Por que usar e-mail marketing para o negócio crescer?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todo mundo já deve ter recebido um e-mail marketing, certo? Mas e você, empreendedor, já pensou em usar e-mail marketing para negócio crescer? O que falaremos no post de hoje é exatamente sobre esse tema!

usar e-mail marketing para negócio crescer
Por que usar e-mail marketing para negócio crescer?

Há aqueles que pensam que tal estratégia é sinônimo de spam, mas não se engane. No caso de e-mail marketing, você pode se descadastrar a qualquer momento do mailing list, e recebe as mensagens, pois deu seu endereço de e-mail ao remetente. No segundo, o que existe é uma invasão de seus dados, com mensagens indesejáveis de remetentes suspeitos.

Com mensagens já padronizadas, o e-mail marketing visa impactar o destinatário com algum tipo de informação, seja venda, informativo, divulgação, aviso, entre outras. Além de eficiente, é uma ferramenta de baixo custo.

O objetivo é criar campanhas que atinjam diretamente o consumidor daquele determinado produto. Vejamos a seguir o processo de e-mail marketing e como pode beneficiar os resultados de sua empresa.

Como iniciar uma estratégia de e-mail marketing

Ao planejar o e-mail marketing, tenha definida a sua lista de e-mails, ou seja, para quem você vai enviá-lo.

Você deve estar se perguntando: mas como a empresa tem o meu e-mail? Como montam a base de dados? Pode ser por meio de um cadastro que você fez em curso, em uma loja e, principalmente, por meio de pesquisas, números e estatísticas das páginas que você visita na internet e dos serviços que procura.

Direto, claro e sem “firulas”: é assim que deve ser o e-mail marketing. E atrativo, caso contrário, a pessoa nem vai ler, vai deletá-lo direto. Trabalhe com temas, produtos e serviços de acordo com seu público-alvo, ofereça algo que tenha a ver com ele. Por exemplo, não adianta oferecer um lustre para quem gosta de jogos de tabuleiro, não é mesmo?

usar e-mail marketing para negócio crescer sem spam
E-mail marketing x spam

E-mail marketing x spam

Como foi mencionado no início do post, o e-mail marketing é diferente do spam. O spam geralmente vai para o lixo eletrônico da sua caixa de e-mails, enquanto o e-mail marketing vai, muitas vezes, direto para a caixa de entrada.

Evite enviar propagandas, os clientes definitivamente não gostam disso. Foque em ser útil para o seu consumidor.

Como usar e-mail marketing para negócio crescer

O e-mail marketing não é diretamente uma ferramenta para vender. Mais do que isso, ele vai atrás do seu público para oferecer algo que ele já está acostumado, algo relacionado com o que ele já adquiriu em outra ocasião.

Como? Se uma pessoa compra um livro de determinado assunto – meio ambiente, por exemplo – o e-mail marketing vem com livros relacionados a esse tema.

Aliás, é bom informar que o e-mail marketing se diferencia da newsletter por isso; a newsletter geralmente vem com informações e promoções da empresa, contendo diversos assuntos, e não somente com o tema de seu interesse. Em outras palavras, newsletter tende a interessar menos ao público, em termos de expectativa de conversão e vendas.

E, para ajudar num momento como esse, a empresa deve ser direta, enviar correspondência eletrônica com o seu nome, sem marca. Por que isso? Porque o cliente se sente mais próximo, é uma relação mais íntima, mais informal, descontraída. É uma pseudo-sensação de estar interagindo com uma pessoa, e não com uma empresa, um serviço ou uma mensagem automática.

usar e-mail marketing para negócio crescer com público-alvo
Mais proximidade com o público-alvo

Mais proximidade com o público-alvo

Personalize. Sim, inicie com “fulano”, assim, direto, nada de “caro”, “prezado”. Isso dá a impressão de mala-direta, enviada aleatoriamente. Sempre com e-mail profissional, a fim de manter a imagem, e disponibilize seus contatos e informações, com assinatura no final.

Mantenha o e-mail marketing organizado, configure-o. Quanto mais limpo e direto, melhor. Tenha o máximo de cuidado com a ortografia. E-mail marketing ou qualquer outro tipo de comunicação com erros dá a impressão de ser algo falso, hackeado, feito de qualquer jeito. Preze pelo impecável.

Outra dica é usar o bom humor – nada exagerado, obviamente. Isso permite algo mais leve, uma aproximação diferente.

Por mais que o e-mail marketing seja realmente efetivo e funcional, lembre-se de não exagerar no envio. Um e-mail por semana está mais do que bom. Nunca canse o cliente/consumidor lotando sua caixa de e-mails.

Embora hoje tenhamos uma infinidade de redes sociais e canais de comunicação, o e-mail ainda é um meio efetivo. Ele permite documentar e arquivar o que você recebe e envia. Não que os outros meios também não façam isso, mas o e-mail ainda é o canal mais usado pelas empresas, é encarado como algo mais profissional.

Plano para usar e-mail marketing para negócio crescer
Elaborando um plano de e-mail marketing

Elaborando um plano de e-mail marketing

Já pensou investir R$ 1 e ter o retorno de R$ 21? Pois bem, é isso que mostra uma pesquisa relacionada com e-mail marketing. Essa ferramenta é tão poderosa pelo alcance que ela atinge: 50% do mundo inteiro, ou seja, metade dos sete bilhões de habitantes do e-mail possui uma conta de e-mail!

Não deixe de contatar seu mailing list. Mantenha seu público sempre informado com novidades, lançamentos, promoções, entre outros temas. Para despertar o interesse do seu cliente, elabore títulos que agucem a curiosidade de quem está lendo porque, caso contrário, você já sabe, a pessoa nem vai se dar ao trabalho de ler o e-mail. Seja criativo e objetivo na ideia.

Aliás, nem pense em elaborar e-mails longos e usar muitas imagens, isso é cansativo e com certeza tempo desperdiçado – e, como imagens que não são html costumam não abrir automaticamente, o cliente nem vai se dar ao trabalho de ler, ou clicar no botão para visualizar no navegador. A mensagem vai para a lixeira.

Deixe claro que o cliente pode se descadastrar a qualquer momento, preferencialmente nas últimas linhas da mensagem. Mas não com aquelas letras miúdas de propaganda de televisão que quase não dá para ler, deixe visível e de fácil interpretação. Isso é sinal de lisura.

Percebeu o quanto é fácil usar o e-mail marketing para fazer sua empresa crescer? O mais importante de tudo é você ser sempre objetivo com o seu público, hoje em dia as pessoas querem agilidade, tratamento direto e reto, sem enrolações.

Trate bem seu público, senão ele vai direto para a concorrência. Em um mundo virtual tão competitivo, aqueles que vão direto ao objetivo com seu cliente saem na frente.

Não o pressione de forma alguma. Se o cliente adquirir algum produto ou serviço de sua empresa, mande um e-mail – dentro de uma semana, mais ou menos – com uma pesquisa de satisfação: pergunte o que ele achou, se correspondeu às expectativas e se está satisfeito.

Nunca deixe o cliente ‘falando sozinho’. Se ele entrar em contato com você, responda o mais brevemente possível. A demora pode ser sinônimo de desleixo, de não estar se importando com seu público, de desorganização. Faça sempre a manutenção e atualização de seus contatos.

Com todas essas dicas, com certeza você colherá bons frutos caso utilize e-mail marketing!

Gostou de conhecer mais sobre como usar e-mail marketing para fazer negócio crescer? Conte abaixo sobre sua experiência. Quem sabe possamos trocar ideias? Vamos interagir! Até a próxima!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers