URL amigável: Quando o seu link é amigo do Google e dos usuários

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pode ser que você tenha ouvido falar por aí sobre o tema ‘URL amigável’. Mas talvez não tenha entendido completamente ou queira aprofundar seus conhecimentos.

E é exatamente essa minha missão do dia: Fazer não apenas com que você compreenda a importância desse assunto como também colocá-lo em prática facilmente.

Está preparado? Então, vem comigo.

Antes de mais nada, o que é URL?

Antes de explicar o assunto central desse artigo, vamos ‘começar do começo’? Você sabe o que é uma URL? Mas sabe mesmo?  URL é a sigla para o termo ‘Uniform Resource Locator’, que na nossa língua seria ‘Localizador Padrão de Recursos’.

URL amigavel - Antes de mais nada, o que é URL?
Antes de mais nada, o que é URL?

Em outras palavras, a URL é como se fosse um endereço que leva para as páginas de um site ou até mesmo para uma pasta e um documento. Da maneira mais simples, podemos dizer que é o link do conteúdo.

Quer um exemplo real? A URL do nosso blog é “https://www.leadlovers.blog.br”. O ‘leadlovers.blog.br’ é o nosso domínio e o ‘http’ (Hiper Text Transfer Protocol) é um protocolo que possibilita o intercâmbio de dados entre redes de computadores.

E esse ‘s’ extra somado ao ‘http’? Bem, o ‘s’ vem de ‘secure’, indicando que esse intercâmbio acontece de forma segura. Para entender melhor sobre esse assunto, leia esse artigo aqui.   

E o que seria uma URL amigável?

De acordo com o Dicionário Informal, o significado da palavra ‘amigável’ é: “Pacífico, sem conflito, gentil, afetuoso”. É claro que no caso das URL o sentido não é esse literal, mas não deixa de existir relação.  

URL amigavel - E o que seria uma URL amigável?
E o que seria uma URL amigável?

Uma URL amigável é aquela que é fácil de ser interpretada pelas pessoas e também pelos mecanismos de buscas, como o Google por exemplo.

Isso quer dizer que para uma URL ser considerada amigável, os internautas e os buscadores precisam olhar para ela e saber do que se trata a página. Quer um exemplo? Observe a URL fictícia a seguir:

https.//leadlovers.blog/9586903

Ao ler, você consegue saber do que se trata o post? Não, né? Agora preste atenção na próxima URL – agora real:

 https://leadlovers.blog/estrategias-inteligentes-para-instagram/

Ao ler, você sabe que trata-se de um artigo sobre estratégias inteligentes para o Instagram. Ao contrário da primeira URL que não deixa nada claro ao fazer uso de números aleatórios.

Ficou fácil entender agora o que é uma URL amigável, não é mesmo?

Por que usar URLs amigáveis?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Lembra do primeiro exemplo de URL que demos acima? Pense em como aqueles vários números causam confusão e até desconfiança nas pessoas.

URL amigavel - Por que usar URLs amigáveis?
Por que usar URLs amigáveis?

Só esse seria um motivo muito consistente para utilizar URLs amigáveis. Afinal, se o usuário não clica nos links nada acontece. Transmitir confiança e clareza é fundamental para atrair mais pessoas para os seus conteúdos e produtos. Entretanto, não é apenas por isso…

Acontece que, assim como as pessoas, o Google também prefere as URLs amigáveis. O que significa, é claro, que esse é um fator muito relevante para o SEO das páginas.

Portanto, comece a pensar nisso agora mesmo.

7 Dicas para criar uma URL amigável

O motivo para usar URLs amigáveis você descobriu. A boa notícia é que não existe complicação para pensar nisso.

Para ajudar, listamos 6 dicas para você criar uma URL amigável a partir de hoje. 

1. Letras minúsculas

URL amigavel - Letras minúsculas
Letras minúsculas

Para começar, opte pelas letras minúsculas sempre.

Embora pareça óbvio para muitos, nunca é demais reforçar: Além de ser mais agradável para o usuário, isso evita que erros aconteçam.  

2. Hífens

URL amigavel - Hifens
Hifens

Essa é, com certeza, uma das dicas mais relevantes que eu poderia deixar aqui. Na hora de criar as suas URL opte por hífens (-) para separar as palavras.

O Google ‘lê’ os hífens como se fossem espaços entre uma palavra e outra formando a frase correta e, portanto, a palavra-chave.

Resumindo: Nada de usar pontos (.), underlines (_) e outros sinais de pontuação comumente vistos por aí.

 3. Acentos e símbolos

URL amigavel - Acentos e símbolos
Acentos e símbolos

É bom reforçar que você não deve inserir em suas URLs nenhum tipo de acento, símbolo e outros ‘caracteres especiais’.

Pense que a sua URL deve ser universal. Embora seja usual desconsiderar símbolos e acentos nos links, na correria pode ser que acabe não vendo. Muita atenção nessa hora, ok?

4. Números

URL amigavel - Números
Números

Ah e outro item que eu não poderia deixar de falar aqui: Evite usar números.

As palavras são interpretadas pelos buscadores, o que não acontece com os números. O uso não é proibido, mas é bacana não utilizar quando possível.

5. Tamanho

URL amigavel - Tamanho
Tamanho

Se uma URL amigável precisa ser facilmente interpretada pelas pessoas e pelo Google, ela não pode ser enorme, certo?

Faça uma URL sucinta, deixe claro para o usuário o que ele encontrará naquela página ou post. Mas não exagere nas palavras. No geral, o conselho é que você retire elementos de ligação e artigos.

A única regra é não perder o sentido. Quanto menos palavras para conseguir isso, melhor.

Além disso, URLs muito grandes acabam interferindo no peso da palavra-chave que deve estar inserida nela. Esse, inclusive, é o assunto que falaremos adiante.

6. Certificado SSL

URL amigavel - Certificado SSL
Certificado SSL

No início do artigo, eu falei que o ‘https’ da URL do nosso blog (https://leadlovers.blog) continha um ‘s’ de ‘secure’, que indicava que o intercâmbio de dados entre redes de computadores acontecia de forma segura por aqui.

Isso se dá porque nós temos um certificado SSL (‘Secure Socket Layer’): Uma tecnologia internacional que criptografa o que acontece entre navegador e servidor. Em outras palavras, o SSL permite que as informações dos internautas permaneçam em sigilo.

E se estamos falando de URLs amigáveis, não tinha como eu deixar de lado esse detalhe tão significativo. Afinal, o Google prefere URLs com ‘https’ ao invés de ‘http’. E desde 2014 considera isso nas buscas.  

Cada vez mais os usuários também se preocupam com a segurança deles na internet… Ao acessar um site que possui ‘https’ junto ao famoso ‘ícone de cadeado’ antes da URL, as pessoas se sentem mais seguras. E com razão.

Para saber mais detalhes sobre esse assunto e aprender como conseguir o seu certificado de maneira simples e gratuita, leia esse nosso artigo aqui. Lá tem tudo que você precisa compreender sobre o tema.

7. Palavra-chave

URL amigavel - Palavra-chave
Palavra-chave

Para finalizar, um dos pontos de maior significância: A sua URL precisa conter a palavra-chave escolhida para a página.

Observe que além da questão do SEO, isso permite que o visitante saiba que o assunto da página é o que ele está procurando saber mais.

Ah e quanto antes ela aparecer dentro da URL melhor.

E o que seria canonização de URLs?

Calma. Você leu certo, o termo é canonização mesmo. Por isso, a responsável por essa ação é a tag ‘canonical’.

URL amigavel - E o que seria canonização de URLs?
E o que seria canonização de URLs?

De maneira simplificada, a canonização é importante caso links diferentes levem para o mesmo conteúdo. Vamos a um exemplo prático?

Vou usar o caso do nosso site para simplificar. Sabemos que as seguintes URLs levam para a home do nosso site:

Nesse caso, temos dois endereços que levam para o mesmo destino, ou seja, conteúdo. Para o Google não pensar que trata-se de conteúdo duplicado e penalizar as páginas na hora de ranquear, é preciso mostrar aos buscadores que um desses links é o principal.

Para tal, é necessário adicionar a tag canonical nas páginas de forma que o seu ranqueamento não seja prejudicado.

Como facilitar as URLs amigáveis no WordPress:

Se você tiver um blog ou site no WordPress é muito simples facilitar o seu trabalho para que todas as suas URLs se tornem mais amigáveis. Antes de tudo, faça login no seu WordPress e acesse o seu ‘Painel’.

Depois siga os dois passos a seguir:

Passo 1

Dentro do Painel, posicione o mouse (sem clicar) no item ‘Configurações’ e em seguida clique em ‘Links Permanentes’ como mostra a figura abaixo:

URL amigavel - Passo 1
Passo 1

Passo 2

Se você fizer o que falamos no ‘Passo 1’ chegará a uma tela semelhante a que mostraremos abaixo:

URL amigavel - Passo 2
Passo 2

Note que o padrão do WordPress é uma URL nada amigável, com uma espécie de código. No nosso blog o modelo padrão de post seria esse ‘http://leadlovers.blog/?p=123’. A solução é trocar para a opção ‘Nome do Post’ como indicamos na figura acima.

Lembrando que em cada post que você criar, você pode perfeitamente alterar a URL gerada automaticamente, tornando-a mais amigável antes de publicar em seu blog.

Conclusão

URL amigavel - Conclusão
Conclusão

Há vários detalhes relacionados a URL que estão entre os fatores que o Google considera ao realizar o ranqueamento das páginas. É por esse motivo e, sobretudo, pela experiência do usuário que as suas URLs devem ser amigáveis.

O que você achou desse assunto? Conta para a gente nos comentários se ficou simples entender como as URLs amigáveis são realmente verdadeiras amigas dos resultados do seu negócio.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers