o público, como você pode ver no exemplo abaixo. 

Outra grande vantagem das citações é a popularidade delas como conteúdo compartilhável.

Particularmente no Facebook, os gráficos de citações são amplamente compartilhados, o que aumenta as chances de seu conteúdo se tornar viral e aumentar o número de seguidores.  Já no Instagram esse compartilhamento acontece muito pelo Stories.

Obviamente que essas citações são conteúdos para chamar atenção do público, sendo uma forma de atingir mais e mais pessoas. Sendo um excelente tipo de conteúdo de Topo de Funil.

Ou seja… Se você planeja adotar gráficos de citações em sua estratégia de marketing, é uma boa ideia criar uma programação para publicá-los. E, se possível, usar alguma ferramenta online para gerenciar suas campanhas de marketing de mídia social.

Assim, você poderá compartilhar suas citações em um determinado dia e horário todas as semanas e antecipar-se para criar algumas relacionadas a determinadas datas especiais.

Seu público saberá quando esperar a postagem e vai começar a se familiarizar com elas e compartilhar de acordo com seus gostos pessoais. 

Conclusão

Os recursos visuais nas redes sociais se tornaram uma parte importante da vida do marketing digital. Existem várias ferramentas que estão tornando mais fácil para os profissionais de marketing fazer com que seu conteúdo seja notado. 

Ao criar conteúdos que contenham conjuntos de dados ou que possam ser resumidos visualmente usando cores, ícones, formas, ilustrações, pequenos textos e fotografias, você pode fazer com que ele se destaque e atraia mais leitores usando os diversos tipos de gráficos disponíveis. 

Com essas dicas e as ferramentas que o ajudarão a executá-las, você pode criar imagens atraentes nas redes sociais que farão com que suas taxas de engajamento aumentem.

E aí, que tal começar a usar infográficos e outros tipos de gráficos na sua estratégia de Social Media? Teste e depois conte pra gente o que você achou.

 

 

Guest Post produzido pela equipe da Venngage

 

[table id=31 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers